Caruaru realiza Dia do Campo e consolida novas políticas para o desenvolvimento rural e segurança alimentar

Foto: Elvis Edson/Secom PMC

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, promoveu o Dia do Campo de Alimentos Biofortificados, na Comunidade Católica da Restauração. O evento marcou um avanço importante nas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à inovação produtiva e à segurança alimentar no município.

Durante a programação, foi assinado o decreto que institui a Política Municipal de Incentivo à Produção Melífera e ao Desenvolvimento de Produtos e Serviços Apícolas e Meliponícolas de Qualidade em Caruaru, uma ação inédita que valoriza os produtores locais e impulsiona a cadeia produtiva do mel.

Outro ponto alto foi o lançamento do Programa Municipal de Quintais Produtivos Biofortificados, com a implantação do primeiro quintal no município. A iniciativa visa ampliar o acesso a alimentos mais nutritivos, cultivados em áreas familiares, com foco na sustentabilidade e na segurança alimentar.

Na ocasião, também foram entregues os quatro primeiros selos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), garantindo a legalidade e qualidade de produtos como: Casa de Farinha, Casa de Mel, Polpa de Frutas e Doces e Geleias. O SIM possibilita que os pequenos produtores comercializem seus produtos com mais segurança e alcance.

Além disso, a Prefeitura realizou a entrega de dois tratores agrícolas, frutos de parceria com o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), e promoveu a distribuição de mudas e sementes de alimentos biofortificados, reforçando o apoio direto ao pequeno produtor.

O prefeito Rodrigo Pinheiro destacou a importância da ação para o futuro do campo em Caruaru: “Esse é um momento que reforça nosso compromisso com o agricultor familiar. Estamos promovendo dignidade, segurança alimentar e oportunidades reais de crescimento para quem vive e trabalha na zona rural. O campo de Caruaru tem força, e o nosso governo acredita e investe nessa força.”

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, também ressaltou o impacto social da iniciativa: “Hoje foi um marco para a agricultura de Caruaru. As ações realizadas aqui vão além da produção — elas tocam na qualidade de vida, na geração de renda e na autonomia do nosso povo. Estamos construindo uma política rural moderna, inclusiva e eficiente.”

O evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Caruaru em desenvolver políticas públicas que promovam o desenvolvimento rural sustentável, com foco na inovação, na valorização da produção local e na melhoria da vida das comunidades rurais.

Casa Rosa recebe programação especial para a semana do São João

Os dias mais animados de junho estão prestes a começar — e o Mercado Cultural Casa Rosa, no coração da Feira de Caruaru, será palco de uma explosão de forró, tradição e alegria! De 20 a 24 de junho, o espaço mais charmoso do Parque 18 de Maio recebe o ápice do Maior e Melhor São João do Mundo com uma programação imperdível!

Prepare-se para muito forró, xote e os ritmos que embalam o Nordeste, com artistas da terra que prometem colocar todo mundo pra dançar! A festa começa sempre ao meio-dia, mas a Casa Rosa abre as portas às 11h com entrada gratuita.

Além dos shows, o público poderá aproveitar quiosques com petiscos, guloseimas e bebidas variadas. Para os pequenos, o Espaço Kids garante diversão com recreadores e delícias especiais para a criançada.

Confira as atrações:

Sexta (20):
12h – Paula Santana
14h – Barthô e Banda
16h – Derso Luiz e Banda

Sábado (21):
12h – Trio Os Vitalinos
14h – Edilene Lyra
16h – Lula Viegas

Domingo (22):
12h – Leonora Moreno
14h – Elias Guinho
16h – Banda Topázil

Segunda (23):
12h – Trio Forró da Gota
14h – Casca e Nó
16h – Jailson Rosset

Terça (24):
12h – Léo Domingos
14h – Gilsinho Costa
16h – Fábio Duarte

Mistura de forró e poesia embalam público na Estação Ferroviária

Quem veio à Estação Ferroviária nessa quarta-feira (18) aproveitou um repertório variado nos Polos do Repente Lídio Cavalcanti, Pífanos Sebastião Biano e Camarão, destacando a cultura do Nordeste por meio do forró tradicional, poesias e o som forte e envolvente dos pífanos.

A noite fria começou a pegar fogo com o arrasta-pé no Polo Camarção, a banda Nordeste Para Você apresentou um repertório com forró tradicional, revivendo grandes sucessos de Luiz Gonzaga. Ainda subiram ao palco Carlinhos Bala, Lucas Silva e a banda pernambucana Bicho do Mato.

O público aproveitou cada segundo no Polo do Repente Lídio Cavalcanti com a belíssima apresentação de Vitoria do Pife. A caruaruense está em processo de produção do seu primeiro álbum, intitulado “Assobios ao Vento”, previsto para ser lançado ainda este ano. Na sequência, foi a vez dos declamadores Luiz do Sertão, Irã Bradock e Conceição França, além das apresentações da Casa Centenária da banda Forró Capital Nordestina.

Já no Polo no Polo dos Pífanos Sebastião Biano, a noite foi muito especial com a apresentação da Banda de Pífanos da Inclusão, formada por integrantes da Associação da Pessoa com Deficiência de Caruaru (Apodec), destacando a importância da diversidade e da valorização das raízes culturais da região. A noite do Polo ainda foi abrilhantada com as Bandas de Pífanos Girassol e Bonecos de Barro. “Fiquei muito emocionado com essas apresentações aqui na Estação, deveríamos ter São João o ano todo em nossa cidade, fico feliz com essa valorização dos artistas de nossa cidade”, afirmou a professora Cristina Angélica.

Programação desta quinta-feira (19)

Polo Camarão – 18h30
Seu Luiz e os Comparsas
Forró do Amasso
Som do Amor
Pikap Turbinada

Polo Juarez Santiago 19h
Trio Marcha Lenta
Trio Arupemba
Trio Nós Todos
Trio Orlando do Acordeon

Polo dos Pífanos 19h
Banda de Pífanos Camaleão
Banda de Pífanos Girassol
Banda de Pífanos Zabumba Caruaru

Polo do Repente 18h
Do Pátio ao Repente – Batalha de Rimas
Declamadores: Mateus Farias e Valdes Soares
Festival dos Poetas de Feira

Governadora Raquel Lyra lança 25ª Fenearte nesta sexta (20)

Nesta sexta-feira (20), no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife, a governadora Raquel Lyra lança a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior feira de artesanato da América Latina. Durante a solenidade, será divulgado o tema desta edição que vai celebrar os 25 anos do evento, além de ser feita uma homenagem a três pessoas importantes para a criação da feira.

O lançamento também terá a presença de dois artesãos pernambucanos que são guardiões da cultura popular do Estado: o mestre Luiz Antônio, 80 anos, com a arte em barro de Caruaru, e a indígena Francisca Xukuru, 79 anos, com a renascença de Pesqueira.

Sexta-feira, 20 de junho de 2025

9h – Lançamento da 25ª Fenearte

Local: Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife)

Boa noite de sono é essencial para curtir maratona junina com saúde e disposição

Os caruaruenses já vivem a expectativa para o fim de semana mais aguardado do ciclo junino. Com o feriado de Corpus Christi nesta quinta (19) e o Dia de São João celebrado na próxima terça-feira (24), a expectativa é intensa para curtir a programação nos diversos polos festivos da cidade. Mas, para encarar essa verdadeira maratona junina com disposição, especialmente com a chegada do inverno no sábado (21), o sono de qualidade deve ser um dos maiores aliados dos forrozeiros.

Rosângela Oliveira, auditora fabril da Rodrigues Colchões, empresa que vem expandindo suas operações no interior do Estado e inaugurou recentemente uma fábrica em Agrestina, reforça a importância do descanso. “Com tantas festas, danças, comidas típicas e muita diversão neste mês de junho, uma boa noite de sono é indispensável para ajudar o corpo a se recuperar. Dormir bem ajuda a restaurar as energias, aliviar o cansaço e fortalecer o sistema imunológico, que pode ficar mais vulnerável nesse período”.

Além da quantidade de horas dormidas, a especialista ressalta que a qualidade dos itens usados para dormir faz toda a diferença. “Colchões desgastados podem não oferecer o suporte adequado ao corpo, o que provoca dores nas costas, no pescoço e desconfortos musculares. Além disso, o acúmulo de ácaros, poeira e outros alérgenos nesses itens pode agravar problemas respiratórios e desencadear alergias e crises de asma, que já são mais comuns nesta época do ano”.O travesseiro, muitas vezes negligenciado, também exige atenção. “Se estiver muito velho u deformado, pode não apoiar corretamente o pescoço, provocando dores e afetando a qualidade do sono”.

Na hora de escolher esses itens, Rosângela Oliveira orienta que não há uma fórmula única. “Cada pessoa tem necessidades diferentes. O ideal é buscar produtos que atendam às preferências pessoais ou sigam orientações médicas, quando necessário. Mas é importante observar critérios como conforto, suporte, firmeza e o tamanho adequado. Por exemplo, a largura e o comprimento do colchão devem ser suficientes para permitir que a pessoa se movimente livremente durante a noite, sem se sentir apertada ou desconfortável. E sempre recomendamos testar antes de comprar”.

Rodrigues Colchões – Fundada há quatro anos e integrante do Grupo Rodrigues, referência no varejo supermercadista há mais de três décadas, a empresa inaugurou sua fábrica em Agrestina com 100 colaboradores, impactando diretamente a vida de centenas de famílias na região. Sua trajetória começou em 2021, ao adquirir o Grupo Eurosono, dando os primeiros passos no setor de camas e colchões, incorporando 15 lojas e um parque fabril no Amazonas. No ano seguinte, com 23 lojas e um faturamento de R$ 30 milhões em apenas oito meses, ampliou sua estrutura com a implantação de centros de distribuição em Manaus, Santarém, Boa Vista e Belém, além do lançamento oficial da marca. Em 2022, adquiriu seu segundo parque fabril, no Pará, e chegou à marca de 57 lojas. Nos anos seguintes, continuou sua expansão: foram 84 lojas em 2023 e 110 pontos comerciais em 2024. Hoje, a Rodrigues Colchões já soma 130 lojas estrategicamente distribuídas em todo o território nacional, conta com mais de 1.100 colaboradores e projeta um faturamento superior a R$ 500 milhões, alcançando mais de 30 municípios brasileiros.

Abertas inscrições para 23ª edição do Férias no Campus

Foto: Vinicius Gomes

Estão abertas as inscrições para a XXIII edição do Férias no Campus do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). A programação deste ano traz cursos, oficinas e workshops. As atividades são voltadas para estudantes da graduação e do ensino médio. Além disso, há também ações para profissionais atuantes no mercado e para a comunidade.

De terça a sexta-feira, dias 1º a 4 de julho, a Asces-Unita vai promover o seu maior programa de extensão universitária do ano. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas por meio do site do projeto (https://app.eventmaster.com.br/event/fc25/site).

O evento é uma excelente oportunidade para aprender, se desenvolver e se conectar com a comunidade, tanto em termos de formação profissional como de crescimento pessoal e cultural.

Os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, História, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais e as Engenharias estarão presentes para tratar de temas relevantes à todos.

Entre as oficinas oferecidas este ano estão:

* Preparação Estratégica e Emocional para a 2ª Fase da OAB;
* Meios Consensuais e Resolução de Conflitos;
* Caruaru revisitada – presente e passado em fotocolagens;
* Excel Básico;
* Impactos da Guerra Comercial para a Política Externa e Economia Brasileira;
* O que é e como montar uma startup;
* Documentação em Comércio Exterior;
* Auto Maquiagem e Beleza Feminina;
* Campus em Movimento: Aqueça suas Férias com a dança;
* Como Montar uma Marmita Saudável e Econômica;
* Oficina de exercícios para uma gravidez saudável;
* Oficina de Cafés Filtrados – Coar para Conectar: Sabores, Espaços e Convivência;
* Oficina sobre Plástica dos Pés e Spa dos Pés.

Além disso, no dia 1º de julho será realizada na Via Parque, em frente ao INSS, uma manhã repleta de serviços voltados à comunidade. A partir das 7h da manhã os estudantes da Asces-Unita vão oferecer à população atendimentos, consultas, orientações e exames gratuitos em diversas áreas.

Secretarias de Cultura e Comunicação abrem credenciamento de imprensa para o 33º FIG

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que está aberto o credenciamento para veículos e profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura jornalística do 33º Festival de Inverno de Garanhuns, que será realizado de 10 a 27 de julho de 2025.

O credenciamento começou nesta segunda-feira (16) e vai até às 12h do dia 23 de junho, próxima segunda-feira. As inscrições devem ser feitas pelo link: (https://docs.google.com/forms/d/1YWnW9RgtFbywaowxHE12tKtG5-FS_boE6QZLvASlpdg/edit).

A confirmação do credenciamento se dará exclusivamente pelo e-mail informado no ato da inscrição. Por isso, os interessados devem se certificar de que o endereço está funcional.

A entrega das credenciais ocorrerá nos dias 8 e 9 de julho (terça e quarta-feira), das 9h às 15h, na Secretaria de Comunicação, localizada na Rua Siqueira Campos, bairro Santo Antônio.

Sebrae realiza mutirão em Garanhuns com foco em saúde financeira dos pequenos negócios

Dados da Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae, mostram que em Pernambuco, no fim do ano passado, 26% dos empreendedores de menor porte tinham dívidas e empréstimos e estavam atrasados com estas obrigações. Além disso, o pagamento desses débitos representava mais de 50% dos custos mensais de 24% das empresas e pelo menos a metade dos empreendedores que tentaram não conseguiram empréstimo. Para ajudar os empresários do Agreste nessa questão, o Sebrae/PE realiza, no dia 26 de junho, o Mutirão Acredita, onde os participantes poderão conseguir acesso a crédito e renegociar dívidas com condições diferenciadas. O evento acontecerá na sede da entidade em Garanhuns, e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link:
https://pe.loja.sebrae.com.br/mutir-o-acredita-uam-103921755

A iniciativa de apoio aos pequenos negócios já passou pelo Recife, Caruaru e Serra Talhada e também vai acontecer nos municípios de Araripina e Petrolina. Em Garanhuns, o Mutirão começa às 8h com credenciamento e consultorias sobre orientação para crédito e finanças. Às 9h será realizada palestra com o tema “A importância do crédito para as Micro e Pequenas Empresas”, com Raphael D´Emery, analista do Sebrae/PE.

A partir das 10h, o tema em debate será “Como reduzir custos e aumentar lucros”, com Cleto Paixão, analista do Sebrae/PE. Na parte da tarde, das 14h às 16h, será realizada palestra sobre “Microempreendedor Individual (MEI)”, com Ana Paula Santos, também analista da instituição e responsável pelo projeto.

“Além das palestras e consultorias, teremos aqui bancos e instituições financeiras que estarão disponíveis para negociação de débitos e orientação sobre a questão do crédito. Entre os participantes do Mutirão Acredita estão o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Bradesco, além da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Garanhuns”, destaca Ana Paula.

A analista acrescenta ainda que entre as vantagens para os empreendedores em participar do evento também está a possibilidade de obter financiamento com garantia complementar de até 80% por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), administrado pelo Sebrae.

ACREDITA

O Sebrae tem atuado junto ao Governo Federal no Programa Acredita para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), cerca de 30 instituições bancárias de todo o país estão aptas a ofertar os recursos que foram estimulados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae. Esse montante vai viabilizar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos três anos. A instituição também oferece aos empreendedores orientação e acesso a informações para apoiar na decisão antes da tomada de crédito e ao longo de toda a jornada até a liquidação do empréstimo.

SERVIÇO:
Mutirão Acredita em Garanhuns
Quando: 26 de junho
Horário: 8h às 16h
Onde: sede do Sebrae Garanhuns, localizada na Avenida Rui Barbosa, 671, no Bairro Heliópolis.
Inscrições: https://pe.loja.sebrae.com.br/mutir-o-acredita-uam-103921755

Estudantes dos ensinos médio e técnico têm até 7 de julho para se inscrever no edital do Compet Médio-Tec

Estão abertas, até o dia 7 de julho de 2025, as inscrições para o Edital nº 19/2025 – COMPET MÉDIO-TEC: Habilidades de Futuro para o Ensino Médio e Técnico, uma iniciativa do Governo de Pernambuco que vai apoiar 100 projetos voltados à formação tecnológica de alunos e professores da rede pública estadual.

A proposta é conectar escolas a empresas e organizações parceiras, com o objetivo de formar jovens em áreas ligadas à inovação e às tecnologias emergentes, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem.

O programa é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), pela Secretaria de Educação (SEE-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O investimento total é de R$ 3,34 milhões, com recursos da SEE-PE, e vai garantir até 1.000 bolsas para estudantes, além de bolsas mensais para professores coordenadores.

“É um edital que atua na base, incentivando desde cedo o interesse pela inovação, com impacto direto na empregabilidade dos nossos jovens. Eles aprendem resolvendo problemas reais das empresas e organizações parceiras, em áreas como inteligência artificial, internet das coisas, ciência de dados e computação em nuvem”, destaca Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

A iniciativa representa um importante passo para aproximar a educação pública das demandas do mercado de trabalho e do ecossistema de inovação. Ao promover o desenvolvimento de projetos aplicados, o programa contribui para a formação de competências técnicas nos estudantes e para o fortalecimento do protagonismo docente. “A Facepe, como instituição executora da política de fomento à ciência e tecnologia no estado, exerce papel fundamental ao garantir a estrutura técnica e operacional do edital, além de assegurar a transparência e a qualidade na seleção e acompanhamento dos projetos”, ressalta Fernanda Pimentel, diretora-presidente da Facepe.

Para a produtora e videomaker, Juliana Vasconcelos, participar do Compet Médio-Tec foi uma experiência transformadora. A profissional participou do edital, no ano passado, na Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, com o projeto coordenado pelo professor Danilo Lúcio. Ao longo do curso, ela adquiriu conhecimento nas áreas de produção visual e ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) que ampliaram sua visão de mercado. “Fui selecionada para a bolsa de estágio oferecida pelo próprio projeto, o que me proporcionou a oportunidade de estagiar na produtora 12 Polegadas Produções. Lá, pude aplicar na prática tudo o que aprendi. Participei da produção de documentários, de um longa-metragem e de gravações publicitárias. Essas experiências me ajudaram a encontrar um caminho na minha carreira”, destacou.

Como funciona:
Cada projeto é coordenado por um professor da rede estadual e pode envolver até 100 estudantes do ensino médio ou técnico. Desses, 10 alunos serão selecionados para uma etapa prática, com três meses de atividades em empresas, ONGs, cooperativas ou órgãos públicos sediados em Pernambuco. Durante essa fase, os estudantes recebem bolsa de R$ 700 por mês. Já o professor coordenador recebe bolsa mensal de mais de R$ 3 mil durante todo o projeto.

Quem pode participar:

Professores da rede estadual (ETEs, EREMs ou Escolas Regulares)

Alunos matriculados no ensino médio ou técnico da rede estadual

Empresas e organizações sediadas em Pernambuco, como parceiras dos projetos

Os projetos devem propor ações práticas em temas diversos, como saúde, segurança, educação, meio ambiente, agronegócio, entre outros, mas sempre associados a alguma tecnologia do futuro.

Serviço:
Edital: nº 19/2025 – COMPET MÉDIO-TEC – FACEPE
Inscrições até: 7 de julho de 2025, às 23h59
Submissão pelo sistema: https://agil.facepe.br
Valor máximo por projeto: R$ 33.400,00 (exclusivo para bolsas)
Investimento total: R$ 3,34 milhões
Mais informações: www.facepe.br
Edital: Clique aqui para acessar o edital completo

Parceria entre HRA e Hemope incentiva doação de sangue em Caruaru

Em um esforço conjunto para reforçar os estoques do banco de sangue em Caruaru, o Hospital Regional do Agreste (HRA) firmou uma parceria com o Hemope. A iniciativa visa mobilizar a população e estimular a doação voluntária de sangue.

“A ação beneficia o Hemope e também o próprio HRA, uma vez que somos referência em cirurgias de emergência e precisamos manter o banco de sangue abastecido, especialmente neste mês de festas na nossa região, quando o atendimento de urgências e emergências aumenta consideravelmente”, ressalta Frank Lima, diretor médico do HRA.

A campanha ganha ainda mais relevância neste mês, marcado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Criada em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde, a data busca agradecer aos doadores e incentivar a prática solidária. No Brasil, o mês de junho é conhecido como Junho Vermelho, um período dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente — cerca de 14 a cada mil habitantes. Embora o número esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é ampliar esse percentual.

“Com essa ação, o HRA reforça seu compromisso com a saúde pública e convida toda a população de Caruaru e região a aderir à campanha e salvar vidas com um gesto simples, voluntário e solidário”, pontua Ítala Gomes, diretora-geral do HRA.

Requisitos para doar sangue:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de consentimento formal dos responsáveis);
Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60;
Apresentar documento oficial com foto (físico ou digital);
Pesar no mínimo 50 kg;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação).