Sistema unificado traz mais eficiência aos serviços consulares do Brasil no exterior

As solicitações de emissão de passaportes e de certidão de nascimento ou casamento, por exemplo, por cidadãos que estejam precisando de assistência fora do Brasil, poderão ser realizadas de forma muito mais ágil e prática. A fusão dos sistemas utilizados nos postos consulares do país no exterior vai permitir o compartilhamento de informações numa única base de dados, assegurando mais eficiência para o atendimento ao cidadão brasileiro em outros países e a estrangeiros que precisem de algum serviço do Brasil.

Resultado do contrato firmado, recentemente, entre o Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal, e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a renovação da parceria dará sequência à absorção do Sistema Consular (SC), que emite documentos de natureza cartorial, como os atos de registro civil (certidões de casamento, nascimento e óbito, procurações, declarações, atestados, etc), pelo Sistema Consular Integrado – Nova Geração (SCI.ng), responsável pela emissão de vistos, autorizações de retorno ao Brasil (ARB) e documentos de viagem, aumentando a oferta de serviços pela Internet para o cidadão brasileiro no exterior.

“Estamos alinhados com a necessidade de alavancar a transformação digital, disponibilizando soluções aos postos consulares de todo o mundo, que ofereçam serviços de excelência ao cidadão brasileiro no exterior e ao estrangeiro que busca algum serviço do governo brasileiro”, ressaltou o gerente do Serpro do Departamento de Negócio Soluções de Justiça e Relações Exteriores, Ricardo Giachini.

O contrato assinado dá sequência ao projeto de modernização dos serviços consulares que vem ocorrendo há 10 anos. “O que se pretende, a partir de agora, é a fusão das duas soluções existentes, permitindo a excelência dos serviços e trazendo mais agilidade e fácil compartilhamento de informações numa única base de dados da rede de postos do Itamaraty”, enfatizou o coordenador-geral de Administração Consular do MRE, Sérgio Ricoy.

Digitalização dos serviços

Além de garantir o desenvolvimento, manutenção, suporte e hospedagem do Sistema Consular Integrado (SCI) para os próximos cinco anos, o contrato ainda prevê a digitalização de serviços. “A digitalização dos processos garantirá a redução do tempo de atendimento ao cidadão e aumento da produtividade dos postos consulares, com a disponibilização de mais serviços pela Internet, a exemplo do que já acontece com vistos e documentos de viagem”, destacou o gerente da Divisão de Negócio Soluções de Atividade Consular, Migração e Segurança Privada do Serpro, Helder Santos.

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