Pela primeira vez, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho recebeu um evento preparatório para a 10ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. A participação da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) na lista de pré-conferências foi definida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que também levou a pauta a outros bairros, contemplando associações e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Nos últimos dias, várias cidades têm realizado conferências, momento em que são formuladas propostas sobre a temática da criança e da juventude que serão discutidas no nível estadual e, em breve, no nacional. No Recife, uma socioeducanda do Case Santa Luzia, outra da Casa de Semiliberdade (Casem) Santa Luzia e um adolescente da Casem Rosarinho participaram como observadores. Em Caruaru, representantes da direção do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru estiveram na conferência local.
Já no Cabo de Santo Agostinho, a pré-conferência viabilizou a escolha de dez delegados, que participarão das discussões de propostas na conferência futura. O evento ocorreu no auditório do Case, que ficou lotado de socioeducandos, de integrantes da coordenação, da equipe técnica e de agentes socioeducativos da unidade. A direção da Funase foi representada pelas supervisoras da Assessoria Técnica de Unidades de Internação (Atin) da Funase, Maria do Carmo Cavalcanti e Marlene Albuquerque.
Para a gerente do Case Cabo, Tatiane Moraes, o momento foi muito rico por proporcionar protagonismo aos adolescentes atendidos pela instituição. “Foi um evento que nunca tinha acontecido dentro de nossas unidades e, agora, tivemos a oportunidade de ver isso acontecer no Case Cabo. Tivemos dez delegados escolhidos e uma participação importante dos socioeducandos”, avaliou.