Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

A governadora Raquel Lyra esteve presente, neste sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.

“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).

Recepcionando a governadora, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, falou da expectativa da festa na cidade. “Nossa cultura popular se reveste na Rua da Alegria, no São João mais alegre de Pernambuco. Estamos muito felizes com o nosso povo curtindo a festa, com a presença de nossos visitantes e com o apoio do Governo do Estado, que nos prestigia em todas as áreas, e no São João não seria diferente”, declarou o gestor municipal.

Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva.

Acompanharam a governadora o deputado federal Túlio Gadêlha; o prefeito de Passira, Severino Silvestre; e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega habitacional de 200 apartamentos em parceria com o governo federal

Encerrando a agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (20), o Residencial Dom Avelar, empreendimento com 200 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 30,5 milhões, faz parte de uma parceria do Governo de Pernambuco e governo Federal. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também anunciou a abertura do processo licitatório para compra de um equipamento de tomografia computadorizada para o Hospital Dom Tomás, com aporte superior a R$ 8 milhões.

“Entregar casas é entregar sonhos. Hoje, 200 famílias recebem suas chaves e saem do aluguel para um lar definitivo, incluindo pessoas com deficiência e famílias neurodivergentes, que agora terão mais segurança e dignidade. Esse resultado só é possível pela união do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina. A partir da moradia, outros avanços chegam junto, à exemplo das creches em construção e ações para garantir água tratada nas comunidades. É assim que a gente transforma a vida das pessoas, com trabalho contínuo e compromisso em não parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

O residencial é composto por 13 blocos habitacionais, com quatro apartamentos por andar. Os edifícios possuem três e quatro pavimentos e estão localizados na Avenida da Redenção. A entrega representa mais um avanço da política habitacional desenvolvida em Pernambuco, ampliando o acesso à moradia digna e garantindo mais segurança, cidadania e qualidade de vida para as famílias contempladas.

“Com essa parceria conseguimos tirar do papel investimentos importantes, como a entrega de unidades habitacionais que transformam a vida de centenas de famílias e reforçam o compromisso com quem mais precisa”, disse o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Vitor Araripe.

O Residencial Dom Avelar foi selecionado pelo Ministério das Cidades para receber recursos do FAR em julho de 2024. Desde então, foram realizadas as etapas de aprovação junto à Neoenergia, Compesa, CPRH e Corpo de Bombeiros. A operacionalização do empreendimento ficou sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, enalteceu as ações da gestão estadual no município. “O Governo do Estado nunca chegou aqui em Petrolina de mãos vazias. Sempre traz consigo ações, obras, anúncios importantes e inaugurações”.
Jaqueline Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu das mãos da governadora as chaves da tão sonhada casa própria. Emocionada, ela contou que sua família vivia sob a insegurança de morar de aluguel. “Tudo está acontecendo no tempo certo. É um sonho realizado, que esperei por muitos anos”, disse.

A viabilização do residencial contou com o apoio do Grupo de Trabalho GT-FAR e FDS, instituído por decreto estadual em fevereiro de 2024 para acelerar a contratação de empreendimentos habitacionais de interesse social do Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, destinado a famílias com renda de até dois salários mínimos.

Os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho destacaram a importante parceria dos governos estadual, federal e município: “Quero destacar o quão essencial é a união entre governo Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura nessas entregas, que vão de habitação a obras e serviços essenciais”, disse Gadêlha. Já Fernando completou: “A atuação conjunta permite que investimentos cheguem com mais força aos municípios, viabilizando obras e políticas públicas que, isoladamente, seriam mais difíceis de executar”, finalizou.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Antonio Coelho pontuou que nos últimos dez anos, Petrolina aumentou sua população em mais de 100 mil pessoas, e um fator fundamental para manter esse ritmo de expansão é justamente garantir a oferta de moradias. “Isso permite que mais famílias que chegam à cidade possam construir aqui uma vida melhor”, pontuou o parlamentar. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, complementou. “Não tem nem como mensurar o quanto isso significa para quem nunca teve um pedaço de chão para poder morar. Essa entrega devolve dignidade e respeito às pessoas, com a projeção de um futuro melhor”, disse.

Participaram da agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Roberto Asfora (Turismo e Lazer); o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho; além de Júlio Lóssio Filho, liderança política da região.

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

Confira os shows do Alto do Moura na véspera e dia de São João

O Polo Alto do Moura, um dos espaços mais tradicionais e visitados do São João de Caruaru, prepara dois dias de muita animação para celebrar o período mais aguardado dos festejos juninos. Nos dias 23 e 24 de junho, moradores e turistas poderão aproveitar apresentações que valorizam o autêntico forró e a cultura nordestina, mantendo viva a tradição que faz do Alto do Moura uma das principais referências do Maior e Melhor São João do Mundo.

Na terça-feira (23), a programação começa ao meio-dia com o cantor Israel Filho, seguido por Assisão, às 14h, levando ao público sucessos que marcaram gerações. Encerrando a programação do dia, a banda Vilões do Forró sobe ao palco às 16h, garantindo muito arrasta-pé para os forrozeiros.

Já na quarta-feira (24), Dia de São João e dia de mais um jogo da Seleção Brasileira, a festa começa mais cedo, com Renatto Pires, a partir das 11h30. Em seguida, às 13h15, será a vez de Túlio Milionário animar o público. Fechando a programação, Cavalo de Pau sobe ao palco às 15h, trazendo repertório repleto de sucessos que marcaram época no forró.

Além dos shows musicais, o público também poderá prestigiar uma apresentação especial do Balé de Marcos Mercury, reforçando a diversidade cultural e artística presente na programação do Alto do Moura durante o São João de Caruaru.

Polo das Quadrilhas – O Polo das Quadrilhas entra no clima das celebrações de São João com uma programação que exalta a tradição, a criatividade e a força da cultura popular nordestina. Na terça-feira (23), o público poderá acompanhar apresentações da Ori Cia de Dança, da Quadrilha Junina Molecodrilha, da Quadrilha Junina Flor de Caruá, da Quadrilha Junina Arte e Cultura do Nordeste, da Paraquadrilha e da Quadrilha Junina Sulanca, grupos que levam ao espaço espetáculos marcados por coreografias, figurinos e enredos que emocionam e encantam visitantes de todas as idades. Já na quarta-feira (24), Dia de São João, a programação conta com as apresentações de Bruguello, do tradicional Batalhão de Bacamarteiros do Alto do Moura e de Liquajupe, reforçando a valorização das manifestações culturais que fazem parte da identidade e da história de Caruaru.

Programação:

Polo Alto do Moura

Terça-feira – 23 de junho
12h – Israel Filho
 14h – Assisão
 16h – Vilões do Forró

Quarta-feira – 24 de junho
11h30 – Renatto Pires
 13h15 – Túlio Milionário
 15h – Cavalo de Pau

Polo das Quadrilhas

Terça-feira – 23 de junho (a partir do meio-dia)
• Ori Cia de Dança
• Quadrilha Junina Molecodrilha
• Quadrilha Junina Flor de Caruá
• Quadrilha Junina Arte e Cultura do Nordeste
• Paraquadrilha
• Quadrilha Junina Sulanca

Quarta-feira – 24 de junho (a partir do meio-dia)
• Bruguello
• Batalhão de Bacamarteiros do Alto do Moura
• LIQUAJUPE

Homem compra carro roubado por R$8,6 mil e é detido pela PRF em Caruaru

Um homem que estava em um carro roubado foi detido com uma réplica de pistola, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista informou que havia adquirido o veículo por R$8,6 mil a partir de um anúncio na internet.

Durante a abordagem em uma via de acesso à BR 232, os policiais realizaram uma verificação no carro e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrir a placa verdadeira, foi encontrado um registro de roubo desde janeiro de 2023 em São Joaquim do Monte, também no Agreste.

Em uma busca no interior do carro, a equipe localizou uma réplica de pistola embaixo do tapete do passageiro.

O motorista alegou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano e meio, mas não soube informar o nome do vendedor e nem portava documentos da transação. Sobre o simulacro, ele disse que não sabia da existência da pistola.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Caruaru, para a adoção das providências legais.

ARTIGO — Castração: um gesto de responsabilidade que salva vidas

A castração é uma das ferramentas mais importantes para o controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais comunitários, que são cuidados por moradores, mas não possuem um lar definitivo.

Quando falamos em reprodução animal, os números impressionam. As gatas, por exemplo, entram no cio diversas vezes ao longo do ano e podem se reproduzir ainda muito jovens. Diversas matérias publicadas pela mídia já mostraram que um único casal de gatos pode dar origem a dezenas e até mais de uma centena de descendentes em pouco mais de um ano, considerando as sucessivas gerações que se reproduzem rapidamente.

Com as cadelas, a situação também merece atenção. Uma única fêmea pode ter ninhadas com cinco, seis ou mais filhotes. Se parte dessas crias permanecer nas ruas, em poucos meses as fêmeas estarão aptas a se reproduzir, aumentando ainda mais a população de animais abandonados. O resultado é uma verdadeira bola de neve, que torna cada vez mais difícil o controle da situação.

Infelizmente, não existem lares suficientes para todos os animais que nascem. A adoção responsável é sempre o cenário ideal, mas a realidade mostra que milhares de cães e gatos aguardam por uma família. Da mesma forma, passar toda a vida em abrigos também não é a condição mais adequada para a maioria dos animais.

Muitos cães e gatos comunitários encontram acolhimento nas ruas onde vivem. Recebem alimentação, água, carinho e acompanhamento veterinário de moradores que se sensibilizam com sua situação. No entanto, por permanecerem em áreas públicas, continuam expostos a diversos riscos, incluindo a reprodução descontrolada.

Por isso, a castração é um ato de responsabilidade e cuidado. Além de ajudar a reduzir o número de animais abandonados, ela contribui para a saúde e o bem-estar dos cães e gatos, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Controlar a população animal de forma humanitária passa pela conscientização da sociedade. Castrar é evitar sofrimento, abandono e o crescimento de uma população para a qual, infelizmente, nem sempre existem lares disponíveis. É uma medida que gera benefícios para os animais, para as comunidades e para toda a sociedade.

Educação ambiental ganha protagonismo no São João de Caruaru com debate sobre sustentabilidade

A Arena Sustentabilidade do São João de Caruaru abriu portas, nesta quinta-feira (18), para a palestra “Municípios Educadores Sustentáveis e Cidades Verdes”. A programação integrou as ações do Junho Verde, campanha nacional voltada à conscientização e à preservação ambiental.

Durante o encontro, foram debatidos desafios e estratégias para ampliar as políticas de educação ambiental, promovendo a resiliência climática e a sustentabilidade nos municípios.

A atividade foi ministrada por Isis Akemi Morimoto, coordenadora-geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“Quando a educação ambiental chega aos territórios, ela fortalece a participação da população e amplia a capacidade dos municípios de enfrentar os desafios das mudanças climáticas com ações concretas e permanentes. Caruaru tem sido protagonista nesse quesito e um exemplo para outros municípios, por transformar um evento mundialmente conhecido, como o São João, em uma pauta sustentável”, destacou Akemi.

A realização da palestra, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), reforça o compromisso de inserir a pauta ambiental em um dos maiores eventos culturais do país, aproximando a discussão sobre sustentabilidade da população e incentivando os municípios a fortalecerem ações de preservação ambiental.

Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Armazém da Criatividade em Petrolina e impulsiona inovação no Sertão

No fim da tarde desta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra autorizou, em Petrolina, o início das obras do Armazém da Criatividade, iniciativa em parceria com o Porto Digital. Com investimentos de R$ 51 milhões na interiorização da inovação, além da implantação da unidade, o plano de expansão dos espaços prevê unidades avançadas em Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe. Antes da cerimônia, a chefe do Executivo estadual visitou, ao lado do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, a Carreta Digital, iniciativa do Governo Federal voltada à capacitação itinerante de jovens de baixa renda. A ação foi realizada na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

“O início das obras do Armazém da Criatividade representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização da inovação e da tecnologia. Em parceria com o Porto Digital, estamos criando um ambiente que vai estimular o empreendedorismo, formar talentos, apoiar novos negócios e gerar oportunidades para a população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Armazém da Criatividade será construído com a proposta de aproximar infraestrutura, formação de talentos, apoio a startups e transformação digital das principais cadeias produtivas do interior, criando condições para a geração de empregos qualificados, o aumento da competitividade e o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento. O local escolhido para abrigar o Porto Digital Petrolina será o antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado às margens do Rio São Francisco.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, ressaltou o papel da pasta no fortalecimento tecnológico. “É muito importante contar com um instrumento como o Porto Digital em Petrolina. O Ministério das Comunicações tem o papel de fortalecer a infraestrutura digital no Brasil e, aqui em Pernambuco, não está sendo diferente”, afirmou o ministro.

O espaço que abrigará o equipamento está localizado em um terreno de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do Armazém da Criatividade. “O Porto Digital é uma política pública consolidada, que agora chega a Petrolina, no Sertão do São Francisco. O que estamos trazendo hoje é mudança de vida e inovação para a juventude”, afirmou a titular da pasta.

Anfitrião do evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou a chegada da iniciativa. “É um momento marcante e histórico para a nossa cidade. As startups terão a oportunidade de iniciar suas atividades e atuar na inclusão digital, na geração de empregos, de oportunidades e de educação, mas, acima de tudo, na promoção da cidadania”, afirmou o gestor municipal.

A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços. “Petrolina tem condições que não vemos em nenhum outro lugar do Brasil. O município é referência no agro e na exportação, e esperamos que, em um futuro próximo, também se torne um grande polo exportador de inovação e tecnologia”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Para o presidente da Fundação Nilo Coelho e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o início das obras representa a concretização de um sonho e um investimento no futuro das novas gerações. “O Governo de Pernambuco está realizando esse sonho, resgatando esse projeto e, acima de tudo, ajudando a construir um novo futuro para essa criançada e para as gerações que aqui vão sonhar junto conosco”, destacou.

Acompanharam o evento o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho; os deputados estaduais Antônio Coelho e Edson Vieira; os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Corrinha de Geomarco (Dormentes), Cloves Ramos (Afrânio), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Thallita Fonseca (Camutanga) e Rogério Ferreira (Jatobá); além de vereadores e lideranças locais.

São João: CRO-PE orienta população sobre cuidados com a saúde bucal durante as festas juninas

Com a chegada do período junino, marcado pelas tradicionais comidas típicas e pelas celebrações em todo o Nordeste, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) orienta a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal durante as festividades. Durante essa época do ano, é comum o aumento no consumo de alimentos ricos em açúcar e de maior rigidez, como pé de moleque, milho, cocada, pipoca e maçã do amor, que podem provocar problemas como fraturas dentárias, quebra de restaurações e danos em aparelhos ortodônticos.

O presidente do CRO-PE, João Godoy, destaca que é possível aproveitar o São João sem abrir mão dos cuidados com a saúde bucal. “As festas juninas fazem parte da nossa cultura e são um momento de confraternização muito importante para os pernambucanos. Mas é fundamental que a população tenha atenção ao consumo excessivo de alimentos muito duros e açucarados, além de manter a rotina de higiene bucal mesmo durante os festejos”, afirmou.

O CRO-PE reforça que a escovação após as refeições, o uso diário do fio dental e a ingestão adequada de água ajudam a prevenir problemas como cáries, inflamações gengivais e mau hálito. A orientação também vale para pacientes que utilizam próteses, facetas, lentes de contato dental e aparelhos ortodônticos, já que esses casos exigem ainda mais cuidado na mastigação de alimentos mais rígidos.

O Conselho também alerta que, em situações de dor, fraturas dentárias ou qualquer outra urgência odontológica durante o período junino, a recomendação é procurar um cirurgião-dentista regularmente inscrito no CRO-PE. “A prevenção continua sendo o melhor caminho para garantir um São João tranquilo, com saúde e qualidade de vida”, completou João Godoy.

Câmara de Caruaru encerra sessões do semestre legislativo com pacote de projetos aprovados

A Câmara Municipal de Caruaru encerrou, nesta quinta-feira (18), as sessões ordinárias do primeiro semestre legislativo com a aprovação de uma ampla pauta de projetos voltados à gestão pública, inclusão social, mobilidade urbana e meio ambiente. Após a sessão ordinária, os vereadores realizaram uma reunião extraordinária para concluir a tramitação das matérias apreciadas ao longo do dia.

Entre os destaques está a ampliação da gratuidade no transporte coletivo para pessoas com fibromialgia e outras doenças correlatas, além da criação do Programa Municipal de Micro Florestas Urbanas de Caatinga. Também avançaram propostas relacionadas à reestruturação de cargos públicos, regulamentação do estacionamento rotativo e alterações nas regras de funcionamento do Conselho Tutelar.

O Legislativo ainda aprovou projetos que tratam da reorganização de conselhos municipais, ampliação de direitos para pessoas com deficiência, mudanças na carreira fiscal e medidas administrativas para diferentes áreas da gestão municipal. Em discussão única, foram aprovadas a regulamentação da Lei do Governo Digital na Câmara e a denominação de espaços da nova sede do Poder Legislativo.

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o Título de Cidadania Caruaruense ao advogado Saulo de Tarso Gomes Amazonas e o parecer prévio do Tribunal de Contas sobre as contas do Executivo referentes ao exercício de 2024. A maior parte das matérias recebeu votação unânime, marcando o encerramento do semestre legislativo com uma pauta extensa e diversificada.