Em Caruaru, Júri acolhe tese do MPPE e condena réu por duplo feminicídio da companheira e da enteada

O Tribunal do Júri Popular de Caruaru condenou o réu Everaldo Santos Silva a 83 anos e 6 meses de reclusão pelo duplo feminicídio de sua ex-companheira (49 anos) e da filha dela (10 anos). O Júri ocorreu na segunda-feira, 24 de novembro.

A atuação do MPPE foi desenvolvida pela 4ª Promotora de Justiça Criminal, que englobou o atendimento e assistência integral aos familiares das vítimas durante o processo. Para o MPPE, na véspera do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, esta condenação reafirma o rigor da Justiça de Pernambuco no combate a crimes hediondos de violência contra a mulher e crianças, garantindo a responsabilização máxima do réu.

O corpo de jurados acolheu integralmente a tese do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o reconhecimento das qualificadoras do motivo torpe (inciso I do art.121, do Código Penal), emprego de asfixia (inciso III, do mesmo artigo), recurso que impossibilitou a defesa da vítima (inciso IV, do mesmo artigo) e o feminicídio (inciso VI, também do art.121).

Os crimes ocorreram em 11 de setembro de 2023, na residência das vítimas, onde o réu as estrangulou. Para tentar enganar a polícia e simular um latrocínio, o acusado ainda subtraiu diversos bens da casa após os homicídios. Por essa razão, Everaldo Santos Silva também foi condenado pelo crime de furto qualificado.

Senado marca sabatina de Messias para 10 de dezembro

Brasília (DF), 01/07/2025 - o ministro da AGU, Jorge Messias, informou que a ação declaratória de constitucionalidade foi apresentada após solicitação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com base em estudo técnico e jurídico solicitado ao órgão na semana passada.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A sabatina de Jorge Messias, indicado a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será realizada no dia 10 de dezembro, conforme informou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Otto Alencar (PSD-BA) nesta terça-feira (25).

Messias, atual advogado-geral da União, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 20 para ocupar a cadeira do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal no mês passado.

Para tomar posse, Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado em votação no colegiado e no plenário da Casa, com aprovação de 41 senadores.

Messias tem 45 anos e poderá ficar no Supremo pelos próximos 30 anos, quando completará 75 anos, idade para aposentadoria compulsória.

O senador Otto Alencar informou que a leitura da mensagem da indicação de Messias ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro, quando será concedida vista coletiva. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação.

Jorge Messias está no comando da AGU desde 1° de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula.

Nascido no Recife, o futuro ministro é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e possui os títulos de mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).

Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, Messias foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. O setor é responsável pelo assessoramento direto do presidente.

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Dinheiro

O Brasil registrou, em 2024, os melhores resultados de renda, desigualdade e pobreza de toda a série histórica iniciada em 1995, segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo foi divulgado nesta terça-feira (25) a partir de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao longo de 30 anos, a renda domiciliar per capita cresceu cerca de 70%, o coeficiente de Gini (índice que mede concentração de renda) caiu quase 18% e a taxa de extrema pobreza recuou de 25% para menos de 5%.

O progresso foi irregular, concentrado entre 2003 e 2014, e retomado com força entre 2021 e 2024. Após um ciclo prolongado de crises entre 2014 e 2021 — marcado por recessão, lenta recuperação e forte impacto da pandemia — a renda per capita atingiu seu menor patamar em uma década. A trajetória mudou a partir de 2021: em três anos seguidos, a renda média cresceu mais de 25% em termos reais, maior avanço desde o Plano Real, acompanhado de queda expressiva na desigualdade.

“Os resultados mostram que é possível reduzir intensamente a pobreza e a desigualdade, mas que esses movimentos também podem ser interrompidos ou mesmo revertidos por vários fatores. E que é importante combinar diferentes meios para alcançar esses objetivos fundamentais do país”, destacou Marcos Dantas Hecksher, autor do estudo ao lado de Pedro Herculano Souza.

Os pesquisadores atribuem a melhora recente ao aquecimento do mercado de trabalho e à expansão das transferências de renda, ambos responsáveis por quase metade da redução da desigualdade e da queda da extrema pobreza entre 2021 e 2024. Programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Auxílio Brasil e Auxílio Emergencial se mostraram mais efetivos após 2020.

No entanto, o efeito das transferências perdeu força em 2023 e 2024 com o fim do ciclo de expansão, enquanto o mercado de trabalho manteve forte influência sobre os indicadores sociais.

“As desigualdades precisam ser combatidas por meio de todas as políticas públicas. Não apenas por melhor direcionamento de gastos sociais aos mais pobres, mas também por uma distribuição mais justa dos impostos. É importante promover a produtividade do trabalho dos mais pobres e, ao mesmo tempo, reduzir a fatia dos recursos públicos que precisa ser destinada ao pagamento de juros da dívida pública aos mais ricos”, diz Hecksher.

Em 2024, o país registrou os menores níveis de pobreza da série. Ainda assim, 4,8% da população vivia abaixo da linha de extrema pobreza (US$ 3 por dia) e 26,8% abaixo da linha de pobreza (US$ 8,30 por dia). Mais de 60% da redução da extrema pobreza entre 2021 e 2024 decorreu da melhora distributiva, segundo a decomposição apresentada pelo estudo.

A nota técnica aponta que o avanço observado no pós-pandemia tende a perder ritmo com o encerramento da expansão das políticas assistenciais, tornando o mercado de trabalho ainda mais determinante nos próximos anos. Os autores alertam que pesquisas domiciliares tendem a subestimar rendimentos muito altos e parte das transferências sociais, o que exige cautela na leitura dos resultados.

O documento conclui que o período recente marca uma mudança estrutural importante: depois de anos de estagnação ou retrocesso, os indicadores de renda, desigualdade e pobreza voltaram a melhorar ao mesmo tempo e de forma acelerada.

Fifa divulga potes para sorteio dos grupos da Copa de 2026

Bola da Copa do Mundo de 2026 nos EUA 
 13/3/2025   Gary A. Vasquez-Imagn Images

A Fifa divulgou nesta terça-feira (25) a divisão dos potes para o sorteio dos grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2026, que será realizado no dia 5 de dezembro em Washington (Estados Unidos). A seleção brasileira está no pote 1, junto dos outros cabeças de chave da competição.

“Os procedimentos do sorteio final estabelecem que os países-sede – Canadá, México e Estados Unidos – serão alocados no pote 1. As outras 39 seleções classificadas serão distribuídas nos quatro potes de 12 equipes cada, de acordo com o Ranking Mundial Masculino da Fifa publicado no dia 19 de novembro de 2025. Por fim, as duas vagas referentes ao torneio de repescagem da Copa do Mundo de 2026, assim como as quatro vagas da repescagem europeia, serão alocadas no pote 4”, informou a Fifa por meio de um comunicado oficial.

Divisão dos potes

Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha

Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; RI do Irã; República da Coreia; Equador; Áustria; Austrália

Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul

Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; vagas A, B, C e D da repescagem europeia; vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA

Sorteio

A Fifa sorteará os grupos da Copa do Mundo de 2026 no dia 5 de dezembro, a partir das 14h (horário de Brasília).

Bolsonaro e demais condenados passam por audiência de custódia nesta quarta-feira (26)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis réus do Núcleo 1 da trama golpista passem por audiências de custódia nesta quarta-feira (26).

Ontem, o ministro determinou as prisões dos réus após declarar o trânsito em julgado do processo. O prazo para os réus apresentarem os segundos embargos de declaração terminou na última segunda-feira (24), mas Moraes rejeitou os recursos.

As audiências serão realizadas por videoconferência nos locais onde os réus estão cumprindo pena. Os trabalhos serão conduzidos por juízes auxiliares de Alexandre de Moraes e terão objetivo de cumprir formalidades legais.

Confira a agenda de audiências.

Almir Garnier: às 13h, na Estação Rádio da Marinha, em Brasília;

Anderson Torres: às 13h30, no presídio da Papuda, em Brasília;

Augusto Heleno: às 14h, no Comando Militar do Planalto, em Brasília;

Jair Bolsonaro: às 14h30, na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal;

Paulo Sérgio Nogueira: às 15h, no Comando Militar do Planalto, em Brasília;

Braga Netto: às 15h30, na Vila Militar, no Rio de Janeiro.

No dia 14 deste mês, por unanimidade, a Primeira Turma da Corte rejeitou os primeiros recursos de Bolsonaro e de mais seis réus do Núcleo 1 da trama, que também foram condenados.

Condenação

Em setembro, Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado. Por 4 votos a 1, ele foi considerado culpado de liderar uma organização criminosa armada para tentar um golpe de Estado, com o objetivo de manter-se no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022.

Moraes autoriza Bolsonaro a receber comida especial na prisão

Brasília (DF) 14/09/2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de seu filho, Jair Renan, deixa hospital sob forte esquema de segurança, após passar por  procedimentos.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba alimentação especial na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde está preso.

Com a decisão, uma pessoa previamente cadastrada pela defesa poderá entregar a comida ao ex-presidente no horário que for estipulado pela corporação. O pedido de alimentação especial foi feito pelos advogados de Bolsonaro.

Moraes determinou que a Polícia Federal deverá fiscalizar e registrar os alimentos que forem levados ao ex-presidente.

Mais cedo, Bolsonaro teve a pena de 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista executada pelo STF.

Com a declaração do trânsito em julgado, a prisão de Bolsonaro passou a ser definitiva, e não preventiva.

No último sábado (22), ele foi preso preventivamente por tentar violar a tornozeleira eletrônica.

Desde 4 de agosto, o ex-presidente estava em prisão domiciliar, que foi decretada no inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras, outro processo em que ele é investigado.

Vereador Jorge Quintino apresenta projeto mais abrangente para recuperar e requalificar imóveis abandonados em Caruaru

Um cadastro municipal será criado para identificar imóveis ociosos e destina-los a moradia, projetos sociais e melhorias urbanas.

O vereador Professor Jorge Quintino apresentou um Anteprojeto de Lei que institui o *Cadastro Municipal de Imóveis Abandonados (CMIA)* em Caruaru. A iniciativa amplia e fortalece ações que a própria Prefeitura já vem realizando em frentes relacionadas à regularização fundiária, fiscalização de imóveis abandonados e preservação do patrimônio. Com critérios mais completos e mecanismos adicionais, o projeto busca consolidar uma política municipal mais eficiente e integrada para tratar do tema.

O cadastro permitirá mapear imóveis desocupados, deteriorados ou sem manutenção adequada, garantindo identificação, fiscalização e encaminhamento para finalidades de interesse social. O Município poderá notificar proprietários, aplicar sanções como multas e IPTU progressivo e, em casos de descumprimento persistente da função social, avançar para processos de desapropriação.

Os imóveis cadastrados também poderão ser destinados a programas habitacionais, iniciativas comunitárias, equipamentos públicos e ações de requalificação urbana.

Segundo o vereador, o objetivo é enfrentar problemas como insegurança, lixo acumulado e deterioração de áreas importantes da cidade, _“Caruaru precisa transformar imóveis abandonados em oportunidades para a população. É uma medida de justiça social e de respeito à função urbana da cidade”,_ afirmou.

O anteprojeto segue agora para avaliação e discussão na Câmara Municipal antes de ser encaminhado à Prefeitura.

Polícia Federal deflagrou operação para combater fraudes em concursos

A Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, na manhã de hoje (25/11/2025), a Operação Chiado, que investiga esquema de fraudes a concursos públicos. Estão sendo cumpridos 10 (dez) Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. As medidas têm como objetivo coletar elementos de prova relacionados à investigação em curso.

Os investigados devem responder pelos crimes de participação em organização criminosa e de fraudes em certames de interesse público, previstos respectivamente no art. 2º da Lei nº 12.850/2013 e no art. 311-A do Código Penal.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DA AANE – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DA AANE – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O(s) abaixo-assinado(s) convoca(m) todos os interessados para a Assembleia Geral de Constituição da AANE – Associação de Apoio à Pessoas com Necessidades Especiais, entidade civil sem fins lucrativos, que será realizada:

Data: 26/11//2025

Horário: 14 horas

Local: Rua Saldanha Marinho, nº 945, Bairro Maurício de Nassau, Caruaru/PE.

Ordem do Dia:

1. Deliberação sobre a criação da associação;

2. Leitura, discussão e aprovação do Estatuto Social;

3. Eleição e posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal;

4. Aprovação da sede e demais deliberações necessárias à formalização da entidade.

Caruaru/PE, 25 de Novembro de 2025.

Allyson Bruno Ferreira de Souza

Advogado – OAB/PE 29.230

Convocante

Estratégia vencedora: Rodrigo Pinheiro acerta a jogada e ida de Fernando Monteiro ao PSD fortalecerá chapas proporcionais do partido em Pernambuco

Filiação é fruto da articulação e força política do prefeito de Caruaru

O deputado federal Fernando Monteiro oficializa, nesta terça-feira (25), às 16h, sua filiação ao PSD, em ato na Câmara dos Deputados, em Brasília. A chegada do parlamentar ao partido tem a marca decisiva do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, principal aliado da governadora Raquel Lyra e presidente municipal da sigla.

Rodrigo Pinheiro foi o grande articulador da movimentação, consolidando Fernando Monteiro como o primeiro deputado federal do PSD em Pernambuco, passo que já vinha sendo construído desde as eleições de 2024, quando o prefeito declarou publicamente que Fernando seria seu representante em Brasília.

Para prestigiar o ato de filiação, integram a comitiva de Caruaru o secretário de Articulação Política, Anderson Luiz; o vice-presidente do PSD no município e secretário executivo de Administração, Osmarino Lamartine; além dos vereadores João Neto e Raminho, ambos do PSD, além de Galego de Lajes e Hugo Leonardo Chaves. A presença das lideranças reforça o alinhamento interno do partido e a força política de Pinheiro na articulação estadual.

“A chegada de Fernando Monteiro ao PSD fortalece nosso projeto político e amplia a capacidade de Pernambuco avançar com diálogo, trabalho e responsabilidade. É uma alegria enorme poder trabalhar com Fernando e com nossa governadora Raquel Lyra em prol dos pernambucanos e principalmente dos caruaruenses”, afirmou Pinheiro.