Em Caruaru, onde acontece o Maior e Melhor São João do Mundo, um monte de coisa é superlativa. Nesta terra, além de um São João gigante, são realizadas quase 30 festas de comidas fartas. É cuscuz gigante, pé de moleque gigante e tantas outras iguarias imensas. A fogueira, que também é uma tradição dos festejos juninos, não poderia ficar de fora deste hábito de grandiosidade.
E a data escolhida para acender a fogueira, que mede 15 metros de altura, é sempre a véspera de São Pedro, dia 28 de junho. A montagem é minuciosa e leva quase 24h para ficar prontinha, só esperando o seu grande momento, quando é acesa, aquece, ilumina e dá um charme único às festividades de Caruaru.
Além da fogueira queimando, caruaruenses, visitantes e turistas poderão desfrutar de parte de cultura local. A partir das 20h deste domingo (28), logo após a missa no Convento, grupos de bacamarteiros, quadrilhas juninas, bandas de pífano e a cantora Marlene do Forró contemplarão a fogueira e farão apresentações bonitas como forma de agradecimento à estrela da noite, a fogueira gigante.
A lenha utilizada para a realização da festa vem do material recolhido pelas equipes de poda da URB durante todo o ano. O material fica guardado em um depósito da prefeitura. Além da URB, a festa conta com a parceria da Polícia Militar, Destra e Corpo de Bombeiros.
Ficou com vontade de conferir tudo o que acontecerá na queima da fogueira gigante? Então passa lá no largo do Convento, que fica no bairro Divinópolis, a partir das 20h deste domingo. A festa é gratuita.