Na tarde desta segunda (06), alunos-atletas de instituições municipais, estaduais, federais e particulares de Caruaru se reuniram no Ginásio Municipal de Esportes Professor Erlandsen Rodrigues da Silva, para a abertura dos XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru. O evento esportivo é considerado o mais importante do interior de Pernambuco, e retorna após dois anos de intervalo com novidades.
Foi uma verdadeira confraternização entre alunos e professores, com muita música e apresentações culturais. A cerimônia de abertura contou com os protocolos oficiais do acendimento da tocha olímpica, juramento do atleta e desfile das delegações. A parte cultural ficou por conta dos cerca de 150 alunos das redes pública e privada que se apresentaram em nove coreografias elaboradas pelo coreógrafo Marcos Mercury, com base nos temas pedagógicos vivenciados em sala de aula durante o ano letivo. O Boi Tira Teima, o Maracatu do Alto do Moura e o grupo de percussão formado por alunos fizeram participações especiais.
Na oportunidade, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assinou um decreto municipal para garantir a permanência dos Jogos Escolares Municipais no calendário de eventos da Prefeitura, conforme o plano de governo apresentado ainda em campanha. “São os maiores jogos do interior do estado e aqui a gente marca a retomada, assim como o incentivo ao esporte e a garantia da formação cidadã dos nossos alunos, através da prática esportiva. É assim que a gente acredita na geração futura e vamos nela investir”, declarou a prefeita.
Para a caruaruense bicampeã brasileira de karate, Millena Stefani, os jogos municipais são de grande importância para a visibilidade dos atletas. “É uma oportunidade única. Os grandes campeonatos que participei foram graças à eventos municipais como este que dão importância aos atletas”, garantiu. A também esportista caruaruense, Maria Clara Leite, pentacampeã pernambucana de tênis de mesa, afirmou que a retomada dos Jogos Municipais é a garantia de revelação de novos talentos. “É de competições como esta que se tiram os melhores para levar para fora e os Jogos Municipais de Caruaru são de grande importância, pois foram responsáveis por muitas revelações”, afirmou.
Outras novidades desta edição são a volta das modalidades de karate e judô, a inserção dos Festivais Esportivos, dos Mini Esportes e do desporto paralímpico que contará com a participação de alunos da rede municipal. Os estudantes irão competir nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminino e masculino. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esportes.
Os jogos acontecerão diariamente no período da manhã e tarde, no Ginásio Municipal de Esportes, nas quadras dos colégios Motivo e Atual e da Escola Municipal Altair Porto. A quadra de areia do Bairro Boa Vista II (COHAB II), a pista de atletismo e o campo de futebol do Colégio Municipal Álvaro Lins, assim como o Parque Aquático Municipal também receberão as competições.