Violência em Caruaru: padre emite nota de repúdio 

Pe. ADEMILTON: MOÇÃO DE REPÚDIO, PROTESTO E SOLIDARIEDADE: 

* Depois de três anos morando em Belo Horizonte – MG -voltei para Caruaru a pouco mais de um mês. Fiquei profundamente chocado com o “clima de medo” que se instaurou em nosso estado de Pernambuco, por causa da violência. As pessoas estão privadas de sua condição “cidadãos e cidadãs livres” e, estar sendo lhe tirada a “santa liberdade de filhos (as) de Deus…” Lamentável tudo isso.

* Há duas semanas atrás, o senhor governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, fez um pronunciamento no qual dizia que os números da violência, divulgados pela impressa, não correspondiam à realidade e que havia um exagero da parte da impressa (NÃO TIVE ACESSO AO TEXTO E À FONTE DE PUBLICAÇÃO).

* Senhor governador, vossa excelência nunca sentirá na pele a realidade da violência. Ela será sempre FICTÍCIA PARA O SENHOR, que vive cercado por um aparato de seguranças particulares. Sua casa estará sempre bem vigiada e “protegida”… O ESTADO lhe garante isso.

* Para o nosso povo, ao contrário, a violência é REAL e NÃO FICTÍCIA, IRREAL ou UM EXAGERO DA IMPREMSA… A violência é real, concreta, dolorida e destruidora de vidas, sonhos e famílias. 

* Dói profundamente em meu CORAÇÃO DE PADRE e PASTOR da Paróquia de São Francisco de Assis, em Caruaru, pois o SÍTIO LAGOA DO PAULISTA, onde aconteceu a tragédia pertence à referida paróquia. No domingo passado foi a festa do padroeiro da comunidade: São José. ESTA FAMÍLIA ESTAVA PRESENTE e CELEBRANDO A FÉ EM COMUNIDADE… Hoje, é dizimada pela violência que o senhor diz QUE OS NÚNEROS NÃO CORRESPONDEM À REALIDADE. É, verdade, para a estrutura de segurança que o estado lhe proporciona, estes números nunca corresponderão à realidade. O senhor estar correto… PARA AS NOSSAS FAMíLIAS E O POVO que LHE ELEGEU, os números são bem REAIS…

* Quantas vidas serão ceifadas, na maioria das vezes, precocemente, e famílias destruídas até que o senhor tome consciência de que os números são reais?

* Enfim, rezo pelo descanso eterno destas pessoas e conforto espiritual de seus familiares. Rezo também para o estado assuma uma política eficaz no combate contra a violência. 

Na esperança do dia no qual “Justiça e Paz se abracarão”. Pe. Ademilton (Pe. Pio) – Administrador Paroquial de São Francisco, em Caruaru.

Peço que divulguem ao máximo nas redes sociais, a nota que fiz. NÃO PODEMOS NOS CALAR

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *