Caruaru celebra chegada de 2026 com estilo


A ação reforça o compromisso do município com uma celebração inclusiva, segura e respeitosa.

Caruaru receberá 2026 com a tradicional queima de fogos de baixo estampido. A celebração acontecerá no Monte Bom Jesus, importante cartão-postal da cidade, à 0h do dia 1º de janeiro, e reafirma o compromisso do município com a inclusão e o bem-estar animal. Na ocasião, o espaço se consolida como uma opção para celebrar com toda a família.

“Será uma celebração pensada para todos, com fogos de baixo impacto sonoro, respeitando quem sofre com barulhos intensos. Vamos receber 2026 com responsabilidade, empatia e cuidado”, destacou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti.

O uso de fogos de baixo estampido é adotado pela Prefeitura Municipal desde 2021, como forma de garantir que a celebração do Ano Novo possa ser vivenciada por todos, respeitando idosos, bebês, animais e pessoas com hipersensibilidade auditiva, como aquelas no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Empresas familiares impulsionam crescimento econômico de Caruaru e consolidam a cidade como polo empreendedor do Agreste

Município amplia geração de empresas e empregos, diversifica setores e avança em governança, sucessão e atração de investimentos no interior de Pernambuco

Da tradicional feira ao complexo polo comercial que inclui a cadeia têxtil, de serviços, saúde e educação, o município de Caruaru vem se mantendo em movimento permanente de expansão econômica, majoritariamente impulsionada por negócios criados e administrados por famílias. São empresas que estimulam a geração de empregos, a abertura de novos CNPJs e a diversidade produtiva da cidade.


De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), apenas entre janeiro e agosto de 2025 foram abertas 7.170 novas empresas em Caruaru – um crescimento de 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com mais de 44,5 mil empresas ativas, o município se consolida como o maior centro empresarial e de serviços do interior de Pernambuco e o terceiro maior do estado.

Para Osíris Lins Caldas, presidente do Conselho Superior Deliberativo da Acic, o perfil destas empresas acompanha uma tendência nacional: “Assim como no Brasil, onde cerca de 90% das empresas têm origem familiar, Caruaru segue essa dinâmica. A maioria está na primeira geração, mas já se observa um avanço consistente em sucessão e governança – especialmente entre as médias e grandes. Caruaru nasceu na feira, mas hoje é uma mini capital”, resume.

A predominância do empreendedorismo familiar aparece em todos os setores: comércio varejista de vestuário, serviços administrativos, confecções, atendimento hospitalar, promoção de vendas e beleza. Trata-se de um ecossistema que combina a tradição do setor têxtil, com segmentos em franca expansão, como saúde e serviços, que seguem como motores da cidade. E é nesse cenário que cresce a demanda por apoio especializado em governança, sucessão e continuidade dos negócios – frente de atuação da Cambridge Family Enterprise Group, cuja presença vem se fortalecendo no Nordeste e já alcança regiões para além das capitais e regiões metropolitanas, como é o caso do Agreste pernambucano.

Para Antônio Jorge Araújo, sócio da Cambridge Family Enterprise Group (GFEG), esse movimento reflete uma mudança de mentalidade no empresariado local. “O Agreste tem uma força empreendedora impressionante, mas chega um momento em que a intuição dos fundadores precisa ser complementada por uma gestão mais estruturada. O que vemos em Caruaru são famílias buscando não apenas sobreviver, mas perpetuar seu legado. Elas entenderam que organizar a governança e preparar as novas gerações são passos vitais para competir em nível nacional e atrair investimentos”, analisa Araújo.

A vitalidade dessas empresas também se reflete na geração de empregos formais. Somente nos oito primeiros meses de 2025, Caruaru registrou 3.238 novas vagas, segundo o Caged, com destaque para o setor de serviços, responsável por 1.668 postos de trabalho. O dado reforça a capacidade das empresas locais de sustentar a expansão econômica e de atrair mão de obra – especialmente jovens: a faixa de 18 a 24 anos concentrou mais de 2.100 contratações.

O economista Jorge Jatobá, da Ceplan, destaca que esse movimento não é por acaso. “O Agreste apresenta um mercado muito promissor, com predominância de pequenas e médias empresas em amadurecimento. Muitas já têm décadas de existência e estão vivendo o desafio da sucessão. Isso reflete, num só território, a própria evolução do capitalismo: negócios que nasceram no âmbito familiar e hoje se organizam de forma moderna e competitiva”, explica.

O empresário Geraldo Espíndola, acionista do Grupo Asa Branca, defende que uma combinação de fatores sustenta a força econômica do município: vocação empreendedora, diversidade produtiva e localização estratégica. “Caruaru é um dos principais motores econômicos do interior de Pernambuco. O desafio agora é avançar em infraestrutura, inovação e qualificação – e as empresas familiares têm papel central nesse processo”, afirma.

Antônio Jorge reforça que esse cenário coloca a cidade em uma posição privilegiada para o futuro. “Caruaru é a prova viva de que o empreendedorismo familiar é o motor do desenvolvimento regional. O desafio agora é equilibrar a tradição, que trouxe esses negócios até aqui, com a inovação necessária para os próximos anos. As famílias que investirem hoje na harmonia societária e na formação de seus herdeiros serão as protagonistas do próximo ciclo econômico de Pernambuco”, conclui.

Governadora Raquel Lyra prestigia 67ª Missa do Vaqueiro de Floresta e reforça a fé, tradição e devoção do povo sertanejo

A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste domingo (28), a 67ª edição da Missa do Vaqueiro do município de Floresta, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco. Primeira governadora da história a participar da celebração, a chefe do Executivo estadual acompanhou a cerimônia a cavalo, ao lado de vaqueiros e vaqueiras que, todos os anos, lotam o Parque de Exposições da cidade em um ato de fé, tradição e valorização da força do homem e da mulher do Sertão.

“Estou muito alegre de estar aqui, não apenas prestigiando, mas vivenciando a Missa do Vaqueiro de Floresta. O que podemos fazer, além de agradecer à população pela fé e pela confiança no nosso trabalho, é pedir as bênçãos de Deus para que possamos continuar seguindo em frente, fazendo as escolhas certas e permitindo que investimentos cheguem a cada recanto do nosso Estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Em 2025, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e da Empetur, o Governo de Pernambuco apoiou o evento. Celebrada anualmente no último domingo de dezembro, a Missa do Vaqueiro — que este ano foi presidida pelo padre Luís Augusto — representa um importante símbolo da história, da identidade cultural e da religiosidade da população de Floresta.

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, ressaltou a importância da celebração para o município. “Este é um momento importante de fé e tradição, em que acontece a maior Missa do Vaqueiro do nosso Estado e do país. Recebemos, pela primeira vez na história, uma governadora do Estado, o que demonstra o respeito e o carinho da nossa gestora pelo povo sertanejo e pelos vaqueiros”, afirmou.

A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, destacou a tradição da celebração, que chegou à sua 67ª edição. “A nossa missa é tradicional, uma celebração antiga. Em termos de vaqueiros, acredito que seja a missa com o maior número de presentes. O que me deixa ainda mais feliz é saber que Floresta é o berço de tudo isso”, disse. Presente no evento, o deputado federal Eduardo da Fonte comentou estar feliz em participar da celebração. “O vaqueiro simboliza a fé, a determinação, a coragem e a superação, e fico muito orgulhoso de poder estar aqui vivenciando esse momento tão importante para a nossa cultura”, frisou o parlamentar.

Estiveram presentes na cerimônia os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil); o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; os deputados estaduais Luciano Duque e Claudiano Martins Filho; os prefeitos Elizinho (Carnaubeira da Penha), Whashington (Tacaratu), Zé Pretinho (Quixaba) Calby Carvalho (Belém de São Francisco) e Evaldo Bezerra (Mirandiba); além do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e outras lideranças políticas da região.

Fotos: Miva Filho/Secom

Jaboatão inaugura nova sede do CAPS AD com estrutura moderna, mais acessível e atendimento qualificado

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugura, na próxima segunda-feira (29), às 11h, a nova sede do CAPS AD (Álcool e outras Drogas) Recanto dos Guararapes, reforçando o compromisso do município com a ampliação e qualificação da política de saúde mental. O equipamento passa a funcionar em uma sede própria, localizada na Avenida Airton Senna da Silva, nº 508, em Piedade, com fácil acesso ao transporte público, garantindo mais comodidade, segurança e acessibilidade para usuários e profissionais.

O novo espaço foi totalmente renovado, oferecendo estrutura moderna, ambientes amplos e climatizados, além de novas salas para atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas e atividades coletivas.

A unidade também recebeu mobiliário e equipamentos novos, proporcionando mais conforto e qualificando ainda mais o cuidado ofertado à população.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, a entrega da nova sede representa um avanço importante na rede municipal de saúde.
“Estamos entregando um equipamento moderno, que fortalece o cuidado humanizado em saúde mental. O CAPS AD cumpre um papel fundamental no acolhimento e acompanhamento das pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, e essa nova estrutura garante melhores condições tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam diariamente no serviço”, destacou o prefeito.

Antes da mudança, o CAPS AD funcionava em um local com difícil acesso e vulnerável a constantes ocorrências de roubos, o que comprometia a segurança e o atendimento. Com a nova sede, além da melhoria estrutural, a unidade passa a contar com maior segurança e com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que amplia a transparência do cuidado multiprofissional e fortalece a integração com a Atenção Primária no acompanhamento compartilhado dos usuários.

“Cuidar da saúde mental é cuidar de pessoas, de histórias e de famílias. A nova sede do CAPS AD foi pensada para acolher melhor, oferecer mais segurança e garantir dignidade tanto para os usuários quanto para os profissionais. É um passo muito importante no fortalecimento da nossa Rede de Atenção Psicossocial e no compromisso da gestão com um cuidado cada vez mais humanizado”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.

Com a requalificação, a unidade ira ampliar o número de atendimentos, ultrapassando os cerca de 1.300 atendimentos mensais atuais e acompanhamento de mais de 200 usuários, oferecendo cuidado contínuo. A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, técnicas de enfermagem, terapeuta ocupacional, educador físico, médicas psiquiatra e clínica, atendente de farmácia, além das equipes de gerência clínica, gerência operacional e apoio administrativo.

Voltado a pessoas que apresentam prejuízos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, o CAPS AD é um serviço estratégico da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sendo um importante ponto de interlocução técnica e de referência para a rede municipal da Assistência Social, bem como para os programas Integra e Atitude, garantindo acolhimento, acompanhamento psicossocial, atendimentos especializados, fortalecimento de vínculos, apoio às famílias e ações voltadas à autonomia e reinserção social.

Além da entrega da nova sede do CAPS AD, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes também vem avançando na qualificação da rede de saúde mental. O CAPS Solar dos Guararapes, referência para adultos com transtornos mentais graves e persistentes, passou por reforma completa em 2024. Já o CAPS Infantojuvenil Padre Roma está em processo de requalificação, com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2026, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento especializado no município.

As melhorias consolidam avanços significativos na política municipal de saúde mental, garantindo serviços mais estruturados, seguros e humanizados para quem necessita de cuidado contínuo.

Caruaru reforça segurança pública com entrega de viaturas à Guarda Municipal

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta terça-feira (23), na Secretaria de Segurança Municipal (SSM), a entrega de quatro novas viaturas ao município, destas, três passam a integrar a frota da Guarda Municipal. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Coronel Meira e representam um avanço estratégico no fortalecimento da política de segurança pública local.

Com o reforço da frota, o município amplia a capacidade operacional da Guarda Municipal, possibilitando a criação de novas guarnições, o aumento das rondas ostensivas e maior presença nas ruas, com reflexos diretos na prevenção da violência e na melhoria da sensação de segurança da população.

Também foi entregue ao município uma caminhonete S10 destinada ao NIOJ (Núcleo de Inteligência e Operações Judiciais), fruto de articulação entre a Prefeitura e o deputado Coronel Meira. O veículo reforça a cooperação entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Prefeitura de Caruaru e o 4º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, garantindo mais agilidade no cumprimento de medidas protetivas de urgência e fortalecendo o enfrentamento à violência contra a mulher.

O secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho, afirmou que os novos veículos “potencializam o trabalho ostensivo, ampliam as rondas e reforçam a segurança no município, que já apresenta redução nos índices criminais”.

Já o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou que o investimento reafirma o compromisso da gestão com a segurança pública. “Com o apoio do deputado Coronel Meira e o fortalecimento da Guarda Municipal, em parceria com os demais órgãos de segurança, Caruaru caminha para alcançar, em 2025, o melhor índice da série histórica desde 2022”, pontuou.

Secretaria de Administração Penitenciária identifica violação de medida protetiva e homem é preso em Lajedo

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE), por meio do Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep), identificou no sistema de monitoramento, nesta terça-feira (23/12), que um homem monitorado por tornozeleira eletrônica se aproximou da casa da vítima, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com o Cemep, o homem violou determinação judicial que estabelecia restrição de contato e aproximação da vítima. A irregularidade foi detectada em tempo real pelos policiais penais do Centro, que acionaram imediatamente a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

A PMPE foi até o local e realizou a prisão em flagrante do suspeito. Durante a abordagem, os policiais constataram que o homem portava uma pistola. A ação reforça a importância do monitoramento eletrônico aliado à atuação integrada das forças de segurança, permitindo resposta rápida, proteção à vítima e efetivo cumprimento das decisões judiciais

Etapa Bonfim: corrida de 5 km leva atletas às ladeiras históricas de Olinda no domingo

As ruas do Sítio Histórico de Olinda voltam a receber atletas e apaixonados por corrida no próximo domingo, 28 de dezembro, com a realização do Desafio das Ladeiras – Etapa Bonfim. A prova de 5 km terá largada e chegada na Rua do Bonfim, na esquina da Praça do Carmo, reunindo corredores de diferentes idades em um percurso marcado por ladeiras e cenários históricos.

A concentração dos atletas está marcada para 6h, com largada às 7h. Todos os participantes devem estar posicionados no local com antecedência.

Promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e organizada pelo Instituto Darwin, a corrida integra um movimento de incentivo à prática esportiva aliado à redescoberta e vivência da cidade de Olinda, reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Com inscrições gratuitas, o evento contará com 1.155  corredores. As vagas foram esgotadas em poucos minutos, confirmando a grande expectativa do público. A lista de inscritos pode ser consultada em institutodarwin.org.

Com um trajeto intenso e desafiador, a Etapa Bonfim vai unir esporte, cultura e patrimônio em uma experiência única. A entrega dos kits acontece na Rua do Bonfim, esquina com a Praça do Carmo, na sexta-feira (26), das 14h às 18h, e no sábado (27), das 8h às 18h. Vagas remanescentes poderão ser abertas no dia da prova, por ordem de chegada.

Percurso – Etapa Bonfim (5 km)

Rua do Bonfim (largada), Ladeira da Misericórdia, Rua Bispo Coutinho, Avenida Luís Gomes, Rua do Sol, Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Rua Quinze de Novembro, Rua de São Bento, Rua Treze de Maio, Rua do Amparo, Travessa da Bica, Rua Saldanha Marinho, Ladeira da Misericórdia e Rua do Bonfim (chegada).

Etapa Misetricórdia

A Etapa Misericórdia do Desafio das Ladeiras, realizada no dia 13 de dezembro, integrou o mesmo projeto e reuniu 1.700 participantes em um percurso embalado pelo ritmo do frevo, com a presença de bonecos gigantes, transformando a corrida em uma verdadeira celebração da cultura pernambucana.

Deputado Diogo Moraes firma parceria com o vereador Professor Marconi, de Brejo da Madre de Deus

Encerrando o ano de 2025 fortalecendo alianças em favor do povo pernambucano, o deputado estadual Diogo Moraes (PSDB)  firmou uma importante parceria política com o vereador Professor Marconi, do município de Brejo da Madre de Deus. O encontro, que contou com a presença de todo o grupo político do vereador, simboliza a união de forças, experiência e compromisso com o desenvolvimento da cidade, em especial de São Domingos.

Professor Marconi é uma das principais lideranças políticas do Brejo. Vereador por quatro mandatos, é reconhecido como o mais votado do distrito de São Domingos, onde construiu uma trajetória marcada pela forte atuação nas áreas social e de saúde, sempre com trabalho próximo à população e defesa constante de melhores condições de vida das pessoas.

Para o deputado Diogo Moraes, a parceria representa a soma de esforços em prol de um mesmo ideal: cuidar do povo e lutar por políticas públicas que transformem realidades. “Receber o apoio do vereador Professor Marconi, um homem de história, trabalho e serviços prestados a São Domingos e a todo o Brejo da Madre de Deus, é motivo de muita alegria e responsabilidade. Marconi tem experiência, compromisso com a área social e com a saúde, e agora unimos forças para trabalhar ainda mais pelo povo. Agradeço a ele e a todo o seu grupo pela confiança. Seguiremos juntos, firmes, buscando sempre o melhor para nossa gente”, destacou Diogo Moraes.

“Tenho certeza de que no início de 2026 João irá atender ao chamado das ruas e de grande parte da classe política de Pernambuco”, diz Sivaldo Albino

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, do PSB, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 46 emissoras interligadas em todo o estado e ao Blog do Alberes Xavier. Sivaldo falou, dentre outros temas, sobre a pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos, também do PSB, ao governo do estado em 2026.

Segundo Sivaldo, João Campos tem demonstrado a capacidade de ouvir, de dialogar e deixar as coisas acontecerem, respeitando as etapas do processo. “Ele está dentre os melhores prefeitos do Brasil, segue trabalhando, fazendo entregas e é sempre bom poder acompanhá-lo”, disse ele, lembrando no final de semana esteve na comitiva de João Campos em eventos nas cidades de Jupi e Canhotinho.

“Tenho certeza de que no início de 2026 João irá atender ao chamado das ruas e de grande parte da classe política de Pernambuco, que quer ver esse estado voltar a crescer e se desenvolver, assim como foi na época do nosso saudoso ex-governador Eduardo Campos, o pai de João”, disse o prefeito e emendou, “Esse é o sentimento do povo pernambucano, essa é a nossa esperança, de que ele aceite esse desafio, aceite esse chamado, para que possamos falar de ideias, de propostas, para que juntos possamos construir um caminho melhor para Pernambuco”.

Como garantir seus direitos na troca de presentes de Natal e em pedidos que não chegam

Após o momento de troca de presentes na noite de Natal, muitos consumidores têm dúvidas sobre quando a substituição de um item é obrigatória e o que fazer quando uma compra atrasada ou não entregue vira dor de cabeça. Para orientar sobre os principais direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a professora do curso de Direito da Estácio, Claudine Rodembusch, explica como agir em diferentes situações comuns do período.

Ela explica que nas compras feitas em lojas físicas, a troca por tamanho, cor ou gosto é uma cortesia, não uma obrigação legal. “Se a loja estabelece uma política de troca e informa prazo, condições e documentos necessários, ela deve cumprir exatamente o que prometeu no momento da venda”, afirma. Já quando não há defeito no produto e nenhuma política é divulgada, o estabelecimento não é obrigado a realizar a troca.

No comércio online, a regra muda. O direito de arrependimento vale inclusive para presentes comprados pela internet. O prazo de sete dias corridos começa a contar a partir do recebimento do produto por quem o recebeu, não necessariamente o comprador. Nesse caso, o consumidor pode desistir sem apresentar justificativa e tem direito ao reembolso total, incluindo frete. Cabe à empresa organizar e custear a devolução.

Para qualquer troca, o documento mais importante é a nota fiscal, por comprovar a relação de consumo e a data da compra. Se ela não estiver disponível, outros registros podem ajudar, como fatura do cartão, extrato bancário, etiqueta com dados do pedido, embalagem original ou registro da compra no sistema da loja, desde que acompanhado de documento com foto.

Quando há defeito, o CDC garante reparo, substituição ou devolução dos valores. O consumidor tem 30 dias para reclamar sobre itens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Após notificado, o fornecedor tem até 30 dias para resolver o problema. Se isso não ocorrer, o cliente pode exigir a troca, o reembolso imediato ou abatimento do preço.

Atrasos nas entregas de Natal também exigem atenção. Se o item não chegar no prazo prometido, o consumidor pode pedir a entrega imediata, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra com restituição integral dos valores. Em algumas situações, é possível solicitar indenização por danos morais, dependendo da extensão do prejuízo.

Quando a loja não responde, não envia o produto ou cancela a entrega sem explicação, o ideal é registrar tudo por escrito, buscar atendimento formal e guardar comprovantes. Caso o problema persista, o próximo passo é registrar reclamação no Procon e, se necessário, recorrer ao Judiciário.

Em golpes online, mais frequentes no fim do ano, a orientação é agir rapidamente. Deve-se reunir provas, contatar o banco e registrar Boletim de Ocorrência. Nos casos de cartão de crédito, é possível solicitar bloqueio ou estorno. Em pagamentos via PIX, o banco pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Plataformas como Consumidor.gov.br, Procon e Idec também podem ser acionadas. “O mais importante é registrar tudo e buscar os órgãos de proteção logo nos primeiros sinais de problema”, orienta Rodembusch.

Para a especialista, atenção às políticas das lojas, conferência dos prazos e registro formal de qualquer contato fazem diferença na hora de garantir seus direitos. “Consumidor bem informado evita prejuízo e tem mais segurança para tomar decisões”, afirma.