Brasil é tetracampeão mundial de futebol Sub-17

O tetra veio com muita emoção e de virada. O Brasil foi campeão pela quarta vez da Copa do Mundo Sub-17 na noite deste domingo (17), em Brasília (DF). Em um jogo duro contra o México, o Brasil buscou a virada novamente nos minutos finais e conquistou o título com uma vitória por 2×1. O pernambucano Kaio Jorge foi um dos principais jogadores que ajudaram o Brasil a conquistar o quarto título mundial da categoria.

O título deste ano faz com que o Brasil seja o segundo maior campeão da categoria – a seleção já havia conquistado o campeonato nos anos de 1997, 1999 e 2003. O Brasil só perde agora para a seleção da Nigéria, que conquistou cinco vezes o Mundial.

O quarto título mundial da categoria se deu em uma partida de muita superação por parte dos jogadores. O primeiro tempo teve uma superioridade brasileira, que priorizou o toque de bola para chegar com perigo ao gol mexicano, mas sem conseguir marcar. Aos 17 minutos, o Brasil teve a melhor oportunidade do jogo na primeira etapa. O pernambucano Kaio Jorge fez uma grande jogada pela esquerda, entrou na área e tocou para trás, onde o meia Peglow estava livre na entrada da área, que finalizou no travessão. O México chegou com perigo somente aos 24 minutos, em uma cobrança de falta de Álvarez, mas a bola passou por cima do gol defendido pelo goleiro Matheus Donelli.

Mas as grandes emoções da partida só chegaram no segundo tempo, com chances boas para as duas equipes. O México chegou com perigo e, aos 20 minutos do segundo tempo, abriu o placar. Pizzuto cruzou da esquerda, e González subiu entre dois marcadores na área e cabeceou para o chão, no canto direito do gol brasileiro, fazendo 1×0 para o México.

A reação brasileira veio aos 37 minutos, após um pênalti marcado com o auxílio do VAR, após uma falta no meia Veron. O pernambucano Kaio Jorge foi para a cobrança e converteu, empatando o jogo.

Dez minutos depois, a virada veio para trazer o tetracampeonato. Em uma jogada que começou com o pernambucano Kaio Jorge, que foi buscar uma oportunidade na intermediária, ele passou a bola para Yan, que conduziu a bola pela direita e cruzou para Lázaro, que finalizou sem chances para o goleiro Garcia, fazendo o gol da vitória: 2×1 para o Brasil. O atacante do Flamengo foi mais uma vez decisivo – ele, que havia feito o gol da virada contra a França na semifinal, marcou também na grande final.

De acordo com o técnico Guilherme Dalla Dea, a conquista foi importante para que os atletas tenham valorização e que eles podem mudar a história do futebol brasileiro. “Resgatamos a confiança dos jogadores, esses jogadores todos são campeões do mundo. Eu tenho certeza que a gente mudaria nossa história, e agora o Brasil passa a respeitar essa geração, muito valiosa, que vai ter muito destaque nos clubes e na seleção”, disse o treinador.

Kaio Jorge ganhou a chuteira de bronze do campeonato, sendo considerado o terceiro artilheiro do mundial. Já o goleiro Matheus Donelli levou o prêmio individual de melhor goleiro da competição. A bola de ouro da competição foi para o meia brasileiro Veron, considerado o melhor jogador do Mundial Sub-17.

Folhape

Incêndio destrói veículo de transporte de valores em PE

Um veículo de transporte de valores pegou fogo na manhã do domingo (17), no Centro de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O veículo, que estava estacionado ao lado do Supermercado DCA, ficou totalmente destruído.

As chamas foram contidas por bombeiros do 5º Grupamento por volta das 9h40. O veículo não estava abastecido com valores e não houve vítima.

PETS: Devo levar meu cão ao shopping?

Mais de 52,2 milhões de cães já fazem parte da família dos brasileiros, são mais animais do que crianças nos lares, segundo estudo recente do IBGE. Diante da quantidade de animais de estimação, mais de 132 milhões no total, seria impossível não mudar as regras do jogo e permitir o acesso dos pets a locais antes considerados proibidos.

Estamos falando do local mais frequentado nos finais de semana: o shopping. Muitos estabelecimentos adotaram o selo pet friendly e aceitam a entrada de pets. A veterinária da Nutrire, Luana Sartori, separou algumas dicas para quem pretende levar seu animalzinho para fazer compras.

Nem todo shopping aceita animais

O primeiro passo é se informar se o estabelecimento é realmente pet friendly e quais são as regras para o acesso. Geralmente, os animais podem circular na guia ou no colo, exceto na praça de alimentação – onde é proibida a entrada de animais por questões de segurança e higiene. Lembrando sempre que cães-guias, por Lei, podem entrar em todo e qualquer estabelecimento.

Cuidados essenciais

Garantir a segurança do pet é fundamental, por isso, é recomendável usar os elevadores para acessar os andares, visto que a escada rolante pode causar acidentes graves. Alguns locais disponibilizam carrinhos para cachorros, o que é bastante seguro e evita qualquer inconveniente.

Evite deixar o pet nas mãos das crianças, o animal pode ficar agitado e escapar, especialmente os maiores. Aliás, verifique junto ao shopping se o seu cão tem acesso livre, isso pode variar conforme porte, peso e raça.

Saúde do pet

O cartão de vacinação do seu cachorro está em dia? Animais precisam estar vermifugados e vacinados para passear em qualquer shopping. Se o pet estiver doentinho evite tirá-lo de casa, isso não é apenas regra dos estabelecimentos, mas um cuidado obrigatório com seu melhor amigo (a vacinação também, viu?). Não esqueça as idas frequentes ao veterinário para garantir que ele viva feliz e bem disposto.

Afinal, devo levar meu pet ao shopping?

Só quem pode responder é você mesmo, conforme explica Luana. “Cada cachorro é um, alguns gostam de movimento, mas outros se agitam e ficam extremamente estressados com certos tipos de saídas. Só leve o pet ao shopping se ele realmente gostar de ir e demonstrar alegria com esse tipo de passeio, caso contrário, prefira parques onde o animalzinho possa correr e se divertir”, conclui.

Respeitando as regras da boa convivência e tendo bom senso, você não terá motivos para não levar seu pet ao shopping. Ah, lembre-se de que coco e xixi são de sua responsabilidade, ok? Mantenha o passeio sempre limpo e organizado.

Presidente do PSB sobre Lula: “vamos cuidar da nossa vida e ele da dele”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, negou no sábado (16) que tenha havido uma conversa institucional entre o partido socialista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde que o petista saiu da prisão.

“Ele tem direito de manter o que quiser, vamos cuidar da nossa vida e ele cuida da dele”, disse ao Congresso em Foco após ser questionado se espera que Lula mantenha o discurso de tornar o PT hegemônico.

De acordo com Siqueira, “diálogo tem que ter com quem quer diálogo”.

O dirigente partidário afirmou que o ex-governador da Paraíba e presidente da Fundação João Mangabeira, braço ideológico do PSB, Ricardo Coutinho, não representou a legenda durante reunião com Lula na última terça-feira (12).

“Fez uma visita de cortesia, não teve nada em nome do partido, o partido não foi chamado a falar com ninguém ainda e nem tem essa expectativa”, afirmou.

O ex-presidente Lula disse na reunião da executiva nacional do PT, na última quinta-feira (14), em Salvador (BA), que a legenda “vai polarizar” nas próximas eleições.

“Não existe tradição de partido no Brasil como o PT. No Brasil, a tradição é sobretudo de partidos locais, regionais. Não tem partido nacional como o PT. É por isso que nós vamos sim polarizar . Se o PT tiver um candidato à altura, o PT vai polarizar. Eles não conseguirão tirar o PT da disputa eleitoral desse país, com Lula ou sem Lula”, afirmou.

>Lula ataca Bolsonaro, minimiza Ciro e diz que PT vai polarizar em 2022

Para Carlos Siqueira, o diálogo dos partidos de oposição não é alterado após a saída do ex-presidente da prisão:

“Eu acho que não muda nada. O momento não é de falar em eleição porque não estamos em ano eleitoral, o momento é de seguir a frente ampla em defesa da democracia e dos direitos sociais. A eleição vai ser discutida na hora de falar de eleição. Há um diálogo em torno de ideias e não com eleição, a eleição é outro tema, no ano eleitoral vamos discutir sobre ela”.

O representante nacional do PSB também minimiza os efeitos da volta de Lula ao debate político sobre os partidos de esquerda brasileiros.

“A nossa referência é outra, nunca foi o PT. Somos muito anteriores a ele, nascemos da esquerda de 1946, a esquerda democrática, ele nasceu nos anos 1980”, declarou.

Congresso em Foco

Haddad acompanha Lula em ato político no Recife no domingo

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) vai acompanhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no festival Lula Livre, em Recife (PE). O evento está marcado para as 12 horas deste domingo (17). A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com a assessoria do candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018.

A presidente nacional do PC do B e governadora interina de Pernambuco, Luciana Santos, vai representar o governador Paulo Câmara (PSB-PE) no ato. O pessebista e os outros oito governadores do Nordeste viajam à Europa para buscar investimentos para Região.

Esta é a primeira viagem de Lula para participar de um ato público. O evento conta com atrações musicais como Francisco El Hombre, Marcelo Jeneci, Odair José e Mundo Livre SA.

Antes da viagem ao Recife, Lula esteve na reunião da Executiva Nacional do PT, em Salvador (BA). Mesmo não ocupando assento na executiva petista, Haddad também acompanhou o ex-presidente no evento.

Lula ficou preso por 580 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O petista foi solto no dia 8 de novembro, beneficiado por decisão do Supremo Tribunal Federal que proibiu prisão em segunda instância.

Congresso em Foco

Bolsonaro acusa PT de ir ‘para cima’ de Carlos

No Guarujá (SP), onde passa o feriado da Proclamação da República, o presidente Jair Bolsonaro criticou ontem o PT por, conforme suas palavras, “ir para cima” de um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Ele fazia referência à notícia-crime ingressada pelo partido no Supremo Tribunal Federal, no início do mês, contra o próprio Bolsonaro, Carlos e o ministro Sérgio Moro, da Justiça.

O partido argumenta que foi cometido crime de improbidade administrativa na apropriação dos áudios da portaria do condomínio Vivendas da Barra, no Rio, onde têm casa Bolsonaro, Carlos e Ronnie Lessa, um dos acusados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, em 2018.

Bolsonaro se disse “chateado” ao ler uma notícia no site O Antagonista. Ele voltou a negar envolvimento na morte da vereadora. “O PT quer uma busca e apreensão na casa do meu filho. O pessoal pensa, o que é busca e apreensão? Está metido com que coisa de errado? Eles querem saber se tem alguma ligação com o caso Marielle. Não conseguiram nada comigo, vão para cima de um filho meu agora. É muita marola e isso deixa a gente chateado, não há dúvida”, afirmou o presidente.

“O que eu tenho a ver com a morte dessa senhora? Nada a ver. Inclusive, no mesmo dia que a matéria foi veiculada, que nem deveria ser veiculada, diz que estava em Brasília. Tem 150 pessoas morando no meu condomínio. Se alguém rouba uma galinha lá, vão me acusar de ter feito uma galinhada em casa.”

Procurado, o PT afirmou que não iria se pronunciar.

Bolsonaro chegou ao Guarujá na manhã de ontem de helicóptero. Tomou café em um pequeno comércio e disse que não cobrou nada “para ser garoto-propaganda”. O presidente pretende assistir hoje à partida entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, às 17h pelo Campeonato Brasileiro.

Estadão Conteúdo

Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até segunda

Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.

A exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.

Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.

Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.

Agência Brasil

Brasil exporta experiência com bancos de leite para países lusófonos

Brasília – Mães e bebês participam do “mamaço” em plena estação de metrô de Samambaia, como forma de superação ao que ainda resta de preconceito contra um gesto natural. O ato também servirá de abertura para a campanha Incentive a Vida.( Elza Fiuza/Agência Brasil)

O Brasil e outros países lusófonos instalaram nesta semana no Rio de Janeiro a Coordenação Técnica da Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que funcionará na Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Leite Humano, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a maior rede de bancos de leite humano do mundo (https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh), o Brasil deve intensificar a exportação de seu modelo de política pública para outros países lusófonos, como Angola e Moçambique.

A cooperação entre o Brasil e esses países começou com Cabo Verde em 2008. O modelo brasileiro também é referência para Portugal, conta o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida.

“O Brasil tem uma trajetória de 34 anos. E apesar de a gente falar de Brasil, a nossa heterogeneidade é muito grande. E se é grande hoje, era maior ainda naquela época”, afirma. Almeida ressalta que a rede brasileira foi pensada para atender a realidades diferentes e utiliza tecnologias de baixo custo.

Com a rede de bancos de leite, o país vai dar assessoria técnica em questões como treinamento, escolha de equipamentos, execução de projetos e identificação das unidades de saúde ideais para as atividades.

“Tudo em uma perspectiva de desenvolver competências locais e permitir que esses países tenham autonomia”, destaca Almeida. Ele explica que a cooperação não inclui o compartilhamento do leite propriamente dito.

Cooperações
Antes da rede, o Brasil já auxiliava Cabo Verde, Angola e Moçambique de forma bilateral. “Considerando os resultados extremamente positivos da ação em Cabo Verde ao longo dos primeiros anos, considerou-se importante buscar um fórum de articulação conjunta, multilateral, para desenvolver essa iniciativa”, afirma. “É um processo muito rico, porque a gente consegue discutir com todos ao mesmo tempo os alcances e os limites. Isso amplia os horizontes e a cooperação brasileira no continente africano”.

Bancos de leite humano são casas de apoio à amamentação, onde mulheres recebem suporte para superar obstáculos que possam estar impedindo a amamentação. Caso isso não seja possível, pode-se obter leite para bebês sem mãe ou cujas mães não conseguem produzir leite.

No Brasil, há 232 bancos de leite humano em funcionamento. São Paulo é considerada a cidade do mundo com o maior número de unidades por metro quadrado, e Brasília é a única que pode ser considerada autossuficiente em leite humano.

Credibilidade de vacinas é menor entre homens e jovens, diz pesquisa

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Uma pesquisa feita pela organização não governamental Avaaz, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), mostra que a credibilidade das vacinas é menor entre homens e jovens de 16 a 24 anos. O estudo mapeou o impacto das fake news em vacinas e contou com um questionário domiciliar em que o Ibope ouviu 2.002 pessoas entre 19 e 22 de setembro deste ano, em todas as regiões do país.

Segundo a pesquisa, 54% dos brasileiros consideram as vacinas totalmente seguras, e 31% avaliam que elas são parcialmente seguras. Para 8%, elas são parcialmente inseguras, e 6% responderam que elas são totalmente inseguras. A soma dos três últimos grupos mostra que 45% dos brasileiros têm algum grau de insegurança em relação às vacinas. Um percentual de 2% não respondeu ou não soube opinar.

Entre os homens, cai para 49% o percentual dos que consideram as vacinas totalmente seguras, e os outros três grupos somam 48%. Em relação à faixa etária, a situação é mais preocupante entre os jovens de 16 a 24 anos, já que 45% veem as vacinas como totalmente seguras e 53% têm algum nível de insegurança.

As pessoas com ensino médio se mostraram menos seguras sobre as vacinas do que aqueles com nível fundamental completo ou incompleto, sendo este último grupo o que dá maior credibilidade às imunizações (61%). Segundo a pesquisa, metade das pessoas que pararam de estudar ao concluir o ensino médio têm inseguranças em relação à vacinação, enquanto para quem tem nível superior esse percentual cai para 43%.

Assim como nos níveis de escolaridade, a camada mais pobre da população, com renda de até um salário mínimo, é a que confia mais nas vacinas. O resultado se repete entre as classes D e E, que superam a A, a B e a C no percentual que avaliou as vacinas como totalmente seguras. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, os dados de renda, classe social e escolaridade mostram que a população mais pobre está menos impactada pelas fake news por consumir mais as informações da mídia tradicional, utilizar mais os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e ter menos acesso às redes sociais.

“Elas são bastante impactadas pelas mídias tradicionais, mesmo sendo populações mais carentes. E tem a ação do SUS. São pessoas que são usuárias do SUS. E quando elas conseguem acessar o sistema, os profissionais de saúde se tornam muito importantes na informação”.

Outro dado trazido pela pesquisa é que os evangélicos dão menor credibilidade às vacinas que os católicos e as pessoas que se declararam de outras religiões. Enquanto 60% dos católicos e 49% do terceiro grupo consideram as vacinas totalmente seguras, esse percentual cai para 44% no caso dos evangélicos, o menor percentual entre todos os recortes populacionais.

Fake News
O questionário mostra que 61% dos entrevistados já receberam mensagens negativas sobre vacinas nas redes sociais, sendo que 9% disseram que essas mensagens chegam todos os dias ou quase todos os dias.

Entre as pessoas que declararam considerar as vacinas parcialmente inseguras, 72% disseram ter recebido notícias negativas por redes sociais. E, entre os que disseram que elas são totalmente inseguras, esse percentual é de 59%.

A pesquisa revela que a mídia tradicional ainda é a principal fonte de informação sobre vacinas para a população, sendo citada por 68% dos entrevistados, que podiam apontar as três fontes principais de informações sobre o assunto. As redes sociais ficaram em segundo lugar, com 48%, à frente do governo (42%) e dos profissionais de saúde (41%). O presidente da SBIm acredita que a disponibilidade das redes sociais contribui para que elas tenham ultrapassado fontes oficiais.

“A gente tem que estar disponível para ensinar e esclarecer da mesma forma que as pessoas que disseminam essas inverdades estão. A gente tem que encontrar tempo, disponibilidade e uma linguagem pra isso”, diz ele, que reconhece que redes sociais como o Whatsapp favorecem a criação de “guetos”, onde informações que desmintam fake news dificilmente conseguem penetrar. “É importante a gente ter a parceria com as plataformas [de redes sociais]”.

Para a coordenadora de campanhas do Avaaz no Brasil, Nana Queiroz, o país vive uma epidemia de desinformação que precisa ser combatida por diferentes esferas de governo, sociedades médicas e também pelas plataformas de redes sociais, como o Facebook, o YouTube, o Instagram e o Whatsapp. “Nesse caso, o remédio é que as plataformas mostrem correções (vindas de checadores de fatos independentes) a todos que foram expostos a notícias falsas. Essa estratégia ficou conhecida mundialmente como correct the record [corrigir o erro]. Ela é prática, justa e nos protege contra a censura, pois nada é tirado do ar: apenas corrigido”.

O Avaaz analisou ainda 30 histórias falsas sobre vacinas desmentidas pelo Ministério da Saúde e por serviços jornalísticos de checagem de informações. Esses conteúdos tiveram 23,5 milhões de visualizações e 578 mil compartilhamentos no Facebook. Além disso, foram 2,4 milhões de visualizações no YouTube. Quase metade desses artigos ou vídeos foi traduzida de sites antivacina dos Estados Unidos.

Agência Brasil