Som na Rural comemora 10 anos no Porto Musical

som

O carro mais festivo e elegante de Pernambuco anda pelas ruas do Recife e atravessa fronteiras há uma década. Na rua, pra todo mundo ver, dá espaço para artistas e participa de importantes movimentos sociais. A Rural de Roger será o segundo palco do Porto, estacionada na Praça do Arsenal da Marinha, com shows durante todas as noites do evento.
Veja a programação:

1 fev (quinta-feira)
19h – 19h40

Praça do Arsenal

Som da Rural convida: ZECA DO ROLETE – PE

2 fev (sexta-feira)
19h – 19h40

Praça do Arsenal

Som na Rural Convida: MC RIRICA – PE

3 fev (sábado)
19h – 19h40

Praça do Arsenal

SOM DA RURAL Convida: EDGAR – SP

UNINASSAU realiza ações gratuitas no Marco Zero de Caruaru

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, a Faculdade UNINASSAU Caruaru, irá realizar no dia 20 de janeiro, ações voltadas à saúde e bem-estar. O evento, que será no Marco Zero da cidade, das 8h às 12h, é gratuito e aberto para o público em geral.

Entre os serviços farmacêuticos que serão oferecidos, estão aferição de pressão arterial, glicemia capilar e análises completas para a avaliação do peso corporal.

Para o coordenador do curso de Farmácia da UNINASSAU Caruaru, Janderley Matos, a realização de eventos, como esse, reforça ainda mais o papel de responsabilidade social que a instituição exerce. “Além de levarmos serviços importantes, e gratuitos, para a população, sobretudo aos que mais precisam e não têm acesso, comemoramos essa data importante para a profissão”. O coordenador ainda ressalta que o mercado farmacêutico vem crescendo cada vez mais na região, seguindo o que vem acontecendo em todo o Brasil, na área. O curso de Farmácia é uma das graduações oferecidas pela UNINASSAU Caruaru na área de saúde.

A data de 20 de janeiro para celebrar a profissão foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, a instituição representava a maior categoria, no País. Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Serviço

Evento: Serviços farmacêuticos

Data: 20 de janeiro

Horário: 8h

Onde: Marco Zero, Rua Quinze de Novembro, S/N, Nossa Senhora das Dores

BIESP no combate à criminalidade em Caruaru e no Agreste Central

Violência 3

Atuando de forma intensa e integrada no combate a assaltos, tráfico de drogas, porte ilegal e desarticulação de grupos de extermínio, o 1° Batalhão Integrado Especializado de Policialmente (BIESP), inaugurado em novembro de 2017, vem trabalhando para a queda dos números de crimes em Caruaru e no Agreste Central.

As ações desencadeadas pela Unidade, nos últimos dois meses, resultaram na recuperação de 60 veículos, na apreensão de 14 armas de fogo e 02 brancas, e na apreensão de 8 quilos e 95 gramas de drogas. Além de 119 pontos de drogas debelados e 83 prisões por crimes diversos.

Os resultados dessas ações já são constatados nos números. Na cidade de Caruaru, houve uma diminuição nos números de homicídios no último trimestre de 2017 (-15% em novembro e -22% em dezembro), se comparado ao mesmo período de 2016.

O levantamento também apontou queda dos Crimes contra o Patrimônio (CVPs), ocorridos na cidade, no mesmo período comparativo de 2017/2016, sendo -37% em novembro e -30% em dezembro.

Os números de furtos também diminuíram no último bimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Houve redução de 16% em novembro e 23% em dezembro. Ao todo, o ano de 2017 também apresentou números inferiores aos do ano de 2016, apresentando redução de 3%.

Para o Major PM Flávio Carneiro, do BIESP, o impacto das ações do Batalhão para Caruaru e Agreste Central foi extremamente positivo. “Quando chegamos à região, ela vinha apresentando elevados índices de CVLI e CVP, e uma sensação de medo por parte da população. Hoje temos uma realidade totalmente diferente. Os índices de violência despencaram, e em alguns bairros a redução de CVP passou dos 90%”, afirmou. E acrescentou: “O mais gratificante para nós é ouvir os constantes elogios por parte da população. Ouvimos relatos de moradores que demonstram segurança com a nossa presença”.

Com sede em Caruaru, o BIESP conta com 300 homens e mulheres divididos em quatros companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito.

Aplicativo encaminha mais de 235 mil pessoas para vagas de emprego

O aplicativo Sine Fácil encerrou 2017 com saldo positivo. No total, 235.601 trabalhadores foram encaminhados para vagas de emprego por meio da plataforma, que é gratuita e pode ser utilizada em Smartphones com sistema Android e IOS. Desde maio do ano passado, quando foi lançado, trabalhadores de todo o país passaram a procurar entrevistas de emprego e se candidatar por meio desse recurso digital.

São Paulo foi o estado líder em geração de oportunidades pelo Sine Fácil, com 83.816 vagas, seguido de Paraná, com 28.816. A Bahia ficou com o terceiro lugar no ranking, com 22.611 encaminhamentos (veja tabela completa abaixo).

O ministro do Trabalho em exercício, Helton Yomura, salienta que o aplicativo é mais uma das ações do governo federal em prol do emprego formal no Brasil. “A ferramenta faz parte de um pacote de serviços digitais que auxiliam o trabalhador, como a Escola do Trabalhador, o Seguro Desemprego Web e a Carteira de Trabalho Digital”, enfatiza Yomura. O ministro acrescenta que a pasta criou o aplicativo após identificar que havia vagas disponíveis no mercado, mas as informações não chegavam ao conhecimento de quem estava em busca de uma colocação.

Sobre o Sine Fácil – A ferramenta foi desenvolvida pela Dataprev. É possível acessá-la por meio das lojas de aplicativos dos sistemas operacionais. Desde o seu lançamento, mais de 822 mil downloads do aplicativo foram feitos. Para poder utilizá-lo, o trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code), que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/) ou nas unidades de atendimento do Sine.

Confira os encaminhamentos, por estado, em 2017:

Estados

Encaminhados

Acre

34

Alagoas

743

Amapá

43

Amazonas

1.887

Bahia

22.611

Ceará

17.376

Distrito Federal

6.490

Espírito Santo

3.581

Goiás

13.407

Maranhão

308

Mato Grosso

1.470

Mato Grosso do Sul

6.385

Minas Gerais

10.917

Pará

829

Paraíba

3.493

Paraná

28.215

Pernambuco

11.767

Piauí

110

Rio de Janeiro

7.524

Rio Grande do Norte

409

Rio Grande do Sul

6.047

Rondônia

742

Roraima

77

Santa Catarina

4.083

São Paulo

83.816

Sergipe

82

Tocantins

3.155

TOTAL

235.601

Inscrições para o Sisu são antecipadas para 23 de janeiro

A abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi antecipada para 23 de janeiro e vai até o próximo dia 26. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa em que foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

“Nós recebemos muitas demandas de jovens, estudantes e educadores com relação ao prazo do Sisu. Como conseguimos adiantar em um dia a divulgação do resultado do Enem, também estamos adiantando a abertura do Sisu”, explicou Mendonça Filho, lembrando que, inicialmente, as inscrições começariam no próximo dia 29 de janeiro e iriam até às 23h59 de 1º de fevereiro.

No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Com relação à segunda etapa do Sisu, o prazo será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. “Essa é a fase de preparação das matrículas. Os editais e a programação das universidades, evidentemente, não cabe ao MEC alterar. Cada uma tem a sua responsabilidade e a sua competência legal”, afirmou Mendonça Filho.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Senha – Para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades, os estudantes vão precisar da senha na Página do Participante. Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do site do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Lá, os candidatos têm três caminhos para recuperação da senha: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e, ainda, para quem esqueceu senha, e-mail e celular.

Seresta do Alto do Moura será realizada nesta quinta-feira

Moradores do Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), preparam a primeira edição do ano da ‘Seresta do Alto do Moura”.

Nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30, a Orquestra de Seu Quequé espera todos em frente à sede da Abmam, na rua Mestre Vitalino, para, juntos, percorrerem a ladeira do Alto do Moura em direção à Praça do Artesão, levando música e muita cantoria para o bairro que respira cultura.

Criado no ano passado, o evento reúne moradores, artistas e apreciadores da música de seresta e conta com o apoio da FCTC.

Centro de Zoonoses de Caruaru passará por treinamento de prevenção a febre amarela

Será realizado na próxima segunda-feira (22), às 9h, um treinamento para os profissionais do Centro de Zoonoses de Caruaru com o objetivo de monitorar e prevenir o aparecimento de febre amarela no município, já que o vírus foi identificado em algumas regiões do país.

“Neste primeiro momento vamos preparar a equipe do Centro de Zoonoses para coleta e envio de amostra de animais encontrados mortos com suspeita de febre amarela. Vamos nos preparar para a possibilidade da doença chegar à cidade, já que temos uma circulação de pessoas muito grande devido à sulanca”, explicou o Gerente Geral da Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio.

No segundo momento, os profissionais vão conversar com os coordenadores dos parques da cidade, onde existem algumas espécies de macaco, tipo sagüi, para saber o procedimento e os cuidados que se deve ter com o aparecimento de um animal morto.

Febre Amarela – Com o atual surto de febre amarela no Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) busca esclarecer o papel dos macacos no ciclo da doença, que, assim como os humanos, são apenas vítimas do vírus. A doença que é caracterizada como infecciosa aguda, não contagiosa, febril e de natureza viral, tem caráter sazonal, ocorrendo mais frequentemente entre os meses de dezembro a maio, quando fatores ambientais (como o aumento de chuvas e de temperatura) propiciam o aumento da densidade dos vetores (mosquitos). O vírus da febre amarela possui dois ciclos básicos: urbano e silvestre. No ciclo silvestre a transmissão envolve principalmente primatas não-humanos (PNH), ou seja, os macacos e algumas espécies de mosquitos transmissores, sendo os dos gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina, e Haemagogus janthinomys a espécie que mais se destaca na perpetuação do vírus no Brasil. Os macacos são infectados ao serem picados por mosquitos, em período de viremia (presença do vírus no sangue). Os humanos suscetíveis podem ser picados por mosquitos infectados.

Serviço:
Treinamento Febre Amarela
Data: 22.01 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Centro de Zoonoses, no Alto do Moura

Silvio apresenta projeto de Lei de Responsabilidade da Segurança ao presidente do TJPE, Leopoldo Raposo

TJPE_170118

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou, ontem (17), o projeto de Lei de Responsabilidade da Segurança Pública ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, ao desembargador Sílvio Neves Batista e integrantes do Poder Judiciário.

Segundo o parlamentar, o projeto é inspirado na Lei de Responsabilidade Fiscal e outros mecanismos de transparência, que obrigam os gestores públicos a prestar contas da situação financeira e das ações do Estado periodicamente. “Queremos que esse projeto seja um projeto de toda a sociedade e por isso estamos colhendo sugestões para aprimorá-lo. A ideia é que, independentemente do governo, o secretário de Defesa Social tenha o compromisso de apresentar anualmente um balanço dos principais indicadores de criminalidade e fazer uma prestação de contas da Política de Segurança Pública do Estado”, explicou.

Para o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, que parabenizou o deputado pela iniciativa, a segurança é de longe a maior preocupação dos pernambucanos. “Pode contar com o apoio do Poder Judiciário, porque essa prestação de contas é de extrema importância para que a sociedade tome conhecimento das ações e do planejamento da segurança pública”, avaliou.

A proposta já foi apresentada à secção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), à Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) e ao Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE). Silvio Costa Filho pretende ainda apresentar a
proposta ao procurador geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, ao governador Paulo Câmara, e a outras entidades da sociedade civil.

IOS abre cerca de 1.300 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional no Brasil

A partir da próxima segunda-feira (22/01) jovens e pessoas com deficiência que desejam entrar no mercado de trabalho têm até 21/2/2018 para se inscrever nos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Instituto da Oportunidade Social – IOS. São cerca de 1.300 vagas no total, distribuídas entre diversas regiões de São Paulo e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC). Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático e têm duração de até seis meses.

Para realizar a inscrição, os interessados deverão acessar: http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/ para ver a relação de documentos necessários e levá-los pessoalmente nas unidades do IOS mais próxima. As aulas começam em fevereiro e os inscritos deverão ficar atentos às redes sociais do Instituto para confirmação da data.

Além dos cursos, o IOS também oferece o programa de empregabilidade aos alunos que, em 2017, contribuiu para a colocação de mais de 1.000 alunos no mercado de trabalho, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 47%, de acordo com os estudos realizados pela entidade.

Entre os cursos oferecidos pelo IOS, está o curso presencial em Gestão Administrativa com ERP (TOTVS) – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o Ensino Médio e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. O curso inclui conceitos administrativos com aulas práticas no software, regras do negócio, comportamento e cidadania, conteúdo do pacote Office, além de Comunicação e Cálculo Matemático. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira.

“No Brasil, os jovens são os mais atingidos pela falta de empregos, maior taxa em 27 anos. Acreditamos que a capacitação é o caminho para ajudar os jovens a buscar a melhor oportunidade no mercado de trabalho e reverter esse cenário de desemprego. A missão do IOS é preparar e qualificar esses jovens para transformar essa realidade e o futuro de muitas famílias”, declara a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

Unidades do IOS http://ios.org.br/index.php/unidades/

Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco lança concurso público

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE/PE) publicou edital com as normas do concurso público que oferece dez vagas e cadastro de reserva para o cargo de Procurador do Estado.

As inscrições para os interessados em participar do certame iniciam em 23 de janeiro e vão até 2 de fevereiro, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/pge_pe_18_procurador. A taxa é de R$ 210,00.

OPORTUNIDADE – O cargo de Procurador do Estado exige que os candidatos sejam bacharéis em Direito, com diploma expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e tenham registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O vencimento ofertado é R$ 13.648,64, acrescido de gratificação de produtividade, e a jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Os candidatos serão avaliados por três etapas. As primeiras serão de prova objetiva e prova discursiva, previstas para 17 e 18 de março, respectivamente. Por fim, os inscritos serão classificados por meio de uma etapa de avaliação de títulos. Todas as fases serão realizadas em Recife (PE).

SERVIÇO

Concurso: Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE/PE)

Cargo: Procurador do Estado

Vagas: 10 (dez)

Vencimento: R$ 13.648,64, acrescido de gratificação de produtividade

Inscrições: de 23 de janeiro a 2 de fevereiro

Taxa: R$ 210,00

Provas objetiva e discursiva: 17 e 18 de março, respectivamente