Termômetro JS+ Anamaco mostra que percepção de alta nas vendas subiu 4% na comparação com novembro, indo de 47% a 51%
São Paulo, março de 2025 – Em meio às expectativas sobre o desempenho econômico da construção civil no ano passado, que deve ser conhecido no próximo dia 07 de março, quando o IBGE divulgar os dados oficiais do PIB de 2024, o saldo do balanço do setor imobiliário é, por enquanto, positivo. De acordo com números divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos da poupança totalizaram R$ 186,7 bilhões no último ano, ou um crescimento de 22,3% em relação a 2023.
A performance do segmento ajudou a impulsionar o setor varejista de materiais de construção (matcon), que teve um salto de vendas no último mês de 2024. É o que indica a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
O Termômetro revela que, no último mês de 2024, a percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês anterior saltou de 47% para 51% entre os varejistas da construção civil. A pesquisa ainda mostra um predomínio, em todas as regiões do país, do percentual de lojas com aumento nas vendas de dezembro, com exceção da região Sul do país, em que a percepção de elevação das vendas foi equivalente à percepção de estabilidade.
Ainda a nível regional, o Nordeste se destacou com o maior saldo nas vendas (crescimento menos retração), com uma diferença de 40% entre a percepção de aumento das vendas e a impressão de queda. Todas as regiões cresceram expressivamente na comparação de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, com ênfase para o Norte, cuja percepção de crescimento nas vendas foi de 30%, em 2023, para 52%, no ano passado.
Em relação à expectativa de vendas para os próximos três meses, incluindo o mês de março de 2025, o levantamento indica que o sentimento de crescimento nas vendas apresentou uma melhora tímida entre os lojistas de matcon, indo de 54%, em novembro, para 55%, em dezembro, após um desânimo expresso na última medição, quando desabou de 68%, em outubro, para 54% no mês seguinte.
As lojas mais focadas em material hidráulico são as mais pessimistas em relação aos próximos três meses do ano, sendo que 18% apostam na queda das vendas e 43% indicam uma manutenção. Já os pontos de venda mais focadas em material para pintura estão otimistas, com 55% dos seus vendedores apostando no aumento das compras para os próximos meses.
Sell-in e materiais de construção
O estudo da Juntos Somos Mais e da ANAMACO também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que voltaram a apresentar queda nas vendas. O tombo foi de 14,3% em relação a novembro, após retração de 6% na comparação daquele mês com outubro. No comparativo anual, o recuo nas vendas disparou de 1,7%, na relação novembro vs. outubro, para 2,6%, na comparação de dezembro vs. novembro. Já quando comparados os dados do período acumulado ano vs. ano, a pesquisa aponta para uma queda de 6,7% no intervalo de novembro a dezembro.
Ainda em dezembro de 2024, os preços do setor tiveram alta de 0,7% em relação a novembro. No acumulado do ano, os preços cresceram com maior velocidade do que 2023 – o salto foi de quase 7% de janeiro a dezembro. Já no intervalo anual, houve um salto de 6,1% nos preços desses itens.
O Termômetro ainda mostrou que, no final de 2024, voltou a crescer o otimismo dos lojistas quanto às expectativas das ações do governo federal nos próximos 12 meses. O sentimento positivo foi de 42%, em novembro, para 54%, em dezembro. Enquanto isso, o grupo dos pessimistas cedeu de 26%, em novembro, para 16%, no mês seguinte.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.