Após participação massiva na XXI Marcha dos Legislativos Municipais, a Câmara de Vereadores de Bonito realizou duas reuniões ordinárias na primeira semana de maio, nos dias 05 e 06. Pautas de impacto direto para a população foram aprovadas, entre elas, a criação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), apoio à produção cultural local e solicitações de serviços relacionados à saúde e ao atendimento bancário do município.
O Projeto de Lei que cria o CMPI foi enviado pelo Poder Executivo e aprovado por unanimidade em duas votações. O texto prevê que o órgão seja vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Inclusão e Direitos Humanos e possa viabilizar políticas públicas e ações para os idosos do município.
Na 11° reunião, o vereador Marcelo do Rodeadouro (PODE) solicitou a disponibilização de materiais cinematográficos e ajuda financeira para o grupo DR Producer, responsáveis, entre outras obras, pelo filme Comadre Fulozinha, filmado como produção independente em Caruaru, Camocim de São Félix e Bonito. Já Anacléa de Anacleante (PCdoB) apresentou requerimento para que a Secretaria de Saúde providencie em caráter de urgência o serviço do carro “fumacê” no distrito de Bentivi. O objetivo é combater o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O atendimento defasado na agência do Bradesco foi alvo de requerimento de Paulinho de Devá (PSB) na 12° reunião. O vereador citou as filas que seguem até a área externa da instituição e a falta de investimentos ou ampliação da estrutura, mesmo que o número de clientes tenha aumentado consideravelmente. “A agência não comporta mais atender o público de Bonito como uma agência bancária. É inadmissível. O banco não está oferecendo um serviço decente e quem acaba sofrendo são os funcionários e os clientes. Diante da quantidade de convênios que o banco tem aqui, a contrapartida mínima seria oferecer um serviço digno à população”, completou. O documento será encaminhado à Superintendência Regional do Bradesco, localizada em Caruaru.
A realização da eleição para a Mesa Diretora do biênio 2023/2024 também foi marcada durante as reuniões. Ocorrerá nesta quarta-feira (11), às 19h, no plenário da Câmara.