O Red Bull Basement, plataforma que busca incentivar estudantes a co-criarem soluções que usam a tecnologia para melhorar a vida universitária, anuncia o projeto Aula Zero, dos jovens Auana Maroni Fernandes, 31, e Luiz de França Afonso Ferreira Filho, 29, como o vencedor nacional. A ideia, que foi à votação popular no site e passou pela escolha de especialistas da Red Bull diante de mais de 200 projetos de todo o País, agora está em fase de desenvolvimento e, em dezembro, será apresentada numa conferência mundial virtual.
O Aula Zero é uma plataforma educacional gamificada, apoiada por inteligência artificial, capaz de identificar o estado real do conhecimento de um indivíduo e sugerir as melhores estratégias de aprendizagem enquanto acompanha o progresso. A ideia é que, com respostas e informações do usuário, o aplicativo consiga identificar o seu nível de conhecimento sobre um assunto. “No momento, queremos focar nas disciplinas do Enem”, diz Auana. “Mas depois a tecnologia poderá ser aplicada a qualquer área de aprendizagem porque conseguiremos mapear como reter mais o aluno, se com atividades visuais, escritas ou de escuta.”
Auana, estudante de História, e Luiz, estudante de Engenharia Mecatrônica, se conheceram na cidade de Wuhan, na China, em 2015 enquanto estavam estudando lá por uma bolsa de estudos. Os dois tiveram muita dificuldade de aprender chinês e começaram a conversar sobre educação. “Era um problema pra gente, pensávamos em fazer algo a respeito, mas nunca implementamos. Há dois anos começamos a falar de fazer algo e decidimos tirar do papel com a ajuda do Red Bull Basement”, conta Auana.
O projeto está agora em fase de desenvolvimento e a dupla trabalha no Seahub co-working, o maior Coworking de Natal em metros quadrados, que tem a missão de a fomentar o empreendedorismo e o ambiente de tecnologia de Natal.
O Aula Zero será apresentado entre os dias 10 e 13 de dezembro ao lado de projetos desenvolvidos por universitários de mais de 20 países. Ao final desse grande encontro, um projeto é escolhido como vencedor mundial, e deve sair do papel com o apoio da Red Bull.