Rejeitos de Brumadinho podem contaminar águas pernambucanas

Os efeitos do desastre ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais, poderão ser sentidos pela população pernambucana. É o que temem pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que estão realizando um estudo emergencial a partir de imagens de satélites para descobrir o alcance de uma provável contaminação da bacia do Rio São Francisco.

O responsável pelo estudo e pós-doutor em risco de desastres pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), Neison Freire, está avaliando os volumes em quilômetros quadrados e a velocidade de movimentação da lama. “Teremos a extensão da área de contaminação até determinada data. Saberemos se haverá possibilidade de atingir a bacia do São Francisco. Se houver contaminação lá, com certeza sentiremos aqui. Fatalmente o rio será contaminado. Procuramos agora o nível de contaminação. Mais cedo ou mais tarde isso chegará à foz, em Piaçabuçu, Alagoas”, explicou o pesquisador.

A bacia está ligada a mais de 500 municípios 18 milhões de pessoas. Em Pernambuco, Neison demonstra preocupação especialmente com a produção frutiovinocultura de Petrolina. “Os elementos dessa vez são mais pesados que os da barragem de Mariana, rompida em 2015. Por isso temos mais energia cinética (que dá velocidade à lama) e mais poder de destruição”, avalia.

Ele lembra que a produção das cidades próximas ao rio São Francisco são abastecidas por ele. “Se for detectado metal pesado nos melões ou nas mangas produzidas em Petrolina, sem dúvida as exportações para a Europa serão afetadas. O problema vai do pescador, do pequeno produtor, até o grande latifundiário. Falamos de um rio que já é muito sofrido. Pela contaminação por esgoto, desmatamento, assoreamento.”

O sacrifício de uma usina hidrelétrica, a de Retiro Baixo, será necessária, segundo Neison, para conter a lama. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, espera que os dejetos cheguem até Retiro Baixo entre 2 e 7 de fevereiro e já desligou suas turbinas. Mas, para o Governo Federal, a perspectiva de a lama chegar à bacia do Rio São Francisco é “baixa”.

O problema, contudo, não é a lama em si, mas os elementos químicos que se misturam na água, segundo o doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo Clemente Coelho. “Não veremos a parte física, aquela lama, mas sentiremos a partir do material diluído na água. E, mesmo se toda a lama fosse contida agora, esse material chegaria até o litoral através da cadeia de fauna e flora do rio São Francisco.

Sentiremos de uma forma invisível. Isso acontece aos poucos, de médio a longo prazo.”
O diretor-presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, Cepan, Severino Ribeiro, trabalhou na recuperação da bacia do Rio Doce, após o desastre da barragem de Mariana. Ele reforça a impossibilidade atual de saber se o minério fino chegará à bacia, mas concorda que ele pode adentrar no rio muitos quilômetros. “Uma série de variáveis, como o movimento do leito e a quantidade de metal pesado, definirá se sentiremos a contaminação aqui. Mas é preciso urgentemente evitar que a lama chegue às áreas de nascentes. O rio Paraopebas, já atingido, nunca mais será como antes, mesmo com muito trabalho.”

Regulação Estadual: inscrições para seleção simplificada terminam hoje

Termina hoje (28.01) o período de inscrição dos interessados em participar da seleção pública simplificada de Apoiadores Institucionais de Regulação. Ao todo, estão sendo ofertadas 23 vagas, sendo 18 para a Central de Regulação Ambulatorial e 5 para a Central de Regulação Hospitalar. Desse total, 5% são destinadas a pessoas com deficiência. O edital está disponível no portal.saude.pe.gov.br.

As vagas de apoiadores de Regulação Ambulatorial estão espalhadas por todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Já as para Regulação Hospitalar estão fixadas na I Geres, com sede no Recife. Todas as funções cumprirão uma carga horária semanal de 40 horas. O salário é de R$ 3,6 mil.

As inscrições podem ser realizadas via Sedex, com aviso de recebimento, ou presencialmente, nos endereços descritos no edital. No Recife, as inscrições presenciais devem ser realizadas no Complexo Regulador do Estado, localizado na antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (Praça Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista).

A seleção será feita por meio de avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório para todas as funções. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 14.02. Os recursos poderão ser realizados nos dias 15.02, 18.02 e 19.02. Já o resultado final sairá em 12.03.

O prazo de validade da seleção será de 24 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

QUEM PODE PARTICIPAR: O apoiador de Regulação Ambulatorial precisa ter diploma ou declaração de conclusão de graduação superior em qualquer área, emitido por instituição oficialmente reconhecida, autorizada pelo órgão competente. Também é preciso ter certificado ou declaração de pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu em Saúde Pública ou Coletiva ou Regulação, emitido por Instituição oficialmente reconhecida, autorizada pelo órgão competente; ou diploma ou declaração de conclusão de graduação de bacharelado em Saúde Coletiva.

Já para Regulação Hospitalar há duas especificações. Em uma delas, é preciso ter diploma ou declaração de conclusão de graduação em Enfermagem, além de registro no conselho de classe e comprovante de experiência de, no mínimo, 12 meses em Central de Regulação Hospitalar. Também há vagas para quem tem diploma ou declaração de conclusão de graduação superior em qualquer área e comprovante de experiência de, no mínimo, 12 meses em Central de Regulação Hospitalar. As atribuições para cada cargo estão descritas no edital.

Com melhora da confiança, 41% dos micro e pequenos empresários devem investir mais em 2019

Diante da perspectiva de recuperação da economia, os micro e pequenos empresários do varejo e comércio têm demonstrado maior apetite para realizar investimentos em 2019. É o que aponta dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento mostra que 41% desses empresários pretendem investir este ano, ante 35% em 2018. Por outro lado, 38% não planejam fazer qualquer tipo de movimento nesse sentido e 21% ainda não sabem o que farão.

O indicador que mede a propensão de investimento das MPEs (micro e pequenas empresas) passou de 41,4 pontos em janeiro de 2018 para 47,9 em janeiro de 2019, uma alta de 16% na comparação anual. Pela metodologia, quanto mais próximo de 100, maior a propensão para o investimento. Quanto mais próximo de zero, menor a propensão.

Entre os empresários que devem investir, seis em cada dez (60%) miram o aumento das vendas, enquanto 27% visam atender ao aumento da demanda e 25% querem adaptar sua empresa às novas tecnologias. A principal finalidade para esses recursos será a compra de equipamentos (31%). Em seguida, 26% buscam reformar a empresa e 22% ampliar seus estoques.

Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, a volta do apetite por novos investimentos reflete a melhora da confiança. “A expectativa com relação ao futuro da economia e dos negócios é de que a atividade econômica cresça com mais força este ano, impulsionando o consumo e, por consequência, o faturamento das empresas”, ressalta.

Demanda das MPEs por crédito avança 16% na comparação anual; 29% consideram processo de contratação difícil

A sondagem procurou saber o que os brasileiros esperam sobre o futuro da economia e de suas finanças. De acordo com o levantamento, 34% dos brasileiros estão otimistas a economia para os próximos meses, enquanto outros 34% se mantêm neutros, ou seja, não afirmam que as condições econômicas do país estarão melhores ou piores daqui seis meses. Já 27% disseram estar pessimistas.

Entre os que acreditam na retomada da economia, 43% não souberam dizer ao certo a razão. Para 40%, esse clima de otimismo está ligado ao fato de o cenário político se mostrar mais favorável, 12% atribuem à percepção de queda do desemprego e 11% por enxergarem uma estabilização nos preços. Na outra ponta, os pessimistas destacam os escândalos de corrupção (46%), o receio de que a inflação saia do controle (42%) e o desemprego (37%) como fatores que mais pesam.

Quando questionados sobre o que esperam para os próximos seis meses em relação às suas finanças, seis em cada dez brasileiros (61%) acham que sua vida financeira vai melhorar, contra apenas 9% que acreditam em uma piora. Há ainda 25% de entrevistados neutros.

Câmara de Caruaru aprova extensão da licença maternidade

Em dezembro de 2018 a Câmara Municipal de Caruaru aprovou emenda organizacional proposta pelo Poder Executivo, que estende o benefício de 180 dias da licença maternidade e 15 dias para licença paternidade, a todos os servidores comissionados, efetivos e contratados temporariamente. A emenda altera a Lei Orgânica de Caruaru neste sentido.

Antes, os servidores contratados precisavam ter pelo menos um ano de contrato e seis meses de trabalho para ter direito as licenças. No caso dos servidores comissionados, era necessário comprovar pelo menos seis meses de exercício.

Para o Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (PSDB), a Casa cumpriu seu papel e a licença maternidade e paternidade agora é um direito de todos. “Através da sensibilidade da Prefeita Raquel Lyra ao enviar este projeto para a Câmara, os vereadores e a vereadora cumpriram seu papel analisando e aprovando este benefício tão importante para as mães e pais que são agraciados com o dom da vida dado por Deus”.

Confira os ganhadores do Caruaru da Sorte

Sorteio Realizado 27/01/2019

1º PREMIO CINCO MIL REAIS (R$ 5.000,00)
GANHADOR: MARIA EVANI DA SILVA
CERTIFICADO: 310.311
ENDEREÇO: RUA IRMÃ EVELINE Nº341
CIDADE: DONA LICA II – SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
VENDEDOR: LÚCIA – DIST. RENATO
BOLAS: 46 24 19 39 55 36 23 11 45 56 01 33 28 21 18 05 32 03 35 50 38 49 48 13 52 40 31 04 17 15 47 07 57 41 34 26.
2º PREMIO CINCO MIL REAIS (R$ 5.000,00)
GANHADOR: ERONILDO JOÃO DA SILVA
CERTIFICADO: 67.354
ENDEREÇO: RUA JOÃO NARCISO Nº176
CIDADE: SÃO FRANCISCO – CARUARU
VENDEDOR: VALDO
BOLAS: 22 35 11 31 09 03 02 01 21 24 58 59 17 34 53 48 38 07 29 56 04 51 44 47 25 46 15 12 19 37 52 27 43 30 18 08 42 20.
3º PREMIO UMA MOTO HONDA START CG 160 0 KM (R$ 9.500,00)
GANHADOR: LOURINALDO CLEMENTE DA SILVA
CERTIFICADO: 318.706
ENDEREÇO: SÍTIO GUARIBAS
CIDADE: ZONA RURAL – BEZERROS
VENDEDOR: VILMAR
BOLAS 36 53 52 03 30 51 21 17 47 26 12 42 25 27 02 31 13 33 22 37 60 38 35 09 23 43 46 50 14 54 45 15 10 44 41 04 19 39 24 48.
4º PREMIO UM HONDA CITY 0 KM + DEZ MIL REAIS (R$86.000,00)
GANHADOR: MANOEL VICENTE FERREIRA FILHO
CERTIFICADO: 4.329
ENDEREÇO: RUA ANA PEGOUT Nº37
CIDADE: RIACHÃO – CARUARU
VENDEDOR: KAIO
BOLAS: 57 02 28 10 38 06 53 29 58 41 51 34 48 59 49 22 04 20 16 46 32 19 42 26 25 15 33 08 39 44 60 11 01 31.

Modalidade Giro da Sorte
10 Prêmios de R$1.000,00 – cada
1º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 285.230
GANHADOR: DEYVISON EDUARDO B. DA SILVA
ENDREÇO: RUA MESTRE TOTA Nº61
CENTRO – CARUARU
2º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 319.502
GANHADOR: MARIA DE LOURDES FERREIRA DOS SANTOS
ENDREÇO: RUA JOÃO PESSOA Nº170
PETRÓPOLIS – CARUARU
3º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 76.549
GANHADOR: JOSÉ EDVALDO RAMOS DA CRUZ
ENDREÇO: SÍTIO CALDEIRÃO DE BAIXO
ZONA RURAL – CACHOEIRINHA 4º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 253.089
GANHADOR: LEIDIANE JOANA DA SILVA
ENDREÇO: RUA LENILSON ARAÚJO DE MELO Nº201
INDIANÓPOLIS – CARUARU
5º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 271.843
GANHADOR: THAMARA BARBOSA DOS SANTOS
ENDREÇO: LAGOA DE PEDRA 2 – CARUARU

6º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 344.863
GANHADOR: GEORGIO JOSÉ GOMES
ENDREÇO: RUA LUIZ DE PASSOS
CENTRO – CARUARU 7º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 250.773
GANHADOR: LINDEILSON VASCONCELOS FRANÇA
ENDREÇO: RUA MANOEL DE MELO DONATO Nº43
LOT. JOÃO BARRETO – CARUARU
8º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 253.880
GANHADOR: ULISSES ANTÔNIO DA SILVA
ENDREÇO: SÍTIO CACHOEIRA SECA
ZONA RURAL – CARUARU
9º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 54.950
GANHADOR: CÍCERA MARIA DA SILVA
ENDREÇO: SÍTIO CACHOEIRA DO ARROZ
ZONA RURAL – TAQUARITINGA DO NORTE
10ºRODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 361.028
GANHADOR: LUIZ SEVERINO DA SILVA
ENDREÇO: SÍTIO BANDEIRA
ZONA RURAL – RIACHO DAS ALMAS

Qual é a diferença entre banco digital e open banking?

Unir as palavras “tecnologia” e “bancos” na mesma frase quase sempre provoca a consequência de presenciar, em seguida, os termos “Bancos Digitais” e “Open Banking”. Em ascensão nos últimos tempos, as expressões trazem à tona a necessidade de instituições financeiras se modernizarem e garantirem uma nova atuação diante do inegável avanço das fintechs em âmbito global. Apesar de similares, as expressões trazem significados distintos: você sabe o que significa cada um deles?

Para Davi Cunha, head de Digital Banking da Sciensa, consultoria de Transformação Digital, os Bancos Digitais são uma etapa de evolução necessária dentro da jornada para o Open Banking, que representa uma verdadeira transformação do setor financeiro. “A digitalização de instituições financeiras, caracterizada pela estruturação dos bancos digitais, está ligada a um modelo de negócio preparado para apresentar conteúdo on-line, com flexibilidade de interação via canais digitais e ampla conveniência para o usuário, enquanto o Open Banking abrange um cenário maior, e que habilita novos modelos de negócio proporcionados por meio de APIs abertas e novos ecossistemas de negócios”, explica.

Na prática, o último termo pressupõe uma mudança na mentalidade dos executivos: menos competição com fintechs e mais cooperação para proporcionar uma experiência do usuário mais satisfatória, ágil e eficiente. “Abrir-se para novas parcerias e ecossistemas significa oferecer uma oportunidade única de, em longo prazo, reter e conquistar clientes com eficiência e velocidade”, destaca Cunha.

Chegar até lá, entretanto, não é uma tarefa fácil. De acordo com a Big Data Executive Survey 2018, 99% dos executivos no setor financeiro dizem que suas empresas estão tentando se tornar mais ágeis, a exemplo das start-ups (“orientadas por insights”), mas apenas um terço deles relata ter sucesso nessa operação.

“Muitos executivos ainda não sabem por onde começar ou como adaptar sua operação atual aos novos modelos. Mexer na estrutura de grandes instituições financeiras envolve diversos estudos e tentar fornecer o maior número de serviços por conta própria pode surtir o efeito contrário do esperado. Nessa nova era, saber como se posicionar e quais parcerias fazer é um aspecto primordial para o sucesso”, afirma o executivo.

O banco como plataforma: novo modelo para clientes cada vez mais exigentes

Para a Sciensa, ter sucesso nesse novo ambiente depende de um olhar relacionado a facilitar a troca entre consumidores e fornecedores de serviços financeiros, movido pela forte colaboração. Nesse caso, grandes instituições financeiras podem tornar-se um verdadeiro marketplace de serviços financeiros e, indo além, terão a capacidade oferecer e inclusive monetizar uma série de serviços adicionais, como verificação de identidade, Know Your Customer (KYC), identificação de fraudes, entre outros.

“Vale a pena participar desse momento de mudança. O Open Banking e seu modelo baseado em APIs abertas representam uma oportunidade única para as instituições financeiras tornarem mais rápida a oferta de novos produtos e serviços, permitindo às instituições financeiras retomar o controle da jornada do cliente, oferecendo novas experiências com extrema personalização”, finaliza Cunha.

Sobre a Sciensa

Fundada em 2010, a Sciensa é uma consultoria especializada em inovação e transformação digital. Sob a missão de trazer resultados aos negócios por meio da tecnologia, a companhia atua desde a análise de processos até à implantação de soluções personalizadas. Com 140 colaboradores no Brasil, o principal compromisso da Sciensa é entregar uma estratégia diferenciada e ser parceira de seus clientes na co-criação de projetos.

Nena Queiroga reúne grandes nomes da música local em tarde de “Ensaio Aberto”

Tomando para si a alegria e a efervescência do período carnavalesco, a cantora Nena Queiroga reúne uma gama consagrada de artistas locais para primeira apresentação do projeto “Ensaio Aberto”, que acontecerá neste domingo (3), a partir das 15h, no bairro de Campo Grande (Rua Jerônimo Vilela, 509). Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos através dos telefones: (81) 3204-0489; (81) 997290840.

O evento, que deve acontecer semanalmente, receberá, em sua apresentação abre-alas ao público os músicos Adilson Ramos, Ed Carlos, Maestro Forró, Adilson e Maestro Spok. Para além dos músicas, a artista também recebe ao palco as cantoras Michelle Melo e Bia Villa-Chan; O coral Edgard Moraes , o grupo Fulô de Mandacaru e a Família Chumbago.

“Carnaval é a época em que, verdadeiramente, celebramos a grande confraternização universal: nas ladeiras, nas ruas. E o Ensaio Aberto, além de reunir artistas incríveis da música pernambucana, é para todos, para celebrarmos esse sentimento coletivo”, pontua Nena Queiroga, idealizadora do projeto.

NENA QUEIROGA – Filha do radialista Luiz Queiroga e da cantora Mêves Gama, a vocalista nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu em Recife. Com a veia artística correndo nas veias, integrou, na adolescência, o grupo Quarto Crescente, ao lado do irmão Lula Queiroga. Sua contribuição para a produção musical local lhe rendeu os títulos de Cidadã Pernambucana e Recifense, entre 2012 e 2016, respectivamente. E o reconhecimento não parou por aí. Em 2018, foi a grande homenageada do Carnaval do Recife.

Serviço

Ensaio Aberto com Nena Queiroga

Dia: 03 de Fevereiro de 2019 (domingo)

Horário: A partir das 15h

Local: Rua Jerônimo Vilela, 509 – Campo Grande/Recife – PE

Ingressos e informações: (81) 3204-0489; (81) 997290840

Região nordeste é oportunidade para quem deseja empreender

Que o Nordeste é uma região privilegiada por suas belezas naturais, gastronomia diversificada e culturas incomparáveis, disso ninguém duvida. Mas, para além das paisagens e dos encantos, a localidade também representa uma boa oportunidade para quem deseja empreender. De acordo com o Boletim Regional do Banco Central do Brasil, publicado em outubro do ano passado, o índice de atividade econômica cresceu 1,5%, na região, em comparação com o trimestre anterior. Para 2019, a expectativa é a recuperação da economia e o crescimento do PIB.

E foi aproveitando esse bom momento que a Mr. Kids, rede de vending machines, abriu 11 novas franquias na região, o equivalente a 22% de todas as novas unidades lançadas pela rede em 2018. E o crescimento da franquia não para por aí: a rede ainda tem grandes planos de expansão nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande no Norte e Maranhão e já tem negociados 298 pontos para quem deseja empreender nestes locais. “O Nordeste é uma localidade com boas oportunidades de investimento. Com enorme potencial de consumo, economia diversificada e grandes centros urbanos, a região tem espaço para novos empreendimentos e, principalmente, para o crescimento de microfranquias como a Mr. Kids”, afirma Antônio Chiarizzi, fundador da rede.

Para o empresário, o crescimento da franquia na região pode ser explicado por uma série de motivos, que não só a retomada da economia: “O nosso crescimento no ano passado foi resultado não só do avanço econômico da região, mas também do nosso plano de negócio. Oferecemos uma franquia de baixo custo, com resultados reais e concretos, pontos já contratados para início imediato, além da plena aceitação dos nossos produtos para o público alvo”, enumera Chiarizzi.

No mercado de vending machines desde 2012, a Mr. Kids vem acompanhando as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, o segmento com maior crescimento no último trimestre do ano passado foi Entretenimento e Lazer, com alta de 25,2%.

Ao todo, a Mr. Kids conquistou 50 novos franqueados no ano passado, em todas as regiões do Brasil. “Nossa meta para 2019 é atrair 60 novos franqueados no país todo. Temos um plano de expansão muito claro para a região Nordeste, que é um local promissor, com pontos disponíveis nas capitais e cidades do interior também. Buscamos franqueados em locais onde há demanda, mas não há oferta”, destaca Chiarizzi.

Para quem deseja empreender, apostar em uma franquia de baixo custo pode ser a forma de começar a entrar no mundo dos negócios. “A Mr. Kids, como microfranquia, oferece aos franqueados a possibilidade de trabalhar nos horários que lhe são mais convenientes: é necessário apenas a alimentação das máquinas com os produtos, e isso pode ser feito em qualquer horário do dia. Também somos uma opção para quem já tem longa experiência nos negócios e busca uma renda extra”, afirma Chiarizzi. O valor para comprar uma franquia é de R$ 18.700 e o faturamento mensal é a partir de R$ 2000.

SOBRE A MR. KIDS

Fundada em 2012, a Mr. Kids é uma rede de microfranquias de vending machines que trouxe ao segmento uma solução um tanto quanto inovadora: não apenas uma máquina de brinquedos, e sim, o sonho do próprio negócio para novos empreendedores. Atualmente são mais de sete mil máquinas espalhadas em aeroportos, comércios e supermercados. Mais informações www.mrkids.com.br.

Quinzena do aposentado Caixa oferece condições especiais

Pessoas caminham diante de agência da Caixa no Rio de Janeiro
20/08/2014 REUTERS/Pilar Olivares

A CAIXA vai ofertar benefícios e condições especiais em produtos e serviços bancários para marcar o Dia do Aposentado, comemorado em 24 de janeiro. Durante a Quinzena do Aposentado, que vai até o dia 13 de fevereiro, aposentados e pensionistas do INSS terão até 10% de desconto na taxa do consignado.

Além disso, serão oferecidos descontos em cesta de serviços de conta corrente e poupança, reversão do valor da cesta para crédito em celular, diminuição da aplicação inicial em fundos de investimentos, descontos e vantagens em seguros e previdência privada, e isenção da primeira anuidade do cartão de crédito.

Jeyson Cordeiro, superintendente nacional de Estratégia de Clientes da CAIXA, observa que o cliente pode economizar o valor de algumas parcelas contratando o crédito consignado da CAIXA a taxas ainda mais baixas. “A taxa de juros que a CAIXA cobra no consignado INSS já é uma das mais baratas do mercado e na Quinzena ela está ainda mais atrativa”, afirma o superintendente.

Para o cliente que trouxer para a CAIXA o consignado de outro banco, o benefício é ainda maior, se comparadas as taxas comumente praticadas no mercado. “Um cliente que recebe um salário mínimo e tem um consignado em outro banco com valor de R$ 300,00 de prestação, por exemplo, e trouxer o seu consignado para a CAIXA com a menor taxa da Quinzena, pode receber até 13% de desconto na parcela, o que representa uma economia de R$ 40,00 na prestação mensal”, disse.

Em uma das frentes de atendimento especial, os beneficiários do INSS poderão antecipar a realização da sua prova de vida e aproveitar os benefícios da Quinzena. “O cliente pode ter um atendimento personalizado e em um horário que seja mais confortável para ele”, explica a gerente nacional da Estratégia de Clientes Renda Média e Básica da CAIXA, Elaine Barros Nishiyamamoto.

Elaine comenta ainda que a Quinzena do Aposentado não é uma ação isolada em homenagem ao Dia do Aposentado. “É uma ação fundamental de uma estratégia maior que vai levar a CAIXA e os aposentados a um novo patamar de relacionamento, priorizando a jornada do cliente, seja ela física ou digital. A gente quer que a CAIXA seja percebida como o banco de primeiro relacionamento dos aposentados”, disse.

O aposentado que tiver interesse em conhecer melhor todos os benefícios e condições especiais sobre a Quinzena do Aposentado pode acessar o site www.caixa.gov.br/quinzenadoaposentado.

25/01/2019

Pequenos negócios usam nomes fantasias para se diferenciar no mercado

Três em cada quatro pequenos negócios no Brasil têm um nome fantasia e grande parte delas também possui logomarca própria. É o que apontou a pesquisa “O Registro da Marca nos Pequenos Negócios”, envolvendo 4.002 empresários. Apenas 19% deles, porém, procuraram registrar sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro, necessário para garantir a exclusividade em seu uso para um produto ou serviço.

O segmento das microempresas (ME) foi onde o uso do nome fantasia mais predominou, com 84%. Os microempreendedores individuais (MEI) também estão adotando esta prática, sendo que 68% dos entrevistados fazem esse uso, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) somam 83%. Conforme a pesquisa, realizada em agosto, três em cada cinco (59%) empresas entrevistadas já trabalham com uma logomarca própria, um percentual pequeno entre os MEI (42%) e entre os setores da indústria e construção civil (54%). A amostragem considera que, mesmo que ainda apresentem números mais reduzidos, é uma parcela considerável com logomarcas.

“Registrar a marca é fundamental para garantir a exclusividade do uso, além de proteger sua identidade frente ao mercado. Para os pequenos negócios, representa, na prática, um diferencial competitivo com resultados reais que impactam favoravelmente o relacionamento com os clientes. Toda empresa deve cuidar do seu patrimônio imaterial”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Vinicius Lages.

Apenas um em cada três entrevistados (34%) já buscou informações sobre o registro da própria marca. O menor percentual está entre os MEI (21%) e do comércio (30%), sugerindo que essa medida é uma preocupação apenas de empresas maiores. Apenas um em cada quatro dos empreendedores (34%) buscou orientações sobre o registro em outras fontes, sendo que o INPI foi a principal origem das pesquisas. Mas, mesmo assim, 81% ainda não fizeram seus pedidos de regularização do uso no instituto. As respostas foram de que nunca precisaram (52%), nunca pensaram nisso (37%), não sabiam que precisava registrar (25%) não sabem como fazer (24%) e os custos do INPI são altos (14%), entre outros. “Conhecer o sistema de marcas é essencial para os pequenos negócios. Em primeiro lugar, deve ser feita uma pesquisa prévia para saber se a marca a ser usada já foi registrada no INPI, de modo a evitar que a empresa seja, futuramente, impedida de utilizar o nome e/ou logo. Além disso, com o registro de marca, a empresa poderá criar sua identidade e impedir que terceiros se aproveitem dela. Vale ressaltar que a parceria com o Sebrae é uma das principais iniciativas para estimular o registro das marcas. Com foco neste grupo, que tem desconto no valor das retribuições, o INPI também simplificou procedimentos e reduziu o prazo de análise para menos da metade do que era há pouco mais de um ano”, explica o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel.

A maior parte dos entrevistados, principalmente dos segmentos da indústria e construção civil, afirma que recorreu a mais de uma forma para conduzir o processo de registro de sua marca e um a cada três empreendedores (34%) declararam que fizeram os trâmites sozinhos. Foi o caso da empresária Samar Semann, que transformou a pasta de alho “Oh My Garlic!”, em uma das marcas mais conhecidas no Centro-Oeste e Sudeste do país. Há dois anos, ela e o marido Nijed procuraram o INPI para colher informações sobre o processo de registro. “Foi o primeiro passo que demos quando decidimos criar o produto”, conta a empresária. “As orientações foram importantes e não precisamos de nenhum escritório, todo o processo durou dois anos”, explica.

Mas mesmo estando envolvidos no processo, um a cada três admite não conhecer as regras que definem a sua própria marca. “Se por um lado a pequena empresa tem condições de contratar um escritório para cuidar dos trâmites, o microempreendedor individual aprende a fazer tudo sozinha”, explica Lages. Maria Adeneide Mendonça não sabe os trâmites do processo e não acompanha o andamento do registro da “Tapioca da Tia Dê”, a tapiocaria criada no centro de Palmas (TO). Mesmo sem a sua marca registrada, ela avalia que é de extrema importância tê-la: “É uma possibilidade do empreendedor expandir, fazer seu negócio ser conhecido e atravessar fronteiras”.

A marca pode agregar valor às empresas e aos seus produtos, atraindo e fidelizando o consumidor. A marca registrada, segundo o INPI, garante ao seu titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de 10 anos, a partir da data da concessão. Esse registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de 10 anos. O Sebrae mantém parceria com o INPI para disseminar o uso dos ativos de propriedade industrial para os pequenos negócios. Uma das ações realizadas no âmbito dessa parceria foi o curso online de marcas e patentes do programa InovAtiva. Os vídeos desse curso estão disponíveis no Youtube.

Principais resultados da pesquisa

76% dos pequenos negócios têm um nome fantasia, sendo que entre os MEI essa proporção cai para 68%
59% possuem uma logo ou logomarca, sendo que entre os MEI essa proporção cai para 42%
34% já procuraram informações sobre registro de marca. O Site do INPI é a principal fonte de informação
Apenas 19% dos pequenos negócios já fizeram um pedido de registro de marca no INPI. O principal motivo elencado para não solicitação de registro de marca foi a falta de necessidade
Entre as empresas que já fizeram um pedido de registro de marca, 65% tinham conseguido o registro no momento da entrevista