Sulanca: Vereadores de Caruaru criticam prefeitura e Governo do Estado

As dificuldades enfrentadas pelos compradores e comerciantes da Feira da Sulanca foram o principal tema da Sessão Ordinária desta terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores de Caruaru. Os parlamentares discutiram a falta de estacionamento, multas aos veículos, pouca estrutura e higiene das diversas feiras que compõem o Parque 18 de Maio.Lula Tôrres (PSDB) criticou o excesso de multas aplicadas, pelo Detran, aos compradores e motoristas de caravanas. A falta de estacionamento e recepção aos clientes também foi tema da fala de Carlinhos da Ceaca (MDB). Além disso, os vereadores chamaram atenção para a falta de banheiros e más condições de higiene no local.
Galego de Lajes (MDB) lamentou a perda de relevância que as Feiras de Caruaru vêm sofrendo com relação a Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, pedindo para que os compradores sejam ouvidos no processo de melhoria. Val Lima (União) criticou a participação de terceiros nas decisões tomadas pelo poder público.Entre as sugestões dadas, a mudança de local e dia da feira foram as mais citadas. Nelson Diniz (Cidadania) solicitou, através de requerimento, a mudança para a quinta-feira. Já Wagner do Santa Rosa (Republicanos) defendeu a criação de uma Comissão Permanente da Feira de Confecções do Parque 18 de Maio no Poder Legislativo.Dia de Frei DamiãoNa tarde de hoje, a Casa aprovou o Projeto de Lei nº 9283/2022, que institui o Dia Municipal de Frei Damião em 31 de maio. O vereador Carlinhos da Ceaca, autor da propositura, ressaltou a história do missionário capuchinho que peregrinou pelo nordeste e é lembrado até hoje pelas suas boas ações.Plano de Cargos e Carreiras dos ProfessoresEm sua fala na tribuna, o vereador Jorge Quintino (SD) repercutiu a Audiência Pública que discutiu a reforma do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos professores. Segundo o parlamentar, os legisladores precisam e devem realizar seu papel de estudar e dialogar o projeto. Leonardo Chaves (PSDB) também citou o debate em sua fala, ressaltando a necessidade de se conhecer a fundo as necessidades da classe na elaboração do plano.Segurança ViáriaO presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), lamentou o atropelamento da sra. Luzinete Maria Ferreira de Souza, na avenida Maria de Souza Monteiro, no bairro Indianópolis, reiterando os pedidos para construção de calçada e melhoria da iluminação da via.
Fagner Fernandes (PDT) também pediu mais sensibilidade da Prefeitura, destacando a indicação onde solicitou o acompanhamento das investigações e a identificação do autor do crime, que fugiu sem prestar socorro. Perpétua Dantas (PSDB) também lamentou o número de ocorrências semelhantes em Caruaru, destacando a Audiência Pública sobre segurança viária que será realizada na próxima quarta-feira (5) às 9h.Durante a sessão, também foi reforçada a realização de reunião das comissões para tratar de PLs de autoria do Poder Executivo — entre eles, o PL nº 9508/2023, que visa criar o 4º Conselho Tutelar no município. A reunião ocorrerá na próxima quinta-feira, às 9h.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *