Com a chegada do verão, aumentam as atividades e momentos de lazer ao ar livre, como ir à praia, piscina e colocar o bronzeado em dia. Mas, sem os devidos cuidados, as combinações do sol, cloro, água do mar e suor podem virar vilões da nossa pele, isso porque nesse período a radiação solar incide com mais intensidade sobre a terra, aumentando os riscos de lesões, queimaduras, ressecamento, manchas e até câncer de pele.
É neste cenário que entra a fotoproteção, com esse cuidado conseguimos aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde da nossa pele em risco. Além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão ao realizar atividades ao ar livre, ajudando a bloquear a maior parte da radiação.
Com certeza você já deve ter ouvido a frase “o protetor solar é seu melhor amigo”. Isso mesmo, e ao contrário do que muitas pessoas pensam o uso deve ser diário independente da estação do ano. “Para uma melhor absorção do produto na pele é recomendável que seja aplicado 30 minutinhos antes da exposição ao sol e o fator de proteção deve ser igual ou superior a 30”, afirmou Dra. Mariana.
Mas isso não basta, segundo a dermatologista, Mariana Delduque, é preciso evitar a exposição ao sol em horários específicos. _“O ideal é evitar se expor ao sol no horário das dez da manhã até quatro horas da tarde. Não basta aplicar o protetor no rosto e no corpo uma vez ao dia, é preciso reaplicar a cada duas horas, usar óculos de sol e se hidratar bem”, reforçou Dra. Mariana.
E não menos importante, os cuidados com os cabelos. O uso de fluidos siliconados nas pontas, impede que eles sejam danificados com o vento, sol ou maresia. Com esses cuidados é possível chegar ao final da estação com uma pele saudável.