Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026

Brasília (DF), 15/05/2026 - Detergentes Ypê do lote com final 01 contaminado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por unanimidade, manter a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de linhas de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da Ypê com lotes de fabricação final 1.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou, nesta segunda-feira (22), o status de produtos da marca Ypê que tiveram comercialização e uso suspensos em abril deste ano.

As resoluções liberam detergentes e desinfetantes de lotes terminados em 1, e produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026.

“A medida foi adotada depois da apresentação, pela empresa, de laudos satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos este ano”, informou a Anvisa em nota.

Confira, a seguir, a lista de produtos liberados:

Lava-louças com enzimas ativas Ypê
Lava-louças Ypê
Lava-louças concentrado Ypê Green
Lava-louças Ypê toque suave
Desinfetante  Bak Ypê
Desinfetante Pinho Ypê

Determinada em 1º de abril, a suspensão atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca, produzidos pela Química Amparo Ltda, de lotes com numeração final 1.

Recolhimento voluntário

Em relação aos lava-roupas, a Anvisa informou que manteve a determinação de recolhimento voluntário pela Ypê dos produtos com lotes terminados em 1 e fabricados até 31/3/2026.

“Segundo a empresa, trata-se de uma medida preventiva, inserida na estratégia de mitigação de riscos e de normalização operacional prevista no plano aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.”

Veja, a seguir, quais os produtos atingidos pelo recolhimento voluntário:

  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate ao Mau Odor
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Express
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Premium
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Maciez
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Primavera
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act

Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil Training - Columbia Park Training Facility, Morristown, New Jersey, U.S. - June 22, 2026 Brazil's Neymar Jr. during training IMAGN IMAGES via Reuters/Vincent Carchietta

A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) a primeira atividade com grupo completo voltada ao terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Neymar, que passou o último mês tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita, participou sem restrições das atividades pelo segundo dia seguido e está mais próximo de estrear na competição.

Na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami.

Como de praxe, a imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos dos trabalhos no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey. Durante esse tempo, o técnico Carlo Ancelotti dividiu o elenco em dois grupos com 12 jogadores, para atividades de movimentação e toque de bola rápido.

Neymar ficou junto do goleiro Weverton, do lateral Douglas Santos, dos zagueiros Marquinhos, Danilo e Léo Pereira, dos volantes Danilo Santos, Casemiro e Ederson, do meia Lucas Paquetá e dos atacantes Endrick e Igor Thiago. O grupo foi separado em dois times. O do camisa 10, de colete, ainda teve Danilo Santos, Endrick, Douglas Santos, Marquinhos e Casemiro.

Alisson poupado

O treino contou com 24 jogadores. Não estiveram em campo o atacante Raphinha, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na última sexta-feira (19), na Filadélfia, e o goleiro Alisson. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o defensor foi poupado para “controle de carga”.

No domingo (21), Alisson foi um dos únicos titulares do jogo passado a participar da atividade no gramado. Os outros foram Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior.

O último treino antes da partida contra a Escócia será nesta terça-feira (23), às 10h30. Em seguida, a delegação brasileira viaja de Nova Jersey para Miami. A previsão é que Ancelotti e mais um jogador atendam à imprensa em entrevista coletiva a partir de 20h15, já no palco do jogo de quarta.

Moraes vai decidir se Bolsonaro continuará em prisão domiciliar

Brasília (DF), 11/09/2025 - Fachada do condomínio Solar de Brasília, onde mora e cumpre prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve decidir até a próxima quinta-feira (25) se a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro será mantida. A data marca o fim do prazo de 90 dias da prisão especial.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo de trama golpista e cumpre prisão domiciliar temporária desde o dia 27 de março deste ano.

Os advogados afirmaram ao STF que Bolsonaro não tinha condições de voltar para a prisão devido ao agravamento dos problemas de saúde do ex-presidente, que, à época, se recuperava uma pneumonia bacteriana.

A partir de exames atuais solicitados à defesa, Moraes vai analisar se Bolsonaro pode retornar para o presídio ou permanecerá em casa.

O caso da arma atribuída ao ex-presidente também poderá ser analisado pelo ministro ao decidir o caso.

Na semana passada, um segurança de Bolsonaro foi parado em uma blitz, em Brasília, com uma arma do ex-presidente. Segundo o militar, o armamento seria levado para conserto.

Ao tomar conhecimento do caso, Moraes cobrou explicações sobre a solicitação do reparo “às vésperas do encerramento do período de 90 dias da domiciliar”.

Domiciliar
Na prisão domiciliar temporária, Bolsonaro está sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica e só pode receber visitas com autorização do STF.

Agentes da Polícia Militar realizam a segurança da casa para evitar fuga.

O ex-presidente também está proibido de usar celular e acessar redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros, além de gravar vídeos para a internet.

Programa de incentivo à indústria receberá mais R$ 140 bilhões em 2026

Rio de Janeiro (RJ), 22/06/2026 - A presidente da Petrobras Magda Chambriard fala durante evento. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de anúncios de ampliação dos investimentos no âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB), além de parceria entre BNDES e Petrobras para pesquisa sobre minerais críticos e estratégicos, no Teatro BNDES, centro da cidade.   Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Nova Indústria Brasil (NIB), política do governo federal de incentivo à indústria nacional, vai receber o aporte de mais R$ 140 bilhões até o fim deste ano. Com o incremento, o programa de apoio do banco à industrialização chegará a R$ 750 bilhões de investimentos desde 2023.

Do novo conjunto de recursos, R$ 102,5 bilhões sairão dos cofres do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), banco público vinculado ao governo federal voltado ao fomento de setores estratégicos da economia.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento à inovação, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contribuirá com R$ 37,5 bilhões.

O anúncio do aporte de recursos para o programa foi feito nesta segunda-feira (22), durante cerimônia pelo aniversário de 74 anos do BNDES, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação dos presidentes da República, Luís Inácio Lula da Silva; do BNDES, Aloizio Mercadante; do vice-presidente, Geraldo Alckmin e de ministros.

Setores escolhidos
Os recursos serão destinados às áreas de fertilizantes, máquinas agrícolas, insumos farmacêuticos ativos (IFAs), biofármacos, terapias avançadas, mobilidade sustentável, inteligência artificial, audiovisual, minerais críticos e tecnologias duais (aplicações civis e militares).

Ao se referir ao governo do presidente Lula, Aloizio Mercadante destacou o papel do banco na recuperação da indústria brasileira.

“A indústria teve um saldo extraordinário, nós interrompemos aquela desindustrialização prematura, estamos renovando, relançando a indústria, que é o carro-chefe, voltou a ser o principal setor de financiamento do BNDES. Não era assim, agora é”, declarou.

Empresários
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, apontou que, embora o BNDES tenha aportado os recursos da NIB, o setor privado acompanhou o investimento.

Segundo ele, o BNDES atua como um catalisador de investimentos privados.

“Das seis missões [objetivos estratégicos] que nós desenhamos na NIB, em quatro delas o setor privado é o que responde pela maior parte dos investimentos”, apontou.

Na mesma solenidade, o governo federal lançou o Portal Investe Indústria Brasil. O ambiente virtual tem apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e funciona como um canal para empresas dos setores estratégicos registrarem intenções de investimento e os gargalos que impedem a realização.

O presidente Lula ressaltou a importância do trabalho do corpo técnicos do BNDES.

Minerais críticos
No evento, o BNDES e a Petrobras anunciaram uma parceria para construir iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionadas a minerais críticos e estratégicos, essenciais às cadeias de transição energética e de óleo e gás.

A parceria inclui troca de informações e análises das principais lacunas de capacidade produtiva ou tecnológica.

A presidente da estatal de petróleo, Magda Chambriard, afirmou que a empresa quer “dominar o cenário de tecnologia em minerais críticos”.

“O Brasil tem uma posição privilegiada nesse contexto, e a gente quer participar disso. Queremos no Brasil uma cadeia global de fornecimento. Queremos a Petrobras participando dessa cadeia global”, afirmou.

Mercado de carbono
O BNDES e a Petrobras anunciaram ainda os nomes das três empresas vencedoras do primeiro leilão do ProFloresta+, iniciativa conjunta voltada à compra de créditos de carbono gerados a partir da restauração ecológica de áreas degradadas na Amazônia.

As empresas selecionadas são a Systemica, brCarbon e re.green. A iniciativa deverá mobilizar cerca de R$ 450 milhões em investimentos, apenas em plantio, gerar 6,3 mil empregos verdes, viabilizar o plantio de mais de 25 milhões de árvores nativas e capturar 5 milhões de toneladas de carbono.

E-bikes
Ainda na cerimônia de aniversário do BNDES, foi anunciado também o financiamento de R$ 340 milhões para a Tembici, empresa de aluguel de bicicletas, adquirir até 85 mil bicicletas elétricas (e-bikes), que serão alugadas a entregadores de plataforma digitais com custo 25% menor do que o atual.

Datafolha: Lula tem 47% no 2º turno contra 43% de Flávio Bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que o presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL).

O cenário é o mesmo registrado na pesquisa divulgada um mês atrás. Naquele levantamento, Lula aparecia com 47% e Flávio com 43%. O percentual de eleitores que não souberam ou não responderam ficou em 1%, abaixo dos 2% registrados em maio e dos 1% verificados em abril. Já os que declararam voto em branco, nulo ou nenhum somaram 8%. As informações são do g1.

No cenário de 1º turno, Lula lidera com 41% e fica dez pontos à frente de Flávio Bolsonaro, que tem 31%. Na sequência, aparecem Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos, ambos com 3%; Aécio Neves (PSDB), Augusto Cury (Avante), Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP), todos com 2%; e Cabo Daciolo (Mobiliza), Joaquim Barbosa (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO), com 1% cada.

A pesquisa divulgada neste sábado é a segunda do instituto feita integralmente após a revelação das conversas que Flávio Bolsonaro pedia dinheiro a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que foi preso e é investigado por fraudes e lavagem de dinheiro.

É também a primeira desde que o governo de Donald Trump decidiu classificar as facções criminosas PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e impor novas tarifas a produtos brasileiros. Ambas as medidas foram anunciadas após um encontro com Flávio Bolsonaro na Casa Branca e foram criticadas por Lula, que as vê como ataques à soberania nacional.

O Datafolha perguntou aos entrevistados se o eventual apoio de Trump a um candidato afetaria a sua decisão de voto, se aumentaria ou diminuiria a vontade de votar naquele candidato.

As respostas:

  • para 65%, não faria diferença;
  • 17% dizem que aumentaria a chance de voto;
  • 15% responderam que diminuiria;
  • 3% não souberam responder.

O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa é BR-09956/2026.

Lula contra outros adversários

O instituto também simulou cenários de 2º turno com Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) contra o presidente Lula. Nesses casos, também há estabilidade, com pequenas variações dentro da margem de erro. Veja os números abaixo:

Lula x Caiado

  • Lula: 47% (eram 48% em 22 de maio, 46% em 16 de maio e 45% em abril);
  • Ronaldo Caiado: 41% (eram 39% em 22 e 16 de maio e 42% em abril);
  • Branco/nulo/nenhum: 10% (eram 11% em 22 de maio, 13% em 16 de maio e 11% em abril);
  • Não sabem: 2% (eram 2% nas outras pesquisas).

Lula x Zema

  • Lula: 48% (eram 48% em 22 de maio, 46% em 16 de maio e 45% em abril);
  • Romeu Zema: 39% (eram 39% em 22 de maio, 40% em 16 de maio e  42% em abril);
  • Branco/nulo/nenhum: 11% (eram 11% em 22 de maio, 13% em 16 de maio e 11% em abril);
  • Não sabem: 2% (eram 2% nas outras pesquisas).

Jaques Wagner deve deixar liderança para preservar candidatura

Do UOL

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), deve deixar o posto após ser alvo da operação Compliance Zero, que investiga as fraudes do banco Master, afirmou a jornalista Daniela Lima no UOL News, do Canal UOL. A colunista apurou que Wagner só não anunciou sua saída ainda para evitar a impressão de admissão de culpa.

“O que eu posso adiantar agora é basicamente o seguinte. Uma fonte me disse: ‘Daniela, o Wagner vai sair, não tem ambiente para ficar. O Lula não gostaria de tirá-lo porque é uma das poucas figuras que ainda o presidente conversa de igual para igual, o presidente escuta. Mesma idade, uma trajetória semelhante, 40 e tantos anos de amizade, mas o Wagner vai sair’.”

“Eu falei: ‘por que não saiu ontem? Porque ele está impondo um desgaste pavoroso pro Palácio do Planalto, para o presidente Lula, para a candidatura do presidente Lula à reeleição. Que tipo de aliado é esse que impõe ao presidente o custo da barafunda na qual se meteu?’”, questionou Daniela.

“A fonte me respondeu basicamente o seguinte: ‘Conhecendo como eu conheço, entendo que não quis sair no dia porque ali seria uma coisa de quase que de admissão de culpa, mas então logo a coisa assente deve sair exatamente para preservar a própria candidatura, preservar o Palácio do Planalto e preservar o presidente Lula’”, continuou.

A colunista destacou que o descontentamento no Palácio do Planalto foi imenso porque Wagner não só não prestou informações convincentes, como empurrou para Lula, que mantém silêncio sobre o tema, a responsabilidade de resolver a situação dele.

“O Lula ganha tempo porque, ao não falar, o que o Jaques fez? O Jaques disse: ‘Eu conto com a solidariedade do presidente. Ele me ligou para dizer que é solidário, que confia em mim’. O Lula poderia ter dito publicamente, mas não disse. Fica o dito pelo não dito. A palavra do Jaques contra o silêncio do Lula.”

“O silêncio pode ter, nesse caso, duas interpretações. Quem cala, consente, ou seja, endossa. Ou se não pode falar bem, não fale nada. Lula ganha tempo para não tomar uma decisão que vai ser traumática do campo do ponto de vista pessoal, talvez no calor da crise”, continuou a colunista.

A colunista citou pontos da entrevista concedida por Lula ao UOL em fevereiro deste ano que explicariam a postura do presidente diante da crise envolvendo Jaques Wagner. “Pontos da entrevista que a gente fez me chamaram atenção porque achei ela sintomática para entender um pouco o processo de tomada de decisão do presidente Lula. Ele falou: ‘Daniela, eu não tomo decisão com febre alta’”.

“Ou seja, se a crise tá bombando, se a crise tá latejando, ele recua e aguarda. Parece ser o que tá fazendo agora. Não acho que seja a medida mais inteligente, porém é o que o ‘Lula 3’ aos quase 80 anos de idade tem a oferecer”, disse. “É uma figura que se já fez história por ser três vezes presidente da República, entende que foi assim que chegou, até onde chegou, mudar não vai. E, aliás, é o que muitos dos aliados dele hoje dizem. Lula escuta muito pouca gente e ainda assim os poucos que ele escuta nem sempre conseguem convencê-lo de que o que está acontecendo merece uma abordagem diferente da que ele entendeu”, finalizou Daniela.

Projeto apoia mães e crianças atípicas tratadas à base de cannabis

23/06/2023 -  óleo de canabis, canabidiol, cbd, thc. Foto: CBD-Infos-com/ Pixabay

Na ilha de Fernando de Noronha, a professora Rayane Dixie dos Santos, de 31 anos, vivia uma situação complicada com seu filho neurodivergente.

A mãe solo de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de suporte 2 e com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), lidava com intensas crises de agitação e agressividade de seu filho.

Além do cuidado com a criança atípica, Rayane precisava dividir sua atenção com o outro filho e o emprego. Com tamanha demanda, a professora logo percebeu que estava adoecendo:

“Eu sou a única que cuida dele. A rotina pesada de mãe atípica me levou a um quadro de ansiedade generalizada e problemas com sono”, contou Rayane.

Há cerca de três meses, em março, o filho de Rayane iniciou um tratamento à base de canabidiol (CBD) – composto natural extraído da cannabis – e apresentou mudanças positivas de comportamento, com a diminuição das crises.

O tratamento com canabidiol foi viabilizado pelo Projeto Noronha, uma iniciativa conjunta entre a Associação Brasileira de Estudos dos Canabinóides (Abecmed), a Associação de Mães Atípicas de Fernando de Noronha (AMA-FN) e a Administração Distrital da ilha.

 

08/05/2026 - Visitação recorde em unidades de conservação injeta R$ 20 bilhões no PIB e gera mais de 332 mil empregos. Parque Nacional de Marinho Fernando de Noronha. Foto: Marcelo Krause/ ICMBio
08/05/2026 – O tratamento com canabidiol foi viabilizado pelo Projeto Noronha, uma iniciativa conjunta entre a Abecmed, AMA-FN) e a Administração Distrital da ilha. Foto: Marcelo Krause/ ICMBio – Marcelo Krause/ ICMBio

Em fevereiro e maio deste ano, o projeto realizou dois mutirões, com o objetivo de promover uma opção de tratamento integrativo e gerar conhecimento sobre o tema. O movimento realizou, de forma gratuita, 126 consultas médicas e distribuiu 221 óleos de canabidiol.

Agora, a iniciativa viabiliza a construção de uma futura sede em um terreno cedido pela Administração da ilha. Com o novo espaço, as famílias neuroatípicas poderão receber acompanhamento, orientação e acolhimento de maneira integral.

“A maior parte dos mutirões de saúde realizados no Brasil acontece uma única vez. A equipe atende a população e depois vai embora. Em Noronha, estamos construindo algo diferente. Já voltamos à ilha uma segunda vez, retornaremos a cada três meses e agora estamos ajudando a estruturar uma rede permanente de suporte para essas famílias”, afirma Alexandre Assis, diretor da Abecmed.

Outro aspecto do projeto é a atenção para as mães das crianças atípicas, que constantemente são as únicas que desempenham o papel de cuidado integral dos filhos.

Ladislau Porto, um dos idealizadores da iniciativa, diz que o projeto pensou também no atendimento às mulheres com filhos atípicos: “Quando a criança está em crise, ela tem a mãe. Quando a mãe está em crise, ela não tem ninguém”. Em razão disso, o programa oferece atendimento e acompanhamento às mulheres.

Uma das mães atendidas pelo programa é Rebeca Allen, presidente da associação de mães do arquipélago. Rebeca tem um filho de sete anos com TDAH e Transtorno do Processamento Sensorial. Ela desenvolveu depressão e Transtorno de Ansiedade Generalizada por causa da sobrecarga do cuidado maternal.

“Eu comecei a sentir os sinais em torno de 2023, quando estava em busca de ajuda para o meu filho. Comecei a esquecer das coisas, ter falta de ar e pontadas no coração. Mas eu pensava ‘meu Deus, eu sou o contato de emergência do meu filho, eu preciso me cuidar’”.

Ela foi atrás de atendimento médico e começou a tomar remédios para dormir, porém os sintomas não melhoraram. Com a introdução do canabidiol, em fevereiro deste ano, Rebeca notou melhora no controle da ansiedade e na qualidade do sono, com mais foco e organizada.

O filho de Rebeca também começou um tratamento com o CBD em fevereiro. Ela notou que ele apresentou redução significativa na agressividade e maior colaboração na terapia e na escola.

Um problema de saúde pública

A iniciativa apoia-se numa grande questão estrutural e geográfica do distrito de Fernando de Noronha, que dificulta o acesso à saúde pública. A ilha tem apenas uma unidade médica de atendimento público, o Hospital São Lucas, que presta serviços de média complexidade. Para casos complexos, o atendimento é realizado em redes complementares, localizadas no continente.

Para os moradores de Noronha, as viagens para atendimentos médicos complexos podem ser bem cansativas, visto que a distância da ilha para Recife, principal polo de apoio médico para os ilhéus, é de 545 quilômetros.

Além disso, o isolamento dos habitantes do arquipélago tem causado problemas psicológicos, com altos índices de depressão, ansiedade, insônia, além de questões neurológicas.

O relatório de impacto do segundo mutirão realizado pela Abecmed, em maio, sugere que a população tem demandas persistentes para atendimentos psicológicos. A organização atendeu 58 pacientes que relataram sérias questões deste tipo.

A distribuição de diagnósticos e sintomas mostra que 70,6% dos pacientes buscaram atendimento médico para questões ligadas à saúde mental. Em seguida, aparecem neurodivergências (41,3%), dor crônica e osteomuscular (29,6%), sono (32%) e condições neurológicas (6,8¨%). Um mesmo paciente pode apresentar um ou mais diagnósticos e sintomas simultaneamente.

 

Brasília (DF) - Caminhos da Reportagem -
Brasília (DF) -Extrato de Cannabis é utilizado para dores físicas e mentais. – Imagem: TV Brasil – TV Brasil

Os sintomas mais relatados foram ansiedade (25), insônia (16), dor crônica (11), alterações de humor (3), crises de pânico (3), bruxismo (3) e dificuldades de concentração (2).

Sobre questões ligadas ao neurodesenvolvimento, os principais diagnósticos eram de TEA (10), TDAH (10), Transtorno Opositor Desafiador – TOD (2) e casos em investigação para TEA/TDAH (2).

A partir das intervenções na saúde pública da ilha, a organização sem fins lucrativos busca estudar o impacto social e econômico da ação. “Estamos coletando dados e iremos levar mais pesquisadores [para o arquipélago], com o intuito de gerar pesquisas na área”, disse Alexandre Assis.

Tratamento via canabidiol

O interesse no uso medicinal da cannabis cresceu na última década. Desde 2012, pesquisadores têm observado o potencial do extrato da canabis para tratamentos neurológicos e psicológicos.

“Os canabinoides são potentes anti-inflamatórios. Ele tem um efeito antioxidante que é importante em várias condições neurológicas, como epilepsia, esquizofrenia e depressão”, explicou o neurologista e voluntário do Projeto Noronha, Eduardo de Sá Faveret.

>>Juiz autoriza farmácia de manipulação a fabricar produtos de cannabis

No caso de pessoas com TEA, o canabidiol ajuda a controlar agressividade, insônia e agitação. Muitas pessoas com autismo sofrem com a sobrecarga sensorial porque o sistema endocanabinoide delas – responsável pela filtração de ruídos, luzes, cheiros e toque, além de fundamental para dormir, relaxar, comer e esquecer – é reduzido.

“O sistema endocanabinoide regula diversas funções do nosso corpo, buscando manter o equilíbrio ou a recuperação de situações de estresse físico ou emocional. Essa regulação envolve diversos receptores que são chamados de transientes. O canabidiol atua ativando e esgotando os receptores transientes. Na prática, isso reduz essa hipersensibilidade”, disse o neurologista.

Um diferencial do tratamento com canabidiol em relação a outros medicamentos aprovados, como a Risperidona e o Aripiprazol, é de que o CBD não deixa o paciente sedado ou dopado, como aponta o psiquiatra e voluntário Wilson Lessa Junior.

“A dose [de outros medicamentos] que deixa muito sedado acaba tendo impacto no tratamento ‘ouro’ para o espectro autista, que é o tratamento multidisciplinar, com terapia ocupacional, fono, psicólogo etc. A criança, para poder ter proveito dessa terapia, precisa estar acordada. O canabidiol acaba tendo essa coisa de diminuir a agressividade, mas sem dar sono, e a pessoa permanece ativa”, explicou Wilson.

*Estagiário da Agência Brasil sob supervisão de Odair Braz Junior

Confira os jogos da Copa do Mundo deste domingo

Bola da Copa do Mundo. Foto: Michal Jarmoluk/Pixnio/Creative Commons

A Copa do Mundo de 2026 terá, neste domingo (21), quatro partidas válidas pela segunda rodada da fase de grupos. Os confrontos envolvem as chaves G e H. A rodada começa às 13h, com Espanha e Arábia Saudita, em Atlanta.

Às 16h, a Bélgica enfrenta o Irã, em Los Angeles. Mais tarde, às 19h, o Uruguai encara Cabo Verde, em Miami. O jogo entre Nova Zelândia e Egito será em Vancouver, às 22h.

Jogos deste domingo, 21 de junho

13h – Espanha x Arábia Saudita (Grupo H)

16h – Bélgica x Irã (Grupo G)

19h – Uruguai x Cabo Verde (Grupo H)

22h – Nova Zelândia x Egito (Grupo G)

Grupo G

Classificação após a primeira rodada:

Bélgica – 1 ponto

Irã – 1 ponto

Egito – 1 ponto

Nova Zelândia – 1 ponto

O Grupo G chega à segunda rodada com as quatro equipes tendo a mesma pontuação, após os empates em 1 a 1, entre Bélgica e Egito; e em 2 a 2, entre Irã e Nova Zelândia.

O fato de nenhuma seleção ter conseguido abrir vantagem embola o grupo, aumentando a importância dos jogos deste domingo para a definição da tabela.

Com um histórico recente bastante consistente em competições internacionais, a Bélgica enfrenta o Irã, equipe que costuma apresentar forte organização defensiva.

No outro confronto, Egito e Nova Zelândia também fazem um duelo direto, na disputa por vaga na próxima fase.

A equipe africana aposta na solidez tática e em valores individuais no setor ofensivo, enquanto a seleção da Oceania tende a priorizar o sistema defensivo.

Grupo H

Classificação após a primeira rodada:

Espanha – 1 ponto

Cabo Verde – 1 ponto

Arábia Saudita – 1 ponto

Uruguai – 1 ponto

A chave H também chega à segunda rodada com equilíbrio, após empate nos dois jogos da estreia. Espanha e Cabo Verde, pelo placar de 0 a 0; Arábia Saudita e Uruguai, em 1 a 1.

O cenário, portanto, mantém aberta a disputa pelas vagas na próxima fase.

A Espanha, uma das favoritas não só do grupo, mas também ao título, tende a fazer um jogo de controle da posse de bola para impor seu ritmo de jogo.

Já a Arábia Saudita deve adotar uma postura de cautela, evitando se expor a riscos diante de um time tecnicamente superior, como é o caso.

No outro confronto, o favoritismo uruguaio se deve não apenas ao elenco, mas também à tradição desse país em copas do Mundo.

Após o heroico empate diante da Espanha, Cabo Verde entrará em campo na expectativa de repetir o bom desempenho defensivo, em especial com seu goleiro Vozinha, apelido de Josimar José Évora Dias. Ele foi o nome do jogo de estreia, com suas defesas parando o ataque espanhol.

Ministério da Saúde começa a vacinar crianças com a pneumo 20

Brasília (DF), 20/06/2026 – Ato de vacinação da Pneumo 20. Fotos: Rafael Nascimento/MS.

O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (VPC20), conhecida como pneumo 20, em crianças menores de 5 anos.

O imunizante, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

A vacina irá substituir a pneumocócica 10-valente (VPC10) que protegia contra dez sorotipos da bactéria. Neste primeiro momento, a vacinação é destinada apenas a crianças, de acordo com o histórico vacinal individual e as doses já recebidas da VPC10.

“Além das crianças de até 5 anos, essa vacina vai estar disponível no SUS para os idosos acamados e idosos que têm pneumopatia crônica, e doença pulmonar crônica. Então, além de uma proteção às crianças, também gera um alívio no bolso das famílias”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O evento que marcou o início da vacinação com a pneumo 20 ocorreu na Zona Sul de São Paulo, na AMA/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Vila Prel, na região do Campo Limpo.

A estimativa do Ministério da Saúde é de imunizar cerca de 2 milhões de crianças em todo o país. O SUS adquiriu mais de 8 milhões de doses e já completou a distribuição aos estados e municípios.

“Estamos começando essa estratégia nacional de vacinação da pneumo 20 aqui na cidade de São Paulo, que é a nossa maior cidade do Brasil e que tem que ser a capital não só brasileira, mas a capital mundial da vacinação. Queria reforçar para os pais: procure a sua unidade básica de saúde mais próxima, onde a vacina já está disponível a todos os municípios brasileiros”, acrescentou o ministro.

Na capital paulista, a vacina estará disponível nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas até as 19h deste sábado. A partir de segunda-feira (22), a aplicação será ampliada para todas as UBSs da capital.

Proteção ampliada
Segundo o ministério, o diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionada aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

Paraguai vence por 1 a 0 e elimina Turquia no grupo D da Copa

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group D - Turkey v Paraguay - San Francisco Bay Area Stadium, Santa Clara, California, U.S. - June 19, 2026
Turkey's Orkun Kokcu in action with Paraguay's Gabriel Avalos and Jose Canale IMAGN IMAGES via Reuters/Darren Yamashita

No confronto que fechou a segunda rodada do grupo D, o Paraguai derrotou a Turquia por 1 a 0, em Santa Clara, nos Estados Unidos, consequentemente eliminado o adversário. O gol marcado logo no primeiro minuto por Matías Galarza deu a vitória à seleção sul-americana e a vantagem no confronto direto. Sem pontos e derrotada por Paraguai e Austrália, a Turquia não tem mais chances de avançar.

A equipe europeia mal teve tempo para respirar antes de ficar atrás no placar. Com um minuto e quatro segundos no relógio, Galarza colocou a bola nas redes turcas após roubada na saída de bola e chute de fora da área. Foi o gol mais rápido da Copa do Mundo de 2026 até agora.

A Turquia pressionou o Paraguai durante todo o primeiro tempo e chegou a atingir a trave aos 34 minutos em uma cabeçada de Müldür. Na reta final, um lance inédito e que parecia mudar a história do jogo: Almirón, do Paraguai, acabou expulso por se dirigir a um adversário cobrindo a boca com a mão. A nova regra foi estabelecida após os comentários racistas do jogador Prestianni, do Benfica, direcionados a Vinicius Jr em uma partida da Liga dos Campeões da Europa na última temporada.

Com um jogador a mais e precisando da vitória desesperadamente, a Turquia ocupou o campo adversário no segundo tempo, criando em quantidade, mas não qualidade. No total, foram 32 finalizações dos turcos, contra apenas sete do Paraguai, que conseguiu segurar a vantagem de forma heroica.

Com o resultado, o Paraguai, que havia sido goleado pelos Estados Unidos por 4 a 1 na estreia, segue com chances de avançar. Faz duelo direto contra a Austrália na próxima quinta-feira (25), novamente em Santa Clara. Quem vencer estará classificado na segunda vaga do grupo D. No outro jogo da chave, os Estados Unidos, que confirmaram a primeira posição no mínimo pelos critérios de desempate (derrotou Paraguai e Austrália), recebem a Turquia, já eliminada, em Los Angeles, no mesmo dia.