Programação especial do dia 25 de dezembro, na Avenida Joaquim Didier, reuniu cultura, tradição e emoção, fortalecendo o espírito natalino no município
A magia do Natal segue tomando conta de Gravatá e, na noite de Natal, 25 de dezembro, a Vila Natalina se tornou ponto de encontro de moradores e visitantes na Avenida Joaquim Didier. O espaço foi tomado por um clima de encanto, celebração e confraternização, marcando de forma especial as comemorações natalinas na cidade.
Com uma programação diversificada, a Vila Natalina destacou a Feira Natalina, valorizando o artesanato e a economia criativa local, além do Presépio Vivo por meio do ICETAG, que emocionou o público ao retratar o nascimento de Jesus de forma simbólica e cultural. A tradicional Casa do Papai Noel também atraiu famílias e crianças, reforçando o clima lúdico da noite.
A apresentação do Coral Elas Encantam, da Secretaria da Mulher, levou música e emoção ao público presente, contribuindo para tornar a noite ainda mais especial.
A iniciativa integra a programação do Natal de Gravatá, por da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer com apoio da Casa Mirandas, Starlux, Fabrik Designer, EIP – Serviços de Iluminação, O Boticário e a LokalLink, e reafirma o compromisso do município em promover momentos de lazer, cultura e valorização das tradições, celebrando o verdadeiro espírito do Natal.
Evento celebrou a causa animal com desfile de fantasias natalinas, serviços veterinários e ações de incentivo ao cuidado e ao compromisso com os pets
O primeiro ano do Natal Pet Solidário, realizado nesta quinta-feira (25) na Vila Natalina, reuniu tutores, famílias e seus pets na Avenida Joaquim Didier em um desfile de fantasias natalinas que encantou o público pela criatividade e beleza dos figurinos.
Mais de 20 pets participaram do desfile, e a mesa de jurados selecionou três finalistas. Por aclamação popular, foi escolhido o vencedor, considerando todos os critérios de participação e criatividade.
Além do desfile, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a adoção responsável, valorizar a causa animal e promover a solidariedade no município, envolvendo a comunidade em atividades educativas e de apoio aos pets.
A iniciativa contou com a presença da população gravataense e de visitantes, além do secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marllon Lima, acompanhado da equipe da pasta, e da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. O evento teve o apoio das marcas Cardeal, Mascote e Optimum, que contribuíram para a sua realização.
A Casa Pet Solidária, por meio da equipe da Clínica Veterinária, esteve presente com um espaço dedicado à vacinação, consultas veterinárias e orientação ao público sobre o fluxo de atendimento e os serviços oferecidos pela clínica. Durante a ação, também foram entregues sachês de ração, trabalhada a temática do Dezembro Verde, campanha voltada ao combate ao abandono de animais, além do recebimento de doações.
Também participaram do evento as ONGs Anjos da Estação e Projeto Rabitos, que orientaram o público sobre a importância do cuidado, da responsabilidade e do com os pets.
O ganhador do Natal Pet Solidário foi o Caramelo. Seu tutor, Missinho, achou bastante positiva a iniciativa: “Veja bem, é muito importante essa participação, esse apoio do governo do município com os pets, e o Caramelo tem uma história muito bonita porque ele foi jogado na minha rua dia 31 de dezembro, há três anos, e eu adotei ele até hoje”.
Thaís, dona da cachorrinha Priscila que ficou em 2º lugar, comentou que: “Primeiramente parabenizar a todos que fazem parte da Secretaria de Turismo e a prefeitura pela iniciativa. Antes não tínhamos isso e, de certa forma, é um incentivo para que outras pessoas venham com seus pets, que adotem. Eu já adotei também uma cachorrinha e a importância de fazer esse gesto de amor, porque a gente ganhou muito mais do que eles”.
Ficando em 3º lugar, a cachorrinha Mel estava puro charme. Sua tutora, Kátia Pereira, aprovou bastante esse concurso e destacou que: “Muito bom participar dessas atividades, inclusive para pet, que a gente não vê quase nenhuma atividade para pet e eles gostam. Essa aqui gosta muito de participar e o que me motivou foi isso né, fazer com que as pessoas adotem um animal. Essa foi adotada também, mas não foi aqui, entendeu? Eu resgatei ela e fiquei. E achei ótima, muito boa e que sempre continue”.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, disse: “A gente tá encerrando aqui com o Natal Pet Solidário. Na verdade, foi uma série de ações durante esse Natal. A gente começou com um desfile com o projeto Rabitos, tivemos algumas adoções hoje, esse concurso teve mais de 20 animais inscritos. Estava lindo, todos os cachorrinhos fantasiados com roupas natalinas, a participação do público. A gente agradece aos demais pela parceria: Cardeal, Mascote e Optimum, das ONGs envolvidas. A gente fica bastante feliz com o resultado e essa é só a primeira de muitas ações que vão durar em 2026 também nesse segmento. Natal de Gravatá rompendo a barreira do Natal propriamente dito e trazendo para dentro as causas sociais, como essa, foi bacana”.
A governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (26), a Carreta da Mulher Pernambucana instalada no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, reforçando o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa integra o programa Cuida PE Mulher e leva exames e atendimentos especializados diretamente às comunidades, ampliando o acesso à saúde feminina. O serviço ficará disponível para as moradoras nesta sexta e na segunda (29) e terça-feira (30). A vice-governadora Priscila Krause e o vereador do Recife Rubem Rodrigues acompanharam a visita.
“A Carreta da Mulher vem para preencher um vazio de atendimento para mulheres que precisam fazer exames preventivos como mamografia digital e do câncer de colo de útero. Aqui, temos diversos atendimentos e uma equipe técnica preparada para fazer o acolhimento dessas mulheres. Nada é mais importante do que poder cuidar de quem cuida, e quando a gente consegue detectar precocemente alguns tipos de câncer, conseguimos salvar vidas e garantir que mulheres na faixa dos 35 anos possam ter uma vida normal depois da cura”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Durante a visita, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o alcance da ação itinerante em todo o Estado. “Já são mais de 59 mil atendimentos realizados dentro do programa Cuida PE Mulher, um governo de mulheres cuidando de mulheres. Além desta unidade, temos outras três carretas circulando pelo Estado, com o objetivo de cobrir Pernambuco inteiro e revisitar os municípios, sem deixar ninguém para trás”, ressaltou.
Moradora da comunidade, Renata Lira aproveitou a passagem da Carreta para cuidar da saúde e elogiou a iniciativa. “Vim fazer minha mamografia, que o Governo do Estado ajudou disponibilizando aqui. Quanto antes a gente descobre o diagnóstico, melhor fica”, contou.
As Carretas da Mulher Pernambucana já realizaram mais de 59 mil atendimentos em 97 municípios, somando mais de 31 mil mamografias, 11 mil ultrassonografias de mama e mais de 11 mil consultas ginecológicas, além de teleconsultas com mastologistas, exames de colposcopia e biópsias, garantindo uma linha de cuidado completa para investigação e acompanhamento de casos suspeitos.
“Muitas mulheres não conseguem chegar aos hospitais, fazer os exames necessários para cuidar de si, porque elas estão cuidando de outras pessoas e muitas vezes se colocam em segundo plano. Então, quando a Carreta chega até as comunidades, atende uma demanda que muitas vezes é resolvida no próprio local. A Carreta traz agilidade e diminui as distâncias”, frisou a secretária da Mulher, Juliana Gouveia.
Para a também moradora Lúcia Arcelino, a Carreta facilita o acesso a exames difíceis de serem feitos. “É uma facilidade, porque, pelo posto de saúde, a gente tem que esperar, a demanda é muito grande e muitas vezes nem sai o exame”, acrescentou.
Para acessar os serviços, é necessário apresentar documento com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência.
MUTIRÃO DA SDS – No local, os moradores da comunidade também puderam contar com um mutirão promovido pela Secretaria de Defesa Social para a emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade.
Acompanharam a governadora o deputado estadual João de Nadegi, os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo da Casa Civil, Igor Cadena, e o diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire. O vereador do Recife, Agora é Rubem, também participou da visita.
Em setembro de 2023 a governadora Raquel Lyra, do PSD, nomeou o delegado federal Alessandro Carvalho para o posto de secretário de Defesa Social de Pernambuco. Alessandro já esteve à frente da mesma pasta nos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara e trabalhou também como Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas da Polícia Federal em Pernambuco.
Alessandro Carvalho concedeu entrevista exclusiva a equipe de reportagem do Blog do Alberes e a Rede Pernambuco de Rádios, e falou sobre os desafios de gerir a pasta de Defesa Social. “O combate a violência é prioridade total no governo Raquel Lyra. Não tenho nenhuma dificuldade em conversar com a governadora, em alinhar estratégias, pessoalmente, ou por telefone, por aplicativos de mensagens, pois temos que resolver as demandas na velocidade em que elas surgem no dia-a-dia”.
Segundo o secretário, Pernambuco tem hoje uma tropa motivada, diante a resolução de antigas demandas da corporação. “Eu cito a resolução da questão das ‘faixas salariais’, que gerava uma insatisfação muito grande. A governadora enfrentou isso e tomou uma decisão que implicará em mais de 1 bilhão de reais na folha do governo. Ano que vem não existirão mais as ‘faixas salariais’ no estado. Não há razão alguma para insatisfações na PM, na Polícia Civil ou no Corpo de Bombeiros”.
Para finalizar, o secretário Alessandro Carvalho citou os principais avanaços na segurança pública em Pernambuco sob o comando de Raquel Lyra. “Posso cita como grandes avanços, o intenso investimento que foi feito em programas e sistemas de inteligência, a aquisição de equipamentos individuais, as reformas e construções de sedes próprias para as corporações, concursos públicos e principalmente, a Polícia nas ruas e por consequência, a diminuição histórica do número de roubos e homicídios no estado”.
A governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (23), as autorizações para início das obras de ampliação e requalificação no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/UPE), ambos no Recife. As ações somam mais de R$ 37 milhões em investimentos e incluem a entrega de novos equipamentos, como os aparelhos de ressonância magnética, densitometria óssea e de hemodinâmica, reforçando a assistência especializada, a inovação tecnológica e o papel dos hospitais-escola na Rede Estadual de Saúde.
Estamos trabalhando para restaurar os hospitais universitários e requalificar toda a rede própria e as unidades geridas por organizações sociais. São mais de 27 hospitais em obras ou com processos de modernização em andamento. Aqui no Hospital Oswaldo Cruz, já são R$ 60 milhões em investimentos, sendo R$ 47 milhões apenas em equipamentos. No CISAM, autorizamos obras superiores a R$ 24 milhões. Pegamos a saúde pública sucateada, mas sabemos que não existe caminho fácil. É preciso muito trabalho, união e capacidade de entrega”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
No HUOC, além da implantação de novos serviços de ressonância magnética, densitometria óssea e hemodinâmica, foi autorizada a licitação da primeira etapa da obra de ampliação da unidade, com investimento de R$ 13 milhões. O novo equipamento de ressonância permitirá a realização de cerca de 240 exames por mês, reduzindo a dependência de serviços terceirizados. Já a densitometria óssea amplia o acesso ao diagnóstico precoce de doenças ósseas. A unidade também passou por requalificação do posto de coleta, responsável por cerca de 200 atendimentos diários, com melhorias na acessibilidade, conforto e acolhimento humanizado.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou o impacto das obras na integração entre assistência, ensino e inovação. “No CISAM, por exemplo, já iniciamos uma parte das obras. No mês que vem, já entregaremos o centro de parto natural. Assim, já daremos atendimento para as mulheres do programa Mães de Pernambuco, que é uma população extremamente vulnerável. E no Hospital Oswaldo Cruz, com investimentos de R$ 60 milhões, vamos fazer entregas ao longo do próximo ano”, ressaltou.
Para a diretora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, professora doutora Izabel Avelar, os investimentos representam um marco para a unidade e para a formação acadêmica. “Hoje é um dia muito importante para a comunidade do HUOC e da UPE. O HUOC é um hospital importantíssimo na formação dos estudantes em Pernambuco e hoje começamos a construir uma nova história dentro do hospital, com todos esses investimentos que beneficiam diretamente a população”, afirmou.
No CISAM/UPE, referência em atenção materno-infantil, a governadora assinou a autorização para início das obras de requalificação e ampliação da unidade, com investimento de R$ 24,5 milhões. A intervenção prevê a construção de um novo prédio com 4.439,10 metros quadrados, ampliando a capacidade assistencial e garantindo ambientes modernos e integrados para assistência, ensino e pesquisa. O projeto inclui uma nova UTI neonatal, com 11 leitos, uma unidade de cuidados intermediários neonatal, com 15 leitos, além do banco de leite humano, núcleo de telessaúde, biblioteca, laboratório de habilidades da residência médica, auditório e áreas administrativas.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância estratégica do CISAM para o Estado. “O CISAM é uma maternidade de referência, com UTI neonatal e materna, atendimento à mulher vítima de violência e forte atuação como unidade acadêmica. O CISAM é de enorme importância para o Estado de Pernambuco e será fortalecido com a melhora de sua estrutura física, uma demanda histórica para acomodar melhor pacientes e seus familiares”, concluiu.
A reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, destacou que, desde 2023, um maior volume de recursos tem sido direcionado aos hospitais universitários. “Houve um avanço significativo no apoio à universidade, com investimentos em infraestrutura, abertura de novos cursos, contratação de professores e ampliação de recursos para iniciação científica, extensão, inovação e assistência estudantil. Saímos de um aporte de cerca de R$ 7 milhões para R$ 12 milhões este ano, com previsão de mais R$ 12 milhões no próximo”, afirmou.
“Queridos ouvintes da Rádio Caruaru FM e leitores do Blog do Wagner Gil, é com imensa alegria que venho desejar um Natal abençoado a cada um de vocês. Este é um tempo de renovação, de reflexão e de agradecimento. Um tempo em que nossos corações se enchem de esperança e reencontros, e em que fortalecemos a fé que nos guia durante todo o ano.
Quero aproveitar este momento especial para agradecer a acolhida e o carinho que sempre recebo do povo de Caruaru e de toda a região. Agradeço também ao querido comunicador Wagner Gil, que diariamente leva informação responsável, diálogo e credibilidade para milhares de lares.
Que neste Natal, as famílias possam se reunir com amor, partilhar gestos de solidariedade e celebrar o dom da vida. Que a luz do Menino Jesus ilumine nossos caminhos, trazendo serenidade, saúde e novas oportunidades.
Desejo também que o ano que se aproxima seja marcado por união, mais conquistas e ainda mais força para seguirmos trabalhando com dedicação e compromisso por Pernambuco.
Um feliz Natal e um 2026 de paz, prosperidade e muitas bênçãos!
Um Natal de paz, magia, amor e alegria. É o que deseja toda direção e equipe da Lanchonete Vovó Helena, uma das mais tradicionais do interior de Pernambuco.
Fundada por Maria Helena Bezerra Barbosa e seu esposo, José Moura, o local é referência gastronômica quando o assunto é lanche rápido. Na Lanchonete VovóHelena são servido os melhores sanduíches ‘misto’ e ‘americano’ do Interior de Pernambuco.
Tudo é feito com produtos fresquinhos e a tradição do alto padrão de qualidade. Sucos, café expresso, croassaint, bolos, doces, chocolates e muito mais, são servidos diariamente.
A lanchonete fica localizada no bairro Maurício de Nassau, ao lado da antiga Casa de Saúde Bom Jesus
Neste Natal, toda equipe da Lanchonete Vovó Helena deseja que a cidade continue sendo a Princesinha do Agreste, líder em desenvolvimento e na geração de empregos.
Paz, saúde e um anovo cheio de prosperidade para todos, são os votos de
Henrique, Glayce Barbosa e toda equipe da Lanchonete Vovó Helena
Você já parou para pensar que, às vezes, tudo que a gente precisa é de um momento para respirar fundo e renovar a fé?!
Neste Natal, desejo que o espírito natalino renove a esperança, fortaleça os laços de união e nos inspire a construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e humana.
O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho e compromisso com o bem-estar da nossa gente. Atuamos em importantes pautas, ouvidas populares e audiências públicas, como as voltadas para o autismo e da fibromialgia.
Também avançamos em pautas modernas e transformadoras, como a inovação, o apoio às startups, a inclusão social por meio de bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade e a proposta de inserir a Inteligência Artificial na educação municipal.
Que o nascimento de Cristo traga paz aos nossos corações, renove as forças das famílias e ilumine os caminhos da nossa cidade.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, conquistas e esperança para todos.
Um encontro do Partido da Social Democracia (PSD) no Recife atualizou a política pernambucana nesta segunda-feira (22). Ao lado do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, a governadora Raquel Lyra, que preside a legenda localmente, assinou a ficha de filiação dos prefeitos de Jaboatão, Mano Medeiros, de Camaragibe, Diego Cabral e de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr Ismael.
No mesmo ato, declararam apoio à governadora os vereadores do Recife Flávia de Nadegi, que deixou o Partido Verde, e Agora é Rubem, que deixou o PSB. Ambos integravam a base do prefeito João Campos (PSB) na Câmara de Vereadores e agora passam para a oposição. Além dos prefeitos, filiaram-se à legenda líderes de diversas cidades do estado, incluindo o ex-delegado geral da Polícia Civil, Renato Rocha Leite.
A governadora Raquel Lyra agradeceu ao cacique do PSD, Gilberto Kassab e aos novos filiados. Ela enfatizou que o ato não se tratava de um movimento eleitoral, mas como uma forma de fortalecer o grupo para ampliar as ações e atender melhor à população.
“Nós estamos construindo um partido forte, que não é um ajuntamento de gente, é gente com propósito. Um partido forte permite a gente ter solidariedade entre nós, a gente se tratar uns aos outros, não como quem quer cotovelar uns aos outros, mas quem quer construir uma família, um Estado melhor para a gente viver, um país melhor para a gente viver”, declarou a gestora.
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão mudanças no atendimento ao público durante o período de Natal e de Ano Novo, em razão dos feriados nacionais e dos pontos facultativos definidos pelo governo federal.
Em 24 e 31 de dezembro, vésperas de feriado, o expediente será reduzido. As agências funcionarão somente até as 13h, com atendimento presencial limitado nesse período.
Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá atendimento presencial nas unidades do INSS, que permanecerão fechadas.
O funcionamento normal das Agências da Previdência Social será retomado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, respeitando os atendimentos previamente agendados.
Central 135
Principal canal de atendimento do INSS, a Central 135 também terá horários especiais. Em 24 e 31 de dezembro, o atendimento humano estará disponível até as 18h.
Após esse horário, o serviço funcionará apenas de forma eletrônica.
Em 25 de dezembro e 1º de janeiro, a Central 135 opera exclusivamente com atendimento eletrônico. Em 26 de dezembro e 2 de janeiro, o atendimento volta ao normal.
O INSS orienta os segurados a procurar os serviços eletrônicos, disponíveis no site e no aplicativo Meu INSS.
Essas ferramentas permitem consultas, agendamentos e pedidos de benefícios, mesmo durante os feriados.