PT reúne Diretório Estadual para definir candidaturas proporcionais

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco realiza, neste sábado, 23 de maio, reunião do Diretório Estadual do PT-PE. O encontro reunirá dirigentes, parlamentares e setoriais para debater a conjuntura política, organizar as próximas mobilizações, a pré-campanha eleitoral e os nomes do partido que irão compor a chapa da Federação Brasil Esperança para a Assembléia Legislativa e Câmara de Deputados nas eleições de 2026.

Entre os principais pontos da pauta estão o debate sobre a conjuntura política nacional e estadual, a organização da pré-campanha do partido em Pernambuco e a apresentação e aprovação das chapas proporcionais para o processo eleitoral de 2026.

O presidente estadual do PT Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras, destaca a importância da unidade partidária nas definições da tática eleitoral do PT este ano. “Já temos a resolução das posições majoritárias. Vamos confirmar que Pernambuco é o estado mais Lulista do país, dando a maior votação proporcional ao presidente Lula. Também já definimos a composição do partido na Frente Popular com a reeleição do nosso senador Humberto Costa e o apoio às pré-candidaturas de João Campos para governador e Marília para senadora. Agora vamos completar o time aprovando a lista de pré-candidaturas de deputados estaduais e federais para reeleger e ampliar nossas bancadas”, afirma Carlos Veras.

A reunião também deve fortalecer a mobilização da militância para participar do ato em defesa do fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, que acontecerá do domingo, no Recife.

Dentro da política de descentralização da direção partidária, a reunião acontecerá em Paulista, a partir das 9h, no Restaurante Bom Sabor, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 87, no Centro de Paulista, em frente à antiga Secretaria de Educação

UFPE comemora decisão do STJ que libera a turma especial de Medicina/Pronera

 

Turma atende 80 estudantes de diversas regiões do país, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru

“Foi a melhor notícia que a Universidade e a educação poderia receber. A notícia boa é que a turma de Medicina Pronera da UFPE terá continuidade. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) derrubou a liminar, aceitando, portanto, o nosso pedido e, dessa forma, o curso terá continuidade. Estamos muito felizes e desejamos a todos os estudantes, os professores, os técnicos envolvidos, que entremos, então, numa fase de normalidade de curso, para que a gente possa fazer o melhor possível nesse processo formativo”, comemorou o reitor Alfredo Gomes, diante da decisão divulgada ontem (22).

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin, proferiu decisão favorável à continuidade da turma especial do curso de Medicina da UFPE oferecida a 80 alunos por meio de convênio com o Pronera/Incra, ao suspender decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que havia suspendido a turma. A turma é oferecida no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.

De acordo com o STJ, a decisão do TRF caracterizava a lesão à ordem pública”. “O Poder Judiciário, desconsiderando a presunção de legitimidade do ato do poder público (Resolução 01/2025 do Conselho Universitário), imiscuiu-se na seara administrativa e substituiu o Poder Executivo ao interferir na execução da política pública federal de ensino e inclusão – Pronera –, estruturada em âmbito nacional, há quase três décadas, voltada à ampliação do acesso à educação formal para beneficiários da reforma agrária, por meio da oferta de cursos em cooperação com instituições públicas de ensino”, destaca a decisão do STJ.

Diz ainda o presidente do STJ em sua decisão: “O que é tutelado neste incidente é a ordem pública, no caso, vista sob a perspectiva de uma política pública de inclusão em benefício de toda uma turma de curso de Medicina, composta por 80 (oitenta) estudantes oriundos das diversas regiões do país, cuja atuação futura está voltada para atender áreas historicamente desassistidas e de difícil acesso aos profissionais da saúde”. “Pontue-se que as aulas do segundo semestre do curso de Medicina se iniciam em 10/8/2026 (fl. 10), no entanto, a Administração precisa de 60 (sessenta) a 90 (noventa) dias para viabilizar a oferta de disciplinas, realizar as matrículas, organizar a logística de definição prévia de salas, laboratórios, insumos e alocação dos professores. Dessa forma, verifica-se que a manutenção da decisão impugnada coloca em risco a organização administrativa da Universidade pública, o que reforça a configuração de lesão à ordem pública”, enfatizou o ministro Herman Benjamin.

Prefeitura de Caruaru fortalece atuação da Guarda Municipal e Polícia Militar com formação em direitos humanos para o São João

 

Representantes da Guarda Municipal e Polícia Militar participaram, ao longo desta semana, da formação em direitos humanos voltada à atuação durante o São João de Caruaru 2026.

A capacitação, iniciada na última segunda-feira (18) e concluída nessa sexta-feira (22), abordou temas como diversidade LGBTQIA+, igualdade étnico-racial, atendimento à pessoa idosa e à pessoa com deficiência, com foco em uma atuação mais inclusiva, respeitosa e preparada para lidar com diferentes públicos durante os festejos juninos.

Segundo o inspetor Soares, a formação amplia a preparação das equipes para uma atuação mais humanizada. “A capacitação fortalece nossa atuação no atendimento às pessoas idosas, pessoas com deficiência, população negra e população LGBTQIA+, ampliando o conhecimento das equipes para garantir um atendimento mais respeitoso, inclusivo e humanizado”, destacou.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), como parte da estratégia da gestão municipal de fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos no município.

Governadora Raquel Lyra anuncia aquisição de PET Scan para hospital de Petrolina e dá mais um passo no processo de ampliação do atendimento a pacientes com câncer no Sertão

Durante visita ao Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina, na manhã deste sábado (23), a governadora Raquel Lyra atendeu a um pleito da direção da unidade para a compra de um PET Scan, equipamento de ponta usado para mapear órgãos e tecidos. A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), que gerencia o HDT, possui convênio com o Estado para atender adultos, crianças e adolescentes, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo à demanda da IV Macrorregião de Saúde.

“Com os investimentos que o Governo de Pernambuco tem feito, os pacientes petrolinenses que antes precisavam percorrer quilômetros para receber tratamento oncológico, agora podem fazer isso na sua própria terra. Assim que cheguei, já recebi uma nova solicitação, de um PET Scan para ampliar ainda mais esse atendimento. Esse equipamento custa entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, e eu prontamente garanti que os recursos serão repassados para essa finalidade. As pessoas precisam ter dignidade, e isso passa por permitir que, em um momento duro como o tratamento de um câncer, elas possam ser tratadas no seu chão, perto das suas famílias”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Em 2026, o Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), já investiu mais de R$ 42 milhões no serviço. Referência regional desde 2018, quando foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a unidade de saúde teve a previsão físico-financeira ampliada na nova contratualização. Na prática, a unidade terá mais investimento para quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade no interior, proporcionando à população sertaneja um serviço de saúde ainda mais robusto, resolutivo e humanizado.

Com tratamento mais perto de casa, o tempo entre diagnóstico e início da terapia diminui, fator decisivo para melhorar as chances de cura do câncer. “A nossa governadora Raquel Lyra tem como uma das prioridades do seu governo descentralizar e regionalizar a saúde para dar oportunidade de cuidado a todos pernambucanos. Esse fortalecimento na oncologia em Petrolina garante que os pacientes façam seus tratamentos perto de casa, com sua rede de apoio próxima”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

*CONVITE* – Antes da visita ao hospital, a governadora Raquel Lyra esteve na sede da Prefeitura de Petrolina, onde recebeu, das mãos do prefeito Simão Durando, o convite para o São João da cidade, que será realizado entre os dias 19 e 27 de junho. Ao som de um tradicional trio pé-de-serra, a gestora foi recebida com um autêntico café da manhã junino e garantiu que participará do evento na cidade sertaneja.

Acompanharam a governadora nas agendas o senador Fernando Dueire, o deputado federal Túlio Gadêlha, o deputado estadual Antônio Coelho, além de prefeitos e outras lideranças políticas da região.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Em Dormentes, durante a Caprishow 2026, governadora Raquel Lyra inaugura requalificação do Pátio de Feiras e Eventos e celebra certificação do Berganês como primeira raça ovina originária de Pernambuco

 

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (22), em Dormentes, no Sertão do São Francisco, a ampliação do Pátio de Feiras e Eventos Ervércio Coelho de Macedo. A inauguração, realizada durante a Caprishow 2026, também contempla a reestruturação do equipamento, reforçando a capacidade do município de receber grandes eventos, além de fortalecer um dos principais arranjos produtivos de Pernambuco: a caprinovinocultura. Na ocasião, ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, a gestora ainda celebrou a certificação do Berganês como a primeira raça ovina nascida no Estado.

“A nova estrutura do pátio de eventos garante a recepção de maneira decente dos produtores e visitantes aqui de Dormentes. Dessa forma, poderemos mostrar a força do empreendedorismo do Sertão de Pernambuco. O Governo se faz presente em cada canto do Estado, buscando potencializar as diversas forças da nossa economia e trabalhar para que Pernambuco possa prosperar por inteiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A modernização do espaço, realizada por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), contemplou a construção de cobertura, instalação de telhas, impermeabilização, pintura, adequação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e modernização da parte elétrica do pavilhão. A ampliação do Pátio de Eventos, demonstra o olhar estratégico do Governo do Estado, acompanhando o crescimento da demanda por grandes eventos na região, além de reforçar a importância do equipamento para o fortalecimento da economia local e regional.

Com área aproximada de 3.100 m², o pátio é palco de grandes eventos, como a Caprishow, que reúne criadores de caprinos e ovinos de todo o país. Na Caprishow, Raquel Lyra caminhou entre os stands, conheceu produtores locais, a nova raça de ovino pernambucano e ainda acompanhou o leilão de animais. A programação da Caprishow conta com seminários, workshops e apresentações de tecnologias voltadas ao setor. O evento tem apoio do Governo de Pernambuco, que destinou R$ 700 mil para sua realização, reforçando a estratégia estadual de fortalecimento da cadeia produtiva no interior.

Recepcionando a governadora, a prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco, agradeceu pela reforma do Pátio de Eventos. “Essa obra tem um grande alcance social e econômico para o nosso município. Levamos o pleito ao Governo do Estado, que prontamente nos atendeu. Temos uma gestão estadual que abraça e enxerga que o Sertão é uma região com potencial, mas que precisa de investimentos e políticas públicas que atendam quem faz a economia girar, e isso foi feito aqui em Dormentes com essa entrega”, destacou a gestora municipal.

Referência na caprinovinocultura, Dormentes possui o maior rebanho ovino de Pernambuco, com cerca de 400 mil cabeças, consolidando o município como um dos principais polos do setor no Nordeste. A região também é berço do Berganês, raça de ovino reconhecida como a primeira originária do Estado. O investimento de R$ 194 mil do Governo de Pernambuco, além da parceria com a Prefeitura de Dormentes e outras instituições, asseguraram o processo de estruturação institucional da raça.

O ministro André de Paula, titular da pasta de Agricultura e Pecuária, responsável pelo processo de certificação, destacou que a homologação é um sonho do povo de Dormentes que está sendo realizado. “Dormentes e o Sertão têm uma raça para chamar de sua. Essa é mais uma parceria entre o governo federal e o Governo de Pernambuco que traz mais um resultado positivo para o Estado”, disse o ministro.

O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, falou sobre a importância do certificado. “O reconhecimento da raça Berganês é uma conquista do povo de Dormentes e do São Francisco, que contaram com total apoio do Governo de Pernambuco no processo de certificação. Esse processo representa a valorização da raça e, sobretudo, a valorização financeira, pois a certificação garante um incremento no valor da venda para o produtor”, destacou.

Acompanhando a governadora no evento, o senador Fernando Dueire destacou a parceria do Estado com os municípios. “Temos a certeza que muito mais ações virão para Dormentes e todas as cidades pernambucanas. Vamos continuar trabalhando, ao lado do Governo do Estado, apoiando os municípios, porque é aqui que a vida acontece”, pontuou.

Também presente na solenidade, o deputado federal Túlio Gadêlha destacou a força da entrega feita pelo Governo. “A estrutura que estamos vendo aqui neste pátio é fruto da decisão do Governo de Pernambuco de investir em Dormentes. Por conta dessa decisão, o Estado tem crescido tanto, em todas as regiões, não apenas na infraestrutura, mas sobretudo nas políticas públicas para o povo que mais precisa”, enfatizou o parlamentar. “Se estamos aqui nesse pátio reformado e coberto, vivendo um momento histórico, é por conta do Governo de Pernambuco. Nosso papel como servidores públicos é estarmos onde o povo mais precisa, e o Governo vem fazendo isso em Dormentes e em todo o Estado”, completou o deputado estadual Jarbas Filho.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também participou da entrega e destacou a presença do Governo no Sertão do São Francisco. “Essa entrega faz com que Dormentes possa continuar sonhando dentro daquilo que é a sua vocação econômica. O Governo do Estado está e vai continuar trabalhando para o crescimento do Sertão e de todo o Estado”, pontuou.

Produtor de caprinos e ovinos há mais de 40 anos, Eduardo Coelho, natural de Dormentes, falou sobre as melhorias na nova estrutura. “Eu estou emocionado com esse novo espaço. Ele proporciona um grande bem-estar para produtores, visitantes e animais. Agradeço ao Governo do Estado por presentear Dormentes e realizar um dos maiores sonhos do município”, comemorou.

Estiveram presentes no evento o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o deputado federal Fernando Monteiro; o deputado estadual Renato Antunes; os prefeitos Fabinho Lisandro (Salgueiro), Gildevan Melo (Santa Filomena), Cloves Ramos (Afrânio), Otávio Pedrosa (Bodocó), Catharina Garziera (Lagoa Grande), além de diversas lideranças políticas locais.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Forró da Federal celebra a cultura popular e marca reta final do São João na Roça 2026

 

O São João na Roça entregou mais uma noite de tradição nesta sexta-feira (22), durante a programação realizada no Forró da Federal, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste. O evento reuniu estudantes e visitantes em uma celebração marcada pelo clima junino que toma conta de Caruaru neste período.

A programação contou com apresentações do Batalhão de Bacamarteiro 95, da Quadrilha Tradicional Arrasta Pé, além dos shows de Silvana Salazar, Banda de Pífano de Caruaru (Os Bianos) e Trio Nordestino, levando música e identidade cultural ao público presente.

“Acho incrível ver um espaço de ensino público também ser palco de uma festa que representa o que é ser Caruaru. A universidade também tem o papel de valorizar, resgatar e pensar a nossa cultura, e nada melhor do que ela também ser palco de uma das maiores festas do Brasil”, disse a mestranda da UFPE, Hanna Aragão, que aproveitou a programação ao lado dos amigos.

A programação do São João na Roça será encerrada neste sábado (23), na Vila de Pau Santo, concluindo mais uma edição do projeto que mantém viva a essência do Maior e Melhor São João do Mundo e abre caminho para o início da programação urbana, que começa no próximo dia 28, no Polo Azulão. https://www.instagram.com/p/DYsC-Zbx37P/?igsh=MmdhY3ZuNGdoYThk

Casa Rosa vive mais um fim de semana de música, cultura e gastronomia no São João de Caruaru

O Mercado Cultural Casa Rosa recebe mais um fim de semana de programação no São João de Caruaru, o Maior e Melhor São João do Mundo. No sábado (23) e domingo (24), o espaço segue reunindo música, cultura e gastronomia regional, oferecendo aos caruaruenses, turistas e forrozeiros mais um ponto de encontro para vivenciar o clima junino, com apresentações a partir das 12h.

No sábado (23), o público poderá aproveitar a programação ao som de Seu Luís e os Comparsas, às 12h, Thayze Rapunzel, às 14h, e Bethlee, às 16h, embalando forrozeiros. Já no domingo (24), a animação continua com Marlene do Forró, às 12h, Barthô, às 14h, e Banda Topázil, às 16h, garantindo o ritmo junino e a alegria que marcam o São João.

Integrando a programação do São João de Caruaru, a Casa Rosa proporciona uma experiência que une música, gastronomia e tradição, durante o período junino. Confira a programação no instagram oficial do São João:http://instagram.com/saojoaocaruaru.oficial?igsh=cmc3dW11dWg3cGJz

Adesivação de veículos dos moradores do entorno do Pátio de Eventos de Caruaru terá início próxima terça-feira (26)

 

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir da próxima terça-feira (26), terá início a adesivação de veículos dos moradores do entorno do Pátio de Eventos de Caruaru.

Dois locais estarão disponíveis para o serviço: na sede da autarquia, no Polo Caruaru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; e no Centro de Operações Integradas (COI), no Espaço Cultural, todos os dias da semana, das 8h às 17h.

A AMC informa ainda que será necessário ir com o veículo que será adesivado e também com a comprovação de residência.

*Serviço:*

*O que?:* Início da adesivação de veículos dos moradores do entorno do Pátio de Eventos de Caruaru

*Quando?:* Terça-feira, 26 de maio

*Onde?:* Sede da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, no Polo Caruaru, e Centro de Operações Integradas (COI) no Espaço Cultural

*Horário?:* Na sede da AMC, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h; e no COI, diariamente, das 8h às 17h.

Raffiê recebe apoio da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru

 

O pré-candidato a deputado estadual, Raffiê Dellon, segue conquistando apoios de entidades importantes de Caruaru, desta vez recebeu oficialmente o apoio da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru (UBAPC). O anúncio consolida a força de sua caminhada política junto ao setor cultural e de prestadores de serviços da cidade. A parceria foi firmada durante reunião com a diretoria da instituição histórica.

A entidade completou nesta semana 103 anos de fundação, e é presidida pelo Professor José Marcolino, nome de credibilidade na cidade, com serviços prestados na saúde pública do município e no Central Sport Club. “A história da UBAPC se confunde com a história de Caruaru, sou muito grato pelo reconhecimento e apoio, sou um defensor nato da nossa cultura. E não será diferente a partir do próximo ano”. Comentou Raffiê.

Parlamentares cobram CPI do Master; Alcolumbre rejeita pedidos e diz que decisão é da Mesa do Congresso

Do G1

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), rejeitou novos requerimentos de parlamentares cobrando a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso do Banco Master.

“Requerimentos de leituras de matérias devem ser objeto de despacho da presidência. Portanto, o momento da leitura é um ato discricionário [uma escolha] da presidência da mesa do Congresso Nacional”, afirmou Alcolumbre.

A declaração ocorreu durante sessão do Congresso Nacional, nesta manhã, para análise de um veto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que restringe a transferência de recursos federais para municípios considerados inadimplentes.

Nos pronunciamentos iniciais, parlamentares de diversos partidos se manifestaram a favor de uma CPMI para investigar as suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o banco de Daniel Vorcaro, preso desde março pela Polícia Federal (PF), na operação Compliance Zero.

Hoje, há pelo menos cinco pedidos protocolados de abertura de uma CPI para investigar o caso. Um requerimento de CPI exclusivo da Câmara, três do Senado e um pedido de CPI mista, ou seja, que reúne deputados e senadores.

Além disso, tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos da oposição e da base para abertura do colegiado. Uma decisão do STF poderia obrigar o parlamento a criar a comissão – como aconteceu com a CPI da Covid.