Caruaru ganhou galeria de arte contemporânea

O espaço funciona no maior Centro de Artes Figurativas das América e está com exposição gratuita em cartaz, a NOVA FORNO

 

Marcada pela emoção, entusiasmo e encontro de artistas das artes visuais, a Galeria Boi foi inaugurada fisicamente nesta quinta, 27, em Caruaru, no Alto do Moura, com direito à abertura da exposição NOVA FORNOS, que tem curadoria de Carlos Mélo. O espaço atua como polo de pesquisa, documentação e exibição de produções artísticas contemporâneas, com foco em práticas conceituais e contra-hegemônicas, especialmente oriundas do Agreste pernambucano e outras localidades nem sempre mapeadas no escopo do circuito de arte dito “oficial”. O espaço tem a perspectiva que alia formação crítica, agenciamento e orientação de seu elenco.

 

Fundada em 2021, em Caruaru (PE), a 130 km do Recife, a Galeria Boi é uma extensão do projeto artístico Primeira Bienal do Barro do Brasil, idealizada pelo artista e diretor Carlos Mélo, em 2014, e apresentada na mesma cidade.  “A Galeria Boi é a materialização de um sonho e poder presentear Caruaru e as pessoas do Agreste com este espaço é motivo de muita felicidade, uma vez que esta região tem uma economia vibrante, mas que historicamente lhe foi negada a formação simbólica necessária para que a arte circule, seja debatida e valorizada”, comenta Mélo.

 

A professora universitária e artista de Campina Grande Oriana Duarte, pesquisadora do corpo humano, dos sentidos simbólicos e da representação de gênero, que tem duas obras suas expostas na galeria, esteve presente na inauguração e sua reação de emoção, ao entrar na galeria, chamou atenção. “Eu não sabia o que ia encontrar aqui. Ainda não consigo dizer o que estou sentindo, mas ao ver tudo isso, a certeza é de que nós somos envolvidos pela arte”, pontuou.  

 

A Galeria Boi funcionará sempre de quarta a sábado, das 14h às 18h, na Rua Mestre Vitalino, 79, no Alto do Moura, em Caruaru. A exposição NOVA FORNOS ficará em cartaz até o dia 27 de janeiro e a visitação é gratuita.

 

EXPOSIÇÃO NOVA FORNOS

O público encontrará na mostra formatos e linguagens variados, como as pinturas com formas de botijas de Rafael Chavez, os objetos aceleradores de partículas de Oriana Duarte, os monstros coloridos de barro de Ratinho, as pinturas faladas de Pedro Vinício, as fissuras político-ambientais de Edson Barrus Atikum, a reescrita histórico-documental de Beto Shwafaty, o corpo como máquina de guerra nas instalações de Paul Setúbal e as narrativas diaspóricas da performer Beatriz Albuquerque. São obras que se cruzam em torno de questões ligadas ao território, à ancestralidade e à experimentação estética.

 

Conta com obras de Rafael Chavez (PB), Oriana Duarte (PB), Ratinho (PE), Pedro Vinício (PE), Edson Barros Atikum (PE), Beto Shwafaty (SP), Paul Setúbal (SP) e Beatriz Albuquerque (Portugal). 

 

Com curadoria de Carlos Mélo, a mostra reúne 20 trabalhos de oito artistas de gerações e territórios distintos, com a proposta de apresentar um recorte da arte contemporânea em sua diversidade estética, política e experimental para além dos eixos estabelecidos do circuito de arte.

Sendo peças fundamentais na gestão educacional de Caruaru, gestores escolares são homenageados na Seduc

Em alusão ao Dia do Gestor Escolar, comemorado em 12 de novembro, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou, na noite desta quinta-feira (27), um encontro com todos os gestores da Rede Municipal de Ensino.

Ao som da Orquestra Municipal Cloves Pereira, o momento reuniu gestores da Escolas em Tempo Intregral, dos CMEIs e de toda Rede.

“Sabemos da grande importância que cada um representa na educação do nosso município, todos, sem exceção, exercem um papel fundamental dentro do trabalho em conjunto que realizamos todos os dias, e nada mais justo do que homenagea-los”, frisou o Secretário Executivo de Educação, Lúcio Farias.

No total, Caruaru possui 34 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 10 Escolas em Tempo Integral (ETIs), 104 Escolas Regulares e 12 anexos.

“De mãos dadas, fazendo um grande e importante trabalho para todos que fazem a educação municipal. Sermos reconhecidos por nosso trabalho nos encoraja ainda mais para continuar transformando a educação”, pontuou Julyara, gestora da Escola Ceciliana Gross.

Prefeitura de Caruaru realizará a I Caminhada Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV/AIDS

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, na próxima terça-feira (2), a I Caminhada Dezembro Vermelho, com o tema “Nascer sem HIV, viver sem AIDS”. A concentração ocorre a partir das 18h30, na Estação Ferroviária, reunindo profissionais de saúde, usuários e toda a população para reforçar a importância da prevenção e do cuidado.

A iniciativa integra as ações municipais da campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre o HIV/AIDS. O objetivo é incentivar hábitos de vida saudáveis, ampliar o acesso à informação e fortalecer as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de combater o estigma e o preconceito vivenciados pelas Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA).

Durante a caminhada, serão reforçadas mensagens de acolhimento, cuidado e promoção da saúde, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos serviços ofertados pela rede municipal.

Governadora Raquel Lyra destaca força do artesanato e reforço à economia criativa na Feira de Bordados de Passira

Evento, que segue até este domingo, conta com o apoio do Governo do Estado

A governadora Raquel Lyra reafirmou o compromisso do Estado com a economia criativa e a geração de renda na 37ª Feira do Bordado Manual de Passira (FEBOMAP), no Agreste Setentrional. Neste sábado (29), a gestora percorreu os estandes, conversou com bordadeiras e reforçou o papel da economia criativa no desenvolvimento regional. O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, segue até este domingo (30). A governadora estava acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito de Passira, Severino Silvestre, e de outros prefeitos da região.

“A Feira do Bordado mostra a força de quem faz do artesanato uma identidade viva do nosso Estado. O Governo de Pernambuco está aqui para fortalecer essa cadeia produtiva, gerar emprego e renda. Esta é a segunda vez que venho aqui abraçar os empreendedores e fortalecer aquilo que temos de mais nobre, que é a nossa cultura”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A 37ª edição FEBOMAP trouxe novas alamedas temáticas, produtos autorais, programação cultural e ações voltadas à profissionalização das artesãs. Para a bordadeira Hilda Tenório, de 63 anos, natural de Passira, a feira é uma oportunidade para divulgar o trabalho para um público maior. “Já faz mais de 30 anos que eu participo. A gente produz bordados e tendo uma feira dessa a gente já sabe que vai vender para conseguir renda”, afirmou.

O evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco para fortalecer o setor artesanal. O prefeito de Passira ressaltou os efeitos da parceria com o Estado. “Só temos a agradecer. Agora temos duas cozinhas comunitárias e temos o prestígio da gestão estadual aqui na feira. O Governo do Estado representa Pernambuco com ação e determinação”, disse Silvestre.

O deputado estadual Aglailson Victor comemorou a nova edição da feira e defendeu o fortalecimento do bordado. “A cada ano que passa, a gente se surpreende que a festa está maior, mais organizada, com mais artesãos. Isso mostra que a cultura do bordado manual que carrega o nome de Passira, pelo Brasil afora, está cada vez mais forte”, afirmou o deputado.

Também acompanharam a agenda o secretário estadual André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e o secretário executivo da Casa Civil, José Pereira; e os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas); Dona Graça (Catende); Orlando Jorge (Limoeiro); Jaime Lima (Glória do Goitá); Érivan Julio (Salgadinho); Janjão (Bom Jardim); Marcos da Roça (Chã de Alegria); Joel Gonzaga (Feira Nova); Juliana de Chaparral (Casinhas); Zé Luiz (Lagoa do Carro); Zé do Povo (João Alfredo); Beto do Sargento (Belém de Maria) e Fátima Borba (Cortês); além de vereadores e outras lideranças da região.

Governo de Pernambuco lança novo edital para fomento de 38 Cozinhas Solidárias no Estado

Novo edital integra pacote de R$ 12,96 milhões destinado a ampliar a oferta de refeições para famílias em vulnerabilidade

O Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial deste sábado (29), o novo Edital de Chamamento Público nº 006/2025, que vai selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para implantação e fomento de até 38 novas Cozinhas Solidárias em todas as regiões do Estado. Lançado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS/PE), a iniciativa, que conta com investimentos de R$ 4,9 milhões, amplia a rede de equipamentos voltados ao enfrentamento da fome e ao fortalecimento da segurança alimentar em Pernambuco.

“Ao ampliar a rede de Cozinhas Solidárias, reafirmamos nosso compromisso de garantir que cada pernambucano tenha acesso a uma alimentação de qualidade e à dignidade que merece. Com essas 38 novas unidades, somadas às 62 anunciadas anteriormente, o Estado chegará às 100 Cozinhas Solidárias previstas nos editais, totalizando um investimento de R$ 12,96 milhões. Esses equipamentos comunitários oferecem refeições gratuitas para quem vive em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, fortalecendo a nossa rede de proteção social e assegurando o acesso regular à alimentação adequada”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O cronograma do edital prevê a análise dos projetos entre 2 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, com divulgação dos resultados preliminares e prazo para recursos. Com investimento total previsto de R$ 4,9 milhões, os repasses variam de R$ 129,6 mil (uma unidade) a R$ 1,29 milhão (dez unidades), para execução ao longo de 12 meses. Não será exigida contrapartida das organizações participantes. O edital está disponível para consulta no site da Secretaria: www.sas.pe.gov.br

O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, ressaltou que o Estado trabalha para ampliar ainda mais a rede de proteção alimentar. “Queremos chegar a 100 Cozinhas Solidárias fomentadas pelo Estado, que, somadas à nossa rede de cozinhas comunitárias, irão garantir ainda mais dignidade à mesa de quem mais precisa”, afirmou o titular da pasta.

Este é o segundo edital voltado para instituições geridas por OSCs no Bom Prato. No início de novembro, as entidades selecionadas pelo edital anterior — que contemplou 62 cozinhas solidárias — assinaram seus Termos de Fomento no Palácio do Campo das Princesas, ao lado da governadora Raquel Lyra, reforçando o compromisso do Estado com a ampliação das estratégias de enfrentamento à fome em Pernambuco.

Podem participar do processo entidades privadas sem fins lucrativos com, no mínimo, dois anos de existência, sede em Pernambuco e experiência comprovada na área de segurança alimentar e nutricional. Cada organização poderá apresentar apenas uma proposta, contemplando entre uma e dez unidades de cozinhas solidárias previamente cadastradas no sistema Cozinha Solidária Digital. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico entre 1º e 31 de dezembro de 2025.

Débora Almeida é destaque no Jantar do Galo Pernambucano e recebe prêmio pela atuação no Setor

A deputada estadual Débora Almeida foi o grande destaque da edição 2025 do Jantar do Galo Pernambucano, promovido pela Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE). O evento, um dos mais tradicionais do agronegócio nordestino, celebrou a integração da cadeia produtiva e homenageou lideranças que contribuem para o desenvolvimento da avicultura no Estado. O ex governador do Estado, Paulo Câmara foi o outro homenageado da noite. O encontro aconteceu ontem, dia 28, no restaurante Spettus, em Boa Viagem.

Segundo dados oficiais, Pernambuco responde por aproximadamente 5,9% da produção nacional de ovos e lidera a geração de frangos no Nordeste. Em 2024, o estado registrou um aumento de quase 70 milhões de dúzias na produção de ovos em relação ao ano anterior, além de um crescimento superior a 15% na produção de frangos nos primeiros meses do ano. A atividade também gera mais de 150 mil empregos diretos e indiretos, reforçando seu peso na economia regional

Ao receber o Prêmio Alysson Paolinelli, Débora Almeida reforçou seu compromisso com o setor: “É muito satisfatório lutar por um setor que gera emprego e renda e produz um alimento essencial para a vida das pessoas. A avicultura tem um diferencial, que é a união. Essa homenagem me dá ainda mais responsabilidade e força para representar os avicultores,” afirmou a deputada, considerada uma das principais articuladoras da pauta avícola na Assembleia Legislativa.

A força de sua atuação foi reconhecida por representantes do Governo do Estado. A vice-governadora Priscila Krause destacou o papel estratégico do setor e a importância das parcerias institucionais:

“É um prazer representar a governadora Raquel Lyra em mais uma edição deste evento. Temos que tratar o setor produtivo como verdadeiro parceiro. A avicultura é sinônimo da grandeza pernambucana. O maior desafio de quem gere Pernambuco é o combate à pobreza, e isso só é possível com a economia tracionada — e essa tração depende da parceria entre o ente público e a iniciativa privada, construída com muita confiança de ambas as partes.”

Também homenageado, o ex-governador Paulo Câmara relembrou avanços estruturais trabalhados em conjunto com o setor durante sua gestão:

“Hoje é momento de agradecer e relembrar muitos momentos importantes de parceria com a avicultura. Avançamos na área tributária, operacional e fiscal. Tivemos momentos difíceis, mas ficamos muito satisfeitos em ver o setor crescendo, gerando renda e prosperando.”

O presidente da AVIPE, Giuliano Malta, e o vice-presidente da entidade e presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras, ressaltaram o papel fundamental da atividade para a economia pernambucana e agradeceram aos produtores e instituições parceiras. O jantar também manteve sua vertente social, com doações de ovos e frango congelado destinadas a comunidades e instituições.

“O Tribunal de Contas do estado de Pernambuco é uma referência nacional”, diz Ranilson Ramos

“O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco é uma referência nacional, não apenas pelo seu corpo de conselheiros, mas também por seus auditores e técnicos, que contam com um elevado nível de graduação, formação e conhecimento de conteúdo”. A frase é do conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos.

Segundo Ranilson, uma prova inequívoca da excelente funcionalidade do TCE-PE é o fato de não haver disputas pelo posto de presidente da Corte, nem tampouco por cargos diretivos. “O nosso TCE é um dos poucos do Brasil em que não há disputa pelo cargo de presidente ou por direção. A escolha sempre acontece através de um rodízio”, falou ele ao Blog do Alberes Xavier.

“O TCE é um órgão competente e que cumpre suas metas para atender melhor a população, um tribunal que opera sua competência constitucional com muito zelo”, finalizou.

Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru capacita servidores para o “Mães de Primeira Viagem”

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepi), realizou oficinas presenciais sobre o projeto “Mães de Primeira Viagem”, no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (Cerprinc). A ação reuniu profissionais que trabalham com a primeira infância em Caruaru, por meio da parceria de algumas secretarias municipais que compõem o Programa Primeira Infância Caruaru (Princ): Saúde (SMS), Assistência e Combate à Fome (SAS), Mulher (SEMU) e Educação e Esportes (SEDUC).

Durante os encontros, que foram comandados por consultoras do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), os profissionais tiveram acesso a conteúdos relacionados aos direitos das mulheres enquanto parturientes, boas práticas de cuidado pré-natal e perinatal e estratégias de promoção do cuidado integral do binômio mãe-bebê.

A iniciativa trabalha com o acompanhamento estruturado de gestantes atendidas pela rede municipal, por meio de rodas de conversa que funcionam como dispositivos de educação em saúde, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

“Um projeto como esse só reforça o que o Caruaru vem fazendo, tendo essa pauta como prioritária na gestão, com esse olhar desde o início da gestação, para que as mães tenham um cuidado integral com várias secretarias, a fim de garantir uma gestação saudável e o desenvolvimento integral das nossas crianças”, enfatizou a secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide Araújo.

O projeto “Mães de Primeira Viagem” foi selecionado através da Chamada para Ação da Urban95, um processo que avalia propostas apresentadas pelas cidades integrantes da rede e identifica iniciativas com potencial estratégico para ampliar o impacto das políticas voltadas à primeira infância.

Juntos Pela Segurança: governadora Raquel Lyra reforça segurança de Pernambuco com a formatura de 148 novos oficiais da PMPE

Com o objetivo de fortalecer as forças de segurança pública do Estado, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta sexta-feira (28), a formatura de 148 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A turma, composta por 117 homens e 31 mulheres, concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando um avanço no recompletamento do efetivo da corporação. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade.

“Mais um dia histórico para a segurança pública de Pernambuco, quando entregamos 148 aspirantes a oficial que passaram 12 meses no curso de formação. Já nomeamos 2.300 praças e bombeiros militares, e hoje entregamos os líderes que irão comandar as tropas nas ruas. A partir da próxima semana, esses profissionais já estarão atuando, ajudando a fazer de Pernambuco um Estado mais seguro. Estamos chegando ao fim do ano e não tenho dúvida de que eles contribuirão para alcançarmos a maior redução de criminalidade da nossa história, devolvendo a paz social ao nosso Estado”, ressaltou da governadora Raquel Lyra.

A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife, e marcou a transição dos formandos para o quadro efetivo da PMPE. Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.

“Pernambuco vive uma realidade inédita, com a menor taxa de homicídios da sua história recente. Já formamos e colocamos nas ruas 2.299 novos soldados. Esses profissionais precisam ser supervisionados, orientados e isso é papel dos oficiais, que há muito tempo não eram formados”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Durante a solenidade, os novos oficiais receberam a espada, um símbolo da carreira, e devolveram o espadim, marcando o encerramento do ciclo formativo. O gesto reforça o compromisso com a disciplina militar, a hierarquia e a defesa da sociedade pernambucana.

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto da formação. “É um passo importante dentro do recompletamento do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco. Temos a segunda turma em formação e a terceira com matrícula concluída. Somando três turmas de oficiais e duas de soldados, teremos mais de 5.250 novos policiais militares entre este ano e 2026. Não tem como fazer segurança pública sem investimento em infraestrutura”, afirmou.

O primeiro colocado do CFO, o aspirante a oficial Raul Vítor Andrade, natural de São Paulo e com família no interior de Pernambuco, falou com emoção sobre o momento. “Foram anos de preparação. Ver minha mãe aqui, presenciando a realização desse sonho, é especial demais. Ser oficial da Polícia Militar de um Estado tão querido e tradicional como Pernambuco é indescritível”, celebrou.

A nomeação dos novos policiais militares integra o Programa Juntos pela Segurança, que destina R$ 2,3 bilhões à segurança pública de Pernambuco. Além dos novos oficiais formados, uma segunda turma já está em curso e uma terceira foi convocada, todas provenientes do concurso unificado de 2023, que prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores até 2026.

Acompanharam a solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o secretário-executivo da Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco, Francisco Cantarelli; além do vereador do Recife, Davi Muniz.

Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru capacita servidores para o “Mães de Primeira Viagem”

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepi), realizou oficinas presenciais sobre o projeto “Mães de Primeira Viagem”, no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (Cerprinc). A ação reuniu profissionais que trabalham com a primeira infância em Caruaru, por meio da parceria de algumas secretarias municipais que compõem o Programa Primeira Infância Caruaru (Princ): Saúde (SMS), Assistência e Combate à Fome (SAS), Mulher (SEMU) e Educação e Esportes (SEDUC).

Durante os encontros, que foram comandados por consultoras do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), os profissionais tiveram acesso a conteúdos relacionados aos direitos das mulheres enquanto parturientes, boas práticas de cuidado pré-natal e perinatal e estratégias de promoção do cuidado integral do binômio mãe-bebê.

A iniciativa trabalha com o acompanhamento estruturado de gestantes atendidas pela rede municipal, por meio de rodas de conversa que funcionam como dispositivos de educação em saúde, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

“Um projeto como esse só reforça o que o Caruaru vem fazendo, tendo essa pauta como prioritária na gestão, com esse olhar desde o início da gestação, para que as mães tenham um cuidado integral com várias secretarias, a fim de garantir uma gestação saudável e o desenvolvimento integral das nossas crianças”, enfatizou a secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide Araújo.

O projeto “Mães de Primeira Viagem” foi selecionado através da Chamada para Ação da Urban95, um processo que avalia propostas apresentadas pelas cidades integrantes da rede e identifica iniciativas com potencial estratégico para ampliar o impacto das políticas voltadas à primeira infância.