Chapa 1 é eleita para comandar o CRO-PE no biênio 2026-2027 com recorde de votos:96%

A Chapa 1 foi declarada vencedora das eleições do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) para o biênio 2026-2027. O pleito aconteceu nesta sexta-feira (3) e transcorreu de forma organizada e tranquila, segundo a Comissão Eleitoral. O processo agora será encaminhado ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) para homologação.

O presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, destacou a condução serena e transparente do processo eleitoral. “Encerramos mais um processo eleitoral com a sensação de missão cumprida. A eleição transcorreu com total lisura, transparência e tranquilidade, refletindo o comprometimento e o reconhecimento da nossa categoria”, afirmou.

Com a vitória, os membros da Chapa 1 assumirão a responsabilidade de liderar o Conselho e representar a classe odontológica no estado durante os próximos dois anos. A chapa é composta por João Godoy, Fabiana Motta, Igor Morais, Renata Pedrosa, Sidney Câmara, Mônica Marques, Danielle Lago, Fabrício Landim, Felipe Bravo e César Durando.

João Godoy, que será nomeado futuro presidente do Conselho, e que foi apoiado por Vasconcelos, comentou sobre os próximos desafios da nova gestão. “Seguiremos trabalhando com ética, compromisso e dedicação à odontologia pernambucana. Temos um time qualificado e preparado para continuar avançando nas pautas da classe do litoral ao sertão”, afirmou.

A eleição teve uma expressiva participação de 96% dos votos válidos, um recorde que reflete o apoio maciço da categoria em todas as regiões do estado, com destaque para a forte mobilização no interior. A alta adesão demonstra o engajamento da classe no fortalecimento da representatividade e na construção de uma odontologia mais ética e comprometida com a sociedade.

Em Jataúba, governadora Raquel Lyra autoriza restauração da PE-160 e entrega títulos de regularização fundiária

Pacote de investimentos inclui R$ 35 milhões para a recuperação da rodovia, escrituras para 150 famílias e reforço de dois ônibus escolares

Em continuidade à sua agenda no Agreste do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (3), em Jataúba, um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura viária, da habitação e da educação na região. Entre as ações no município, estão a assinatura da ordem de serviço para restauração da PE-160 e entregas de títulos de regularização fundiária e de dois ônibus escolares.

“Quando chegamos ao governo nós tínhamos uma malha viária sucateada, estradas esburacadas, mas hoje estamos felizes porque executamos três ações: entregamos o acesso à Santa Cruz do Capibaribe por Taquaritinga do Norte, com a duplicação da BR-104, fomos até Vertentes para autorizar o início da obra da PE-130 e agora estamos autorizando a obra da PE-160. São R$ 35 milhões em investimentos só na PE-160 e ainda entregamos dois ônibus e títulos de regularização fundiária”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O serviço de restauração da PE-160 engloba 46,6 quilômetros da rodovia, do trecho que liga a pista dupla, no km 8,6, até a divisa com a Paraíba.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, explicou que a intervenção vai beneficiar diretamente mais de 187 mil habitantes da região, além de motoristas que utilizam a rodovia para o escoamento da produção do Polo de Confecções do Agreste. “Quem é filho do Polo de Confecções sabe que depende dessas estradas para poder chegar ao município vizinho, para trabalhar, ter acesso ao comércio, à educação, à saúde. Antes era impossível andar nas estradas de Pernambuco, mas hoje o cenário é diferente”, disse.

Na ocasião, também foi realizada a assinatura de contratos de regularização fundiária por meio do Morar Bem PE, do governo estadual, em parceria com o Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (RegMel), do governo federal. A ação contemplou diretamente 81 famílias da comunidade Cohabinha, em Jataúba. Até o final da ação, 150 famílias do município serão beneficiadas. Dessas, 30 também receberão serviços de melhoria habitacional em suas casas por meio do Reforma no Lar.

“Isso tudo é transformação e mudança de verdade. Hoje, Pernambuco tem uma política de habitação própria. O Governo do Estado, em dois anos e nove meses, já entregou mais de 11 mil títulos de propriedade”, informou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

*EDUCAÇÃO* – Durante o evento, ainda foi feita a entrega de dois ônibus escolares ao município, adquiridos em setembro por meio do programa Juntos Pela Educação. Com os novos veículos, Jataúba passa a contar com sete ônibus destinados pelo Governo de Pernambuco, totalizando R$ 3,77 milhões em investimentos para garantir o acesso dos estudantes às salas de aula.

“Só em Jataúba são quase R$ 10 milhões em investimentos, entre creches e ônibus entregues a toda a população. E isso não vai parar, porque vamos estendendo essas ações para todo o Estado, possibilitando que todos os municípios tenham aquilo que é melhor”, reforçou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

A prefeita de Jataúba, Dra. Cátia, destacou a importância da parceria com o Executivo estadual. “Agradeço ao Governo de Pernambuco pela parceria. O povo de Jataúba agora tem água nas torneiras, creche e, enfim, a PE-160. Jataúba só tem a crescer”, declarou.

Pernambuco gigante: Rodrigo Pinheiro reforça ações estruturantes de Raquel Lyra em Itamaracá e região

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), realizou uma visita a Itamaracá, na manhã desta sexta-feira (3), acompanhado pelo secretário de Articulação Política, Anderson Luiz. Eles foram recebidos na residência do prefeito Paulo Galvão (PSD) e teve como foco principal reforçar o trabalho que a governadora Raquel Lyra, líder do grupo, vem realizando em todo Pernambuco.

Ambos os prefeitos destacaram as intervenções diretas do Governo do Estado na Ilha, demonstrando o compromisso da gestão em resgatar o potencial turístico e social da região. A presença de Rodrigo Pinheiro, o principal articuladores do Agreste, simboliza a união de esforços em prol das entregas do governo em todas as regiões.

As ações da gestão estadual em Itamaracá já apresentam resultados concretos e de grande impacto social e econômico. A governadora Raquel Lyra cumpriu a promessa histórica de retirar o Presídio Professor Barreto Campelo, dando um novo horizonte para o turismo e a segurança na ilha. Além disso, o Governo do Estado tem investido significativamente em infraestrutura, com obras como a restauração da PE-001 (acesso ao Forte Orange) e da PE-035 (ligação com Itapissuma), entre outras intervenções.

Por fim, Rodrigo Pinheiro expressou sua satisfação com o volume de obras e o impacto positivo na vida da população. Ele enfatizou que o trabalho da governadora não se limita à capital e ao Agreste, mas se estende por todo o litoral. “A governadora está tirando do papel obras que eram sonhos antigos e que não aconteciam há mais de 20 anos. Com esse volume de obras, que traz segurança, turismo e dignidade, tenho certeza que toda Itamaracá estará fechada com Raquel”, finalizou o prefeito de Caruaru.

O Governo Federal Fazendo a Sua Parte!

Por Jorge Quintino

O Ministério da Saúde deu um passo fundamental rumo ao cuidado mais humanizado e eficiente das nossas crianças: a partir de agora, profissionais da Atenção Primária à Saúde passarão a realizar, como parte da rotina de avaliação do desenvolvimento infantil, testes para identificar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as crianças com idade entre 16 e 30 meses.

Essa importante medida foi anunciada na última quinta-feira (18), durante o lançamento da nova Linha de Cuidado para o TEA, promovida pelo Governo Federal. O principal objetivo dessa iniciativa é garantir que as intervenções e estímulos às crianças com possíveis sinais de autismo comecem o quanto antes — mesmo antes da confirmação diagnóstica.

Segundo o Ministério da Saúde, essa atuação precoce é essencial para o desenvolvimento da autonomia, da comunicação e da interação social das crianças, ampliando significativamente suas chances de inclusão e qualidade de vida no futuro.

Pela primeira vez, o Ministério estabelece uma linha de cuidado para o TEA. O centro dela, a recomendação mais importante, é o esforço do diagnóstico precoce no início dos cuidados e intervenções.

A nova diretriz tem caráter preventivo e orientador, permitindo que as unidades básicas de saúde em todo o Brasil possam atuar de forma coordenada, identificando precocemente os sinais do TEA e promovendo cuidados ainda mais qualificados.

Ainda de acordo com o ministro, o diferencial da proposta está na atuação antes mesmo do diagnóstico ser fechado.

Claro: Não precisa fechar o diagnóstico para começar as ações. Tem um impacto muito grande no desenvolvimento dessas crianças.

O Governo Federal estima que cerca de 1% da população brasileira viva com TEA, e, conforme dados do IBGE, 71% dessas pessoas apresentam também outras deficiências. Isso reforça ainda mais a urgência de políticas públicas integradas e acessíveis, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um cuidado mais amplo, efetivo e inclusivo.

Como vereador da cidade de Caruaru e defensor da inclusão, acolhimento e políticas públicas para pessoas com deficiência, reconheço e parabenizo esta iniciativa do Governo Federal. Precisamos unir forças — municípios, estados e União — para que essa nova diretriz seja efetivamente implementada em todo o território nacional.

Aqui em Caruaru, continuaremos vigilantes e comprometidos com o fortalecimento da Atenção Primária, capacitação de nossos profissionais e sensibilização das famílias. A detecção precoce do TEA é uma porta aberta para um futuro mais justo, acessível e digno para nossas crianças.

Seguimos juntos nessa luta!

Jorge Quintino

Vereador de Caruaru

Mandato com Propósito e Inclusão

Caruaru tem conquista histórica na saúde e bem-estar animal

Caruaru vive um momento histórico na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro: pela primeira vez, a unidade pública de saúde animal, a nova Ame Animal, passa a contar com equipamentos modernos de hematologia e bioquímica, um marco para a área de sustentabilidade e bem-estar animal do município.

A implantação desta inovação foi possível graças ao trabalho do secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, e ao apoio fundamental do secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, que compreenderam a importância desse avanço para a cidade.

Esses dois equipamentos representam um salto de qualidade no atendimento, pois irão agilizar e facilitar o fechamento de diagnósticos ambulatoriais diretamente na unidade, sem a necessidade de deslocamentos ou custos adicionais para os tutores. Isso significa mais comodidade, rapidez e precisão nos cuidados com a saúde dos pets que utilizam o serviço público veterinário de Caruaru.

Com esse passo, Caruaru reafirma seu compromisso em unir inovação, cuidado e respeito aos animais, fortalecendo a política pública de saúde animal e consolidando-se como referência na região.

Prefeitura de Caruaru participa de Webinar Internacional sobre Mercados Locais e Espaço Público

Município foi o único do Brasil a apresentar suas políticas, ao lado da Cidade do Cabo, na África do Sul

A Prefeitura de Caruaru marcou presença no Webinar Internacional LUPPA + AfriFOODlinks, realizado nesta quarta-feira (1º), com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento. O encontro teve como tema “Local Food Markets & Placemaking: Mercados locais de alimentos e o fortalecimento do espaço público nos sistemas alimentares urbanos”.

Caruaru foi a única cidade do Brasil a apresentar suas políticas públicas no evento, dividindo experiências com a Cidade do Cabo, na África do Sul, em um diálogo internacional sobre o fortalecimento dos mercados locais e seu papel estratégico nos sistemas alimentares sustentáveis.

Durante sua fala, o secretário destacou as estratégias implementadas pelo município para fortalecer os mercados locais como parte das políticas públicas alimentares. “Em Caruaru, temos trabalhado para garantir que os mercados não sejam apenas espaços de comercialização, mas verdadeiros centros de integração social, cultural e econômica, conectando produção local e consumo consciente. Tratamos também sobre a agricultura familiar como ferramenta de placemaking, fundamental para fortalecer a identidade cultural e promover o desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é assegurar que esses espaços continuem promovendo acesso a alimentos de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizem a cultura alimentar do povo caruaruense”, afirmou Weslley Nascimento.

O evento reuniu representantes de cidades brasileiras e africanas, além de organizações parceiras nacionais e internacionais, com foco na troca de experiências sobre governança, financiamento, inclusão produtiva e integração dos mercados às políticas de segurança alimentar e desenvolvimento urbano sustentável.

Governo retoma obras na Penitenciária de Caruaru e garante criação de 155 novas vagas

Como parte da reestruturação do sistema penitenciário de Pernambuco, que teve início em 2023, o Governo do Estado vai retomar as obras de reforma e ampliação da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, localizada em Caruaru, no Agreste. A unidade prisional, que hoje tem 774 vagas, vai ampliar em 20% a sua capacidade, com a criação de 155 novas vagas, totalizando 929 vagas. Para isso, será feito um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões. O edital para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial.

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, atribui os avanços na reestruturação do sistema prisional ao bom planejamento realizado no Programa Juntos pela Segurança. “Desde o início da gestão estadual, a partir de um estudo aprofundado das necessidades e das especificidades do nosso sistema prisional, pactuamos no Juntos pela Segurança as metas nas áreas de segurança e ressocialização. Desde então, avançamos no aumento de vagas, desativação de unidades prisionais, criação de unidades fabris e demais ações que impactam na dignidade da pessoa privada de liberdade e no seu processo de reinserção social”, afirmou Paes.

Desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE), o projeto de requalificação da Penitenciária prevê a expansão e modernização da unidade existente, ampliando, também, as medidas de segurança do local. A proposta está dividida em seis módulos principais (portaria e recepção; administrativo; triagem e identificação; triagem e inclusão; cozinha e padaria; e vivência coletiva).

“A Penitenciária de Caruaru é mais uma unidade prisional que terá obras retomadas na atual gestão estadual, a partir do compromisso da governadora Raquel Lyra de reestruturar o sistema prisional de Pernambuco. Para isso, retomamos as obras no presídio de Araçoiaba e de Itaquitinga, e agora damos um passo para a conclusão dos serviços em Caruaru. Nos três casos, essas obras estão sendo retomadas a partir de projetos desenvolvidos pela secretaria”, afirmou o titular da SEPE, Rodrigo Ribeiro. “Desde 2023, foram abertas 1.854 novas vagas no sistema prisional de Pernambuco. A previsão é que outras 5.933 sejam abertas até o fim do próximo ano”, concluiu.

As obras em Caruaru serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. “A principal finalidade de uma unidade prisional é a ressocialização das pessoas. A reforma e ampliação da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, segue as mesmas conformidades de outras ações que estão sendo realizadas no sistema prisional do Estado, como a retomada da construção dos presídios de Itaquitinga e de Araçoiaba: a criação de uma estrutura física que torne realidade essa tão almejada reeducação social e reinserção das pessoas em nossa sociedade. A Cehab monitora e fiscaliza as obras visando a esse objetivo”, afirma o diretor de Obras de Segurança da Companhia Estadual de Habitação e Obras, Samir de Holanda

Feteag 2025 destaca a pluralidade da produção contemporânea em artes cênicas, com obras nacionais e internacionais

De 09 a 26 de outubro, Festival de Teatro do Agreste promove apresentações gratuitas de 21 espetáculos, além de atividades formativas e musicais em Caruaru e no Recife_

O Feteag – Festival de Teatro do Agreste chega à sua 34ª edição, de 09 a 26 de outubro, em Caruaru e no Recife, celebrando o teatro como espaço de diálogos, de sensibilização e transformação individual e coletiva. Este ano, serão apresentados 21 espetáculos, entre nacionais, oriundos de Pernambuco, do Ceará, Rio Grande do Norte e do Paraná, e internacionais, vindos da França, Argentina, do Chile, de Camarões, Burkina Faso e Guadalupe.

Esses trabalhos evidenciam a pluralidade das cenas e das temáticas do contemporâneo, abrindo espaço para trocas entre artistas, públicos e territórios. Também serão oferecidas atividades formativas e de música. Toda a programação é gratuita.

Final de semana com feira de hortaliças e personalização gratuita na Ferreira Costa

Neste sábado (04), a Ferreira Costa localizada na Av. dos Estados, 129 – Nova Caruaru, abre suas portas para receber a já conhecida e aguardada Feira de Hortaliças, que acontece das 8h às 16h. O evento promete movimentar a cidade ao reunir produtores e consumidores em torno de um mesmo propósito: valorizar a produção local e incentivar hábitos de vida mais saudáveis.

A feira vai oferecer ao público uma ampla variedade de produtos naturais, como hortaliças frescas, raízes e uma seleção de produtos orgânicos, todos cultivados de forma sustentável, sem a utilização de agrotóxicos, pesticidas ou transgênicos, a partir de R$2,00. A iniciativa busca garantir não apenas qualidade e sabor, mas também contribuir para a preservação do meio ambiente e para a promoção da saúde.

Além da oportunidade de adquirir alimentos frescos e nutritivos, o evento é também um momento de aproximação entre produtores e consumidores. Quem visitar a feira terá a chance de conhecer a história por trás de cada produto, entender as práticas sustentáveis utilizadas no cultivo e fortalecer o elo com quem trabalha diariamente para levar alimentos mais saudáveis à mesa das famílias.

A Feira de Hortaliças se consolida como um espaço que une tradição e modernidade: tradição por trazer à memória os sabores caseiros e o contato direto com produtores, e modernidade por atender à crescente demanda da população por alimentos livres de químicos e cultivados com responsabilidade.

Além da Feira, o Home Center irá proporcionar um momento de personalização especial para quem comprar R$50,00 em produtos Bianchini. A ação ocorrerá no sábado (04), das 10h às 14h e os produtos disponíveis serão: taças, xícaras, tábuas e facas.

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 141 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Pernambuco ganha novo portal de política com foco em bastidores e comunicação estratégica

Idealizado pelos jornalistas Fillipe Vilar e Leo Malafaia, em parceria com o estrategista de comunicação Rodrigo Ambrosio, o Bastidor.pe nasce com uma proposta diferenciada: ir além da notícia, oferecendo uma leitura estratégica sobre discursos, narrativas e disputas de imagem que moldam a opinião pública.

O novo portal acompanha o dia a dia dos poderes Executivo e Legislativo, movimentações partidárias e articulações eleitorais, sempre com o olhar voltado para a comunicação. A cada cobertura, busca mostrar como gestos, falas e publicações nas redes se transformam em mensagens políticas, como governos lidam com crises de imagem e como campanhas fortalecem ou perdem autoridade diante do eleitorado.

Num cenário em que a maioria dos sites políticos se restringe a noticiar fatos e disputas, o Bastidor.pe se diferencia ao colocar a comunicação no centro do debate. É o espaço onde a notícia encontra a narrativa e ganha uma camada extra de interpretação estratégica.

Com esse posicionamento, o Bastidor.pe chega para se consolidar como referência em comunicação política em Pernambuco e no Brasil, feito para quem entende que, no jogo do poder, tão importante quanto o que acontece é como acontece – e como é comunicado.