Número de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% em 10 anos, diz BC

Rio de Janeiro (RJ) 06/03/2024 – Entregadores de aplicativo trabalham na região do Centro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O número de pessoas trabalhando em aplicativos de transporte e de entrega aumenta a cada ano no Brasil. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada no país cresceu cerca de 10%, o número de trabalhadores por aplicativos aumentou 170%, passando de cerca de 770 mil para 2,1 milhões.

O Banco Central apresentou, nesta quinta-feira (25), cálculos que tentam descrever o impacto dos aplicativos no mercado e trabalho no Brasil, imaginando cenários com e sem as plataformas. A análise está no Relatório de Política Monetária referente ao terceiro trimestre de 2025. Os resultados sugerem que esse fenômeno do uso dos aplicativos teve impacto na taxa de participação na força de trabalho, no nível de ocupação e também na taxa de desocupação.

Um dos exercícios propõe três cenários, supondo que as plataformas não existissem:

Aqueles que hoje trabalham para os aplicativos teriam buscado emprego mas, sem sucesso, teriam se tornado desempregados.
Essas pessoas não teriam sequer procurado uma ocupação e teriam passado diretamente para fora da força de trabalho.
Uma situação intermediária: parte teria conseguido outra ocupação e parte não.
Nos três cenários, os níveis de ocupação são afetados. A taxa de desemprego aumentaria, por exemplo, entre 0,6 e 1,2 ponto percentual. Atualmente, a taxa de desemprego é 4,3%. Isso significa que, desconsiderados os aplicativos, o desemprego subiria para até 5,5%.

Um segundo exercício propõe um cálculo para estimar a relação entre o crescimento dos aplicativos e a evolução do nível de ocupação. As estimativas apresentadas pelo BC sugerem, nesse caso, que os aplicativos não tiraram trabalhadores das demais ocupações, e que a maioria dos seus trabalhadores estava fora do mercado de trabalho.

O BC conclui, então, que o advento do trabalho por meio de plataformas digitais “representa uma mudança estrutural no mercado de trabalho, que contribuiu para o maior ingresso de pessoas na força de trabalho e na ocupação, com efeitos positivos sobre os principais indicadores. O crescimento extraordinário da quantidade de trabalhadores por aplicativos resultou em elevação do nível de ocupação e da taxa de participação, além de uma redução da taxa de desocupação”, diz a análise.

Peso na economia

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) usados na análise mostram que, apesar do crescimento expressivo, a participação dos trabalhadores de aplicativos de transportes é relativamente pequena: passou de 0,8% para 2,1% da população ocupada, entre 2015 e 2025, e de 0,5% para 1,2% da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais) no mesmo período.

O transporte por aplicativos, a partir de 2020, passou a fazer parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida de inflação usada como referência no sistema de meta para a inflação brasileira. Em agosto de 2025, o peso do subitem transporte por aplicativo no IPCA foi de 0,3%, enquanto, em comparação, o peso do subitem passagem aérea foi 0,6%.

“O uso de aplicativos de telefone e internet para contratação de serviços de transporte pessoal e de entrega surgiu cerca de uma década atrás e, desde então, tem crescido e se tornado relevante para a economia brasileira”, diz o BC.

Precarização do trabalho

Embora elevem os indicadores de ocupação, os aplicativos são responsáveis também pela precarização do trabalho. Relatório do Fairwork Brasil mostra que nenhum dos principais aplicativos conseguiram evidenciar o cumprimento de padrões mínimos de trabalho decente, como oferecer uma remuneração justa.

O estudo Plataformização e Precarização do Trabalho de Motoristas e Entregadores no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai na mesma direção e mostra que o trabalho mediado por aplicativos resultou em jornadas de trabalho mais longas, menor contribuição previdenciária e forte queda da renda média destes trabalhadores.

Segundo a pesquisa, entre 2012 e 2015, enquanto o total de motoristas autônomos no setor de transporte de passageiros era cerca de 400 mil, o rendimento médio ficava em torno de R$ 3,1 mil. Em 2022, quando o total de ocupados se aproximava de 1 milhão, o rendimento médio era inferior a R$ 2,4 mil. A proporção desses trabalhadores com jornadas entre 49 e 60 horas semanais passou de 21,8% em 2012 para 27,3% em 2022.

Já o percentual de motoristas de passageiros que contribuía com a previdência passou de 47,8%, em 2015, para 24,8%, em 2022, de acordo com o mesmo estudo.

Vice-governador do Paraná recebe Rodrigo Pinheiro para tratar de desenvolvimento econômico

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), se reuniu, nesta quinta-feira (25), com o vice-governador do Paraná, Darcy Piana (PSD), em Curitiba. O encontro teve como pauta central o desenvolvimento econômico, empreendedorismo e o fortalecimento dos municípios.

Rodrigo ocupa a vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na temática de Empreendedor Individual, Emprego e Renda. Nesse papel, vem articulando pautas estratégicas para fortalecer os municípios, especialmente em áreas ligadas à economia criativa, comércio e apoio a pequenos empreendedores.

Darcy Piana, que também preside a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), destacou a importância de aproximar governos municipais e entidades de classe para impulsionar políticas de crescimento. O encontro reforçou a integração entre Caruaru e instituições nacionais que atuam na promoção do desenvolvimento regional.

Para Rodrigo Pinheiro, a agenda representa mais uma oportunidade de buscar experiências que possam ser aplicadas em Caruaru. “Estamos avançando em debates que fortalecem a geração de empregos e a inovação, sempre com o olhar voltado para o futuro da nossa cidade e para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou.

Vereador Júnior Letal reforça luta por segurança na BR-232 em Caruaru

O vereador Júnior Letal tem mostrado, mais uma vez, o seu compromisso com a vida e a segurança do povo de Caruaru. Por meio de uma indicação ao Governo do Estado, o parlamentar cobrou a instalação de lombadas eletrônicas em frente à comunidade Cidade Alta, no trecho da BR-232 que passa em frente ao bairro Agamenon Magalhães e Bairro Petrópolis.

Essa é uma reivindicação antiga do vereador, que há anos luta para que o local receba medidas de segurança capazes de reduzir os graves acidentes que já ceifaram tantas vidas. Todos os dias, moradores atravessam a rodovia em busca do seu sustento, enfrentando riscos constantes por conta do fluxo intenso de veículos.

Para Júnior Letal, preservar vidas deve estar acima de qualquer interesse. A sua atuação firme e contínua é um reflexo da sensibilidade e do cuidado que tem com a população caruaruense, especialmente com aqueles que dependem dessa travessia no seu dia a dia.

A iniciativa do vereador é um marco importante para garantir dignidade, segurança e tranquilidade às famílias que vivem e circulam pela região. Caruaru precisa de representantes que não se cansam de lutar pelo bem-estar do povo, e Júnior Letal tem provado, com trabalho e dedicação, que essa é a sua principal missão.

Motofest 2025: Prefeitura de Caruaru divulga lista de itens proibidos no Pátio de Eventos

A medida visa garantir a segurança do público ao longo da festa

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, divulga a lista de objetos que não poderão circular no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga durante o período do Motofest 2025, que tem início nesta quinta-feira (25) e segue até o sábado (27). O objetivo da medida é garantir a segurança de todas as pessoas que estarão presentes no evento.

Nesta edição, serão adotados novos procedimentos de revista, com ações mais incisivas e pontos de abordagem definidos para garantir a segurança de todos. Para isso, serão realizadas entradas diferenciadas para visitantes que estiverem com bolsas e motociclistas. “Todos que participarem do evento serão registrados, incluindo os motociclistas, e haverá uma entrada exclusiva para quem levar bolsa. A intenção é que todos tenham a sensação de segurança potencializada e que saibam que em Caruaru a segurança é garantida”, explicou o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Fabiano.

Além dos itens listados, será proibida a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados de pais ou responsáveis.

*Confira a lista abaixo:*

* Armas de fogo

* ⁠Armas brancas

* ⁠Drogas ilícitas

* ⁠Aerosol

* ⁠Fogos de artifício

* ⁠Cooler

* Recipiente plástico com mais de 1L

* ⁠Caixa, bolsa ou garrafa térmica

* Recipiente plástico escuro

* Sacolas plásticas

* 2 ou mais recipientes por pessoa

* ⁠Mesas e cadeiras

* ⁠Garrafas ou copos de vidro

Auditor fiscal Flávio Mota assume Secretaria da Fazenda de Pernambuco

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (25), mudança no comando da Secretaria da Fazenda. O auditor fiscal Flávio Martins Sodré da Mota será o novo titular da Pasta, que terá nomeação publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26).

“Agradeço a Wilson de Paula pela sua contribuição à frente da Secretaria da Fazenda desde o início da nossa gestão e dou boas-vindas a Flávio nesta nova missão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

CURRÍCULO – Flávio Martins Sodré da Mota é coordenador do Tesouro Estadual desde 2023. É engenheiro eletrônico, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1992, ano em que foi nomeado auditor fiscal da Fazenda estadual. Também exerceu as funções de diretor de Planejamento e Controle da Ação Fiscal.

Feira da Sulanca passa a se chamar Feira da Moda de Caruaru

A nova nomenclatura une tradição e modernização para fortalecer o setor têxtil da região

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva do Parque 18 de Maio, informa que a tradicional Feira da Sulanca passa a ser oficialmente denominada Feira da Moda de Caruaru, após o prefeito Rodrigo Pinheiro sancionar nesta terça-feira (23) a Lei nº 7.390/2025. O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Sílvio Nascimento e subscrito de forma unânime pelos demais parlamentares da Câmara Municipal, mostrando que a mudança é um desejo abraçado por toda a Casa Legislativa.

A alteração foi definida a partir de uma pesquisa realizada com feirantes e consumidores, que apontou a preferência pelo novo nome, mais alinhado ao perfil atual da feira e ao fortalecimento do setor têxtil no município e na região. Como parte da transição, está prevista a instalação de placas informativas no Parque 18 de Maio, reforçando a identidade atualizada e facilitando a adaptação de feirantes e consumidores à nova nomenclatura.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de modernização e valorização da economia local, que tem mantido Caruaru como referência nacional no segmento de confecções. Ao anunciar a mudança no mês de junho, o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou que a alteração busca unir tradição e inovação.

“A Feira de Caruaru continua sendo a Feira de Caruaru, como eternizada por Luiz Gonzaga, mas dentro dela a Feira da Sulanca agora passa a ser chamada de Feira da Moda de Caruaru. Devido a todo o investimento dos feirantes e no setor da moda, fizemos uma pesquisa, e o nome escolhido pela maioria foi esse”, destacou.

O secretário Executivo do Parque 18 de Maio, Manoel Júnior, enfatizou o compromisso em modernizar a feira sem perder a tradição. “Essa mudança de nome reflete o que a feira já representa hoje: um dos maiores polos de moda do país. Nosso trabalho é garantir que a tradição continue forte, acompanhando as transformações que fortalecem a economia e o trabalho dos feirantes.”

STF marca julgamento de réus do núcleo 4 da trama golpista

Brasília (DF), 22/04/2025  - Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 2 da PET 12.100
Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou quatro dias do mês de outubro para o julgamento da ação penal contra o núcleo 4 da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O colegiado marcou sessões para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro para julgar o caso. Na segunda-feira (22), o relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, liberou o processo para julgamento.

Além de Moraes, o colegiado é composto pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Os réus desse núcleo são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de organizar ações de desinformação para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições e autoridades, em 2022.

Fazem parte deste núcleo os seguintes investigados:

Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército);
Ângelo Martins Denicoli (major da reserva do Exército);
Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente do Exército);
Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel do Exército);
Reginaldo Vieira de Abreu (coronel do Exército);
Marcelo Araújo Bormevet (policial federal);
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).

Núcleos

Até o momento, somente o núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, foi condenado.

Além do núcleo 4, devem ser julgados ainda neste ano os núcleos 2 e 3.

Governadora Raquel Lyra premia estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino que venceram o Desafio Educativo da Água

O concurso cultural reuniu 187 escolas de 83 municípios e premiou estudantes e professores finalistas em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (24), as premiações aos vencedores do Concurso Cultural Desafio Educativo da Água 2025. O desafio, realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a Secretaria de Educação, tem o objetivo de promover a reflexão e a criatividade dos alunos e professores sobre a importância da água. Este ano, a iniciativa contou com a participação de 187 escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas em 83 municípios pernambucanos, envolvendo 723 inscritos e 377 trabalhos realizados. Os vencedores foram premiados com vouchers para a compra de livros no valor de R$ 500,00, notebooks, TVs e smartphones, durante cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas.

“É maravilhoso ver nossos estudantes da Rede Estadual apresentando seus talentos e nos surpreendendo diariamente. Por isso, temos o propósito de melhorar a qualidade do ensino e oferecer infraestrutura digna a todas as escolas de Pernambuco. Estamos trabalhando junto com a Compesa para garantir água e ligações de esgoto, já que muitas escolas ainda não contavam, por que isso não era uma prioridade. Mas, agora, a educação é nossa prioridade, com a garantia de R$ 5,5 bilhões por meio do Juntos pela Educação, assim como levar mais água para o povo pernambucano, por meio dos investimentos de R$ 6,1 bilhões do Águas de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

Na culminância do concurso, a chefe do Executivo premiou os classificados nos 1º, 2º e 3º lugares de três categorias. Ao todo, foram premiados três professores na categoria “fotografia” e seis estudantes nas categorias “vídeo reels”, entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio/Técnico e EJA.

Os finalistas representaram escolas localizadas nos municípios de Petrolina, Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paudalho e Itapissuma. “É muito importante quando trabalhamos o tema da água, em parceria com a Compesa, porque reforça a necessidade de sempre cobrar dos nossos estudantes esse compromisso. Precisamos que eles também se comprometam e tragam novas ideias e formas de preservar”, comentou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Estudante da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio, Gilberto Alves venceu da categoria vídeo reels entre Ensino Médio e destacou que seu cotidiano foi importante para a produção de seu vídeo. “Tive a oportunidade de viver em manguezal e apreciei muito as experiências na Maré, e observei a sujeira e outras questões ambientais. Sem o mangue, acredito que muitos não conseguiriam sobreviver, pois ele influencia o acesso à água e a alimentação”, declarou.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que a iniciativa é importante por abordar um tema fundamental para a sociedade. “O conhecimento sobre temas relevantes é fundamental, sendo crucial valorizar essas iniciativas e promovê-las, construindo um mundo melhor através de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Os trabalhos finalistas ficarão disponíveis para visitação nos dias 24 e 25 de setembro, na recepção do prédio da Compesa, no bairro de Santa Amaro, no Recife. “O desafio tem demonstrado ao longo dos anos um crescimento. Além de premiar talentos, a gente premia aqui a criatividade e a reflexão, principalmente a reflexão sobre o uso racional da água”, considerou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Polícia reconhece falhas em relatório de vistoria na casa de Bolsonaro

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) enviou nesta quarta-feira (24) as explicações solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre possíveis falhas no monitoramento da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.

Na sexta-feira (19), Moraes pediu ao órgão, que é responsável pela Polícia Penal, o envio de informações detalhadas sobre a entrada e saída de veículos no dia 12 de setembro, um dia após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela Corte.

O ministro cobrou explicações sobre duas vistorias feitas às 13h16 e às 16h22. Ao determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro, Moraes estabeleceu que todos os carros da residência e de visitantes devem ser inspecionados pelos policiais penais responsáveis pelo monitoramento do ex-presidente.

A secretaria reconheceu que dois seguranças do ex-presidente saíram do imóvel às 13h16, dentro de um Jeep Compass, e foram identificados no relatório de entradas e saídas somente como “pessoas”, e não com seus nomes. Os seguranças deixaram a residência e retornaram dez minutos depois com uma terceira pessoa, que se tratava de mais um segurança.

Sobre a falha de identificação ocorrida às 16h22, os agentes reconheceram que o veículo saiu novamente da casa e não houve menção de que apenas os seguranças estavam no veículo. Além disso, não foram feitas imagens da inspeção.

O órgão relatou que um agente responsável pelo monitoramento precisou comparecer à administração do Condomínio Solar de Brasília, onde Bolsonaro mora, para obter as imagens.

“Sobre esta imagem, ressalta-se que o condomínio não a disponibilizou de imediato, informando que consultaria seu setor jurídico e, posteriormente, entraria em contato para fornecê-la”, disse o órgão.

No entendimento da Seap, as falhas de identificação não comprometeram a realização das vistorias na casa de Bolsonaro.

“A ausência de identificação nominal nos eventos mencionados não comprometeu o objetivo principal da vistoria veicular, havendo apenas a não indicação dos passageiros e do condutor, os quais foram devidamente informados no relatório ora apresentado. Salienta-se que os membros da equipe de monitoramento informaram os motivos do erro material do relatório”, declarou ao STF.

Prisão

Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes. A medida foi decretada no inquérito que apura a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, na aplicação da Lei Magnisky e outras sanções do governo norte-americano contra o Brasil.

PEC da Blindagem foi vergonha nacional, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que a PEC da Blindagem, proposta de emenda à Constituição que estabelecia que os deputados e senadores só pudessem ser processados criminalmente com prévia licença da Câmara ou do Senado, foi uma “vergonha nacional” e teve o “destino que mereceu” ao ser arquivada.

A proposta foi arquivada pelo Senado após ter sido rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

“Era previsível que isso acontecesse. O que eu acho que é um equívoco histórico foi colocar aquela PEC em votação. Desnecessária, provocativa e passou um sinal péssimo para a sociedade brasileira”, disse Lula, durante entrevista coletiva em Nova York, nos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de alterar as regras de investigação e prisão de parlamentares, a PEC também ampliava o foro privilegiado para presidentes de partidos. A proposta causou insatisfação popular e foi alvo de manifestações, no último domingo (21), em todas as capitais e em dezenas de cidades brasileiras, que pediram o fim do projeto, bem como de outro, que prevê anistia para quem participou dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“O único jeito das pessoas serem protegidas é as pessoas não fazerem coisas erradas. Você não pode querer uma proteção que a sociedade não tem, porque você quer essa proteção? Você tá com medo do quê?”, disse Lula.

“Eu acho que o que aconteceu com essa PEC foi o destino que ela merece: desaparecer porque foi uma vergonha nacional”, concluiu.

O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e foi enviado para a CCJ do Senado.

Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), arquivou a PEC da Blindagem, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ter rejeitado, por unanimidade, o texto.

Como a comissão considerou o texto inconstitucional, Alcolumbre afirmou que a proposta não deve ser votada pelo plenário e determinou o arquivamento definitivo.

“Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário”, disse Alcolumbre, conforme a Agência Senado.