Valorizando a cultura – Prefeitura Municipal de Caruaru

Valorizar nossa cultura e manter viva nossas tradições é o que faz de Caruaru ser a Capital do Forró e do Maior e Melhor São João do Mundo.👏🔥 Levar alegria e muito forró para nossas comunidades é o que nos orgulha e nos motiva.💕

▶ Dá play e sente essa emoção com a gente. 💚😉

#SomosTodosSãoJoão
#OMaiorEMelhorSãoJoãoDoMundo
#PrefeituraDeCaruaru

Blog trará três pesquisas de intenção de votos este ano

A parceria entre o Instituto André Martins e o Blog do Wagner Gil também fará avaliação de governo

O blog do Wagner Gil  estará realizando, a partir de julho, três pesquisas de intenção de votos para prefeito de Caruaru. O levantamento será realizado pelo Instituto André Martins (IAM), que, desde o ano de 2016, vem realizando uma série de estudos para consumo interno de alguns grupos políticos e empresas. Nas últimas eleições proporcionais, o instituto conseguiu prevê votações surpreendentes de novatos como Fernando Rodolfo (PR) e Erick Lessa (PP), que se elegeram deputado federal e estadual, respectivamente. “Nós conseguimos, inclusive, cravar alguns resultados como, por exemplo, a votação de ex-deputada Laura Gomes em Caruaru. Erramos por apenas dez votos na nossa estimativa”, recordou André.

O levantamento será realizado em várias etapas e incluindo vários nomes. No primeiro cenário serão colocados na disputa: a atual prefeita Raquel Lyra (PSDB), que vai tentar a reeleição, os deputados estaduais Tony Gel (MDB), José Queiroz (PDT) e Erick Lessa (PR), além do federal Fernando Rodolfo. Nesse quadro também estão Raffiê Dellon (PSD) e Douglas Cintra (PTB). “No segundo cenário, nós tiraremos Tony Gel e colocaremos o seu filho, o empresário Toninho Rodrigues”, destacou o jornalista Wagner Gil.

A pesquisa IAM-Blog do Wagner Gil trará ainda um cenário pouco provável, mas, devido às movimentações dos últimos meses, vai incluir os ex-prefeitos e atuais deputados estaduais na mesma chapa: José Queiroz e Tony Gel. Os dois sempre foram adversários ferrenhos, mas nunca disputaram uma eleição municipal um contra o outro. “Os dois estão na base do Governo Paulo Câmara e na política tudo é possível, inclusive nada”, destacou o cientista político Arnaldo Dantas. “Essa ideia de colocar os dois na mesma chapa é interessante do ponto de vista da análise. Como o eleitorado dos dois vai se comportar, só saberemos depois de coletar os dados”, completou André Martins.

O levantamento ainda vai fazer alguns cenários de segundo turno. São eles: Raquel Lyra x Tony Gel; Raquel Lyra x Erick Lessa; Raquel Lyra x José Queiroz e Raquel Lyra x Tony Gel e José Queiroz na mesma chapa. “Também vamos fazer um levantamento de segundo turno de Tony Gel x Lessa e Tony Gel x José Queiroz”, destacou André Martins. O quesito rejeição também estará presente.

Outro fator importante no estudo será a avaliação dos governos da prefeita Raquel Lyra, do governador Paulo Câmara e do presidente Jair Bolsonaro. “Também vamos incluir duas perguntas nessa pesquisa: uma será no campo político, para saber se o caruaruense confia ou não na prefeita Raquel Lyra, e a outra será a respeito da Feira da Sulanca e da sua permanência ou não no Parque 18 de Maio”, adiantou André.

“Esse tema da Sulanca é sempre falado em eleições. A prefeita Raquel Lyra fez um bom trabalho na Sulanca e, em parceria com a iniciativa privada, estruturou o setor da Fundac. Então, saber do caruaruense se ele é a favor ou não da mudança de local da feira, é importante”, destacou Wagner Gil.

A pesquisa, que terá margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, vai ouvir 410 pessoas na cidade e zona rural. Na zona rural, as localidades ouvidas serão Terra Vermelha, Peladas, Murici, Sítio Campos, Rafael, Cachoeira Seca, Lages, Juá, Pau Santo, Gonçalves Ferreira, Riacho Doce, Malhada de Pedras, Itaúna e Campo Novo. “Dessa forma vamos chegar nos quatro distritos e tirar um raio x real da zona rural”, destacou André Martins.

O levantamento vai às ruas nos dias 15, 16 e 17 de julho. O resultado será divulgado no programa Jornal VANGUARDA, que vai ao ar pela Caruaru FM (de segunda a sexta, das 7h às 8h, e reprise às 12h) e também no VANGUARDA impresso. Dois analistas políticos vão analisar os números e dizer quais as suas impressões em relação aos resultados.

A segunda rodada de pesquisa será realizada em setembro e a última deste ano em novembro.

Estudantes selecionados têm até esta segunda-feira (17) para fazer a matrícula

Os estudantes selecionados na chamada regular do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até as 23h59 desta segunda-feira, 17 de junho, para fazer a matrícula na instituição de ensino superior. Também hoje se encerra o período para o candidato manifestar interesse em se inscrever na lista de espera.

Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio para não perder a oportunidade. O resultado da chamada única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na segunda-feira da semana passada, 10, e está disponível no site do programa.

Para o segundo semestre de 2019, o Sisu registrou 1.213.679 inscrições, número 24,3% superior ao de 2018 (976.765).O pré-requisito para concorrer ao Sisu é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na redação. O resultado está disponível no site do Sisu. Para conferir, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2018.

Lista de espera – Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sisu em nenhuma das duas opções de curso cadastradas podem manifestar interesse na lista de espera. Nesta etapa, ele vai fazer a opção por uma das duas opções anteriormente indicadas.

O candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. O postulante deve se certificar de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

A convocação dos candidatos da lista de espera para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Ela será realizada após 19 de junho.

PDT deve lançar 30 mil candidatas mulheres na próxima eleição

Mais de 200 mulheres voltam a se reunir neste sábado (15) no Assentamento Normandia, às 9h, para discutir a participação feminina na formação e atuação política no Brasil, país que conta com cerca de 100,5 milhões de habitantes do sexo feminino, que correspondem a 51,5% da população total, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2012, porém, com uma representação de aproximadamente oito mil parlamentares mulheres que representam os brasileiros nas diferentes cadeiras políticas.

O encontro contou com abertura na tarde da última sexta (14 de junho) com a presença do deputado federal de Pernambuco Wolney Queiroz (PDT), com a presidente da AMT – Ação da Mulher Trabalhista de Pernambuco (AMT/PE), Denise Maria de Assis, a pesquisadora gaúcha Kizzy Vecchio da Costa, a presidente da AMT/ RS e secretária nacional de Assuntos de Organização do PDT, Salete Beatriz Roszkowski e a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio.

“É muito importante esse momento para nos posicionarmos e sabermos a importância da nossa atuação na política do país, especialmente dentro de um partido como o PDT, que é um dos principais agentes contra as ações que prejudicam a população brasileira, especialmente nos tempos atuais”, disse Wolney Queiroz.

No sábado (15), ocorreu a Convenção Estadual com as mulheres com a presidente da AMT/PE Denise Maria de Assis, a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, inicia a Convenção Estadual com palestra sobre “A importância da Mulher na Política”, das 9h às 13h. Com a participação de mais de 200 mulheres, a expectativa do PDT deve lançar cerca de 30 mil mulheres na próxima eleição. E esse processo de formação e empoderamento das mulheres na política, dentro do Partido Democrático Trabalhista começou em Pernambuco, reforçando que empoderamento significa também estar no poder.

Para se ter uma ideia da importância dessa ação dentro do processo político democrático, em 2016, apenas 12% das candidaturas parlamentares eram mulheres. Por isso, a ampliação do papel das mulheres configura um importante posicionamento do partido. O encontro contará ainda com votação para o diretório estadual da Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Pernambuco – AMT/PE no encerramento da Convenção Estadual do PDT.

Comércio de Caruaru abrirá portas no feriado

O comércio de Caruaru irá funcionar normalmente na quinta-feira (20), dia de Corpus Christi, data celebrada pela Igreja Católica e feriado nacional. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), o dia não é considerado feriado no município.

Ainda segundo a CDL, é uma boa oportunidade para os lojistas que esperam aumentar as vendas na véspera do São João, principal dia da festa Junina no município. Para o presidente da entidade, como é feriado em outras cidades o comércio local poderá ser beneficiado.

“Nesta segunda-feira tivemos muita chuva e a Feira da Sulanca teve o movimento abaixo do esperado. Com o comércio daqui aberto na quinta, as pessoas que moram nas cidades vizinhas podem vir a Caruaru e fazer as compras para o dia de São João. Pelo menos essa é a nossa expectativa”, disse.

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda

Brasília – Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal começa a pagar hoje (17) as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Serão depositados R$ 5,1 bilhões nas contas de 2.573.186 contribuintes. Neste lote, receberão a restituição os 245.552 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.174.038 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.596 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Ao todo, serão desembolsados R$ 4,99 bilhões, do lote deste ano, a 2.551.099 contribuintes. A Receita também pagará R$ 109,6 milhões a 20.087 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2018, mas estavam na malha fina.

As restituições terão correção de 1,54%, para o lote de 2019, a 109,82% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita produziu um vídeo com instruções.

Demissão de Levy é mal recebida no mercado financeiro

O presidente do BNDES, Joaquim Levy, participa do lançamento da Câmara Brasileira da Indústria 4.0. O objetivo é integrar as políticas públicas do governo federal de fomento à indústria 4.0, manufatura avançada e internet das coisas.

A maneira como o presidente Jair Bolsonaro conduziu a demissão de Joaquim Levy da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi recebida por críticas entre pesos pesados do mercado financeiro que temem mais reflexos negativos na visão do investidor estrangeiro sobre o Brasil. A leitura é que, além de desnecessária, a postura do presidente também pode dificultar a atração de bons nomes para o governo.

O pedido de demissão por parte de Levy já era esperado desde a tarde de sábado após Bolsonaro dizer que “sua cabeça estava a prêmio”. Não é de hoje que o governo e a equipe econômica estão insatisfeitos com o desempenho do BNDES na agenda de redução do tamanho dos bancos públicos. Especificamente do lado de Bolsonaro, ainda havia críticas sobre a necessidade de o presidente do BNDES “abrir a caixa preta” de empréstimos feitos durante o governo do PT.

Uma fonte lembra que Levy já foi uma escolha feita pelas mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes. Seu nome, que foi ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff, teve dificuldade de passar pelo “escrutínio” da “direita”. O estopim foi a indicação de Marcos Pinto Barbosa, ex-sócio de Armínio Fraga no Gávea Investimentos, para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do banco de fomento. Conforme a avaliação, “tirando a forma”, a saída de Levy “já estava precificada”.

O desfecho para a saída de Levy do BNDES desagradou a muitos executivos do mercado financeiro ouvidos pelo Estadão/Broadcast. Uma fonte chama atenção para o impacto que a postura de Bolsonaro pode gerar não só no andamento da agenda de recuperação da economia brasileira mas, principalmente, na visão dos estrangeiros em relação ao País. Chega a comparar Bolsonaro com a ex-presidente Dilma Rousseff, bastante criticada no mercado financeiro por sua “postura impulsiva” em determinadas ocasiões.

A avaliação é de que o presidente aparentemente “não está nem aí para o ânimo dos investidores estrangeiros com o Brasil”. E a conclusão é que episódios como este “dificultam um ambiente de estabilidade no mercado”.

O presidente de uma gestora internacional de recursos afirmou que, a despeito de o investidor internacional ser pragmático e gostar da atual equipe econômica, não tem uma imagem tão positiva em relação ao governo Bolsonaro. Ele considera que falta postura ao presidente e reclama da recorrência de episódios desgastantes.

“Agora tem o presidente do BNDES. Antes, foi o presidente dos Correios. Teve também o Santos Cruz. Se a crise Moro crescer… aí começa a ficar complexo”, avaliou.

Para o executivo de um grande banco, apesar da postura de Bolsonaro, o mercado segue otimista com a reforma da Previdência.

Agência Estado

São João de Caruaru atrai multidão em mais um domingo

Mesmo com um clima chuvoso e frio na Capital do Forró, não foi o suficiente para os forrozeiros ficarem em casa. Em mais uma noite de shows, o responsável por iniciar foi o cantor Totonho. Nascido em Altinho, o artista também é compositor e apresentou para o público deste domingo (16) um show repleto de muito pé de serra e arrasta pé, além de canções autorais e músicas de artistas que já fazem parte de seu repertório, como Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim e Azulão.

Como segunda atração e uma das mais aguardadas da noite, o artista Xand Avião levou a multidão a tirar o pé do chão. Com sucessos da atualidade como “Casal Raiz”, “Sábado à Noite” e “Se Mordendo de Raiva”, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga foi pequeno para os forrozeiros de plantão. Encerrando seu show, o cantor ainda fez relembrar os sucessos cantados na época da Banda Aviões do Forró, na qual fez parte por muitos anos e foi sucesso em todo país.

Para fechar a noite do terceiro fim de semana de muita festa no São João de Caruaru, foi a vez do cantor Waldonys se apresentar no maior palco. Com músicas cantadas e conhecidas por todos, com repertório desde Lulu Santos, Zé Ramalho até Luiz Gonzaga, o músico encerrou com chave de ouro mais um domingo, levando ao palco a boa música nordestina, com canções do autêntico e tradicional forró raiz.

Noite Afro-Religiosa levou centenas de pessoas ao Polo Azulão

Um espaço alternativo e que agrada todas as tribos, assim é o Polo Azulão, que neste domingo (16) celebrou o sincretismo, através da realização da Primeira Noite Afro-Religiosa. Centenas de adeptos às religiões de matriz africana participaram do evento.

A mãe de Santo Cris D’Oxum garantiu que a inserção da Noite Afro-Religiosa no calendário junino vem a somar. “O encontro é importante porque une os povos e ajuda a sociedade a conhecer melhor a nossa história, a nossa raiz. Além disso, é um momento de cultuarmos os nossos orixás, o nosso sagrado, e que podemos também mostrar a essência da nossa religião. Quero parabenizar a prefeita Raquel Lyra pela iniciativa”, comemorou.

A programação começou com o Xirê, que é uma roda utilizada para evocação dos orixás. Em seguida, a cantora Chirs Mendes subiu ao palco. “Este dia é uma vitória para nós que somos povos de terreiro. Eu fiz um show todo dedicado aos adeptos de religiões de matriz africana. Então, para mim é uma honra participar desse momento, pois além de ter sido indicada pelo povo para estar aqui, eu ainda sou filha de Xangô”, destacou.

Para o professor David Sebastian, a ação da Prefeitura de Caruaru segue os padrões das grandes cidades. “Esse momento é de inteira relevância para nós que somos povos de terreiros. Eventos como este são realizados em várias capitais brasileiras, como é o caso do Recife, que durante o Carnaval promove a Noite dos Tambores Silenciosos. São essas iniciativas que ajudam a desconstruir o preconceito com as religiões de matriz africana”, pontuou.

O encerramento da noite ficou por conta da Banda Jurema Preta, que deu um show à parte. “Nós juntamos o útil ao agradável: estamos comemorando uma conquista que é a Primeira Noite Afro-Religiosa, e celebrando a nossa apresentação, que foi um sucesso. Queremos agradecer à Prefeitura de Caruaru pela organização e a estrutura oferecida a nós artistas”, exaltou.

A programação do Polo Azulão continuará na próxima quinta-feira (20), com shows da Banda Vimana, Faringes da Paixão e Kitara.

Estação Criativa reúne diversas manifestações culturais

Um caldeirão cultural! Foi isso que os turistas e caruaruenses encontraram neste domingo (16), na Estação Criativa. O local que é uma réplica perfeita de um vilarejo tem de tudo que se procura: uma culinária de dar água na boca, muitas pessoas, artesanato e muito forró para arrasta o pé.

Os festejos tiveram início logo cedo e agradaram crianças e adultos. No Polo Infantil, a meninada se divertiu, a partir das 17h, com Contação de Histórias e muita música da Banda Cazuadinha. “Uma programação pensada para a família! Eu entendo que essa iniciativa da Prefeitura de Caruaru mostra o quanto é importante que os nossos filhos conheçam a nossa cultura desde cedo e isso é ímpar. Além disso, o espaço oferece toda infraestrutura para que o visitante tenha conforto. Por exemplo, eu nem preciso sair do ambiente para jantar com a minha família, aqui tem várias opções de cardápio”, garantiu o professor Vitor Caiaffo.

No Polo dos Brincantes, a diversão foi completa. O Centro Social Irmã Singuilingue fez apresentação cultural. Em seguida, a animação ficou por conta da Molecodrilha, Coletivo Afro Ilê Dandara e a Quadrilha Dona Matuta. “Diversidade cultural e religiosa a gente ver por aqui. A Estação e um lugar que abriga todas as tribos, ou seja, um local onde o preconceito não cabe”, pontuou a recifense Rosa Cavalcante.

Na Casa do Forró foi dia de apresentações culturais. Rimas e versos também fizeram parte da programação do Polo do Repente, o declamador Raudênio Lima e a dupla de repentistas Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva arrancaram aplausos do público. “Esse Polo é o resgate da nossa cultura de raiz. Eu não gosto de agitação, então, esse local tem a garantia da minha presença toda semana”, assegurou o aposentado Luiz da Silva.

O Polo Juarez Santiago também não deixou a desejar. Os shows dos trios Fole de Ouro, Caruara e Segnos não deixaram nenhum forrozeiro parado, nem mesmo os estrangeiros. O jornalista Péter Zsombor, veio da Hungria, e se disse maravilhado com a grandiosidade do evento. “Mesmo estando do outro lado do mundo, sempre ouvi dizer que Caruaru tem o maior e melhor São João do mundo, e eu vim conhecer. Tudo muito lindo e organizado! O povo brasileiro é muito hospitaleiro e feliz. Vou voltar para Hungria com o coração e a mente cheios de boas recordações e com a certeza de que aqui vocês, realmente, fazem a melhor festa junina do mundo”, destacou.

A programação da Estação Criativa seguirá até o dia 30 de junho com muito forró e apresentações culturais.

Miguel Coelho inaugura primeiro mercado público de alimentos orgânicos do Nordeste

Quem aprecia a gastronomia mais saudável, tem a partir de agora um espaço amplo, especializado em alimentos orgânicos. Neste domingo (16), o prefeito Miguel Coelho inaugurou o primeiro mercado público de produtos sem componentes químicos sintéticos do Nordeste. O equipamento foi instalado no bairro da Areia Branca, próximo à feira livre, e recebeu investimento de R$ 314 mil da Prefeitura de Petrolina e CODEVASF.

O novo mercado contará com 28 bancas de diversos produtos orgânicos, tais como verduras, frutas, legumes e doces. A área é totalmente coberta, com banheiros, iluminação, sala administrativa e equipamentos acessíveis para pessoas com deficiência como rampas e sanitários adaptados.

Na cerimônia de entrega do mercado aos produtores, o prefeito destacou aspectos econômicos e de qualidade de vida que o equipamento traz à população. “Temos uma atenção maior por essa questão desde a época de deputado, quando fizemos um projeto para regulamentar os produtos e feiras orgânicas. Apenas Curitiba tinha um mercado público de orgânicos desse porte e essa é uma conquista que gera emprego e renda, além de uma alimentação mais saudável para todos petrolinenses”, detalhou o gestor.

Antes do mercado público ser inaugurado, os produtores ocuparam provisoriamente três locais na cidade, mas sem autonomia plena e sob risco de serem retirados. A abertura dessa estrutura exclusiva e fixa foi a realização de um sonho, segundo a produtora Alzira Santana. “Esse sonho vem de vinte anos. Foi muito sacrifício e luta para chegar até aqui. Estamos muito gratos por isso se tornar uma realidade”, relatou.

O funcionamento das atividades seguirá um cronograma determinado pelo conselho gestor formado por produtores, prefeitura, CODEVASF, Univasf e Sebrae. A primeira feira está marcada para o dia 5 de julho, a partir de então, funcionará às sextas, das 16h às 20h; e aos sábados e domingos, das 7h às 12h.