O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Mulher, apresenta, nesta terça-feira (13), às 10h, o programa “Mãos EmPENHAdas Contra a Violência”. A iniciativa, originalmente lançada pelo Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul, será apresentada em Pernambuco como com a participação da embaixadora do projeto, a modelo, atriz Luiza e ativista Brunet; do presidente do TJ pernambucano, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; e da coordenadora da Mulher, desembargadora Daisy Andrade. O evento acontece no Salão de Sessões do 4º Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Thomaz de Aquino, localizado na avenida Martins de Barros, 593, bairro de São José, no Recife.
O ”Mãos emPENHAdas Contra a Violência” propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, identificando e orientando as clientes como combater e denunciar os abusos. Os estabelecimentos que aderem ao projeto recebem um “Selo” para identificação de sua parceria. No Estado, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Maria da Penha (IMP) e do SinBeleza Pernambuco.
Referência – A iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), de propor que profissionais da área de beleza sejam agentes no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, foi a primeira no País. O programa também está sendo em salões de beleza de São Paulo (SP), Santarém (PA) e Teresina (PI).
Em 24 de junho de 2019, a atriz, modelo e empresária Luiza Botelho Brunet tornou-se Embaixadora do Programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, em uma solenidade de outorga do título realizada no plenário do Tribunal Pleno do TJMS. Idealizado pela juíza Jacqueline Machado, a proposta ganhou o prêmio nacional de Direitos Humanos 2018.