Alimentos afrodisíacos podem apimentar o jantar do Dia dos Namorados

Você sabia que alguns alimentos podem despertar o desejo sexual? Os chamados alimentos afrodisíacos são substâncias naturais que aumentam o fluxo sanguíneo e estimulam a produção de hormônios como a testosterona. Por isso, são capazes de dar um “tempero especial” à vida sexual.

No Dia dos Namorados, comemorado nesta quinta-feira, 12 de junho, a nutricionista da Hapvida em Recife, Michele Arruda, elaborou uma lista com cinco alimentos afrodisíacos que podem ajudar a aquecer o clima a dois. Ela ainda ensina como preparar um menu completo, com entrada, prato principal, drink e sobremesa, ideal para transformar o jantar em um momento de intimidade e prazer.

A nutricionista explica que os efeitos dos alimentos afrodisíacos no corpo variam conforme fatores físicos, emocionais e até culturais. “Nossa fantasia e imaginação contam muito. O maior afrodisíaco que existe está na mente. Quando colocamos emoção no que planejamos, criamos um clima naturalmente mais prazeroso”, afirma.

Michele lembra ainda que cada organismo responde de forma única. “Algumas pessoas sentem os efeitos de forma rápida e intensa, outras nem tanto. Por isso, vale experimentar e observar o que funciona melhor para o seu corpo e o do parceiro”, recomenda.

A especialista também destaca que libido baixa pode estar ligada à carência de nutrientes, como zinco, selênio e complexo B, magnésio e vitamina E. “Introduzir alimentos ricos nesses compostos na rotina pode ajudar não só na vida sexual, mas na saúde como um todo”, garante.

Também pode haver uma qualidade afrodisíaca inerente à prática de dar comida a um parceiro sexual, o que talvez explique a verdadeira razão pela qual uma caixa de chocolates ou uma refeição caseira podem induzir ao desejo. Por isso, seguem abaixo uma sugestão de cinco alimentos e de um cardápio especial para comemorar esse Dia dos Namorados em grande estilo.

Os 5 alimentos mais afrodisíacos:

1. Ostras
Ricas em zinco, as ostras estimulam a produção de testosterona, o que pode aumentar o desejo sexual. São símbolos clássicos da sensualidade gastronômica.

2. Pimenta
A ardência da pimenta provoca liberação de endorfinas, dilata os vasos sanguíneos e aquece o corpo, literalmente e metaforicamente.

3. Chocolate amargo
Além de delicioso, o chocolate contém feniletilamina, substância que estimula o cérebro a liberar dopamina, trazendo prazer e excitação.

4. Morango
Com sua cor vibrante e sabor marcante, o morango é sinônimo de romance. Rico em vitamina C, ele contribui para a circulação sanguínea, essencial para o desempenho sexual.

5. Gengibre
O gengibre tem propriedades termogênicas e estimula a circulação, além de ser um excelente aliado para despertar os sentidos com seu sabor marcante.

Sugestão de cardápio afrodisíaco para o Dia dos Namorados:

– Entrada: Ostras frescas com limão e pimenta rosa

Ingredientes:
6 ostras frescas (em meia concha)
1 limão siciliano
Pimenta rosa a gosto
Gelo (para servir)

Modo de preparo:
Lave bem as ostras sob água corrente. Disponha-as abertas sobre uma cama de gelo. Esprema gotas de limão sobre cada uma. Finalize com alguns grãos de pimenta rosa levemente esmagados.

Tempo de preparo: 10 minutos
Dica: Sirva imediatamente após montar.

– Prato principal: Filé mignon ao molho de pimenta com risoto de gengibre e aspargos

Filé mignon ao molho de pimenta
Ingredientes:
2 medalhões de filé mignon (180g cada)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 cálice de conhaque (opcional)
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de chá de pimenta-do-reino em grãos (levemente esmagados)
Sal a gosto

Modo de preparo:
Tempere os medalhões com sal e pimenta. Aqueça a manteiga e o azeite em uma frigideira. Sele os filés (3 min de cada lado para malpassado). Adicione o conhaque (com cuidado) e flambe, se desejar. Acrescente o creme de leite e os grãos de pimenta. Cozinhe por 2 minutos em fogo baixo até o molho engrossar.

Tempo de preparo: 15 a 20 minutos

Risoto de gengibre e aspargos
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbório
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola picada
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
6 aspargos frescos cortados em pedaços
1/3 xícara de vinho branco seco
700 ml de caldo de legumes (mantido quente)
2 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Adicione o gengibre e o arroz, mexa por 1 minuto. Coloque o vinho branco e mexa até evaporar. Vá adicionando o caldo aos poucos, mexendo sempre. Após 10 minutos, acrescente os aspargos. Continue cozinhando até o arroz ficar al dente (cerca de 18-20 min no total). Finalize com a manteiga e o parmesão.

Tempo de preparo: 30 minutos

– Sobremesa: Mousse de chocolate amargo com morangos e amêndoas

Ingredientes:
100g de chocolate amargo (70% cacau)
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo (gema e clara separadas)
1 colher de sopa de açúcar
100 ml de creme de leite fresco
6 morangos cortados ao meio
Lascas de amêndoas torradas (a gosto)

Modo de preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Retire do fogo e adicione a gema, mexendo bem. Bata o creme de leite até ponto de chantilly. Bata a clara em neve com o açúcar. Misture o chocolate derretido com o chantilly e depois incorpore delicadamente a clara. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Na hora de servir, decore com morangos e amêndoas.

Tempo de preparo: 20 minutos + 2 horas de geladeira

– Drink sugestão: Gin com gengibre, mel e morango

100 ml de gin
1 colher de chá de gengibre ralado
3 morangos amassados
1 colher de chá de mel
Gelo e água com gás a gosto

Modo de preparo:
Misture os ingredientes em uma coqueteleira e sirva com gelo. Um drink leve, perfumado e sensual.

SESI-PE oferece 600 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está ofertando 600 vagas gratuitas para a entrada 2025.3 da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 200 para o Nível Fundamental e 400 para o Nível Médio. O curso tem duração de 12 meses e é voltado para quem não completou os anos da Educação Básica em idade apropriada por qualquer motivo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de julho (ou até as vagas serem preenchidas) pelo site pe.sesi.org.br ou em qualquer uma das 12 unidades do SESI Pernambuco. As aulas estão previstas para iniciar no dia 28 de julho e acontecerão de forma online ou no modo semipresencial.

As vagas oferecidas são destinadas para os interessados em cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais, voltada para estudantes a partir de 15 anos e que tenham concluído no mínimo o 5º ano do Fundamental, ou a EJA Ensino Médio, para quem tem 18 anos e concluiu o 9º ano do Fundamental. As aulas podem ser realizadas de duas formas: online (100% EAD) ou semipresencial (80% EAD e 20% presencial), com encontros presenciais uma vez por semana. Para quem optar pelo semipresencial para cursar o Nível Fundamental, a modalidade será oferecida apenas na unidade do Vasco da Gama. Já as vagas para o semipresencial do Nível Médio serão divididas, sendo 200 para Caruaru e 200 para o Vasco da Gama.

“O SESI está celebrando 10 anos da Nova EJA este ano. Isso demonstra a força que essa modalidade de estudo tem. Um dos nossos diferenciais é começar pelo que o aluno já sabe, pois valoriza a experiência de vida dos nossos estudantes, além, claro, de ter uma aprendizagem flexível e personalizada”, pontua a diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; histórico escolar original (ou declaração de transferência provisória); e uma autodeclaração de baixa renda (o modelo está no link das inscrições). A via original do histórico escolar precisa ser entregue presencialmente, em qualquer unidade do SESI em Pernambuco ou enviado pelos correios para a Casa da Indústria. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo matriculaeja@sistemafiepe.org.br e pelo WhatsApp (81) 98814-5391.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Edital Plantar Juntos Organizações Socioambientais abre inscrições a partir desta quarta (11)

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha já está com inscrições abertas para o edital Plantar Juntos Organizações Socioambientais. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas divulgado pela governadora Raquel Lyra no Dia Mundial do Meio Ambiente. O extrato do edital foi publicado nesta quarta (11) no Diário Oficial do Estado e os interessados podem acessar o documento completo no site da Semas-PE.

No Plantar Juntos Organizações Socioambientais, serão destinados R$ 20 milhões para até dez Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a fim de recuperar a vegetação nativa, mantendo, assim, os recursos hídricos, a biodiversidade e a sustentabilidade nos dois biomas presentes no estado: a Mata Atlântica e a Caatinga. A intenção é plantar, no mínimo, 450 mil mudas nativas. O foco é a proteção e recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), Reservas Legais (RLs) e outras áreas degradadas ou em processos de degradação.

A Semas-PE vai realizar uma reunião virtual para apresentar o edital e tirar dúvidas de representantes de organizações que se interessarem em submeter propostas. O evento vai acontecer na próxima terça-feira (17), das 10h às 12h. O link do formulário para a pré-inscrição dos interessados estará disponível no Instagram da Semas-PE (@oficialsemaspe).

O edital terá duas linhas de ação: na Linha 1, serão selecionadas até seis OSCs que farão o plantio de espécies florestais, com a possibilidade de implantação e manutenção de agroflorestas, e estimularão o uso de tecnologias sociais com envolvimento das populações locais.

As instituições que forem aprovadas na Linha 1 e também optarem por participar do projeto piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) identificarão, em um momento posterior, as famílias elegíveis a receber o Cartão Verde Pernambuco, incentivo mensal que será voltado principalmente a agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Já a Linha 2 vai selecionar até quatro OSCs para fazer o plantio direto de espécies florestais nativas. Essa linha de ação pode beneficiar tanto áreas privadas, como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), quanto áreas públicas, como no entorno de barragens e reservatórios. Cada proponente pode apresentar uma única proposta por linha de ação. As instituições deverão observar especialmente o Decreto Estadual nº 44.474/2017 e a Lei Federal nº 13.019/2014.

As inscrições do edital Plantar Juntos Organizações Socioambientais acontecem até 20 de julho e o resultado final será divulgado em 4 de setembro. A previsão é de que as organizações selecionadas assinem o termo de fomento em outubro de 2025. Elas terão 24 meses para fazer o plantio e mais 12 meses para se encarregar da manutenção. Dúvidas e pedidos de esclarecimento sobre o edital devem ser enviados para o email editalsemas02_2025@semas.pe.gov.br.

SENAI Caruaru abre inscrições para curso de Mecânico de Motocicletas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) está com inscrições abertas para o curso de curta duração para Mecânico de Motocicletas, que será realizado em Caruaru, a partir do dia 7 de julho. A capacitação tem carga horária de 216h e ocorrerá no turno da noite, das 18h às 22h. O principal objetivo é preparar profissionais para a realização de diagnósticos e reparos nos sistemas mecânicos, seguindo as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e meio ambiente.

A oportunidade permitirá aos participantes atuação em montadoras de motocicletas, oficinas mecânicas, concessionárias e revendas. As aulas serão realizadas na unidade do Senai Caruaru, localizada na Rua João Gomes de Pontes, 166, no bairro Kennedy. O valor investido é de 10 vezes R$ 225,50 e, para realizar a inscrição e obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número: (81) 9.98225-1272.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

SENAI Caruaru abre inscrições para curso de Técnico em Eletrotécnica

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) abriu inscrições para o curso de Técnico Eletrotécnica na unidade de Caruaru. O treinamento tem carga horária de 1.200 horas e contará com aulas no formato presencial, que serão realizadas entre os meses de julho de 2025 e março de 2027.

A capacitação tem como objetivo formar profissionais que compreendam todos os processos tecnológicos que envolvem os sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, seguindo os padrões técnicos de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente. Interessados em participar devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade no ato da inscrição.

O investimento é de R$ 79,90 na primeira parcela + 21 vezes de R$ 416, podendo contar com descontos de até 20% nas parcelas, mediante pagamento antecipado. Para obter mais informações e realizar a inscrição, é necessário comparecer à unidade do Senai, localizada na Rua João Gomes de Pontes, nº 166, no bairro Kennedy, ou entrar em contato através no número (81) 8225-1272.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Ruas serão interditadas para a realização de drilha neste domingo (15) em Caruaru

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir das 4h, neste domingo (15), a Avenida Agamenon Magalhães será interditada para a realização da “Nossadrilha”.

A AMC recomenda que os veículos não fiquem estacionados na via durante o fechamento. Seguem abaixo os detalhes:

Interdição: Avenida Agamenon Magalhães (a partir do Unicompras), Avenida Major Manoel de Freitas e Rua Frei Caneca (até a Rua Silvino Macedo).

Rotas alternativas: Subúrbio para o Centro
Rua Maracaíba (rua atrás do Unicompras), Rua Dr. José Pães, Rua Raul Paranhos e Rua Visconde de Inhaúma; Avenida da República e Avenida Rui Barbosa.

Centro para o Subúrbio:
Rua Silvino Macedo, Avenida Oswaldo Cruz, Avenida Dr. Pedro Jordão, Rua Ana Maria da Silva, Rua Pastor Rubem Fernandes Prado, Avenida Antenor Simões Rodrigues e Rua Visconde de Inhaúma.

As vias serão liberadas após o término do evento, por volta das 18h.

CGM Caruaru participa da 54ª Reunião Técnica do Conaci em Aracaju

Representantes da Controladoria-Geral do Município de Caruaru (CGM) marcaram presença na 54ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, em Aracaju (SE). O encontro reuniu representantes de órgãos de controle de todas as regiões do Brasil para debater temas atuais e relevantes à governança pública.

A CGM Caruaru foi representada pelo controlador-geral pro tempore do município, Pedro Henrique Silva, que participou do evento, representando o nível estratégico da Controladoria, junto com a gerente-geral Juliane Lins, que atuou no nível tático, acompanhando as discussões técnicas promovidas pela Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM.

Durante o ciclo de palestras e painéis, foram debatidos temas de grande relevância para o aprimoramento da gestão pública, como: o papel do controle interno diante das mudanças climáticas; a consensualidade como instrumento de governança; os impactos da inteligência artificial na auditoria e o futuro da fiscalização no setor público; estratégias para engajar a nova geração no controle social dos recursos públicos; e os efeitos da Lei nº 14.133/21 nas relações entre o setor público e o setor privado.

“A participação da CGM Caruaru na RTC do Conaci reforça o comprometimento da gestão municipal com a busca por boas práticas, inovação e maior efetividade nos mecanismos de controle. A presença de representantes dos níveis estratégico e tático permite uma visão mais ampla e integrada das diretrizes discutidas, contribuindo diretamente para o aprimoramento das ações da Controladoria no município”, enfatizou Pedro Henrique.

Cieq abre seleção para oportunidades de estágio em Caruaru nas áreas de Comunicação, Ciências Contábeis e Engenharia Civil

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), por meio do Centro de Integração de Estágio Qualificado (Cieq), abriu diversas vagas de estágio para estudantes das áreas de Comunicação Social ou Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (PAV), Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Para concorrer às oportunidades, os interessados devem estar regularmente matriculados em um dos cursos e ter disponibilidade para atuar por seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Estão sendo disponibilizadas duas vagas para a área de Ciências Contábeis, voltadas para estudantes que estejam cursando entre o terceiro e o sexto período da graduação. Além disso, é desejável que os candidatos tenham habilidades com o Pacote Office. A bolsa oferecida é de R$ 600 e conta ainda com auxílio transporte de R$ 100 ao mês. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: afortunadoscontabilidade007@gmail.com e no assunto informar: “Estágio Ciências Contábeis/Cieq”.

Para estudantes de Comunicação Social ou Técnico em PAV, está sendo ofertada uma vaga para candidatos que estejam cursando entre o terceiro e o sexto período. Os interessados devem ter habilidades com captação e edição de imagens e disponibilidade de horário para atuar das 12h às 18h. A bolsa mensal é de R$ 600 e conta com auxílio transporte de R$ 50. Para concorrer a oportunidade, é necessário enviar o currículo para o e-mail: alumefilmes@alumefilmes.com.br com o assunto: “Estágio Alume/Cieq”.

Já para o estágio em Engenharia Civil, está sendo disponibilizada uma vaga para estudantes que estejam cursando entre o quarto e o nono período e que possuam habilidades com Autocad. A bolsa oferecida é de R$ 700 e o auxílio transporte de R$ 150 ao mês. Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail contato@techmap.com.br e no assunto mencionar: “Estágio Engenharia Civil/Cieq.

Governo de Pernambuco participa da abertura da maior conferência de agilidade do Brasil com foco em inovação e tecnologia

Foto: Saulo Aleixo/Secti

O Governo de Pernambuco marcou presença, nesta terça-feira (10), na abertura da primeira edição do Agile Trends Nordeste, maior conferência de agilidade do Brasil, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), reuniu participantes de todos os estados do país e representantes de mais de 300 instituições públicas, privadas e acadêmicas.

Durante todo o dia, o stand do Governo de Pernambuco atraiu a atenção de investidores, empreendedores e gestores públicos interessados em conhecer startups locais e as diversas ações de fomento conduzidas pela Secti/PE. O espaço funciona como ponto de conexão e matchmaking entre inovação e setor público, com a participação diária de startups realizando parcerias estratégicas e ambientes colaborativos voltadas para a transformação digital.

A cerimônia de abertura foi marcada por um painel especial sobre “Perspectivas de Inovação e Transformação”, que contou com a presença da secretária executiva de CT&I de Pernambuco, Teresa Maciel, da diretora de atração de investimentos da ADEPE, Dea de Paula, do secretário de CT&I da Prefeitura do Recife, Rafael Cunha e do idealizador do Agile Trends, Dairton Bassi.

Durante sua fala, Teresa Maciel destacou as políticas públicas que vêm sendo estruturadas para fortalecer o ecossistema de inovação no estado. “Inovação não se faz de forma isolada. É preciso articular governo, academia e setor produtivo. Pernambuco tem avançado muito nesse sentido, com ações como o Inova PE, os laboratórios vivos de inovação e os investimentos em formação de talentos para a nova economia”, afirmou.

O diretor comercial da Infinity6, Renato Sozzi, esteve no primeiro dia de evento e destacou que as expectativas são as melhores para a primeira edição do Agile Trends Nordeste. “Estamos em uma região muito importante para o Brasil. Aqui podemos nos conectar com os melhores profissionais e com as empresas que estão olhando para o futuro. O evento está excelente e esperamos fazer muitas conexões e networking por aqui focado em transformação, impactos para os seus negócios e perfomance”, ressaltou.

Ao longo da programação, a Secti/PE terá participação de destaque. Teresa Maciel será uma das keynote speakers do evento, apresentando o Inova PE, programa estratégico do Governo de Pernambuco voltado ao estímulo da inovação, empreendedorismo tecnológico e pesquisa aplicada. Já o gerente de Formação Tecnológica da Secti/PE, Wylliams Santos, trará uma abordagem prática sobre o tema “Simplicidade em projetos ágeis: sanidade”, discutindo como modelos mais objetivos e com foco no propósito podem tornar os ambientes organizacionais mais eficientes e colaborativos.

Além das palestras e painéis, os visitantes podem explorar espaços interativos como a Arena IA, voltada para aplicações práticas de inteligência artificial, e a Arena Trends, com palcos simultâneos que abordam temas como liderança ágil, cultura organizacional e novas tecnologias.

A conferência segue até a próxima quinta-feira (13), com a programação dividida em dois grandes blocos: Agile Trends Teams (10 e 11/06), voltado para o trabalho colaborativo de times ágeis, e Agile Trends Management (12 e 13/06), com foco em gestores, lideranças e tomadores de decisão. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento.

Prefeitura de Caruaru comemora números positivos da Central Sustentabilidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem fazendo um trabalho importante junto à Associação de Catadores e ao Transforma Caruaru, com a Central da Sustentabilidade. Essa é uma ativação que existe desde 2023 dentro dos festejos juninos da cidade e tem ajudado quase 100 catadores, e também o meio ambiente, por meio da reciclagem.

Desde o último dia 31, quando tiveram início os festejos juninos na cidade, até o dia 8 de junho, mais de 10 toneladas de materiais foram recolhidos pela equipe, dentre latinhas, pet, vidro, plástico e alumínio. Só no último fim de semana, foram 8 toneladas desse tipo de material.

“A Central da Sustentabilidade é um case de sucesso da gestão Rodrigo Pinheiro. Primeiro, porque tem feito a diferença com relação à limpeza e depois pela quantidade de beneficiados por esse projeto. Antes, os catadores de recicláveis não tinham apoio e por vezes faziam um trabalho sem segurança. Agora, além de ter um ponto fixo, eles contam com jantar e são oficialmente vinculados ao projeto que não funciona sozinho. Existem as parcerias que têm ajudado no crescimento disso tudo, como o Recicla Solar e Aposta Ganha”, disse o Secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio.

A Central Sustentável, no Pátio de Eventos, funciona no Espaço Cultural, e no Alto do Mura fica ao lado do polo Mestre Vitalino.