Caruaru City vence e avança para semifinal do Campeonato Pernambucano

O Caruaru City está na semifinal do Campeonato Pernambucano da Série A2. O Leopardo garantiu a vaga ao vencer o Águia, por 2×1, na tarde deste sábado (18), no estádio Antônio de Souza, o Vera Cruz, na capital do Agreste. Os gols da vitória foram marcados pelo zagueiro Lucão e o atacante Jeffinho.

Precisando ganhar para se classificar, o Caruaru City partiu para cima e dominou toda a partida. Abriu o placar no primeiro tempo, com o zagueiro Lucão, e continuou criando grandes chances de ampliar a vantagem. Aos 35 minutos da segunda etapa, sofreu empate, mas logo retomou a vantagem, com um golaço do atacante Jeffinho, aos 40 minutos, levando emoção até o final da partida.

Com seis jogos de invencibilidade, o Caruaru City concluiu a primeira fase do Campeonato Pernambucano com 13 pontos e na segunda colocação do grupo A. Foram 3 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota na competição.

Agora, o Caruaru City vai enfrentar o América, por uma vaga na grande final da competição. Será partida única, realizada na Arena de Pernambuco, no dia 25 ou 26 deste mês. A Federação Pernambucano irá divulgar o dia e o horário.

Administração Penitenciária e IFPE oferecem curso de inclusão digital a mulheres em privação de liberdade

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) realizou, nesta quinta-feira (16/10), a aula inaugural do Curso Agente de Inclusão Digital Mulheres Mil, na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), localizada no Engenho do Meio. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SEAP e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE/Campus Olinda).

O curso é voltado a 60 internas da unidade prisional, distribuídas em duas turmas, e conta com 200 horas de aulas presenciais voltadas ao uso e à compreensão da tecnologia. Entre os temas abordados estão: tecnologia da informação e comunicação, uso da internet, navegação e e-mail, inclusão digital para a cidadania e introdução à informática. As participantes que concluírem o curso terão direito à remição de pena e receberão uma bolsa no valor de R$ 600,00.

A aula inaugural contou com a presença de representantes da SEAP, do IFPE e da unidade prisional. O gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales, destacou a relevância da capacitação digital no contexto prisional. “A temática digital faz parte de todas as áreas de atuação. Na preparação de mulheres em privação de liberdade para o retorno ao mercado de trabalho, é fundamental incluir o aprendizado sobre tecnologia”, ressaltou.

A pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva, explicou que o programa vai além da qualificação técnica. “O Mulheres Mil associa as questões de gênero, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade e a formação social com a formação profissional, promovendo autonomia e geração de renda”, afirmou.

Também participaram da mesa o professor José Carlos de Sá e a coordenadora do Mulheres Mil, Dianiela Torres, ambos do IFPE. As gestoras da CPFR, Liliane Arruda e Allayni Vasconcelos também participaram da cerimônia.

O Programa Mulheres Mil tem como propósito contribuir para a transformação da realidade de mulheres em vulnerabilidade social, oferecendo novas oportunidades de formação, autonomia e cidadania e o direito à educação profissional e tecnológica.

Rodrigo Pinheiro anuncia o calçamento de sete ruas e a construção da Praça do João Mota

Entre as vias que serão contempladas, estão a Rua João Mota e a 2ª Travessa Guaratinguetá

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, anunciou, na noite desta sexta-feira (17), o calçamento de sete ruas no bairro João Mota. O gestor também confirmou a construção da Praça do João Mota, uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade. O investimento total é de quase R$ 4 milhões. O calçamento das ruas fará parte do Programa Minha Rua Nova.

Receberão pavimentação as seguintes vias: Rua João Mota, 2ª Travessa Guaratinguetá, Rua 16 de Outubro, Rua 14 de Novembro, Rua Valdemar Firmino e a Rua Cláudio Coutinho. Totalizando mais de 5 mil m² de pavimentação implantada na comunidade. O edital de abertura da licitação foi publicado ainda nesta quinta (16), no Diário Oficial da Prefeitura de Caruaru.

Além do calçamento, nas ruas também será implantado todo o sistema de drenagem, saneamento e a adequação das calçadas (com acessibilidade). O objetivo é garantir mais estrutura e qualidade de vida para a população do João Mota e, assim, impactar milhares de famílias, direto e indiretamente. É isso que destaca o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. 

“O crescimento de Caruaru se faz com atitudes concretas que chegam diretamente à vida do cidadão. Estamos felizes em anunciar o início do calçamento de mais sete importantes vias, um investimento essencial que garante mais dignidade, fluidez no trânsito e melhora significativa na qualidade de vida dos moradores. Este é um compromisso da nossa gestão: levar infraestrutura de qualidade para todos os bairros e impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”, explica o gestor.

A Praça João Mota, também anunciada pelo prefeito, fica na lateral da Rua João Mota. O projeto apresenta uma proposta de requalificação urbana voltada para a criação de um espaço público acolhedor, acessível e sustentável. A iniciativa busca fortalecer a convivência comunitária, ampliar as áreas verdes da cidade e contempla arborização nativa, áreas de convívio e um perímetro de circulação acessível.

“Nosso olhar para Caruaru é um olhar que pensa no futuro, mas que também valoriza o bem-estar e o lazer. A nova praça que construiremos será um marco de convivência, um espaço de encontro para as famílias, de prática de esportes e de cultura. Mais do que cimento e bancos, estamos entregando qualidade de vida e incentivando a saúde. Caruaru merece espaços públicos modernos e bem cuidados, e é para isso que estamos trabalhando incansavelmente”, comenta Rodrigo Pinheiro, em relação a praça. 

Caruaru Shopping realiza oficina em homenagem ao Dia Internacional do Judô

Em comemoração ao Dia Internacional do Judô, o Caruaru Shopping promoverá, no dia 18 de outubro, das 15h às 18h, na Praça de Eventos, a “Oficina de Judô”, uma atividade gratuita voltada para o público infantil.

O judô, arte marcial japonesa criada para o desenvolvimento físico, espiritual e mental, também estimula habilidades motoras, sociais e emocionais. Pensando nisso, o evento oferecerá atividades lúdicas de iniciação aos movimentos básicos e noções introdutórias de combate, proporcionando uma experiência divertida e educativa.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, as atividades serão divididas em turmas e destinadas a crianças de 4 a 12 anos. “Todas as práticas serão conduzidas por um sensei qualificado, garantindo segurança e aprendizado para os pequenos participantes”, afirmou.

Os interessados podem levar seu kimono e aproveitar a oportunidade de aprender enquanto se divertem!

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Ouvidoria-Geral do Município de Caruaru participa do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, em Manaus/AM

Evento foi promovido pela CGU e pela Ouvidoria da SEFAZ/AM

A Controladoria-Geral do Município de Caruaru (CGM), por meio da Ouvidoria-Geral do Município (OUV), participou, entre 15 e 17 de outubro, do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, em Manaus.

O evento, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Ouvidoria da SEFAZ/AM, teve como tema: “Ouvidoria Contemporânea – Inovação Sustentabilidade e Gestão Pública com Escuta Cidadã”.

O objetivo foi discutir o papel das ouvidorias públicas diante dos desafios da gestão moderna, das mudanças tecnológicas, das questões climáticas e das desigualdades regionais.

“A presença de Caruaru em espaços como este reforça o compromisso do prefeito Rodrigo Pinheiro com a transparência, o acesso à informação e o fortalecimento dos canais de diálogo com a população”, enfatizou o controlador-geral do município, Pedro Henrique Silva.

Para Ana Carolina Barros o evento fortaleceu o papel da ouvidoria: “Participar do Seminário é uma grande oportunidade para Caruaru trocar experiências com Ouvidorias de todo o país e trazer novas ideias que fortalecem a transparência e a participação cidadã no município”, concluiu a ouvidora-geral do município.

Fotos: Divulgação

SAS encerra a Caravana Estação Criança com manhã de atividades no Parque Janelas para o Rio

Ação itinerante percorreu comunidades de Caruaru durante a Semana da Criança, promovendo arte, lazer e fortalecimento de vínculos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), encerrou nesta sexta-feira (17) a Caravana Estação Criança com uma manhã repleta de diversão e celebração no Parque Janelas para o Rio.

Durante toda a semana, a Caravana percorreu diferentes regiões do município, oferecendo atividades culturais, artísticas e recreativas que valorizaram o direito de brincar. O projeto envolveu crianças acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e crianças das comunidades visitadas.

“A Caravana Estação Criança se encerra com uma manhã de brincadeiras e celebração. Ao longo da semana, levamos alegria, integração e experiências lúdicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, reforçando a importância do SCFV na promoção do direito de brincar e participar”, afirmou Eduardo Santos, coordenador do SCFV.

A ação reforça o compromisso do município com uma infância saudável, participativa e cheia de oportunidades para o desenvolvimento social e afetivo das crianças caruaruenses.

Simepe participa da produção de documentário histórico sobre a medicina pernambucana, a ser lançado nas comemorações dos seus 95 anos

O lançamento está previsto para o Dia do Médico, em 2026

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anuncia sua participação no documentário “Pernambuco Médico – Raízes do Saber”, uma obra que vai muito além de um registro institucional. O projeto nasce com o objetivo de preservar e difundir a memória da medicina pernambucana, reconhecendo o papel transformador dos profissionais que dedicaram suas vidas ao cuidado com o outro e contribuíram decisivamente para a construção da saúde no estado.

O Simepe atuará como parceiro institucional e curador histórico, colaborando com acervos, registros e informações essenciais para a construção da narrativa. A realização e o financiamento da produção ficarão sob responsabilidade da produtora, por meio de parcerias com a iniciativa privada. O filme contará ainda com a chancela da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), que fomenta projetos audiovisuais por meio de programas de incentivo e apoio ao setor.

Segundo a presidente do Simepe, Carol Tabosa, o projeto tem caráter coletivo e transcende gestões:

> “Este filme não se limita a um registro institucional. É um ato de reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas à medicina com coragem, generosidade e humanidade. Estamos eternizando histórias que salvaram vidas e inspiram o futuro da saúde em Pernambuco”, ressaltou.

Dirigido pelo cineasta pernambucano Adriano Portela, premiado nacionalmente e reconhecido por transformar histórias reais em narrativas emocionantes, o documentário vai entrelaçar ciência e humanidade.

> “Filmar a história da medicina é filmar a humanidade. Cada gesto de cuidado, cada decisão diante de um paciente, cada pesquisa representa histórias que merecem ser lembradas. Este filme é um tributo às pessoas que escolheram cuidar do outro como missão de vida”, afirmou Portela.

A idealização e produção executiva estão sob a liderança de Tereza Farias, CEO da 3M Editora e Comunicação, empresa especializada em preservar o legado de instituições estratégicas no Brasil.

> “Existem histórias que se perdem se não forem registradas agora. Este filme é um gesto de gratidão aos médicos e profissionais da saúde que transformaram vidas, mostrando que dedicação e humanidade são os verdadeiros pilares da medicina”, destacou.

Um dos diferenciais do projeto será a diversidade de vozes e trajetórias apresentadas. A produção dará espaço a médicos de diferentes gerações, especialidades e regiões do estado — da capital ao interior — valorizando tanto nomes consagrados quanto aqueles que atuaram de forma silenciosa e essencial no cuidado à população.

Após o lançamento, o documentário será disponibilizado para TVs públicas, universidades, plataformas digitais e acervos históricos, garantindo que futuras gerações possam conhecer, aprender e se inspirar com a trajetória da medicina em Pernambuco.

Mais do que um filme comemorativo, “Pernambuco Médico – Raízes do Saber” se propõe a ser um legado histórico e educativo, fortalecendo a memória institucional do Simepe, promovendo a valorização da medicina e celebrando a dedicação humana que construiu e sustenta o sistema de saúde no estado.

Juntos pela Educação: governadora em exercício Priscila Krause vistoria obra de creche no Loteamento Agamenon Magalhães, em Igarassu

Construção da nova unidade amplia o acesso à educação infantil e fortalece as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social na Região Metropolitana

A governadora em exercício Priscila Krause visitou, nesta sexta-feira (17), as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) localizado no Loteamento Agamenon Magalhães, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que conta com investimento da ordem de R$ 4,7 milhões. A iniciativa integra o Programa Juntos pela Educação, executado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), e tem parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

“Mais uma obra de creche, uma das nossas 250 creches, pensadas, idealizadas pela governadora Raquel Lyra. Essa unidade tem 10 salas, vai ser para 330 crianças e fica pronta já em dezembro deste ano. O primeiro ano é todo custeado pelo Governo de Pernambuco até que a prefeitura receba os recursos do governo federal. Então, é mais uma obra que vai muito além de tijolo, de cimento, mas é uma obra que muda a vida das pessoas”, ressaltou a governadora em exercício Priscila Krause.

Em Igarassu, além da creche no Loteamento Agamenon Magalhães, está sendo implantada mais uma unidade no bairro Cortegada, já em fase de construção. “A creche aqui de Igarassu, como tantas outras, está na primeira licitação. Esta creche ficará pronta em dezembro, já com paredes levantadas, laje batida e em ritmo acelerado. Nós vamos entregar essa creche mobiliada. Portanto, é um trabalho importante para o município e para as mães aqui de Igarassu”, afirmou a secretária de de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Cada unidade terá cinco ou dez salas de aula, além de áreas administrativa, educacional e de serviço e lazer, todas interligadas por um grande pátio central, que também funcionará como refeitório. Cada creche poderá atender até 330 crianças (dez salas) ou 165 crianças (cinco salas), com idades entre 4 meses e 5 anos e 11 meses, em regime integral ou parcial.

“Esse programa vai atingir todas as regiões de Pernambuco. Infelizmente nosso Estado está abaixo da média nacional na quantidade de vagas, mas com essas entregas, que chegarão em breve para a população, deveremos alcançar essa meta”, destacou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, que também participou da vistoria.

Os espaços incluirão áreas verdes, uso de energia renovável e sistemas de reaproveitamento de água. A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, destacou a importância das creches para o município. “Essa comunidade aqui tem quase 30 mil habitantes, essa creche chega num momento muito oportuno, onde as mães terão tranquilidade em deixar seus filhos com segurança alimentar e educação”, disse a gestora municipal.

*JUNTOS PELA EDUCAÇÃO* – Os investimentos nas creches, compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco, estão dentro do Juntos pela Educação. Atualmente, o programa já lançou a licitação de 192 unidades, das quais 103 já tiveram a construção iniciada e outras 89 estão em processo licitatório. O investimento total ultrapassa R$ 1,1 bilhão, com a meta de atingir 250 unidades e criar 60 mil novas vagas na educação infantil em todo o Estado.

No REC’n’Play, governadora em exercício Priscila Krause reforça a investimentos estaduais em inovação, cultura e empreendedorismo

A governadora em exercício Priscila Krause acompanhou, nesta sexta-feira (17), as atividades do REC’n’Play 2025, no Bairro do Recife. Considerado o maior festival de inovação, tecnologia e cultura do país, o evento conta com uma ampla participação do Governo de Pernambuco, que leva ao público mais de 120 atividades, por meio de órgãos como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Na ocasião, Priscila ainda realizou a entrega de prêmios da Batalha de Startups, na Arena de Negócios, realizada no Cais do Sertão.

“Nós viemos conferir de perto o REC’n’Play. São várias atrações e muitos estandes, rodas de conversa, batalha de startups com direito a premiação, mas o melhor de tudo é encontrar as pessoas. O Recife está bombando, cheio de gente trocando experiências, muitas atrações, muita cultura, tecnologia, inovação e economia criativa. Por conta dessa maturidade institucional do Porto Digital, o governo estabeleceu o maior contrato de gestão da entidade, são R$ 44,5 milhões que têm como finalidade a interiorização da ciência, da tecnologia, da inovação, da criatividade”, declarou Priscila Krause.

Com presença ampliada no REC’n’Play deste ano, a Adepe ocupa três pisos do Cais do Sertão e o Armazém 11, oferecendo arenas de negócios, painéis sobre empreendedorismo e inovação, além de espaços voltados à economia criativa e à participação feminina. “Esta edição apresenta uma dimensão notável, com mais de 90 mil inscritos. O governo estadual oferece apoio financeiro significativo e ainda estabelece uma arena de negócios, onde todos os editais disponíveis estão sendo apresentados”, contou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

Na área cultural, a Fundarpe e a Secult-PE promovem uma programação gratuita que celebra a diversidade e a identidade pernambucana. O Palco Pernambuco Meu País, o Cortejo Brincantes e o Som na Rural ocupam o Bairro do Recife com apresentações de artistas e grupos populares.

Também durante o evento, o Governo de Pernambuco e o Porto Digital celebraram os 25 anos do parque tecnológico, reforçando uma parceria que consolidou o Estado como referência nacional em inovação. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi destacado o contrato com o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), que prevê investimento de R$ 44,5 milhões para a interiorização da inovação e fortalecimento dos Armazéns da Criatividade de Caruaru e Petrolina.

“O apoio do Governo de Pernambuco é fundamental para o evento. Colocamos a área de negócios em pé por conta da Adepe e da Secti. Temos um trabalho de parceria imenso, que vem sendo consolidado e fortalecido, e o REC’n’Play é a expressão disso”, afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Na premiação da Batalha de Startups, na Arena de Negócios, a primeira colocada foi a Aicury; em segundo lugar, a Entrega+; e em terceiro a Facilitat.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); Juliana Gouveia (Mulher); Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); Túlio Vilaça (Casa Civil); e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional). Além desses, Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Agência Pernambucana Desenvolvimento Econômico (Adepe), Renata Borba, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Fúlvio Wagner, diretor-presidente da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC).

Débora Almeida vistoria obras da creche na Vila do Espírito Santo

Como forma de garantir acesso a um serviço de qualidade para as crianças da Vila do Espírito Santo, em São Bento do Una, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) realizou uma vistoria nas obras da creche que está sendo construída na comunidade. A previsão é que a construção seja concluída no primeiro semestre de 2026, beneficiando cerca de 300 crianças.

“Estamos vendo a obra avançar, e atendendo ao nosso pedido, a governadora conseguiu viabilizar essa construção. Isso é um sonho para todos, e na próxima semana estarei de volta para conferir o andamento dos trabalhos”, destacou a deputada.

A construção da creche foi indicada após articulação da parlamentar junto ao Governo do Estado, com o apoio da governadora Raquel Lyra. O anúncio repercutiu ressaltando a importância da nova estrutura para garantir o direito à educação desde a primeira infância.

Para os moradores da Vila do Espírito Santo e bairros vizinhos, a creche representa mais que uma obra física — simboliza acesso facilitado à educação, geração de empregos locais durante a execução e melhorias no cotidiano das famílias que dependem desse tipo de serviço público. “Essa é uma conquista da comunidade e um passo importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou Débora Almeida.