Em nova inserção partidária Marília Arraes reforça alinhamento com Lula e João Campos e mostra disposição para a disputa ao Senado

A presidente estadual do Solidariedade em Pernambuco e Secretária Nacional da Mulher da legenda, a ex-deputada federal Marília Arraes, é o destaque da mais nova inserção partidária. Em um vídeo com forte apelo visual, que utiliza a metáfora do futebol e a paixão pelo esporte, Marília mostra seu alinhamento com o presidente Lula e envia um recado à cena política pernambucana sobre a necessidade de “entrosamento” para as eleições de 2026, deixando claro sua disposição para a disputa ao Senado.

Liderando as pesquisas de intenção de voto para o Senado, Marília conquistou uma posição estratégica e, hoje, é uma peça-chave no tabuleiro político do estado. A inserção, com 30 segundos de duração, destaca o otimismo com a gestão federal, associando o retorno de Lula ao comando do país a um novo ciclo de respeito e cuidado. “Com Lula de volta ao jogo, o Brasil entrou em campo com a bola toda. O país voltou a ser respeitado pelo mundo e a cuidar de quem mais precisa”. A mensagem de Marília ressalta a importância da gestão Lula para o avanço do país, preparando o terreno para a crítica ao cenário local.

Em seguida, a ex-candidata ao Governo do estado foca a atual situação de Pernambuco. Utilizando imagens que relembram os problemas nas áreas da segurança pública e saúde, Marília crava: “Em Pernambuco, o jogo tá travado”, numa avaliação direta à performance da gestão estadual e a falta efetiva de entregas à população.

A parte final do vídeo é ainda mais incisiva, com Marília – cuja camisa estampa uma bandeira estilizada de Pernambuco – destacando a seu entrosamento e alinhamento com o prefeito do Recife, João Campos, a quem ela já declarou apoio na disputa pelo Governo. “Mas pra gente ganhar de goleada, a equipe tem que estar entrosada, todo mundo jogando junto. Ano que vem, o time de Lula tem que estar completo e os melhores jogadores têm que estar em campo. Com o time certo, o Brasil avança, Pernambuco faz gol e todo mundo sai ganhando”, concluiu. A inserção começou a ser veiculada hoje nas emissoras de rádio e televisão de todo o estado.

Romero Sales Filho entrega ambulância em Moreno e reafirma a importância dos investimentos em saúde no estado

Com mais de R$ 1 milhão em emendas destinadas para a cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o deputado estadual Romero Sales Filho reforça importância do investimento na saúde pública. “Desde o início do nosso mandato, percebemos que algumas cidades estavam esquecidas pelos governos anteriores. Para Moreno, destinamos emendas para a melhoria e manutenção dos serviços de saúde. Foram reformas, ampliações, custeio e compra de equipamentos, por exemplo”, destacou o parlamentar.

Na tarde desta quinta-feira (27), Romero participou, junto com os vereadores Rubem do Bar e Toni do João Paulo, da entrega de uma nova ambulância para a cidade. O veículo foi adquirido com o investimento de R$ 150 mil proveniente de emenda parlamentar destinada pelo deputado. A iniciativa proporciona a ampliação da rede de atendimento de saúde e reforço do transporte de pacientes para unidades de maior complexidade. “Essa foi a primeira. Ano que vem teremos a entrega de mais uma”, ressaltou Romero Sales.

Em Congresso Nacional de Vereadores, Rodrigo Pinheiro defende ampliação da presença feminina nos espaços de poder

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, na manhã desta sexta-feira (28), da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV), reúne representantes de vários estados e marca a criação de uma nova associação voltada ao fortalecimento do legislativo municipal.

Em seu discurso, Rodrigo defendeu o aumento da presença feminina nos espaços de poder. Ele lembrou que, em Caruaru, metade do primeiro escalão é composto por mulheres e cerca de 75% do quadro da Prefeitura é feminino. “As mulheres precisam estar presentes, de fato, no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e em todos os poderes. Aqui, fazemos esse compromisso valer na prática”, disse.

Rodrigo mencionou ainda a importância de discutir regras do sistema proporcional e temas ligados à representatividade. “Só com debate franco conseguimos melhorar o sistema e valorizar ainda mais o trabalho dos vereadores e vereadoras”, pontuou. Ao final, desejou um bom evento aos participantes. “Que seja um grande congresso, com medidas assertivas e resultados melhores para a população. Que a democracia sempre vença”, concluiu.

Zanin autoriza julgar ação que acusa deputados do PL de corrupção

Brasília (DF), 21/10/2025 - Ministro Cristiano Zanin durante sessão no STF de julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 da trama golpista. Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta quinta-feira (27) para julgamento a ação penal na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação de dois deputados federais e um suplente do PL pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

A liberação foi comunicada ao ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma da Corte, colegiado que será responsável pelo julgamento. Caberá ao ministro marcar a data do julgamento.

No processo, os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE) são acusados de cobrar propina para a liberação de emendas parlamentares.

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

Outro lado
Durante a tramitação do processo, Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão

Rio de Janeiro (RJ), 29/06/2023 - O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto Santos Dumont e fala sobre o julgamento no TSE que pode torná-lo inelegível. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu atendimento médico nesta quinta-feira (27) na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde está preso para cumprir pena de prisão pela trama golpista.

De acordo com os vereadores Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan (PL-SC), filhos do ex-presidente, ele foi atendido após apresentar nova crise de soluços.

Pelas redes sociais, Carlos informou que os soluços começaram durante a última noite e persistiram durante o dia.

As crises de soluços de Bolsonaro são decorrentes das diversas cirurgias realizadas em função da facada desferida contra o ex-presidente durante a campanha eleitoral de 2018.

Atualmente, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em uma sala localizada na Superintendência da PF.

CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva

Brasília - 27/11/2025 - Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS para ouvir o contador Mauro Palombo Concílio. Ele é responsável pela contabilidade de diversas empresas que, segundo a CPMI. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (27), 393 requerimentos feitos pelos parlamentares que compõem o colegiado. Entre eles, dois pedidos de prisão preventiva: 

  • Da presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB), Cecília Rodrigues Mota, que prestou depoimento à CPMI;
  • Do empresário João Carlos Camargo Júnior, o “alfaiate dos famosos.”, que teria feito movimentações financeiras com vários dos investigados pela CPMI e pela Polícia Federal (PF).

Os demais requerimentos aprovados foram de pedidos de informação, acareações e solicitação de bloqueio de bens de investigados.

Parlamentares da base governista e da oposição concordaram em retirar da pauta da comissão 86 requerimentos que não tinham consenso. Estes serão apreciados na próxima semana, em votação nominal.

Entre os adiamentos, está a análise da convocação coercitiva do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para prestar esclarecimentos gerou polêmica entre os parlamentares. Messias já foi convidado a comparecer na CPMI e não compareceu.

Desde a manhã desta quinta-feira, a CPMI do INSS também ouve o depoimento de Mauro Palombo Concílio, contador de empresas suspeitas de terem recebido recursos milionários vindos de descontos indevidos de benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ressarcimento

O Ministério da Previdência Social informou à Agência Brasil já ter restituído R$ 2,56 bilhões, a 3,75 milhões a aposentados e pensionistas lesados pelo esquema que realizava descontos ilegais dos benefícios previdenciários pagos pelo INSS.

Os dados consideram os pagamentos agendados até 17 de novembro.

De acordo com a pasta, 6.194.347 segurados do instituto questionaram algum desconto em seus benefícios, sendo que 97,9% deles não reconheceram os descontos feitos em seus benefícios.

Do total de registros abertos, 4.841.364 estão aptos a aderir ao ressarcimento do governo federal.

Até 14 de fevereiro de 2026, os beneficiários ainda podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS: Aplicativo ou pelo site Meu INSS, com login no Portal Gov.br; Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h; e as agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.

Gravatá acende as luzes do seu Natal com edição especial do Tardes no Polo neste sábado

Praças, pontes, ruas e casas de comércio iluminadas já compõem o cenário de Gravatá, no Agreste pernambucano. Considerada um dos principais destinos de Natal do Nordeste brasileiro, a cidade está pronta para receber os turistas a partir deste sábado, 29 de novembro, quando será aberta a temporada de desfiles, espetáculos e apresentações temáticas com uma edição especial do projeto Tardes no Polo.

Ação mensal de fomento ao turismo mantida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel), a iniciativa transforma a Rua Duarte Coelho, tradicional via de entrada da cidade, num colorido corredor, cheio de luzes, ornamentos e personagens natalinos, das 16h às 21h. Três minipalcos receberão atrações musicais locais e, nas barracas ao longo da rua, artesãos e empresas do município exibirão produtos gastronômicos, objetos de decoração e sugestões de presentes. A edição especial de dezembro é apoiada por O Boticário, Colégio Céu Azul, JS Ambiental, Tesouros da Serra, Locallink, Construtora Sollar, Allok e Reforça Kids.

“O Natal encerra um ano de crescimento, marcado por conquistas não só no turismo e na economia gravataense, mas também no desenvolvimento urbano e na qualidade de vida do nosso povo. Fizemos importantes entregas neste ano, e vamos seguir neste ritmo intenso. Já iniciamos a requalificação do Alto do Cruzeiro e, em janeiro, lançaremos o novo calendário anual de eventos, para que o trade e os turistas já possam planejar a viagem”, ressalta o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

O momento mais esperado da tarde é a miniparada natalina, com os os principais personagens do Natal representados por crianças, jovens e adultos de 12 grupos de dança da cidade, convidando o público a embarcar no clima mágico, festivo e de congraçamento que marca as festas do fim de ano.

Em 2025, a temporada natalina segue até 28 de dezembro e será responsável por aquecer a hotelaria e o comércio local. Ao longo do período, devem passar por Gravatá em torno de 300 mil pessoas, gerando uma movimentação financeira estimada em R$ 100 milhões. A festa conta com o apoio de O Boticário, Casa Mirandas, EIP Serviços de Iluminação, Locallink e Fabrik Design.

“O Natal de Gravatá é, sem dúvida, um dos períodos mais importantes do nosso turismo. Ele traz uma grande oportunidade de geração de negócios para os empresários do trade turístico local e atrai visitantes do Recife, mas também de estados vizinhos, como Alagoas, Rio Grande do Norte e a Paraíba. Muitos empregos diretos e indiretos são criados, o que é fundamental para o crescimento da economia local”, explica o secretário de Turismo, Marllon Lima.

CASA DO PAPAI NOEL

O sábado marca também o início das atividades da Casa do Papai Noel, que neste ano foi instalada no Centro de Informações Turísticas (CIT), na via local da BR 232, do lado do Polo Moveleiro. O prédio, uma construção com inspiração suíça, uma das marcas da arquitetura da cidade – chamada de a Suíça Brasileira – foi todo decorado e iluminado para receber os visitantes com todo o encanto e aconchego que marcam as celebrações natalinas. A partir das 18h, o Papai Noel e seu time de duendes estarão no espaço para acender, oficialmente, as luzes de Natal de Gravatá 2025.

Ao longo do mês, a Casa do Papai Noel contará com os atendentes do CIT para tirar todas as dúvidas sobre a programação natalina, os principais pontos de visitação e demais serviços turísticos. A Casa do Papai Noel é um projeto que contou com o apoio fundamental das empresas: Casa Mirandas, Starlux e AM Distribuidora.

SERVIÇO:

Abertura do Natal de Gravatá 2025 – Tardes no Polo. Sábado, 29/11, das 16h às 21h, no Polo Moveleiro. Com desfile natalino, shows musicais, artesanato, moda, decoração e gastronomia. Evento aberto ao público

Governadora Raquel Lyra entrega novo ambulatório do Hospital Dom Malan em Petrolina

Ampliando a assistência à saúde no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou o novo ambulatório do Hospital Dom Malan, em Petrolina, nesta quinta-feira (27). Ainda foi inaugurado um centro de estudos acadêmico para acolher os residentes que atuam na unidade. O Governo do Estado tem destinado R$ 2,8 milhões em investimentos para a unidade, que vem recebendo melhorias nas instalações e novos equipamentos.

“Estamos trazendo boas notícias para o Hospital Dom Malan. Depois de muitos anos sem investimento, chegamos com R$ 2,8 milhões, garantindo ambulatório novo e a reabertura do centro de estudos, fechado há 10 anos. Os pacientes atendidos no ambulatório agora contam com um ambiente acolhedor, humanizado e climatizado. Os residentes agora têm alojamento, banheiro e espaço adequado para estudar e trabalhar. E os investimentos continuam com a chegada de um mamógrafo digital nos próximos dias. Estamos virando o jogo em Pernambuco, inclusive na saúde pública”, ressaltou Raquel Lyra.

O novo ambulatório beneficia a população da Macrorregião Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia, atendendo a mais de 3 mil usuários por mês. O espaço é composto por sala de espera, recepção e oito consultórios totalmente equipados com mesas de escritório, espaço lúdico para crianças, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, explicou que as entregas contribuem para regionalizar os serviços de saúde no Sertão. “O Estado tem trabalhado para oferecer uma saúde melhor para a população do Sertão. Além dos dois novos espaços, a unidade tem recebido macas, camas, mesas, cadeiras, computadores e equipamento de ultrassom”, detalhou.

As especialidades ofertadas no novo ambulatório incluem Pediatria, Neurologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Cardiologia, Reumatologia, Ginecologia, Mastologia, Pré-Natal de Alto Risco, Doenças Raras, Hepatologia Pediátrica, entre outras.

“Faz mais de 15 anos que o hospital não recebe nenhum tipo de investimento e agora iremos melhorar muito a assistência aos nossos pacientes. Todos os funcionários estão satisfeitos porque estão vendo que o Governo do Estado está trabalhando em prol da população. É muito importante a gente cuidar do sertanejo dentro do Sertão, sem ter que precisar ir para os grandes centros no Recife. Investimentos como esses são extremamente importantes para o fortalecimento da saúde do Sertão do Vale do São Francisco”, disse a diretora do Dom Malam, Daniele Moreno.

O Centro de Estudos que foi requalificado passou a contar com sala de estar equipada com televisão, sala de estudos com computadores, copa e áreas de repouso masculino e feminino. As melhorias implementadas somam o investimento de R$ 177,4 mil, proporcionando um ambiente mais acolhedor, funcional e adequado às atividades acadêmicas dos residentes, contribuindo diretamente para o aprimoramento dos processos de ensino e pesquisa no serviço.

O Hospital é reconhecido como um grande centro formador de recursos humanos na área da saúde, no interior do Estado, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, oriundos das universidades públicas locais, UPE e UNIVASF, que realizam o internato médico e os seus estágios obrigatórios no hospital. Com uma média de 100 estudantes/ mês, também é um centro de referência para a pós-graduação através dos Programas de Residência Médica em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. Todos os anos, 10 Médicos Pediatras, 06 Médicos Ginecologistas/Obstetras, e 02 Ultrassonografistas são formados no HDM.

“Pernambuco pode dizer que tem governadora”, afirmou Raquel Lyra ao fazer entregas do Juntos pela Educação e PE na Estrada em Santa Maria da Boa Vista

Dando continuidade às agendas no Sertão do São Francisco, nesta quinta-feira (27), a governadora Raquel Lyra esteve no município de Santa Maria da Boa Vista. Na cidade, a gestora estadual entregou dois novos ônibus escolares e assinou a autorização para início das obras de restauração de estradas vicinais. Pela manhã, a gestora esteve em Afrânio e Dormentes.

“Em Santa Maria da Boa Vista, estamos construindo duas creches e entregando mais dois ônibus escolares hoje. Pegamos as estradas de Pernambuco muito deterioradas, abandonadas, sem investimento de manutenção há muito tempo, mas aqui, a partir desta semana, chega a patrulha mecanizada para recuperar as estradas vicinais. Estamos perfurando poços e construindo barreiros. Temos trabalhado com responsabilidade, anunciando as obras somente quando os recursos estão assegurados, para que possam começar e ser concluídas, e para não cair nos erros do passado, de quem prometeu muita coisa e não entregou. Pernambuco pode dizer que tem governadora”, afirmou Raquel Lyra.

Equipados com ar-condicionado, acessibilidade e modelos 4×4, os novos veículos foram os sextos entregues pelo Executivo estadual nesta quinta-feira no Sertão do São Francisco. Pela manhã, as cidades de Afrânio e Dormentes, na mesma região, receberam dois veículos cada em mais uma ação do Juntos pela Educação.

A governadora também vistoriou a reforma da Escola de Referência em Ensino Medio Professora Edite Matos, que terá uma nova cozinha, novos banheiros e a parte hidráulica e elétrica reestruturada.

*PE na Estrada* – No evento, também foi assinada a autorização para início das obras de manutenção, conservação e recuperação das estradas vicinais no município. A ação contará com a utilização de 10 máquinas e vai melhorar o acesso às comunidades rurais, facilitar o escoamento da produção local e garantir mais qualidade de vida para a população.

Para o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, as entregas mostram o apoio dado pelo Governo do Estado à cidade. “Temos uma parceria muito próxima, mostrando sempre as nossas demandas em busca de soluções. Os ônibus entregues hoje chegam para reforçar a frota, construindo o futuro da nossa educação”, declarou.

Pernambuco dobra geração de empregos em outubro e consolida crescimento acima da média nacional

Estado cria 10.590 vagas formais no mês, acumula 72.210 empregos gerados em 2025 e chega a 183.196 novos postos de trabalho desde o início da gestão

Pernambuco registrou um dos melhores desempenhos do país na geração de empregos formais em outubro de 2025. De acordo com os dados do Novo Caged, o estado criou 10.596 novas vagas com carteira assinada no mês, um crescimento de 105% em relação ao mesmo período de 2024, quando haviam sido abertas 5.157 vagas. Com esse resultado, Pernambuco soma 72.210 empregos formais gerados entre janeiro e outubro, número superior ao acumulado de 2024 no mesmo intervalo, que foi de 67.797 vagas, o que representa um crescimento de 6%.

“Pernambuco fecha o mês de outubro com 10.590 vagas de emprego criadas, um número maior que o dobro das vagas criadas no mesmo mês do ano passado, além de mais uma vez crescer acima da média do Brasil. E isso representa que estamos no caminho para levar o Estado de volta à liderança do Nordeste, gerando oportunidades e mudança de vida para o nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O avanço do mercado de trabalho estadual foi impulsionado principalmente pelos setores da Construção Civil, da Indústria e da Agropecuária. A Construção criou 14.270 novas vagas em 2025, quase o dobro das 7.617 registradas no ano anterior, resultado que indica crescimento de 87%. A Indústria também apresentou desempenho positivo, com 9.153 postos criados no ano, 28% acima do registrado em 2024. A Agropecuária contabilizou 3.187 vagas acumuladas em 2025, em comparação com 2.788 no ano passado, o que representa alta de 14%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, os resultados reforçam a consolidação de um ambiente econômico competitivo e favorável à expansão produtiva. “Pernambuco vem diversificando sua economia, ampliando investimentos e fortalecendo cadeias estratégicas, especialmente nos setores industrial e de infraestrutura. O Governo de Pernambuco segue adotando políticas de qualificação profissional, modernização da infraestrutura e estímulo ao empreendedorismo, medidas que sustentam o crescimento do emprego e da renda em todas as regiões do Estado”, disse.

Os Serviços permanecem como o setor com maior volume de contratações, com 40.696 vagas acumuladas no ano, enquanto o Comércio encerrou o período com 6.006 vagas, em movimento de retração em relação às 9.568 registradas no ano anterior. A geração de empregos em outubro também apresentou crescimento significativo entre homens e mulheres. Entre os homens, foram criadas 6.425 vagas, resultado muito superior ao de 2024, que havia sido de 2.451, o que indica aumento de 162%. Entre as mulheres, foram 4.171 vagas em outubro de 2025, em comparação com 2.706 no mesmo período do ano passado, o que representa crescimento de 54%.

“Pernambuco dobrar a geração de empregos em outubro mostra a força do trabalho que estamos realizando. Só este ano já são mais de 72 mil vagas formais, impulsionadas pela construção civil, indústria, agropecuária e pelo setor de serviços. Esse avanço é fruto da qualificação profissional, do apoio ao empreendedorismo e das oportunidades que estamos criando em todas as regiões do Estado. Seguiremos firmes para que esse crescimento chegue a mais pernambucanos”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Emmanuel Fernandes.

*NOVO CAGED –* O Novo Caged integra informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do eSocial e do sistema Empregador Web. O levantamento contabiliza o saldo de empregos formais com base na diferença entre admissões e desligamentos.