O Centro de Excelência em Tecnologia de Software – Softex Pernambuco inaugurou, na quarta (09/02), no Armazém da Criatividade, no Polo da Moda,em Caruaru, seu primeiro núcleo regional fora da Capital. O objetivo, de acordo com Yves Nogueira, presidente da entidade, é o de fortalecer e gerar negócios para as empresas de TI da Região.
O evento de lançamento contou com a presença de diretores do Softex Pernambuco, empresários e autoridades. Com o auditório com capacidade máxima, respeitando os protocolos, o evento começou com o presidente da entidade apresentando o Softex que tem 27 anos de atuação e mais de 250 empresas associadas, todas elas do setor de Tecnologia da Informação. Depois de Caruaru, já está sendo agendada a abertura de um núcleo regional em Petrolina.
Yves Nogueira contou aos presentes que a iniciativa de abrir o núcleo em Caruaru surgiu a partir de um mapeamento do potencial das empresas da Região. “Já estão no nosso radar para que a gente possa fortalecer ainda mais o nosso setor. Vamos trazer conectividade entre as empresas e o mercado”, disse.
Para o empresário Ascânio França, CEO da FBR Digital, que tem sede em Caruaru, a cidade agrestina tem forte atuação tecnológica e a iniciativa deverá aproximar as empresas ao ecossistema. “A principal iniciativa é conectar os ecossistemas de tecnologia que existem na cidade, que não atuam em conjunto. Com esse trabalho vamos unir as partes, as instituições e colocar um objetivo de crescimento. Queremos consolidar todas as iniciativas em uma única. Vai agregar bastante para as empresas que ainda não são associadas, principalmente, porque vai permitir investimentos e conexões”, explica.
Participaram do evento os presidentes da Associação das Empresas de Tecnologia de Pernambuco – Assespro- PE, Lais Xavier, do Sindicato das Empresas de Tecnologia em Pernambuco- Seprope, Gerino Xavier, e da diretora executiva do Porto Digital, Mariana Pincovsky.