A pandemia do coronavírus tem exigido mudanças e adaptações rápidas. Com as aulas presenciais suspensas, as instituições de ensino precisaram encontrar uma maneira de continuar as atividades e minimizar os prejuízos do calendário letivo. Desse modo, assim que saiu a autorização do Ministério da Educação para a utilização de meios e tecnologias digitais como substituição temporária das aulas presencias, o UniFavip|Wyden iniciou os preparativos para que isso pudesse acontecer de maneira eficiente.
Com o objetivo de garantir uma experiência de aprendizagem que permita aos alunos e professores a continuidade dos projetos pedagógicos propostos para cada disciplina, o Centro Universitário inicia, nesta quarta-feira (25), as aulas em ambiente de educação virtual. A instituição vai usar uma plataforma de referência no mercado, que será responsável por transmitir aulas remotas.
Isso significa dizer que, os alunos seguirão o cronograma acadêmico de disciplinas já existente e, junto com os demais colegas de sala do dia a dia e professores, terão suas respectivas aulas nos mesmos dias e horários em que seriam ministradas presencialmente. A dinâmica é praticamente a mesma de um ambiente físico, onde poderão ser feitas perguntas e comentários sobre o assunto abordado, de forma direta e simultânea.
“Manter as aulas e superar os desafios impostos pela quarentena é a nossa missão. Com essa ferramenta teremos a oportunidade de aproximar as pessoas e sermos criativos no processo de ensino”, destacou Ricardo Ciriaco, reitor do Centro Universitário UniFavip|Wyden.
Para tal experiência, o UniFavip|Wyden capacitou o corpo docente, garantindo que todos estivessem aptos a ministrar as aulas ao vivo, para reduzir qualquer impacto na organização da rotina de seus estudos. Além disso, a Instituição também criou um tutorial para orientação e instrução dos alunos sobre como usar a ferramenta para as aulas remotas, durante este período de suspensão temporária das aulas presenciais.