O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) marca presença neste fim de semana no Festival Pernambuco Meu País, que nesta edição será realizado em Caruaru, no Agreste. O evento, promovido pelo Governo do Estado em várias cidades, busca valorizar a diversidade cultural pernambucana, reunindo música, dança, teatro e artes visuais em programações gratuitas e abertas ao público.
Na sexta-feira (5), às 20h, a Orquestra Sinfônica de Pernambuco (OSPE) apresenta, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, o concerto que integra a Série Sem Fronteiras. O programa valoriza a riqueza de ritmos da América Latina, com obras de Alberto Ginastera e Arturo Márquez, e traz ainda a densidade romântica do último concerto de Johannes Brahms. Tem como regente convidado o maestro peruano Fernando Ortiz de Villate e os solistas Daniel Guedes no violino e Fábio Presgrave no violoncelo.
No sábado dia 06, o grupo Confluir, com formação cênico-musical do CPM, se apresenta na Igreja do Rosário. O espetáculo trará músicas e poesias compostas pelo grupo especialmente para essa apresentação. Nessa noite, o grupo vai mostrar a força da cultura nordestina exaltando a religiosidade e a esperança do povo e também celebra a alegria e a identidade da nossa terra por meio do cancioneiro do mestre Luiz Gonzaga.
A jazz band Combo CPM vai trazer um repertório também voltada para os compositores pernambucanos como Luiz Gonzaga, Moacir Santos e da mestra Lia de Itamaracá e também Sivuca e Edu Lobo.
No final, O Conservatório Pernambucano de Música presta homenagem ao compositor caruaruense Onildo Almeida pela sua contribuição à música de Pernambuco. Em seguida, os dois grupos se unem para executar a célebre “A Feira de Caruaru”, com arranjo feito especialmente para essa ocasião.
Para a gerente geral do CPM, Janete Florencio, a participação da instituição no festival reforça sua missão de difundir a música em todo o Estado. “Estar em Caruaru com grupos de excelência, em um evento que celebra Pernambuco como um território de cultura, significa levar nossa produção a novos públicos e fortalecer a presença do Conservatório como patrimônio vivo da música no país”, destacou.








