A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de Pernambuco chega ao fim no dia 31 de maio, próxima terça-feira. Todo o rebanho bovino e bubalino dos 184 municípios e da Ilha de Fernando de Noronha deve ser imunizado.
Os produtores rurais que ainda não adquiriram a vacina devem procurar as farmácias veterinárias autorizadas até a próxima terça-feira. Depois de adquirir a vacina, o criador deve levar a nota fiscal nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro e declarar a vacinação até o dia 15 de junho.
Mais de 2,2 milhões de doses de vacina já entraram no Estado, o suficiente para imunizar todo o rebanho, que atualmente é de 1,9 milhão de bovinos. “A vacinação é obrigatória, portanto quem deixar de vacinar ou de fazer a declaração será multado em, no mínimo, R$ 60,00, além de ficar impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), que garante o deslocamento do animal para outras localidades”, explicou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.
O criador deve ficar atento ao período de carência para poder movimentar seu rebanho. Animais que estão recebendo pela primeira vez a vacina só podem transitar 15 dias após a imunização. Já os que estão recebendo pela segunda vez, devem esperar sete dias, enquanto os animais que passaram por três campanhas de vacinação não precisam de nenhuma carência, e já podem circular.