*Agrestina realiza sua maior Festa de Emancipação Política e movimenta economia local*
Amor, pela terra e pelo povo, foi um ingrediente especial utilizado pelo município de Agrestina, Agreste de Pernambuco, na realização do evento por ocasião dos seus 91 anos de Emancipação Política. Neste ano de 2019, Agrestina realizou seu maior evento festivo de aniversário e um dos mais patrióticos eventos cívicos do interior pernambucano, exaltando sua história, identidades, bem como atraindo um grande número de visitantes e movimentando a economia local.
Uma programação, gratuita e aberta ao público, com solenidades, desfiles cívicos e shows artísticos, celebrou a trajetória do município, que soma quase um século de história. No dia 4 de setembro uma missa em ação de graças seguida de corte de bolo para a comunidade abriram oficialmente as comemorações. No dia 8 foi a vez do desfile cívico municipal e encontro de bandas e fanfarras.
No tão esperado dia 11 de setembro, data em que se comemora o aniversário da cidade, Agrestina foi despertada com uma alvorada composta por músicos da terra, que percorreram suas principais ruas lembrando a todos a importância do momento. Em seguida, foi realizado o momento simbólico de hasteamento das bandeiras na sede do Poder Executivo. Ao tremularem no mastro, as bandeiras simbolizavam a independência e a liberdade de seu povo.
Na tarde do mesmo dia, o tradicional desfile cívico do “dia 11” movimentou toda a cidade, com brilho, cores, civismo e história. A noite, a festa ficou por conta da ruiva de voz marcante, Priscila Senna ( a Musa), que encantou a todos cantando histórias de amor. A primeira vez que a artista aportou em Agrestina foi justamente na melhor fase de sua carreira, realizando um show com todos os sucessos na boca do povo.
Tomaz Igor, de 21 anos, ficou sabendo do evento através das redes sociais, e não mediu esforços para assistir o show da sua artista preferida. Integrante do “Fã Clube Apaixonados pela Musa”, o jovem se deslocou da cidade de Panelas para prestigiar o show da cantora Priscila Senna, representando mais 43 integrantes do fã clube de diversas cidades do Estado. Em entrevista, elogiou a organização e estrutura do evento. _“Foi a primeira festa que fui aí em Agrestina e fiquei muito encantado, e pode ter certeza de que não perco mais nenhuma festa por aí”_, disse.
O cantor Avine Vinny, a jovem revelação do forró estilizado, animou o público com uma apresentação eletrizante e encerrou o evento com chave de ouro.
Palco, barraqueiros devidamente cadastrados, banheiros químicos, arquibancadas, cercas metálicas organizadoras, polícia, bombeiros civis, vigilância em saúde e Conselho Tutelar compuseram toda a logística de organização e segurança do evento. A estimativa de público foi de 20 mil pessoas durante todo o evento, segundo a organização.
O guardadores de carro são um medidor real do fluxo de pessoas no evento. Pedro Ricardo se surpreendeu com a grande demanda de transportes em um dia de semana e em meio a tantas outras festividades semelhantes em cidades próximas. _“Foi muito bom, tiveram vans de Caruaru, São Joaquim do Monte, Cupira, Panelas, Altinho, Barra de Guabiraba, e até Camocim de São Félix”_, disse surpreso.
De acordo com a Polícia Militar e Conselho Tutelar não houveram registros de ocorrências graves.
Outro importante medidor são as lojas do segmento de roupas e sapatos. O evento foi, realmente, mais expressivo, e os comerciantes ficaram satisfeitos com o fluxo de vendas e de giro. Proprietários da loja de roupas “Donna Chic” disseram que o evento favoreceu a economia, as vendas foram positivas e muitas pessoas de outras cidades vieram conhecer a loja.
Já na loja de roupas e sapatos “Visual Modas” foram realizadas promoções com foco no desfile cívico, meias calças com valor abaixo do mercado atraíram compradores para outros produtos. A proprietária observa que o pagamento do salário dos servidores públicos antes do evento ajudou bastante nas vendas. A proprietária da loja de sapatos “Elegance” avaliou o número de vendas maior do que o mês de festividades juninas.
Outro segmento que contou com uma grande demanda foi o de beleza. A proprietária do salão de beleza “Indayanne Coiffer”, de mesmo nome, contou que o movimento foi melhor, e recebeu até mesmo clientes no período noturno, algo que não acontece com facilidade. _“Tive movimento tanto para o desfile como para os shows, e também atendi clientes de outras cidades que vieram a passeio e aproveitaram para curtir a festa”_, contou.
_A Festa de Emancipação Política de Agrestina é uma realização da Prefeitura de Agrestina, através das secretarias de Cultura e Turismo e Educação e Esportes._