Sindloja divulga pesquisa de impacto econômico do São João no comércio

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) divulgou nesta terça-feira (11) a Pesquisa de Impacto Econômico no Comércio com dados sobre a expectativa de movimentação de compras e vendas no período junino. O levantamento foi realizado pelo Sindloja e a empresa Mercatus, com apoio da Prefeitura de Caruaru, sendo uma importante ferramenta para mensurar diversos dados, sejam na ótica empresarial ou na ótica dos consumidores. Durante os dias 4 e 8 de junho de 2024, foram realizadas 155 pesquisas com o público de comerciantes, especialmente no Centro da cidade e no comércio de três bairros: Boa Vista, Rendeiras e Salgado.

Pode-se observar que mais de 80% dos comerciantes consideram que suas vendas aumentam nos períodos de São João (48,7%) e final de ano (35,2%), em que a maioria ainda afirma ser no período junino. Com relação à expectativa para 2024, 63,7% dos comerciantes acreditam que suas vendas de São João em 2024 devem ser maiores do que as vendas do mesmo período no ano de 2023.

Para 35,1% dos comerciantes, as vendas permanecem estáveis independentemente dos dias dentro do período junino, porém é perceptível que grande parte (27,9%) considera que as vendas são melhores no início da festa e 33,8% consideram que as vendas aumentam em datas específicas do período junino. A adesão do PIX como forma de pagamento é considerada um sucesso para os comerciantes, mais da metade do público (51,9%) afirma que esse método de pagamento é o mais utilizado pelos clientes em suas vendas na atualidade.

Cerca de 70% dos comerciantes acreditam que a Feira da Sulanca e o Centro da cidade são os locais que mais realizam vendas por conta das festividades juninas nesse período; já 20,1% acreditam que o local em que as pessoas mais compram é pela internet.

Os segmentos que a população mais tendem a gastar nesse período de festas são artigos de vestuário (média de R$ 404,50) e de beleza (média de R$ 237,39). A pesquisa mostrou também que cerca de 80% do público local tende a consumir mais por conta do período junino.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.