Governo do Estado destina imóvel ao TJPE para construção de Fórum da Comarca em Rio Formoso

O Governo do Estado destinou um imóvel no município de Rio Formoso, na Mata Sul, ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para a construção do Fórum da Comarca do município. A assinatura do documento que destina o prédio foi realizada nesta segunda-feira (30/09) pelo presidente do TJPE, o desembargador Ricardo Paes Barreto, e pela governadora Raquel Lyra.

A previsão é de que a obra do fórum seja iniciada no primeiro semestre do próximo ano. O projeto da construção está finalizado e o próximo passo é iniciar o processo de licitação para as obras. Com a assinatura do termo, a utilização e administração do imobiliário passarão a ser de responsabilidade do TJPE. O imóvel está localizado no centro do município de Rio Formoso.

“Esse ato representa mais um gesto do Governo, que cede um terreno para o Poder Judiciário. Atualmente, o fórum da cidade está funcionando em uma sala cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com o novo prédio, será possível atender bem a necessidade da região”, registrou o desembargador Ricardo Paes Barreto. Anteriormente, o Estado já havia firmado outra parceria com o mesmo tribunal, de destinação de um imóvel em Nazaré da Mata, na Mata Norte.

“Assinamos hoje a vinculação de um imóvel do Estado para que o TJPE possa construir o fórum novo na cidade de Rio Formoso. Estamos sempre trabalhando juntos e, com mais essa parceria, a população vai poder ter mais acesso aos serviços prestados pela Justiça. Queremos sempre as melhores condições para que todas as pessoas tenham um atendimento de qualidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em parceria com Sebrae-PE, Prefeitura de Agrestina oferece cursos profissionalizantes gratuitos

Entre os dias 8 e 9 de outubro, a Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, irá oferecer cursos profissionalizantes gratuitos na área de gestão de negócios. A iniciativa, que tem como objetivo capacitar os microempreendedores individuais (MEIs), é uma parceria com o Sebrae Pernambuco. Os cursos serão realizados das 18h às 22h, no auditório da Casa do Empreendedor, e as inscrições seguem até sexta-feira (4).

No dia 8 de outubro, será ofertado o curso de “Fotografia para Vender na Internet”. A capacitação busca ensinar empreendedores a utilizar técnicas básicas e avançadas de fotografia para melhorar a apresentação de seus produtos em ambientes digitais. Os interessados em participar devem se inscrever através do site pe.loja.sebrae.com.br/fotografia-para-vender-na-internet-103466312.

Já no dia 9 de outubro, será ministrado o curso “Faça seu Fluxo de Caixa e Controle seu Capital de Giro”, que tem como objetivo ensinar aos participantes a gerenciar as finanças de suas empresas de forma eficiente e estratégica. Para se inscrever na capacitação, os interessados devem acessar o site pe.loja.sebrae.com.br/faca-seu-fluxo-de-caixa-e-controle-seu-capital-de-giro-103466313.

Gerfferson Silva, Agente de Desenvolvimento da Casa do Empreendedor, pontuou que as inscrições também podem ser realizadas presencialmente na Casa do Empreendedor. “Queremos garantir que todos os interessados tenham acesso a essas oportunidades. A nossa equipe está à disposição para ajudar no processo de inscrição e para fornecer informações adicionais sobre os cursos. Incentivamos a todos que aproveitem essa chance de aprimorar suas habilidades e impulsionar seus negócios, contribuindo assim para o crescimento econômico de Agrestina”, finalizou.

Mesmo com acordo selado, pegou mal para Queiroz exibição de Gel na propaganda eleitoral

Até então barrado, o ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel (MDB), finalmente apareceu na propaganda eleitoral de seu desafeto político histórico e agora aliado na disputa das eleições municipais 2024, Zé Queiroz (PDT). Além de pedir votos para Queiroz, Gel aproveitou a oportunidade única na propaganda do pedetista para também ressaltar o nome de seu filho Tonynho Rodrigues (MDB), que se encontra encabeçando a chapa majoritária da Coligação Caruaru Forte de Novo, como candidato a vice-prefeito.

Tão logo foi divulgada a propaganda, uma verdadeira enxurrada de comentários negativos tomou conta das redes sociais, em repúdio à “aliança” formada entre dois adversários políticos de Caruaru. “Essa vergonha é no crédito ou no débito?”, comentou no Instagram, Diogo Carlos. “Zé e Tony são dois oportunistas! Tudo pelo poder!”, acrescentou Lucivaldo Marques. “Uma coisa é saber que essa vergonha está acontecendo, outra é ver com os próprios olhos no guia. Muito óleo de peroba para Tony Gel e Zé Queiroz”, criticou Danúsia Ferreira.

Nos bastidores políticos de Caruaru, as informações que estão circulando dão como mais do que certo o acordo firmado entre os dois “ex-desafetos” políticos para comandar a cidade, em uma eventual vitória nas eleições de 2024. Queiroz governaria a Prefeitura por dois anos e o restante do mandato seria cumprido por Tonynho, dividindo os destinos do município ao meio.

Caruaruenses marcam presença em peso no Encontrão 45 marcando a arrancada de Rodrigo Pinheiro até a vitória já no 1º turno das eleições

A poucos dias da disputa do 1º turno das eleições municipais 2024, os eleitores caruaruenses deram mais uma grande demonstração, que se encontram apoiando em peso a reeleição do atual prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Um dia após à subida até o Monte do Bom Jesus, milhares de apoiadores compareceram ao Encontrão 45, em plena na noite dessa segunda-feira (30), no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, marcando a arrancada da vitória de Rodrigo e de sua candidata a vice Dayse Silva (PSDB), já neste domingo (06).

Durante o ato, o candidato à reeleição recebeu o carinho dos caruaruenses, bem como renovou o seu compromisso de continuar cuidando das pessoas, através da série de investimentos que já vem e ainda irá expandir em todos os setores da Capital do Agreste. “Muito gratificante receber este reconhecimento do povo caruaruense, nesta reta final de campanha. Estamos enxergando nos olhos das pessoas o desejo da continuidade do nosso trabalho, o que nos deixa ainda mais motivados para fazermos de Caruaru, uma cidade ainda melhor para se viver e empreender. Este sentimento de esperança será depositado nas urnas no próximo domingo!”, destacou Rodrigo.

Pedro Souza esteve entre os apoiadores presentes no Encontrão e se disse animado com o futuro da sua cidade. “Rodrigo Pinheiro e Dayse Silva estão representando a continuidade de todos os avanços que Caruaru vêm obtendo nos últimos anos. E tenho certeza que o povo caruaruense já entendeu que a sua cidade não pode retroceder ao passado, com alianças falsas e de conveniência, apenas pela ganância do poder. Deus e os caruaruenses vão dar a vitória para o time do bem, que vai fazer da Capital do Agreste, um município cada vez melhor!”.

Caruaru Shopping sedia a exposição Natureza e Cultura

A partir desta quarta-feira, 2 de outubro, o Caruaru Shopping estará sediando a exposição Natureza e Cultura. A mostra acontecerá no corredor da Livraria Leitura, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência.

O público irá encontrar no espaço uma variedade de produtos, incluindo plantas naturais, como suculenta, cacto e espada de São Jorge, bem como vasos, filtros dos sonhos e fontes de água.

Também encontrarão peças religiosas, a exemplo de esculturas, terços e acessórios, além de produtos regionais, entre eles, rapadura, quebra queixo, bolo de goma e suspiro.

“Quem visitar a exposição terá uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de artesãos locais, que se dedicam a produzir peças únicas e de alta qualidade”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Fundação de Cultura de Caruaru abre edital para seleção de novo Patrimônio Vivo

Durante um encontro realizado na Biblioteca Municipal Álvaro Lins com os Patrimônios Vivos de Caruaru, nesta segunda-feira (30), a Fundação de Cultura anunciou a divulgação do edital para a seleção de um novo Patrimônio Vivo. O objetivo é preencher a vaga deixada por Zefinha Parteira, que faleceu em fevereiro de 2022, aos 81 anos, deixando um legado inestimável para a cultura local.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 1º a 14 de outubro. Os candidatos interessados deverão realizar suas inscrições presencialmente na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, localizada na Rua Frei Caneca, 352, no bairro Maurício de Nassau, das 8h às 14h.

A seleção é uma oportunidade de reconhecer e valorizar os mestres e mestras que preservam as tradições culturais da cidade. Atualmente, Caruaru conta com 19 Patrimônios Vivos, de um total de até 20 vagas previstas por lei. Entre os nomes que já receberam esse reconhecimento estão Azulão, João do Pife, Joana Angélica, Boi Tira-Teima, Sebá e Onildo Almeida.

Para participar, é necessário apresentar documentos que comprovem atuação cultural e residência no município por, no mínimo, 20 anos. O processo de seleção incluirá a análise da documentação dos candidatos, seguida de uma defesa oral. A comissão responsável será formada por quatro membros: dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, e dois representantes da Fundação de Cultura de Caruaru. O presidente da Fundação, Hérlon Cavalcanti, terá direito a voto apenas em caso de empate.

O candidato selecionado receberá uma bolsa vitalícia como forma de reconhecimento por suas contribuições à cultura local. O edital completo estará disponível na sede da Fundação e no Diário Oficial do Município.

Ciano Alves, flautista do Quinteto Violado, morre aos 65 anos

A música pernambucana se despediu com tristeza de Ciano Alves, músico que integrou o Quinteto Violado por 43 anos como flautista. Seu falecimento foi confirmado nesta segunda-feira (30/09) nas redes sociais do grupo. Em nota, o Quinteto expressou pesar pela perda de um de seus membros mais antigos e reiterou a gratidão a Ciano, cuja humanidade transcendia seu talento musical. Não foram divulgados detalhes sobre a data, a causa da morte ou o local do velório até o momento.

“É com triste pesar que informamos a todos sobre o falecimento do nosso irmão Ciano Alves, esse gênio da música, o nosso mago da flauta. Ele deixou um legado de mais de 40 anos de música com o Quinteto Violado. Fica aqui nossa eterna gratidão e carinho a esse ser humano, que em vida foi uma das almas mais generosas e bondosas que pudemos conhecer. Vá em paz, Ciano; que seu legado será lembrado para sempre por nós e por todos que te admiravam!”, diz a banda em postagem comovente.

Luciano Alves, nascido em Garanhuns, no Agreste pernambucano, em 1959, entrou para o Quinteto em 1979, assumindo o lugar de Zé da Flauta, embora ainda não fosse flautista profissional. José Teles, autor da biografia do Quinteto Violado, publicada em 2012, relembra o momento em que Ciano lhe contou sobre o convite. “Ele me contou, foi prum quarto de casa, escutou todos os LPs do Quinteto Violado, e tirou todas as partes da flauta, tanto as de Zé quanto as de Sando, o flautista que participou dos primeiros álbuns do grupo.”

Em 2022, quando o Quinteto Violado completou 50 anos, a biografia foi revista, aumentada e republicada pela Cepe. “Dessa vez recorri à otima memória de Ciano. Ele se lembrava de tudo, nos mínimos detalhes, dos seus então 43 anos de banda”, relata Teles. Ciano enfrentava problemas de saúde há algum tempo. Em setembro do ano passado, ele se afastou dos palcos após passar cerca de duas semanas internado em um hospital no Recife. ‘”Quero tranquilizar os amigos e fãs, e dizer que em breve estarei de volta ao meu lar e também aos shows junto com o Quinteto Violado”, disse em sua última postagem no Instagram.

“O Quinteto Violado, e a música brasileira perderam um músico de um imenso talento, uma pessoa de uma simplicidade comovente, um grande cara que, vez por outra, frequentava nossa mesa na rua do Bar Central, de quem todo mundo gostava”, lamenta José Teles. “Talvez nem ele tivesse consciência do valor que tinha”, conclui o jornalista.

Diario de PE

Suspeito de participar de “rolezinho” é detido com moto adulterada

Um homem de 20 anos suspeito de participar de um “rolezinho” foi detido, no domingo (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. Ele estava conduzindo uma motocicleta com sinais de adulteração e tentou fugir da abordagem, mas foi alcançado.

Policiais realizavam uma ronda próximo à entrada de Araçoiaba, quando avistaram um grupo com cerca de 20 motocicletas, colocando em risco a segurança do trânsito e fazendo manobras arriscadas na rodovia.

A equipe realizou o acompanhamento das motocicletas e um dos condutores caiu em uma vala no canteiro central, mas não se machucou. O veículo foi abordado e após uma identificação detalhada, foi constatado que as numerações do motor e do chassi estavam raspados.

O homem foi encaminhado junto com o veículo à Delegacia de Polícia Civil de Paulista. Ele poderá responder por adulteração de sinal identificador de veículo.

Menina de três anos é atropelada acidentalmente por uma caminhonete e sobrevive

Uma criança de três anos foi atropelada acidentalmente por uma caminhonete em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Pernambucano. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que a criança passa na frente de uma Fiat Strada e é atingida. Tudo aconteceu na manhã do último sábado (28).

Após o carro passar por cima da menina, ela se levanta do chão e é socorrida por um grupo de adultos. A criança foi socorrida, não sofreu ferimentos e passa bem.

Diario de Pernambuco

Espetáculo “Rei das Espumas” estreia em Caruaru

O espetáculo “Rei das Espumas” estreia em Caruaru com apresentações na Escola Municipal Teresa Neuma e no Teatro João Lyra Filho. A peça aborda a importância da água e sua preservação, trazendo uma reflexão profunda e lúdica sobre o papel de cada um na conservação deste recurso fundamental para a vida na Terra.

A trama se passa no banheiro de uma casa, onde um adolescente, em meio aos seus conflitos, se torna Rei. O ralo é o grande vilão da história, representando o escoamento e desperdício. Neste universo mágico, personagens ganham vida e questionam as ações do protagonista, levando a plateia a refletir sobre a água como parte essencial da existência humana.

“O espetáculo provocará estudantes, crianças e adultos num universo mágico da expertise de uma criança”, disse Rafael Amâncio que divide com Vando Farias a autoria do texto. A direção do espetáculo é de Walmir Chagas e no elenco, Rafal Amâncio e Maria Alice da Silva. A iniciativa conta com apoio da Associação dos Artistas de Caruaru(ASSARTIC) e incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Governo federal e do Estado, garantindo gratuidade e acessibilidade para o público.

As apresentações na Escola Teresa Neuma serão realizadas na terça (01) e na quarta (02) em dois horários, às 9h30 e 14h30. Na quinta o espetáculo será encenado à noite, às 19h30. Na sexta (04) o Rei das Espumas será apresentado no Teatro Joao Lyra Filho às 15h com sessão gratuita e aberta ao público.

E em outubro, o Rei das Espumas ficará em cartaz no Teatro João Lyra Filho com apresentações às sextas, sábados e domingos, exceto o primeiro fim de semana do mês devido às eleições.