Nesta quarta-feira (25/9), uma cerimônia de casamento coletivo, promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em parceria com o Tacaruna Social, oficializa a união de 59 casais dos bairros de Santo Amaro e Campo Grande, no Recife. O evento acontece às 17h no “Rooftop do Shopping Tacaruna”.
A solenidade será presidida pela titular da 5ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, juíza Wilka Vilela, e os noivos sairão da cerimônia com a certidão de casamento expedida de forma gratuita. Os casamentos coletivos do TJPE são organizados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE).
O Shopping Tacaruna ornamentará o espaço, disponibilizará os buquês e o cerimonialista e festa. Parceiros contribuirão com duas torres de bolos, doces finos, garçons, vestidos, penteado e maquiagem das noivas, corte de cabelo dos noivos e fotógrafo. A Banda da Polícia Militar de Pernambuco ficará responsável pelo som da cerimônia e da festa.
Interior – Para 53 casais do município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do estado, o dia de oficializar a união é nesta segunda-feira (23/9). A cerimônia de casamento acontece às 17h, no Hotel Brotas, localizado na Rua Severino Nogueira, bairro Brotas. O II Casamento Coletivo de Afogados da Ingazeira é organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) instalado na comarca, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Cartório de Registro Civil.
Inscrições abertas
Além dos casamentos desta semana, o TJPE está com inscrições abertas para casamentos coletivos em seis localidades do Estado. Moradores dos bairros do Coque e do Bongi, no Recife; da Ilha de Fernando de Noronha; e dos municípios de Goiana, na Região Metropolitana; além de Salgueiro e Petrolina, no Sertão do Estado, poderão oficializar a união gratuitamente, em cerimônias promovidas pelo Nupemec/TJPE.
Os interessados em participar devem apresentar cópias de identidade, CPF, certidão de nascimento original e os mesmos documentos de duas testemunhas. Os divorciados precisam apresentar também o documento original do registro do divórcio, e as cópias da sentença do divórcio.
Do local da inscrição, os casais sairão com o encaminhamento para o cartório, onde deverão comparecer com os mesmos documentos no dia marcado acompanhados das testemunhas. Para se inscrever é necessário que pelo menos um dos noivos apresente comprovante de residência confirmando que é morador da respectiva localidade.