O SESI Pernambuco tem um grande motivo para comemorar. A unidade de Caruaru foi reconhecida como Showcase Schools pela Microsoft, tornando-se a primeira escola do SESI Pernambuco a conquistar a certificação, que é resultado da participação em um programa de transformação escolar, uma comunidade global de escolas pioneiras para aprofundar e expandir a transformação da educação, usando o Microsoft Education Transformation Framework. Todos os integrantes do corpo docente da unidade também foram certificados pela grande empresa, que é uma das que lideram o ramo da tecnologia da informação no mundo todo.
A coordenadora do SESI Caruaru, Yerma Queiroz, explica que a unidade passou por cinco etapas para obter a certificação: orientação/preparação, inscrição, incubadora, envio do portfólio e submissão final. “O programa showcase tem como objetivo certificar as escolas que fazem uso das ferramentas digitais de forma humanizada. As etapas são evidenciadas através de fotos e arquivos que possam comprovar a utilização destas ferramentas. Por fim, é desenvolvido um projeto que é encaminhado para análise. Toda a comunidade escolar é envolvida no projeto e o foco do programa é desenvolver o protagonismo dos estudantes através do uso consciente das novas tecnologias”, detalha.
A Microsoft observou o uso das ferramentas Teams, Minecraft, Padlet e Kahoot. O interlocutor do SESI Caruaru durante todo o processo foi o professor Marcionilo José de Vasconcelos Neto, que esteve a todo momento realizando a intermediação com a equipe docente e pedagógica da unidade. A coordenadora Yerma Queiroz ainda destaca um dos pontos que ajudaram na conquista: “Precisamos enfatizar a relevância das aulas de educação tecnológica e a utilização da ferramenta Labdisc, aparelho menor que um CD que possui mais de 20 instrumentos e 15 sensores que possibilita aos professores transformar qualquer espaço em um laboratório científico”, celebra.
A gerente escolar do SESI Caruaru, Robervânia Cordeiro, ressalta o que a certificação da Microsoft significa para o currículo da unidade. “Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo na educação tecnológica dos nossos alunos, tendo uma equipe capacitada e certificada também para usar as ferramentas disponíveis pela Microsoft em benefício da aprendizagem. Somos a primeira escola SESI, em Pernambuco, a alcançar esse êxito e temos certeza de que estamos abrindo caminho para as demais, pois o compromisso do SESI com a educação acontece em todo o estado”, finalizou.