Ao discursar sobre educação, Lula diz não querer supremacia branca ou negra no Brasil

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira, 4, não querer supremacia branca ou negra no Brasil. A fala ocorreu durante o lançamento da pedra fundamental Orion em Campinas (SP).

“Eu não quero tirar o direito de ninguém. Não quero supremacia branca nesse País, também não quero supremacia negra. Eu quero um País de forma civilizada, um País que tenha diversidade, mas um País que saiba conviver de forma respeitosa”, afirma o petista.

Lula discursava sobre a educação, argumentava que comparativamente com outras nações, como a Argentina, o Brasil demorou para desenvolver políticas educacionais, o que reflete atualmente no cenário nacional. Ele apontou que historicamente apenas pessoas com recursos tinham acesso ao ensino, pois conseguiam ir para outros locais para estudar, como em Paris ou Londres, por exemplo.

“A nossa educação foi tratada de forma premeditada para que o povo pobre, indígena e negro não estudasse”, conta, acrescentando que, no passado, a população pobre tinha apenas as opções de tornar-se garimpeiro, cortador de cana ou trabalhar limpando dejetos humanos dos hotéis.

“Isso é o que aconteceu conosco até pouco tempo atrás. Em 1930 não podia dançar capoeira no centro do Rio de Janeiro porque era considerada perigosa, não podia fazer batuque”, pois eram práticas vistas como exercidas por pessoas sem recursos financeiros, explica.

O presidente relembrou a sua trajetória política e disse se orgulhar de ser o gestor que ampliou o acesso à universidade no País. Lula também fala que por nunca ter conseguido se formar, essa era uma questão muito importante para ele. “Como eu fiquei muito magoado a vida inteira de não ter tido a oportunidade de entrar na universidade, eu resolvi que nós teríamos que garantir que os filhos das pessoas humildes poderiam entrar na universidade”, ressaltou.

Estadão Conteúdo

Preso em Pernambuco homem que estuprou filhas de 11 e 13 anos em Alagoas

Um homem de 51 anos foi preso na cidade de Jupi, no Agreste de Pernambuco, acusado de estuprar duas de suas filhas, que tinham 11 e 13 anos na época em que os abusos foram descobertos, em 2019. Ele morava em Arapiraca, na Zona da Mata de Alagoas, onde aconteceram os crimes.

O homem estava foragido desde então. A prisão aconteceu na quarta-feira (3), em um sítio da zona rural da cidade e contou com o apoio de policiais civis da Delegacia de Jupi.

Os abusos sexuais aconteceram durante anos e chegaram ao fim quando as meninas contaram à mãe a situação.

“Essa é mais uma prisão importante, efetuada pelo Niesp [Núcleo de Investigação Especial da Delegacia Geral da Polícia Civil alagoana]”, disse o chefe de operações, Welber Cardoso.

Na ocasião, apontou o delegado, a mãe das vítimas teria percebido a mudança de comportamento das duas, além do próprio denunciado ter passado a agir de forma estranha.

Vereador Jorge Quintino Agradece ao Prefeito Rodrigo Pinheiro, pela Abertura da Clínica de Atendimento Especializado aos Autistas

Na tarde e noite desta quinta-feira, 4 de julho de 2024, o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, deu um importante passo para a inclusão e o cuidado com as pessoas com autismo ao inaugurar a Clínica de Tratamento Multidisciplinar de Autistas. Este novo equipamento público de saúde, localizado na Rua Armando da Fonte, nº 197, no Bairro Maurício de Nassau, é fruto do convênio firmado entre o Projeto Campi e a Prefeitura de Caruaru.

A chegada do novo equipamento até à Capital do Agreste representa um marco na educação municipal, que a partir de agora, passará a dispor de espaço exclusivo e de serviços especializados para atendimentos multidisciplinares para estudantes da rede municipal diagnosticadas com espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Entre as personalidades presentes, estava o vereador professor Jorge Quintino, que tem entre suas prioridades de mandato o autismo. O edil contabiliza números bastantes expressivos nesse sentido, como: apresentação de mais de cem matérias legislativas correspondentes a essa pauta, três audiências públicas, 253 atendimentos relativos ao autismo e mais de 20 visitas de fiscalização institucional.

Para Quintino, essa é uma vitória de toda sociedade: “Quero expressar meu profundo agradecimento ao Prefeito Rodrigo Pinheiro por essa iniciativa. A criação desta clínica demonstra o compromisso do nosso prefeito com a saúde e o bem-estar das pessoas com autismo e suas famílias. É uma grande vitória para nossa cidade, que se torna referência em tratamento e apoio às pessoas com autismo, proporcionando um futuro mais inclusivo e esperançoso para todos”.

Sesc promove show de Régis Bakana, em Garanhuns

A cidade de Garanhuns está na contagem regressiva para mais uma edição do Festival de Inverno. E antes do início dos shows, o Sesc promove uma noite dançante no primeiro fim de semana de julho. O projeto Sesc Night apresenta o cantor Régis Bakana, nesta sexta (5/07), a partir das 21h, no Salão de Eventos da unidade.

Régis Bakana é de Maceió/AL e já se apresentou em outras oportunidades para o público de Garanhuns. Conhecido como “A Fera do Balanço”, o artista alagoano mescla o estilo brega com outros ritmos, como a lambada.

Durante o show, a cantina do Sesc funciona com a venda de bebidas e petiscos. Os ingressos custam R$ 25. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, que apresentam a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 15.

“Régis tem uma característica que agrada todo o público: suas músicas são eletrizantes e, em noites frias como as que estamos vivenciando na cidade, acabam aquecendo os dançarinos”, afirma Marcos Duarte, instrutor de atividades recreativas do Sesc Garanhuns.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Sesc Night, com Régis Bakana
Realização: Sesc Garanhuns
Data: sexta, 5 de julho
Horário: a partir das 21h
Local: Salão de Eventos do Sesc Garanhuns
Ingressos: R$ 15 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 25 (público geral)
Informações: (87) 3761-2658

Audiência Pública debate Metas Nacionais do Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizará uma audiência pública para promover a participação da sociedade na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário. O evento ocorrerá no dia 10 de julho, das 15h às 17h, no Auditório Desembargador Itamar Pereira da Silva da Escola Judicial do TJPE, e será transmitido em tempo real pelo canal TJPE Oficial, na plataforma de vídeos YouTube.

Assista AQUI.

A audiência pública é uma das atividades previstas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para permitir contribuições de diversos setores da sociedade no aperfeiçoamento do desempenho de metas dos Tribunais de todo país, estabelecidas anualmente e parte da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

No Tribunal de Justiça de Pernambuco a realização do evento está sendo orientada por sua Coordenadoria de Governança de Dados (CGD), órgão vinculado à Presidência e à Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), responsável por informar, monitorar e orientar as unidades do tribunal no que se refere ao aperfeiçoamento de sua prestação jurisdicional.

Segundo a subcoordenadora de Dados, Tecnologia e Produtividade da CGD, juíza Raquel Barofaldi, as contribuições dos participantes serão coletadas em um formulário eletrônico e enviadas ao CNJ. “As sugestões deverão ser consideradas na elaboração das metas nacionais de 2025. Eventos como este são essenciais para democratizar a participação do nosso público interno e externo nos processos de construção e aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário à sociedade”, enfatizou a magistrada.

Além do público interno formado por magistrados e servidores, estão convidados integrantes e representantes de diversos segmentos da sociedade, dentre eles a Defensoria Pública Estadual; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Pernambuco; Procuradoria Geral da Justiça – Ministério Público Estadual; Secretaria da Defesa Social; Delegado Geral da Polícia Civil de Pernambuco; Procuradoria Geral do Município do Recife; Associação dos Magistrados Estaduais de Pernambuco – Amepe e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco – Sindjud/PE.

Circuito do Festival Gastronômico Conheça Caruaru continua até dia 31 de julho

O circuito do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru” está sendo realizado desde o dia 1º de junho, em 35 estabelecimentos da cidade e da zona rural, e vai até dia 31 de julho. Para participar, basta ir a um dos restaurantes cadastrados e pedir o prato participante do circuito. A cada 12 adesivos no cartão fidelidade, o consumidor recebe um prêmio exclusivo.

O Festival Gastronômico “Conheça Caruaru”, teve início no mês de maio com mentorias aos restaurantes cadastrados e a escolha dos pratos para o circuito. Faz parte também do Festival, aulas-shows, na cidade e na zona rural, e capacitações no segmento da gastronomia.

O Festival Gastronômico “Conheça Caruaru” é uma realização da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), e conta com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Cesar Santos e Coca-Cola, além do apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

*Restaurantes cadastrados:*

Açaideli

Boteco Paulistano

Caçarola do Visconde

Chef Patrick

Crocant’s Pastelaria

Mãe Beata

Maricai

Nourish Bistrô

Restante Heleno

Seu Zé Lounge

Terraço Murici

Tia Guida

Varanda

Via Regional

O Barão

Smash Burguer

Restaurante Tia Bia

Restaurante Sueli

Matuto’s Grill

Restaurante São José

Santorini

Lambreta Café e Bistrô

Restaurante Bar da Perua

Restaurante Lengo Tengo

Nuut Burguer – felipe

Cantinho Comedoria

Negro Brownie

Chef Adalberto

La Pizza Delivery

Primmus

HSM Burger

Pizzaria Sabor Paulista

Empório Raiz

Restaurante Charque do Paulista

Multifood Sushi

Caruaru Shopping promove Aula Show em comemoração ao Dia Mundial do Chocolate

O Caruaru Shopping estará promovendo, nos dias 5, 6 e 7 de julho, a Aula Show de Chocolate. O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Chocolate (7 de julho), acontecerá próximo à Le Biscuit, das 15h às 17h. Durante esses três dias, os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer deliciosas sobremesas.

No primeiro dia, o público aprenderá a preparar bombons. No dia 6 de julho, será a vez do fondue de chocolate e fudge de chocolate branco. Já no dia 7 de julho, fechando com chave de ouro a programação, os participantes poderão aprender a fazer chocolate quente e brigadeiro tradicional.

“Será imperdível! Esta é uma excelente oportunidade de se tornar um mestre na arte do chocolate e também de se deliciar com essas receitas incríveis”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O evento será aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Os interessados devem comparecer próximo à Le Biscuit do centro de compras, nos horários indicados, para desfrutar desse momento de aprendizado.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Prefeito Rodrigo Pinheiro transforma Caruaru na 1ª cidade do Nordeste a contar com os serviços da Clínica de Tratamento Multidisciplinar de Autistas

O prefeito Rodrigo Pinheiro adotou mais uma iniciativa inédita para Caruaru e que promete transformar para melhor a vida de milhares de estudantes autistas da rede municipal de ensino. Desde a noite dessa quinta-feira (04) que a Capital do Agreste passou a dispor dos serviços da Clínica de Tratamento Multidisciplinar de Autistas, que é especializada no atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes diagnosticadas com espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Tal conquista para o município é proveniente do convênio assinado entre a Prefeitura de Caruaru e o projeto Campi, este último desenvolvedor e operador da Clínica.

A unidade, que fica localizada na rua Armando da Fonte, no bairro Maurício de Nassau, é a primeira a ser instalada não só na cidade, mas também em todo o Nordeste, oferecendo atendimentos de fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, psiquiatria, pediatria, fonoaudiologia, neuropediatria, clínica geral, dentre outros, de forma integrada e totalmente gratuita. A ideia é fornecer tratamento especializado e de alta qualidade, além de apoio e orientação para as famílias das crianças atendidas.

“Este convênio firmado com o projeto Campi possibilitará que avancemos ainda mais na prestação de serviços especializados para estudantes diagnosticados com o espectro autista, acolhendo também os seus familiares e responsáveis. A Clínica dispõe de toda uma infraestrutura necessária, além de uma equipe de profissionais qualificados para atender da forma mais completa possível às demandas dos nossos alunos. É claro, com aquela dose extra de amor e todo carinho merecido”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro, durante a inauguração do espaço.

Também presente no evento, o diretor-executivo do projeto Campi, Humberto Silva, destacou a proposta do mesmo. “Este projeto surgiu da necessidade de oferecer uma intervenção adequada e especializada para crianças e adolescentes com transtornos do desenvolvimento, incluindo o espectro autista. A falta de acesso a tratamentos efetivos pode levar a uma série de consequências negativas, incluindo o atraso no desenvolvimento social, emocional e cognitivo, afetando significativamente a qualidade de vida desses indivíduos e de suas famílias. Desta forma, a chegada da Clínica a Caruaru representa um marco na história da cidade”.

Caminhão carregado com frutas tomba na BR-232

Um caminhão tombou por volta das 12h50 desta quinta-feira, no quilômetro 62 da BR-232, em Pombos, sentido Recife. De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, houve uma falha no sistema de freios, que o fez perder o controle do veículo, que acabou tombando.

O caminhão estava carregado com frutas. O SAMU esteve no local para socorrer o motorista que apresentava ferimentos na cabeça. A PRF está no local no aguardo do guincho para a remoção do veículo. O trânsito está lento e os veículos circulam pelo acostamento da rodovia.

Com palestras e estudos temáticos, Jornada Pedagógica contempla 260 profissionais da educação municipal

Cerca de 260 profissionais da educação municipal, entre coordenadores e técnicos pedagógicos, participaram da Jornada Pedagógica 2024, da última segunda (1º) até esta quarta-feira (3), na sede da Seduc Caruaru, no bairro Petrópolis. Com o tema “Coordenação Pedagógica: Concepções, Desafios e Caminhos para uma Prática Educativa Transformadora”, a iniciativa desenvolveu palestras e grupos de estudos temáticos, com objetivo de aproximá-los ainda mais dos processos pedagógicos em consonância com a política educacional do sistema municipal de ensino da Capital do Agreste.

“São eventos como esse que fortalecem o nosso compromisso para com os profissionais de educação, valorizando esses coordenadores pedagógicos, que atuam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, na garantia qualitativa de tudo que o prefeito Rodrigo Pinheiro almeja alcançar na nossa rede de ensino. Parabenizar a todos os envolvidos e na certeza de que muito estamos fazendo e acima de tudo o que temos para construir juntos para uma educação cada dia melhor”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, Kaio Colaço.

Integrada ao cronograma de ações da Seduc Caruaru, a Jornada Pedagógica foi realizada justamente no começo do recesso escolar – da última segunda até o próximo dia 16. As aulas da rede municipal de ensino serão retomadas, no dia 17 de julho, contemplando mais de 50 mil estudantes. “Não temos dúvidas de quanto mais capacitados poderemos contribuir para com um ensino de melhor qualidade a todos os estudantes. Esta Jornada foi bastante importante para expandirmos os nossos conhecimentos já para serem aplicados neste segundo semestre”, comentou a coordenadora Ana Farias.