Vereador foi ao Recife contra cortes no Suas

Wagner Gil

O vereador Sérgio Paulo Siqueira (PTdoB) esteve na capital pernambucana para tratar de um assunto que está preocupando o país: os cortes na rede de assistência social propostos pelo governo de Michel Temer (PMDB). “Nossa luta aqui no Recife é pela manutenção e ampliação do Sistema Único de Assistência Social e não corte ou quase sua extinção como está propondo o Governo Federal”, disse o edil caruaruense. A manifestação aconteceu próximo à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e reuniu assistentes sociais, secretários e prefeitos de vários municípios.

Único representante do parlamento de Caruaru no encontro, Siqueira disse que o objetivo do ato foi conscientizar a sociedade em geral a respeito do prejuízo que irá representar o anunciado corte de recursos, assegurados no orçamento da União, para a assistência social, em 2018. “A redução pode chegar a 97%”, alertou o vereador.

Uma nota de repúdio foi lida e, segundo os manifestantes, “traz os absurdos da proposta do Orçamento destinado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), exercício 2018”, levada ao Congresso Nacional para a sua aprovação. “Esses programas e projetos destinados à população brasileira, na perspectiva do direito, devem ser garantidos conforme os pressupostos da nossa Constituição Cidadã de 88 e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas)”, disse Sérgio Paulo.

O vereador afirmou ainda que a meta também é pressionar os deputados federais que aprovam o Orçamento enviado ao Congresso. “Sabemos que Brasília vive um tumulto danado com uma série de questões que vão desde a Operação Lava Jato até denúncia contra o presidente. Sabemos que algumas dessas matérias passam a ter prioridade, mas não podemos esquecer desse fato tão importante. Se esses cortes se consolidarem, teremos ainda mais um aumento considerável no desemprego, já que muitas pessoas atuam nessa área e terão suas funções extintas”, disse o vereador caruaruense.

Siqueira alertou que programas como o Centro de Apoio ao Usuário de Drogas (Caude) e toda rede de assistência de Caruaru podem deixar de existir. “Esse preço não pode ser pago pela população que mais precisa e está vulnerável em várias situações, que vão da moradia à alimentação. A nossa luta está só começando e tenho o apoio de toda bancada de Caruaru para manter as conquistas sociais”, finalizou o edil.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *