PMC promove desfile de moda no encerramento de cursos do Qualifica Caruaru

Uma tarde de glamour e emoção, foi assim o encerramento dos cursos do Projeto “Mulher que Faz”, do Programa Qualifica Caruaru, que aconteceu na segunda-feira (19), no Armazém da Criatividade. O evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) foi todo produzido pelas formandas que se depararam com o primeiro grande desafio profissional após passarem pelas capacitações realizadas pelo programa.

A diplomação das 100 alunas foi um momento de celebração e mostrou, na prática, o trabalho desempenhado pelas cursistas através de uma cerimônia com desfile de modelos usando as vestimentas confeccionadas no curso de corte e costura básico. Os penteados vistos na passarela também foram feitos pelas alunas do curso de cabeleireiro com especificidade em cabelo afro, bem como um buffet com menu preparado pelas alunas dos cursos bolos e buffet, e comidas típicas nordestinas que foi servido após o desfile para os cerca de 150 convidados. O grupo de dança Pérola Negra embalou os presentes com o ritmo do carimbo.

No ato da entrega dos certificados as formandas receberam kits de trabalho correspondentes aos cursos específicos de qualificação profissional que foram fornecidos para cada participante. “Essa é só a primeira etapa dos cursos do Qualifica Caruaru, uma iniciativa de diversas secretarias do nosso município, e esta, em especial, para as mulheres da nossa cidade, com cursos de 120, 150 horas, para que as todas possam trabalhar e terem a sua autonomia. É muito bom para a gente ser um instrumento de mudança para essas pessoas da nossa cidade”, ressaltou a prefeita Raquel Lyra.

“Foi muito importante para mim pois deu para aprimorar meus conhecimentos na área e agregar um valor maior ao meu trabalho, já que eu vou poder oferecer um leque maior de produtos aos meus clientes. Espero que aumente minhas vendas devido à essa novidade que eu vou estar trazendo, que é a parte de salgados, de bolos e buffet, e aprimoramento da técnica de confeitaria”, destacou a formanda do curso de bolos e buffet, Marta Rejane de Souza.

Funase realiza 2º Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promoverá, na próxima sexta-feira (23), o 2º Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). A programação será realizada no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife. O objetivo é apresentar, por meio de palestras, apresentações artísticas e mesas redondas, os resultados das atividades realizadas pelo grupo junto a adolescentes, familiares e funcionários da instituição em 2018. O evento terá a capacidade de receber 150 pessoas. As inscrições seguem até esta quarta (21), pelo link https://bit.ly/2DMprBv.

O seminário terá a palestra de abertura “Acolhimento em políticas sobre drogas nos serviços públicos”, ministrada pelo psicanalista e coordenador técnico da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), Flávio Barbosa. Ainda serão discutidas as temáticas “Quebrando o silêncio”, “Contribuições da medida socioeducativa a partir da perspectiva da redução de danos”, “Cuidar de quem cuida”, “Escritores da liberdade: tornando-se autores da sua própria história” e “O mundão: o jornal do adolescente jovem”.

Já o período da tarde contará com as palestras “A implementação do GOD no Case Garanhuns e o olhar de quem protagonizou”, “A metodologia de circular como parte do processo e responsabilização no desenvolvimento socioeducativo”, “Reconstruindo estratégias para redução de danos como também para o empoderamento pessoal e social dos socioeducandos e de suas famílias”, “A experiência feminina”, “Abordagem familiar: o GOD como estratégia e fortalecimento de vínculos”, “O uso sem consciência é uma droga” e a “Experiência do GOD no Cenip Caruaru”. Também serão apresentados estudos de caso, teatro e dança.

Participarão do evento o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, a secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro, a presidente da Funase, Nadja Alencar, a diretora geral da Politica de Atendimento da fundação, Íris Borges, e a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, além de gestores e funcionários das unidades socioeducativas.

Para a coordenadora do Eixo Saúde da Funase, Mirtes Martins, o envolvimento dos socioeducandos nas oficinas do GOD foi fundamental para que o evento possa acontecer. “Os adolescentes são protagonistas. Além de escutar, eles se tornam atuantes da ação. O seminário trará relatos de experiências e práticas que foram desenvolvidas desde o início do ano com os jovens”, afirmou.

GOD – O grupo é desenvolvido por meio de 12 oficinas nas unidades da Funase. Os temas abordados são “Meu lugar no mundo”, “Contexto Social”, “Tabaco”, “Álcool”, “Maconha”, “Cola”, “Crack e Cocaína”, “Drogas Psicotrópicas”, “Política de Redução de Danos” e “Construindo Projeto de Vida”, com um encontro de encerramento em seguida. Além do atendimento aos adolescentes, o GOD também possui modalidades voltadas aos familiares (GOD-FAM) e aos agentes socioeducativos da instituição (GOD-ASE).

Imagem: Divulgação

Feira de Troca de Sementes Crioulas começa nesta quinta-feira (22) em Garanhuns

A 5ª Feira de Troca de Sementes Crioulas ocorre nesta quinta-feira (22), a partir das 8h, no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns. O evento, promovido pelo Instituto Agronômico der Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e Rede SEMEIAM, reunirá sindicatos de trabalhadores rurais e da Agricultura Familiar, cooperativas, associações, bancos comunitários de sementes, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretarias Municipais de Agricultura, ONG’s, universidades, institutos federais e outras instituições parceiras, que atuam com o tema em outras regiões do Estado. A entrada é gratuita.

Além da exposição e trocas de sementes, a programação do evento conta com palestras, oficinas, estandes institucionais e atrações culturais. A abertura oficial será realizada às 9h, seguida de Roda de Diálogo. À tarde será a vez do lançamento do Jornal da Rede SEMEAM e premiação dos estandes.

REDE SEMEAM – Criada no ano de 2015, a Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco é fruto da articulação entre organizações da sociedade civil, órgãos públicos e agricultores/as familiares que participaram do processo de organização da 5ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. Com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão em busca do resgate e da preservação das mesmas, a Rede vem se fortalecendo através da realização de atividades, como seminário, resgate e plantio de sementes, além da participação em outros eventos sobre a temática. A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 é uma das organizações que compõe a REDE SEMEAM.

Kojima com Salmão, filé, camarão e agulhão, por apenas R$ 29,90

As opções para esta terça-feira (20) são salmão, filé e um delicioso camarão. O salmão é acompanhado de legumes e arroz yaquimeshi. As entradas são sushi e sunomono. A sobremesa são os minichurros, com sorvete de creme e calda de amora.

A segunda opção do Kojima é o filé com arroz yaquimeshi, também acompanhado de sushi e sunomono na entrada, além da sobremesa.

Também hoje no Kojima, camarão empanado, com árvore de macarrão e arroz yaquimeshi. Os acompanhamentos são os mesmos: duas peças de sushi e sunomono, com sobremesa garantida. O valor desses pratos é de apenas R$ 29,90.

Com os mesmos acompanhamentos, o Kojima também oferece como opção ‘Atum’ e ‘Agulhão branco’.

O Kojima funciona no térreo do Shopping Difusora. Reservas 2103-4181

Lewandowski rejeita ação contra reajuste de ministros do STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um mandado de segurança impetrado pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) para suspender a possibilidade de o presidente Michel Temer sancionar o projeto de lei aprovado pelo Senado que concede um reajuste de 16,38% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e membros da Procuradoria-Geral da República (PGR). O deputado alegava que houve vício na tramitação do texto no Congresso.

De acordo com Alencar, líder do PSOL na Câmara, o projeto foi iniciado na Câmara e, ao chegar ao Senado, sofreu modificações. Assim, ele deveria voltar à análise dos deputados, que dariam a palavra final. Por isso, de acordo com o parlamentar, o sistema bicameral do processo legislativo não foi respeitado, já que o texto seguiu do Senado para o Palácio do Planalto, onde aguarda sanção de Temer.

Para Lewandowski, as questões envolvendo normas regimentais do Congresso Nacional são de natureza interna do Poder Legislativo e escapam, portanto, da análise do Judiciário.

“Como é de conhecimento geral, o regime republicano partilha o poder, de forma horizontal, entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos entre si, nos termos do disposto no art. 2º da Constituição Federal”, observou Lewandowski em sua decisão, assinada na última sexta-feira, 16.

“Com fundamento nesse princípio constitucional elementar, a orientação jurisprudencial desta Suprema Corte está sedimentada no sentido de que as matérias relativas à interpretação de normas regimentais do Congresso Nacional revestem-se de natureza interna corporis, que refogem à revisão judicial”, concluiu o ministro.

Agência Estado

Petrobras pode ser privatizada em parte, diz Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse na segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, que a Petrobras pode ser privatizada em parte. Ao mesmo tempo, ele avaliou que a estatal é uma empresa estratégica e que deve continuar existindo: “alguma coisa você pode privatizar. Não toda. É uma empresa estratégica.”

Segundo Bolsonaro, não há decisão tomada. “Estamos conversando. Eu não sou uma pessoa inflexível. Mas nós temos que ter muita responsabilidade para levar adiante um plano como esse.”

Pela manhã, em Brasília, o vice-presidente eleito Hamilton Mourão afirmou que o futuro governo pretende preservar o “núcleo duro” da estatal, mas a equipe estuda a possibilidade de negociar áreas como distribuição e refino.

Nomeação
Mais cedo, o economista Roberto Castello Branco foi confirmado para presidir a Petrobras. Em artigos recentes publicados na imprensa, ele defendeu a privatrização da empresa.

Indicado por Paulo Guedes, que assumirá o Ministério de Fazendo, Castello Branco aceitou o convite. Bolsonaro reiterou que Guedes tem carta branca no seu governo.

“Tudo que é envolvido com economia, ele está escalando o time. Eu só, obviamente, estou cobrando proatividade. Enxugar a máquina e fazê-la funcionar para o bem estar da população.”

O presidente eleito acrescentou ainda que quer o valor do combustível mais barato. Porém, avaliou que os preços também levam em conta decisão dos governos estaduais. “Em grande parte, depende dos governadores, que colocam o ICMS lá em cima.”

Banco do Brasil
Para o Banco do Brasil, Bolsonaro admitiu que estuda o nome de Ivan Monteiro, que atualmente está no comando da Petrobras. Segundo ele, a equipe econômica não terá direito de errar e está sendo montada com nomes que já são testados no mercado.

O presidente eleito deu as declarações na portaria do condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele saiu em um carro escoltado pela Polícia Federal pouco antes das 15h. O comboio voltou cerca de 30 minutos depois. Ele disse ter ido ao banco. “Eu sou um ser humano. De vez em quando eu falo para darmos um passeio aí, para poder sair de casa.”

Educação
Questionado sobre o Ministério da Educação, Bolsonaro afirmou que avalia com calma os nomes. “Desde muito tempo, [o Ministério da Educação] está aparelhado. Há um marxismo lá dentro que trava o Brasil.”

Bolsonaro disse que os governos do PT dobraram os gastos em educação e mesmo assim não houve melhoras nos índices: “a molecada não sabe fazer uma regra de três simples.”

Bolsonaro descartou a possibilidade de nomear a atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, como ministra. “Essa não esteve à frente dessa prova do Enem? Está fora. Não tem nem cartão amarelo. É vermelho direto.”

Agência Brasil

Alunos de 35 cidades podem ficar sem merenda a partir desta terça (20)

Centenas de alunos de 66 escolas, distribuídas por 35 cidades pernambucanas, correm o risco de ter a merenda suspensa a partir desta terça-feira (20). Entre as unidades que podem ficar sem alimento estão colégios do Recife, Jaboatão, Paulista, São Lourenço da Mata e Moreno, na Região Metropolitana. A grande maioria, no entanto, fica no Interior do Estado (veja lista completa abaixo). Todas são atendidas pela empresa Casa de Farinha.

Na segunda-feira (19), a Casa de Farinha, firma terceirizada que fornece alimento para a rede escolar, comunicou que o governo estadual está com um débito milionário e, por isso, não poderia mais cumprir com a entrega dos alimentos aos alunos. Em nota, a Casa de Farinha informou que notificou o Governo do Estado, via Secretaria de Educação, sobre a suspensão na distribuição das merendas e a justificativa de que a paralisação acontecerá devido à falta de pagamentos de notas ficais de até seis meses, totalizando um débito de mais de oito milhões de reais, fora o mês de outubro.

“Entendemos a delicada situação financeira a qual o Estado se encontra, entretanto, a ausência de pagamentos por tanto tempo torna inviável a manutenção do serviço. Mesmo com os atrasos a Casa de Farinha vem honrando a folha de pagamento e os tributos necessários, dessa forma a empresa espera que a situação seja resolvida para que o fornecimento seja restabelecido o quanto antes. A paralisação é baseada na lei 8666/93, artigo 78, inciso XV”, prossegue a nota.

Também em nota, a Secretaria de Educação de Pernambuco esclareceu que a maior parte das escolas do Estado conta com merenda escolarizada, ou seja, os alimentos são preparados pelas merendeiras da própria unidade de ensino. Para outra parte das escolas, a merenda é preparada por 13 empresas terceirizadas contratadas, sendo a Casa de Farinha uma delas. A Secretaria informou ainda que foi realizado pagamento nesta segunda-feira (19) à empresa e que o órgão está mantendo o diálogo, de forma a garantir que não ocorra a interrupção da alimentação de estudantes.

Festa do Comércio do Polo Caruaru inicia no dia 1º de dezembro

O Polo Caruaru está se preparando para realizar a segunda edição da Festa do Comércio do Polo. Mais uma vez, o evento que foi realizada por quase duas décadas, no Centro de Caruaru, será revivida em um projeto inovador do Centro de Compras e Lazer. Será um verdadeiro encontro de gerações, unindo elementos tradicionais da época áurea da festa, na década de 70, com atrações da atualidade. A abertura será no dia 1º de dezembro e se estenderá por todos os sábados e domingos do mês.

Haverá shows de artistas e calouros, parque de diversões, retretas no coreto, pastoril, laça-laça, brincadeiras para as crianças, barracas de comidas típicas, guloseimas como a maçã do amor, bingo e Monga, Mulher Gorila, que assustou e divertiu as pessoas que vivenciaram a festa na Rua 15 de Novembro, também conhecida como Rua do Comércio.

Estão programados shows com Lucas Medeiros, Banda Labaredas, AfinaSamba e PV Calado, entre muitas outras atrações que também contemplam o público das antigas, como a banda Nova Euterpe e para os pequenos, a banda Mini Mundo e show kids de Rosimar Lemos. “Estamos muito felizes com o resultado da Festa do Comércio em 2017. Foi um evento grandioso que trouxe à memória dos caruaruenses momentos marcantes da vida. E nada melhor do que reunir as famílias, os amigos e os jovens para vivenciar uma das mais importantes festas da Cidade, em uma versão moderna e bem atual”, ressaltou o diretor do Polo Caruaru, Djalma Cintra Júnior.

No dia 1º de dezembro, com início às 16h, no Espaço de Eventos que fica em frente ao Armazém da Criatividade, o público vai conferir a cerimônia de abertura e a apresentação do Pastoril da Igreja da Natividade. Às 16h30, será a apresentação da Banda Nova Euterpe. Além disso haverá a primeira apresentação dos candidatos do Show de Calouros, às 17h, e do cantor Lucas Medeiros, finalizando a programação, às 17h30. No domingo (2), a Festa do Comércio continua suas atividades, a partir das 10h, com a seletiva do Show de Calouros. Em seguida, contação de estórias com Gabriela Kopinits. Às 15h, tem a semifinal do projeto Talento Kids. E o domingo encerra com um show do cover de Reginaldo Rossi, às 17h.

As inscrições para o Show de Calouros se encerram no próximo dia 23 de novembro, através do site: www.polocaruaru.com.br

A Festa do Comércio é mais uma iniciativa do projeto País de Caruaru, do Polo, que teve início no mês de junho de 2017 com o São João. A campanha publicitária é assinada pela Oficina Comunicação.

Serviço

Festa do Comércio do Polo Caruaru

Abertura – 1º de dezembro

Programação:

1º de dezembro –

16h – Cerimônia de abertura e apresentação pastoril (Igreja da Natividade)

16h30 – Banda Nova Euterpe

17h – Show de Calouros

17:30 – Lucas Medeiros

2 de dezembro –

10h – Seletiva Show de Calouros

12h30 – Contação de Histórias com Gabriela Koopnitis

15h – Talento Kids semifinal

17h – Cover Reginaldo Rossi

Professora representará Caruaru em prêmio nacional

Uma professora da rede municipal de Caruaru foi selecionada como destaque regional no “Programa Educação Viária é Vital” através do projeto “Conscientizado Futuros Condutores”. Com isso, ela viajará para São Paulo na próxima quarta-feira (21) para representar Caruaru no Prêmio Nacional de Educação Viária, promovido pela Fundación MAPFRE.

Durante três meses, a docente Ana Márcia da Silva, com os demais professores, desenvolveu atividades sobre prevenção e conscientização de acidentes de trânsito na Escola Professora Gianete Silva com ajuda de uma arte-educadora. “Fiquei responsável pela construção do projeto em si. Desta vez, tive que sistematizar o que a gente fez, o que foi bastante positivo. Isso me deu confiança para sistematizar outros projetos”, diz a educadora.

As disciplinas trabalhadas no projeto foram Artes, Geografia e Informática. Nove professores participaram. No total, 210 alunos ficaram envolvidos diretamente, sendo eles do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Programa Educação Viária é Vital

O Programa Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. Trata-se de um Programa integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento. A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos. Mais informações: http://educacaoviariaevital.com.br

Laura Gomes destina recurso para saúde

A deputada Laura Gomes (PSB), contemplou Caruaru com mais de um terço do valor total de suas emendas parlamentares ao alocar mais de meio milhão de reais para reformas no Hospital Regional do Agreste, na área de emergência, e para obras diversas no Hospital da Mulher. A União Beneficente também receberá verba destinada à expansão do setor de fisioterapia. O montante consignado totalizou R$ 600 mil e será liberado no Orçamento do próximo ano.

Além de Caruaru, foram beneficiados Poção, Recife, Camocim de São Felix, Olinda, Araripina e Paulista tendo sido este último contemplado com R$ 363 mil a serem investidos em programas para a educação especial, desenvolvimento tecnológico e atividades vinculadas à temática étnico-racial. Na capital, foram destinados recursos complementares para o Hospital da Polícia Militar, o Hospital do Servidor e o Procape, que presta serviços de atendimento cardiológico para todo o estado.

“Não deixa de ser gratificante, além do trabalho parlamentar cotidiano, poder destinar recursos específicos para pessoas e instituições que trabalham como dedicação e seriedade para atender gente que precisa do setor público. Vamos continuar em 2019 a luta para liberar as verbas já consignadas e levar novos investimentos especialmente na área social”, destacou Laura Gomes.

/**/