FIQUE ATENTO — Atendimento da Neoenergia Pernambuco tem esquema especial durante o Carnaval

A Neoenergia Pernambuco preparou um esquema especial de atendimento ao cliente durante o período de Carnaval em todo o Estado. O serviço de teleatendimento, pelo número 116, será ampliado, garantindo suporte contínuo à população. Além disso, os clientes contam com mais de 50 serviços disponíveis nos canais digitais da distribuidora, como o WhatsApp (81) 3217-6990, o site oficial https://www.neoenergia.com/web/pernambuco e o aplicativo da distribuidora.

As lojas de atendimento localizadas em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Camaragibe, Casa Amarela e Cabo de Santo Agostinho funcionarão normalmente na quinta e sexta-feira que antecedem o Carnaval. No sábado (14), o atendimento será das 9h às 13h. Já no período de domingo até a terça-feira de Carnaval, as unidades estarão fechadas. Na Quarta-feira de Cinzas (18), o funcionamento será das 12h às 18h, com exceção das lojas situadas nos shoppings Costa Dourada, Guararapes e RioMar, que atenderão das 12h às 20h.

Para garantir ainda mais segurança e confiabilidade no fornecimento de energia durante os dias de folia, a Neoenergia Pernambuco implantou uma operação especial para o Carnaval 2026, com investimentos de R$ 12,1 milhões na rede elétrica. Entre as ações preventivas realizadas estão mais de 43 mil podas de árvores, a inspeção de cerca de dois mil quilômetros de rede e a execução de mais de duas mil manutenções estruturais em todo o Estado.

Durante o período carnavalesco, a distribuidora contará com um reforço significativo nas equipes de campo. A partir da quinta-feira que antecede o Carnaval, mais de 850 profissionais estarão mobilizados, além de 100 equipes extras de prontidão e 52 controladores, entre engenheiros e supervisores, atuando em tempo integral até a Quarta-feira de Cinzas, para garantir agilidade e eficiência no atendimento a possíveis ocorrências.

Campanha de conscientização

Para ampliar o alcance das mensagens de segurança em meio à festa, a Neoenergia aposta novamente na força da música popular brasileira. A campanha une o frevo rasgado de Alceu Valença à sonoridade do BaianaSystem, conectando diferentes gerações e tradições culturais.

“O Carnaval celebra toda a alegria e criatividade do povo brasileiro. Em Pernambuco, o frevo é o maior símbolo dessa energia. O pernambucano possui uma identidade muito forte e é sempre ligado a ela. Para mim, é uma honra representar essa cultura e ajudá-la a se expandir pelo mundo”, destacou Alceu Valença.

A letra da música traz, de forma didática, os principais cuidados que a população deve adotar para evitar acidentes com a rede de distribuição de energia. Apesar de lançada especialmente para o Carnaval, as orientações são válidas para todo o ano.

Pesquisa avalia Transporte Público em Caruaru

O transporte público integra um conjunto importante de alternativas voltadas para a mobilidade urbana. Por isso, a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) realiza, até o fim do mês de fevereiro, uma pesquisa sobre o tema no município com o objetivo de avaliar este serviço.

O formulário propõe avaliar a opinião dos usuários que utilizam as linhas de ônibus na cidade. Os interessados poderão acessar a pesquisa por meio de QR Code ou link, no site oficial da Prefeitura de Caruaru ou no site da AMC.

Também é possível participar da pesquisa através deste link:

https://bit.ly/4bXl1a6

Obras na Avenida João Soares de Lira começam com investimento de R$ 2,7 milhões em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru iniciou importantes obras de pavimentação asfáltica na Avenida João Soares de Lira – importante via que dá acesso a residenciais como o Baraúnas e o Nova York. Os investimentos são na ordem de R$ 2,7 milhões e permitirão a realização de diferentes intervenções, que, por sua vez, resultarão em inúmeros benefícios para a população.

O trecho da Avenida João Soares de Lira que está sendo contemplado pelas obras é o que começa na entrada da Rua Pedro Guarda e termina no acesso à Rua Campo de Brito, no sentido Centro-Subúrbio. A via alcança diretamente os moradores do Residencial Baraúnas (do lado direito da avenida) e do Jardim Boa Vista (localizado do lado esquerdo).

Por lá, estão sendo realizados serviços que contemplam desde a implantação do sistema de drenagem (para o escoamento adequado da água da chuva) à pavimentação (o calçamento dará lugar ao asfalto). Serão mais de 5,2 mil m² de asfalto implantados e de recapeamento asfáltico da avenida, onde também serão construídas calçadas acessíveis e implantada sinalização.

As obras beneficiarão diretamente a comerciante Maria das Graças Santos, de 46 anos, que mora a poucos metros da Avenida João Soares de Lira. “Antes, nós sofríamos muito. A água das chuvas já entrou, inclusive, na minha casa. Após as obras, nós não teremos mais este tipo de problema. Estou ansiosa para ver tudo pronto”, destaca.

OUTRAS INTERVENÇÕES – A 1ª Travessa João Soares de Lira foi beneficiada pelo mesmo contrato. Por lá, foi executado o recapeamento que contemplou 1,1 mil m² de asfalto. As obras na via já foram concluídas, levando mais infraestrutura para os motoristas que circulam no sentido Subúrbio-Centro – que já estão desfrutando da estrutura da nova pavimentação.

Neoenergia reforça operação especial para o Carnaval de Pernambuco com mais de 850 profissionais de plantão

A Neoenergia Pernambuco montou um esquema especial de operação para garantir a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica durante o Carnaval no Estado. A partir desta quinta-feira (12), mais de 850 profissionais estarão de plantão nos principais polos da folia, em um trabalho contínuo que seguirá até a Quarta-Feira de Cinzas.

O plano inclui o reforço de 200 eletricistas em relação ao efetivo regular, além de engenheiros, inspetores e operadores do Centro de Operações Integradas (COI), que funcionará em regime de plantão 24 horas por dia. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, com estrutura completa e equipamentos necessários para garantir agilidade no atendimento e evitar deslocamentos desnecessários às bases operacionais.

Além do reforço geral, a distribuidora estruturou ações específicas para os principais polos do Carnaval pernambucano. No Recife Antigo, onde se concentram grandes eventos noturnos, mais de 340 profissionais atuarão durante as noites de festa. Ao todo, serão 18 equipes de plantão distribuídas pelas ruas da ilha, desde o início da tarde até a manhã do dia seguinte.

No Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, a Neoenergia contará com 70 profissionais dedicados exclusivamente à operação ao longo de todo o sábado (14). Serão 16 equipes posicionadas em vias próximas ao percurso do desfile.

Em Olinda, a operação especial terá o maior reforço proporcional. Durante todos os dias de folia, cerca de 300 colaboradores atuarão de forma ininterrupta, distribuídos em 23 equipes de prontidão. O objetivo é garantir a qualidade, a continuidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica em uma das cidades mais tradicionais do Carnaval brasileiro.

Todo o planejamento faz parte do esforço contínuo da Neoenergia Pernambuco para assegurar a segurança dos foliões em relação à rede elétrica durante os dias de Momo. Paralelamente à operação técnica, a distribuidora lançou uma campanha educativa de segurança, que une os dois maiores carnavais do Brasil, Pernambuco e Bahia, em parceria com a Neoenergia Coelba. A ação conta com a participação de Alceu Valença e da banda BaianaSystem, reforçando orientações e cuidados que devem ser adotados durante as festividades.

LIGAÇÕES CLANDESTINAS

Os mais de 850 profissionais mobilizados pela Neoenergia Pernambuco também atuarão na fiscalização das ligações elétricas utilizadas por ambulantes, barraqueiros, palcos e camarotes. A iniciativa tem como objetivo coibir ligações clandestinas, que representam risco à vida de trabalhadores e foliões.

Para utilizar energia elétrica de forma segura e regular, os interessados devem solicitar a ligação provisória com, no mínimo, cinco dias de antecedência, em qualquer loja de atendimento da Neoenergia.

Raquel Lyra amplia investimentos em educação e anuncia duas escolas no Recife

Em mais uma ação do programa Juntos pela Educação, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (10), a nova quadra da Escola Estadual Rotary Alto do Pascoal, no Recife, com investimento de R$ 690 mil do Governo do Estado. Com esta entrega, são 225 quadras construídas desde 2023, além das reformas, ampliações e manutenção de quadras antigas. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou a construção de dois novos equipamentos educacionais na comunidade: a nova escola Estadual Rotary e a nova Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Gabriela Mistral, com investimento de R$ 36 milhões de reais.

“Estamos entregando um espaço de quadra totalmente reformado, com iluminação, coberto e que funcionará aos finais de semana, atendendo à comunidade. Ainda anunciamos a construção das novas escolas do Alto Pascoal, a Rotary e a Gabriela Mistral, para que estudantes, professores e trabalhadores possam ter um lugar decente para desenvolver seus sonhos. Vamos construir essas escolas com carinho e qualidade, para que todos os estudantes tenham o direito de sonhar e realizar todos os seus desejos”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

As obras anunciadas seguirão padrões arquitetônicos definidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e contarão com um conjunto composto por um bloco principal de três pavimentos. Os espaços abrigarão salas de aula, laboratórios, biblioteca, setores administrativos, além de outras dependências acadêmicas e áreas de apoio.

Presente no evento, a vice-governadora Priscila Krause falou sobre as mudanças que o Governo de Pernambuco está fazendo na educação em todo o Estado. “Estamos reconstruindo a educação de Pernambuco, chegando em todos os lugares, trazendo dignidade para todas as comunidades escolares. É dessa forma que mudamos a vida das pessoas, chegando na vida de cada um e mudando a realidade de cada pernambucano”, afirmou a gestora.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o trabalho de modernização das unidades de ensino do Estado. “A quadra era um sonho antigo da comunidade. Cada escola tem que ter sua área de lazer e entretenimento, isso traz dignidade para todos. Além disso, estamos trazendo o projeto das novas escolas da comunidade. Com isso, a gente moderniza os equipamentos e, após a mudança, começamos a ajustar essas escolas que são um pouco mais antigas, mas que precisam de todo o cuidado”, reforçou o titular da pasta.

O deputado estadual Renato Antunes falou sobre o trabalho do Governo de Pernambuco na educação. “Vemos diversos investimentos na educação de Pernambuco, como por exemplo a climatização das escolas e o Pix Tênis. Fica evidente que a atual gestão atende as necessidades de quem mais precisa, sempre com muita responsabilidade com o dinheiro público”, pontuou. Já a vereadora do Recife Flávia de Nadegi destacou que a entrega é um momento histórico. “Porque não estamos entregando só uma nova quadra, mas um centro de lazer para a escola e toda a comunidade”, celebrou a parlamentar.

A estudante do 3º ano da Rotary e moradora do Alto do Pascoal, Mariane Malheiros, de 17 anos, destacou o impacto do novo equipamento no cotidiano escolar. “A quadra é um espaço impactante na nossa vida, tanto na comunidade quanto na nossa escola, sendo um ambiente que todos podem estar juntos. Ter uma quadra reformada com piso e coberta, depois de tanto tempo, é muito gratificante”, ressaltou a aluna.

O novo ano letivo da Rede Estadual, iniciado na primeira semana de fevereiro, tem foco na formação de estudantes mais conscientes e responsáveis no uso das tecnologias com o tema: “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: formando cidadãs e cidadãos críticos e responsáveis”. Ao longo do ano letivo, serão debatidos temas como “O papel da escola na construção da cidadania digital” e “Impactos dos algoritmos, da exposição digital e das redes sociais na identidade e na saúde mental dos jovens”. A escolha reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção de uma atuação ética, segura e cidadã no ambiente digital.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, e o vereador do Recife Agora é Rubem.

Pequenos negócios de Pernambuco ampliam geração de empregos em 2025, na contramão do ritmo brasileiro

Em 2025, as micro e pequenas empresas (MPEs) pernambucanas ampliaram sua contribuição para o mercado de trabalho, reforçando o papel do segmento como principal motor da empregabilidade no estado. Ao todo, as MPEs encerraram o ano com saldo positivo de 52.538 empregos gerados – um crescimento de 3,45% na comparação com 2024, quando foram criadas 50.783 vagas. As médias e grandes empresas (MGEs) também apresentaram crescimento em Pernambuco, com saldo de 16.403 postos de trabalho no período. Os dados, compilados pelo Sebrae, são do Caged.

O resultado estadual contrasta com o cenário nacional. No Brasil, embora tenha sido mantido o saldo positivo de empregos tanto entre as MPEs quanto entre as MGEs, o ritmo de geração foi inferior ao observado em 2024. Entre os pequenos negócios, a desaceleração chegou a 15,9%, com 1.030.434 empregos gerados em 2025 contra 1.224.615 no ano anterior. Já entre as médias e grandes empresas, a redução foi ainda mais acentuada: o saldo caiu de 413.182 empregos criados em 2024 para 170.193 em 2025 – uma retração de 58,8%.

Líder de Inteligência de Mercado do Sebrae/PE, Sylvia Siqueira comenta que as micro e pequenas empresas de Pernambuco apresentaram comportamento consistente de geração de vagas ao longo de todo o ano, exceto em dezembro. “Os dados mostram que Pernambuco conseguiu ampliar o mercado de trabalho, mesmo em um contexto nacional de desaceleração do número de vagas. Esse resultado indica maior resiliência dos pequenos negócios no estado e uma relevante contribuição deste grupo para reduzir a taxa de desocupação, que ainda é considerada a maior do Brasil”, analisa a economista.

Considerando exclusivamente os empregos gerados por empresas, as MPEs responderam por 76,2% do saldo positivo de vagas em Pernambuco em 2025. Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, esse alcance confirma a importância estratégica dos pequenos negócios para a economia do estado. “Quando as micro e pequenas empresas crescem, o emprego se espalha pelos territórios. Esse resultado mostra que investir no fortalecimento dos pequenos negócios é investir em desenvolvimento econômico local”, frisa.

MUNICÍPIOS

Recife respondeu, sozinho, por uma a cada quatro vagas formais geradas pelas micro e pequenas empresas em Pernambuco em 2025. Com saldo de 14,3 mil empregos, a capital liderou com ampla vantagem o ranking estadual, concentrando 27,2% das novas admissões realizadas por MPEs no período. Já os municípios com população entre 100 mil e 900 mil habitantes responderam, juntos, por 42% das contratações.

DEZEMBRO

No último mês do ano, Pernambuco registrou saldo negativo de -4.821 postos de trabalho nas MPEs, e de -4.140 nas MGEs. Ainda assim, mesmo em um período de menor dinamismo, alguns segmentos de micro e pequenas empresas apresentaram desempenho positivo no estado, com destaque para a incorporação de empreendimentos imobiliários, com saldo de 101 empregos; o segmento de restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas (83); a construção de obras de artes especiais (82); as atividades de condicionamento físico (74); e o fornecimento e a gestão de recursos humanos para terceiros (68).

Quando a chapa aperta, o nome de Marília sobra

Prestes a ser rifada novamente pelo grupo, hoje, liderado pelo prefeito do Recife, João Campos, a prima e ex-adversária dele nas urnas, Marília Arraes, soltou vídeo nas suas redes sociais, nessa segunda-feira (09), levantando a hipótese de estar sendo discriminada por ser mulher para concorrer a uma das vagas para o Senado, nas Eleições 2026, pela chapa de oposição à governadora Raquel Lyra.

Nas Eleições Municipais de 2020, Marília e João disputaram a cadeira principal do Executivo no Recife, em uma campanha marcada por confrontos e acusações entre os próprios parentes. Tempos depois, demonstraram terem selado a paz, visando a disputa eleitoral deste ano em que o prefeito concorrerá ao Governo do Estado. Entretanto, vem se inclinando para dar prioridade às pré-candidaturas ao Senado do atual senador Humberto Costa e do atual ministro do governo Lula, Sílvio Costa Filho.

O panorama é de disputa interna: com a vaga de Humberto Costa praticamente assegurada, resta apenas um espaço, hoje disputado por Sílvio Costa Filho e também pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. A indefinição está gerando tensão, agravada pela resistência do PT à candidatura de Marília, sob o argumento de que o partido deve concentrar esforços na reeleição de Humberto.

Aulão de Dança Pré-Carnaval promove saúde, bem-estar e alegria em Caruaru nesta terça (10)

Praticar atividade física é essencial para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Além de contribuir para o condicionamento físico, o exercício também favorece a saúde mental, reduz o estresse e estimula a socialização. Quando aliado à música, especialmente aos ritmos do Carnaval, o movimento se torna ainda mais prazeroso, acessível e motivador, transformando o cuidado com o corpo em um momento de alegria, celebração e integração coletiva.

Com essa proposta, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, realiza, nesta terça-feira (10) o Aulão de Dança Pré-Carnaval, um encontro que une exercício físico e a energia contagiante das músicas carnavalescas. A atividade começa a partir das 19h30, na Estação Ferroviária de Caruaru. A entrada será solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Transforma Caruaru.

O aulão contará com a participação dos professores Marcos Mercury, Belarmino Júnior, Nido Silva, Hilka Nogueira, Eveline Lins e Jonatan Flores, que irão conduzir o público em uma programação dinâmica, com coreografias animadas, voltadas para os ritmos carnavalescos e acessíveis para diferentes níveis de condicionamento físico.

De acordo com o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, a iniciativa reforça o papel do esporte como ferramenta de transformação social. “A dança é uma forma democrática de atividade física, que promove saúde, inclusão e bem-estar. Utilizar o clima do Carnaval para estimular o movimento e a ocupação dos espaços públicos é uma estratégia importante para aproximar a população das políticas esportivas e incentivar hábitos mais saudáveis”, destacou.

Casos de pancreatite ligados a medicamentos para emagrecimento reforçam necessidade de supervisão médica

Diante do crescente uso de medicamentos injetáveis para tratamento da obesidade e do sobrepeso, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”, especialistas em saúde alertam para a importância do acompanhamento médico rigoroso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou recentemente um alerta sobre um aumento no número de notificações de casos suspeitos de pancreatite aguda relacionados ao uso desses medicamentos, incluindo relatos de seis mortes investigadas no Brasil. 

Os medicamentos da classe dos agonistas de GLP-1 – como semaglutida, liraglutida, tirzepatida e outros – são aprovados para uso sob orientação médica em casos específicos de diabetes tipo 2 e obesidade. Eles agem auxiliando na redução do apetite e na melhora metabólica, mas também podem causar efeitos adversos, como pancreatite, que consiste na inflamação do pâncreas e pode ser grave. De janeiro de 2020 a dezembro de 2025, a ANVISA recebeu mais de 145 notificações suspeitas de pancreatite associadas ao uso desses medicamentos, com um aumento contínuo ao longo dos anos e um pico de 45 notificações em 2025. Seis desses casos tiveram desfecho com morte suspeita, conforme registros do sistema de farmacovigilância VigiMed. 

Importante frisar que, segundo a agência reguladora, os dados referem-se a suspeitas notificadas espontaneamente e não comprovam relação causal direta entre o medicamento e os eventos adversos. Mesmo assim, a elevação dos relatos acende um sinal de alerta sobre o uso desses fármacos fora das indicações e sem supervisão adequada. 

Para o Dr. Diego Rodrigues, médico especialista em emagrecimento, a mensagem principal é de conscientização e cautela:

“O alerta emitido pela ANVISA não deve ser interpretado como motivo de pânico. Ele reforça, sobretudo, que o uso de canetas emagrecedoras deve estar estritamente indicado e monitorado por um profissional de saúde qualificado”, afirma Dr. Diego Rodrigues.

O especialista ressalta ainda que riscos adicionais podem surgir quando esses medicamentos são utilizados sem receita ou adquiridos por vias não regulamentadas:

“É essencial evitar o uso de medicação fraudulenta, contrabandeada ou sem prescrição. Isso representa um risco elevado à saúde, inclusive potencializando efeitos adversos graves”, destaca Dr. Rodrigues.

A orientação médica individualizada é também fundamental para avaliação de fatores de risco, histórico clínico e necessidade real do paciente. O tratamento da obesidade e do sobrepeso, seja por meio de mudanças no estilo de vida, acompanhamento nutricional, atividade física ou uso de medicamentos, deve ser sempre personalizado e guiado por profissionais de saúde.

Pacientes em uso de medicamentos para emagrecimento que apresentarem sintomas como dor abdominal intensa, dor que irradia para as costas, náuseas persistentes ou vômitos devem procurar atendimento médico imediato.

Primeiro hotel de bandeira internacional é inaugurado em Caruaru

Caruaru acaba de ganhar um símbolo do seu próprio crescimento. Na última sexta (06), aconteceu a entrega do Ibis Caruaru, primeiro hotel de bandeira internacional da cidade, resultado da parceria entre a CP Construção e a Accor, grupo líder mundial em hospitalidade. Com investimento aproximado de R$ 31 milhões, a chegada do empreendimento coloca a Capital do Agreste em um novo patamar de conexão com o turismo e os negócios, acompanhando o ritmo de transformação que já faz parte da realidade local.

A solenidade de entrega reuniu autoridades estaduais e municipais, entre elas o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro e a governadora de Pernambuco Raquel Lyra, que destacaram a importância de novos investimentos para o fortalecimento econômico da cidade. O prefeito reforçou o compromisso de seguir apoiando iniciativas que estimulam o potencial de Caruaru e contribuem diretamente para o desenvolvimento urbano e a geração de oportunidades. Já a governadora ressaltou a relevância do empreendimento para o interior pernambucano e evidenciou a qualidade construtiva que marca os projetos assinados pela CP.

Com 120 apartamentos, o hotel vem suprir um déficit da rede hoteleira da cidade, que fica ainda mais evidente em grandes eventos, a exemplo do São João. A operação do hotel está prevista para iniciar na Semana Santa, ampliando a capacidade de leitos para um dos períodos de maior fluxo do calendário regional.

Para o sócio-diretor da CP Construção, Cláuston Pacas, o empreendimento representa um avanço que vai além da hotelaria. “Esse é um equipamento que contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, estimulando o turismo, gerando emprego, renda e novas oportunidades para Caruaru e toda a região.”

A arquitetura também carrega identidade. Para o arquiteto Ângelo Porto, sócio-diretor da CP Construção e responsável pelo projeto da fachada, a inspiração veio de um dos elementos mais afetivos da cultura local. “Buscamos uma arquitetura que conversasse com Caruaru. As formas e cores fazem referência às bandeiras juninas, tão presentes na memória da cidade, criando uma ligação entre tradição e contemporaneidade.”

Localizado no bairro Maurício de Nassau, em uma área central e estratégica, o Ibis Caruaru representa um passo simbólico na história recente do município. Um sinal de maturidade, de confiança no futuro e de reconhecimento da força que o interior tem quando cresce com planejamento. Mais do que receber visitantes, o hotel fortalece a economia, gera oportunidades e amplia a presença da cidade no mapa de destinos preparados para crescer.