Governadora Raquel Lyra realiza entrega de kits viagem para estudantes do Programa Ganhe o Mundo

A governadora Raquel Lyra entrega, na tarde desta segunda-feira (3), às 15h, os kits viagem aos estudantes aprovados no Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcarão para o Canadá entre novembro e janeiro de 2026. A solenidade será realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco. Ao todo, serão contemplados 700 estudantes da rede estadual de ensino, com a participação de, ao menos, um aluno de cada município pernambucano.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 3 de novembro de 2025*

*8h30* – Abertura do mês Nacional do Júri

Local: Fórum Rodolfo Aureliano – Av. Des. Guerra Barreto, s/n – Ilha Joana Bezerra

*15h -* Entrega de kits viagem para alunos do Programa Ganhe o Mundo

Local: Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cidade Universitária, Recife.

*16h* – Posse dos novos desembargadores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Local: Rua do Hospício, 875, Boa Vista, Recife

Ex-secretária de Educação Natércia Vieira Miranda é recebida com homenagem em visita a Panelas após 52 anos

Cinco décadas após ter assumido o comando da Educação em Panelas, no Agreste pernambucano, a professora Natércia Vieira Miranda voltou ao município para uma visita marcada por emoção e reconhecimento. Primeira secretária de Educação de Panelas, Natércia exerceu o cargo entre os anos de 1969 e 1973, durante a gestão do então prefeito Demócrito de Barros Miranda.

A visita ocorreu recentemente na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde Natércia foi recebida pelo atual prefeito Ruben Barbosa (PSB) e pela equipe da pasta. Durante o encontro, ela conheceu a galeria dos ex-secretários de Educação, espaço que resgata a trajetória de todos que contribuíram para o desenvolvimento educacional do município.

Emocionada, Natércia agradeceu pela lembrança e destacou a importância da educação como base para o crescimento de uma cidade. “Ver meu nome e minha história lembrados depois de tantos anos é uma alegria que não se mede. Panelas sempre esteve no meu coração, e poder voltar aqui e sentir esse carinho é algo inesquecível”, afirmou.

Panelas, conhecida por sua forte tradição cultural e política, consolidou-se ao longo dos anos como um importante polo do Agreste pernambucano. A família Miranda teve papel fundamental na formação política e administrativa do município, contribuindo de forma decisiva para o seu desenvolvimento social, educacional e econômico.

Anderson Correia parabeniza a Guarda de Caruaru pela prisão do homem que matou cadela a facadas e explica por que criminoso não deve permanecer preso

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP), advogado animalista e referência na defesa dos direitos dos animais, parabenizou a Guarda Municipal de Caruaru pela prisão do homem acusado de matar um cachorro a facadas em um posto de combustível no bairro Santa Clara, na última sexta-feira (31). Segundo ele, a ação foi rápida, eficaz e demonstra o comprometimento da corporação com a proteção animal e com a segurança pública.

Apesar de elogiar o trabalho da Guarda, Correia explicou que o homem provavelmente não permanecerá preso, já que o crime não ocorreu em flagrante. Ele lembrou que, de acordo com a Constituição Federal (art. 5º, LXI), “ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente”. O advogado acrescentou ainda que o Código de Processo Penal (art. 312) prevê a possibilidade de prisão preventiva apenas em casos específicos, quando houver risco de fuga, ameaça à vítima ou testemunhas, ou perigo à ordem pública.

“Infelizmente, a lei é clara: sem flagrante, a prisão só pode ser decretada se houver risco concreto, como ameaça à vítima ou possibilidade de o agressor voltar a cometer o crime. Mesmo assim, o importante é reconhecer o trabalho brilhante da Guarda Municipal, que deu uma resposta rápida à sociedade e mostrou que Caruaru não tolera maus-tratos”, destacou Correia.

Corrida de rua altera trânsito em Caruaru na manhã deste domingo

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), informa que, neste domingo (02), a partir das 5h, alguns trechos de ruas e avenidas do município serão interditados temporariamente por causa da realização de uma corrida de rua.

O trajeto deve percorrer a Rua Agnelo Dias Vidal, Rua Cleto Campelo, Avenida Rio Branco, Avenida Major Manoel de Freitas, Avenida Agamenon Magalhães, Rua Frei Caneca e Rua Silva Filho.

A AMC orienta que os condutores redobrem a atenção e, logo após o término do evento, o fluxo viário deverá retornar ao normal.

Prefeitura de Caruaru vacina mais de 10 mil animais no primeiro dia da Campanha Antirrábica 2025

Ação continua no próximo sábado (8), em diversos pontos de vacinação espalhados pela cidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, neste sábado (1º), o primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A ação, que tem como objetivo imunizar cães e gatos a partir dos três meses de idade, aconteceu em diversos bairros e comunidades do município, das 8h às 17h.

No primeiro dia de campanha, foram vacinados 10.381 animais, sendo 6.022 cães e 4.359 gatos. A mobilização, que acontece em dois finais de semana consecutivos (dias 1º e 8 de novembro), busca reforçar a prevenção contra a raiva e garantir que Caruaru continue livre da doença.

De acordo com a gerente geral de Vigilância em Saúde, Cecília Borba, a adesão da população foi positiva e reflete a consciência dos tutores sobre a importância da imunização. “A vacinação é um ato de responsabilidade e proteção coletiva. Contamos com o apoio dos tutores para garantir a imunização dos animais e manter a raiva longe de Caruaru”, reforçou.

O segundo dia da campanha acontece no próximo sábado (8), com postos de vacinação distribuídos por diferentes bairros, incluindo o Centro, Boa Vista I, São Francisco, Kennedy, Caiucá, Alto do Moura, José Carlos de Oliveira e Residenciais Luiz Bezerra Torres e Alto do Moura, entre outros.

A vacinação é gratuita. Os tutores devem levar os animais com coleira e guia; os gatos precisam estar em caixas de transporte; e os animais agressivos devem utilizar focinheira. Cães e gatos doentes ou prenhes não devem ser vacinados, e é recomendado levar o cartão de vacinação, caso possuam.

Álvaro e Gabriel Porto participam de festa das crianças em Lagoa de Itaenga

Agenda foi cumprida ao lado dos vereadores Clécio do Moinho e Klécia do Moinho

Ao lado dos vereadores Clécio do Moinho e Klécia do Moinho, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e o pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto participaram, neste sábado (01.11), da festa das crianças em Lagoa de Itaenga.

Promovido pelos vereadores com o apoio do grupo Porto, o evento encerrou as comemorações do mês das crianças com brincadeiras, jogos e atividades lúdicas oferecidas para a meninada. Os vereadores e também Maninho do Moinho, irmão deles e

ex-candidato a prefeito do município, estarão no palanque de Álvaro e Gabriel em 2026.

“Tivemos a alegria de poder acompanhar, juntamente com Klecia e Clécio, este momento de celebração da infância. Iniciativas que promovem confraternização e diversão para o público infantil devem ser apoiadas e incentivadas”, afirmou Gabriel.

Álvaro Porto destacou a importância de se somar forças para viabilizar parcerias. “A festa das crianças mobilizou pais e mães e promoveu uma tarde de lazer para a garotada e para adultos que acompanharam seus filhos e netos. Junto com vereadores Klecia e Clécio e Maninho do Moinho, nosso grupo está fechado para trabalhar cada vez mais por Lagoa de Itaenga”, disse.

Ferreiros – Gabriel encerrou as agendas deste sábado em Ferreiros, onde participou de mais um evento festivo dedicado às crianças. Acompanhado do vereador Índio, que já anunciou apoio à pré-candidatura a deputado federal, Gabriel circulou pelos espaços onde ocorreram brincadeiras, cumprimentou e conversou com moradores do município.

Cantadores pernambucanos preparam-se para a disputa na “Copa do Mundo do Repente”

No próximo sábado (8/11), ocorrerá o 19º Desafio Estado contra Estado, atualmente considerado o evento mais importante da cantoria nordestina, sendo chamado por poetas e apologistas de “Copa do Mundo do Repente”. De um total de 12 cantadores, Pernambuco conta com quatro poetas na disputa: André Santos, Edvaldo Zuzu, Ivanildo Vila Nova e Luciano Leonel. Repentistas cearenses, paraibanos, potiguares e piauienses também participarão do evento, que será realizado no Teatro da Facisa, em Campina Grande-PB, a partir das 19h30.

André Santos é natural de Afogados da Ingazeira e iniciou sua carreira em 2014. É considerado um dos destaques da nova geração da cantoria.

Edvaldo Zuzu é natural de Machados e tem mais de 40 anos de profissão. Já foi vencedor do Estado contra Estado em 2018 e, agora, pretende alcançar o segundo título.

Ivanildo Vila Nova nasceu em Caruaru e é um dos maiores ícones da história da cantoria. Está se despedindo dos palcos como competidor neste ano e, certamente, pretende encerrar essa fase da carreira com ‘chave de ouro’.

Luciano Leonel nasceu em Cachoeirinha e possui uma carreira consolidada. Ao longo do tempo, vem obtendo vitórias importantes em festivais da região.

O Desafio é organizado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova. O duelo possui regras específicas de classificação, diferenciando-se dos festivais comuns e elevando os níveis de exigências para os cantadores, que precisam elaborar estrofes de improviso com alta qualidade em um curto período de tempo.

Além dos pernambucanos, participarão do evento os cantadores Evaldo Filho (PB), Raimundo Caetano (PB), Rogério Meneses (PB), Felipe Pereira (RN), Raullino Silva (RN), Charles Gomes (CE), Antônio Lisboa (RN) e Jefferson Silva (PI).

Serviço

O quê? XIX Desafio Estado contra Estado

Quando? Sábado, 08 de novembro, às 19h30

Onde? Teatro Facisa, na Avenida Senador Argemiro de Figueirêdo, 1901, Itararé, Campina Grande

Outras informações: Instagram @iponaxvilanova1

Nova tecnologia implantada pela Compesa possibilita prisão de bandido que furtou unidade em Limoeiro

A atuação imediata e integrada da Compesa com a Secretaria de Defesa Social, através das polícias Civil e Militar, resultou na prisão de um dos envolvidos e na recuperação do principal componente furtado — o motor da bomba — após a invasão de uma unidade de bombeamento em Limoeiro, na noite de ontem (31). A resposta rápida foi possível graças aos investimentos que a Companhia tem feito em segurança patrimonial, com a inclusão de tecnologias avançadas de monitoramento e proteção de seus equipamentos em todas as unidades operacionais. A bomba foi localizada e apreendida pela polícia no município de Glória do Goitá.

Mesmo com os danos causados à unidade, o Sistema de Abastecimento de Água de Limoeiro segue funcionando com redução de cerca de 60% da capacidade. As equipes da Compesa já estão trabalhando para restabelecer a operação plena do sistema até a próxima terça-feira (04).

Os bandidos invadiram a unidade de bombeamento, fizeram o operador de refém e furtaram cabos, componentes elétricos e uma bomba recém-adquirida, além de vandalizarem o local. O operador não sofreu agressões e passa bem.

A Compesa registrou Boletim de Ocorrência, e um inquérito policial será instaurado pela autoridade competente para apurar o caso e identificar os demais envolvidos na ação criminosa.

A Companhia lamenta o ocorrido, que causou transtornos à população e um prejuízo inicial estimado em mais de R$ 100 mil, mas ressalta que a pronta atuação conjunta da Polícia Militar, com o apoio da Polícia Civil, foi decisiva para conter os danos e garantir a rápida recuperação dos equipamentos.

COP30: Lula e Silvio Costa Filho inauguram nova infraestrutura portuária e aeroportuária no Pará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram, neste sábado (1º) da cerimônia de entrega das obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, no Pará. Com investimentos de R$ 260 milhões, a estrutura está pronta para receber navios e movimentação de passageiros.

Coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), com patrocínio federal via Itaipu Binacional e execução da Companhia Docas do Pará (CDP), o empreendimento modernizou e reforçou toda a área de cais e a prancha de carga do porto. Finalizadas antes do prazo, as obras geraram cerca de 450 empregos, com prioridade para trabalhadores da região.

Para o presidente Lula, o porto é um símbolo da bioeconomia do Brasil. “Vamos poder mostrar para a parte do mundo que está preocupada com a manutenção do clima de que investir em bioeconomia é uma das coisas mais sagradas. E o Pará pode ser a porta de entrada desse novo modelo de desenvolvimento. Este porto significa isso. Quem imaginaria que um transatlântico, que carrega 6 mil pessoas, poderia parar aqui? E a gente está mostrando que isso é possível”, celebrou.

Costa Filho fez questão de destacar a importância das obras no porto e seus benefícios. “As melhorias no terminal de Outeiro serão um grande reforço para receber os cruzeiros que virão para a COP30. Também serão instalados equipamentos, como estações de raio X, que nos permitirão ter controle de entrada e saída de quem nos visita. Tudo isso é mais conforto e segurança às delegações que aqui estarão. Isso dialoga com a agenda ambiental, com a sustentabilidade, com a transição energética. Assim, cada vez mais o Brasil vai se transformando num grande player internacional, e a pauta de sustentabilidade dialoga com o crescimento econômico do Brasil”, celebrou.

*Benefício atual e futuro*

O terminal está apto a receber dois navios como hotéis flutuantes durante a COP30, adicionando 6 mil leitos à rede hoteleira de Belém e desafogando a demanda por hospedagem durante o evento. No futuro, a estrutura será incorporada às rotas regulares de turismo marítimo, beneficiando de forma contínua os setores de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e a população da região Norte, com impactos em médio e longo prazos.

O novo terminal integra a estratégia do Governo Federal para fortalecer a matriz de exportação do estado e atrair novas rotas marítimas, consolidando o porto como alternativa competitiva no Arco Norte.

Iniciado em 17 de abril deste ano, o projeto do novo Porto de Outeiro está sendo concluído em seis meses, tempo recorde para uma obra portuária. Para isso, foram projetadas frentes de trabalho simultâneas, 24 horas por dia, em três turnos de trabalho com equipes diferentes, para que o cronograma seguisse o ritmo esperado. O projeto contou com a construção de 11 dolphins; instalação de 10 pontes metálicas; e ampliação do píer de 261 metros para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da capacidade anterior.

*Aeroporto de Belém*

Mais cedo, Costa Filho e o presidente Lula visitaram e fizeram a entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), que recebeu R$ 450 milhões em investimentos da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). A ampliação elevou a capacidade do terminal de 7,7 milhões para 13 milhões de passageiros por ano e fortalece a infraestrutura da capital para eventos internacionais como a COP30.

Entre as melhorias estão a requalificação das pistas, novo pátio de aeronaves, ampliação do saguão e triplicação das áreas de embarque doméstico e internacional. O terminal também passou a contar com portões eletrônicos com tecnologia biométrica, sala multissensorial voltada ao público neurodivergente e passou a operar com 100% de energia renovável.

Na cerimônia, o chefe do MPor celebrou as melhorias. “As obras do Aeroporto de Belém estão oficialmente entregues à população do Pará e do Brasil. Mais de R$ 450 milhões investidos. Ganha a COP30, ganha o estado do Pará e ganha o Brasil”, disse.

As obras foram concluídas com quase um ano de antecedência e geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.

“O principal apoio quem nos dará é o povo em 2026, meu foco nesse momento é trabalhar”, diz Eduardo da Fonte

Tranquilo, determinado e focado no trabalho que tem pela frente. Assim podemos definir a situação em que se encontra o deputado federal Eduardo da Fonte, do PP, que apesar de reiterados apelos para que se lance candidato ao Senado Federal na eleição estadual de 2026, mantém o discurso de que este não é o momento ideal para se falar do próximo pleito.

Na manhã desta sexta-feira, dia 31, em entrevista concedida ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, Da Fonte falou sobre esse tema: “Estamos vivendo um momento de fazer as entregas, de trazer conquistas para o povo de Pernambuco. É momento de trabalhar e não de discutir política”, disse ele na entrevista, evitando adiantar decisões eleitorais sobre 26.

Da Fonte participou nesta sexta da entrega do novo aparelho de mamografia do Hospital Agamenon Magalhães, na capital do estado. “O principal apoio quem nos dará é o povo em 2026, meu foco nesse momento é trabalhar para garantir entregas e proporcionar mudanças para a população de todo o estado”, disse o deputado.