Ex-atleta bezerrense, José João da Silva, bicampeão da São Silvestre, recebe homenagem na Câmara Municipal de Bezerros

A Câmara Municipal de Bezerros inaugurou, ontem (16), uma nova tradição de reconhecimento público: a Medalha José João da Silva. A honraria, que leva o nome do ex-atleta olímpico e bicampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, o bezerrense, José João da Silva, foi criada para destacar personalidades que elevam o nome da cidade.

Proposta pelos vereadores Zé Antônio da Rádio e Nathan de Demir, a medalha teve seu primeiro agraciado justamente o atleta que a inspira. José João, orgulho bezerrense, agradeceu emocionado e relembrou passagens de sua carreira marcada por dedicação e superação. Sua trajetória no esporte mundial é um exemplo de dedicação e superação, e sua ligação com Bezerros é motivo de orgulho para a cidade.

A solenidade, acompanhada por familiares, autoridades e admiradores, reforçou a importância de valorizar talentos locais e incentivar novas gerações a se orgulharem de suas raízes.

É hoje: saúde mental e liderança no centro do debate do III Seminário de Gestão do Agreste

Em 2024, cerca de 470 mil brasileiros se afastaram do trabalho por transtornos mentais, segundo o Ministério da Previdência Social. Em 2025, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) reforçou a importância de novas diretrizes para a segurança e saúde no trabalho (SST), destacando a urgência de discutir saúde mental nas organizações. Nesse contexto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realiza, nesta quinta-feira (18), o III Seminário de Gestão do Agreste com foco em equilíbrio emocional e gerenciamento de emoções no ambiente corporativo.

A programação conta com duas palestras: “A importância do equilíbrio emocional nas tomadas de decisões”, com a psiquiatra, escritora e palestrante Ana Beatriz Barbosa; e “Líderes que inspiram: como gerenciar emoções no time”, com o empreendedor e autor best-seller Caio Carneiro. O evento ainda oferece aos participantes momentos de networking, coffee break e espaço para debate. Os ingressos se esgotaram com um mês de antecedência.

A coordenadora de Operações do IEL Agreste, Julienny Lustosa, reforça que o seminário será estratégico para apoiar as empresas na aplicação prática da inteligência emocional. “Com a atualização da NR-1, as empresas precisam estar cada vez mais atentas aos riscos psicossociais. Conhecer os recursos para prevenir esses riscos é indispensável, e a qualidade da liderança é, sem dúvidas, um dos fatores mais relevantes. Por isso, o IEL escolheu dois especialistas com experiência e didática para contribuir com os profissionais da região”, afirmou.

O III Seminário de Gestão do Agreste é uma realização do IEL e do Sebrae-PE, apresentado pelo Banco do Nordeste (BNB) e pelo Governo Federal. Conta com o patrocínio da FIEPE, Copergás, Vitamassa e Rochedo, além do apoio da FIEPE Jovem, Comitê de Liderança Feminina da FIEPE (Comfem), sindicatos, CNI, Grupo Asa Branca, CBN Caruaru e Fecomércio-PE

Presidente do STF se manifesta sobre sanções dos EUA

Ministro Luís Roberto Barroso falando no Plenário durante a sessãoFoto: Antonio Augusto
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se manifestou nesta quarta-feira (17), na abertura da sessão plenária, sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e aos ministros da Corte. Segundo ele, seu primeiro pronunciamento sobre o tema é um chamamento ao diálogo e à compreensão, “pelo bem dos nossos países, de uma longa amizade e da justiça, em nome da Constituição e das leis que esse tribunal, com juízes independentes e corajosos, conseguiu fazer”.
Barroso se referiu ao julgamento da Ação Penal (AP) 2668 e defendeu o trabalho da Primeira Turma do STF, que, na última quinta-feira (11), condenou o chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado. “O processo foi conduzido com serenidade e transparência, e acho mesmo que demos um bom exemplo para o mundo, inclusive de pluralismo e de diferentes visões de mundo, o que faz parte da vida democrática”, afirmou. “A ideia de que o julgamento tenha sido uma farsa, uma perseguição ou uma caça às bruxas não corresponde à verdade dos fatos”.
Ainda de acordo com o presidente do STF, a ampla maioria da sociedade brasileira reconhece que houve uma tentativa de golpe e entende a importância de o STF julgar seus responsáveis. “É profundamente injusto punir o Brasil, os brasileiros, as empresas e os trabalhadores por uma decisão que foi amplamente baseada em provas, acompanhada por toda a imprensa internacional. E também não é justo punir os ministros que, com coragem e independência, cumpriram o seu papel”, disse.

Barroso também respondeu a alegações de restrições à liberdade de expressão no país. “No Brasil, não vigora a censura, e isso é um fato”, disse. “As remoções de conteúdo se referiam a crimes, crimes de ameaça, não crimes de opinião”, finalizou Barroso.

Twerk Caruaru traz referência nacional para curso de dança em Caruaru

Etapa final da formação em Twerk será conduzida pela multiartista Briê Silva

A Twerk Caruaru segue com o curso “Formação em Twerk – Nível Básico”, projeto gratuito que une diversidade, conhecimento e fortalecimento da autoestima através da dança. Voltado para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, o curso desenvolve o empoderamento através do bom condicionamento da pelve e oferece um espaço inclusivo para a troca de saberes e experiências.

Com carga horária de 32 horas, o curso garante recursos de acessibilidade, ajuda de custo e certificado de participação. Dividida em quatro módulos, a formação começou com aulas ministradas por Niny Nascimento, idealizadora do projeto e produtora cultural especializada em Twerk. Agora, quem assume os dois últimos módulos é a multiartista pernambucana Briê Silva, nome de destaque no cenário nacional e internacional.

“O Twerk é uma modalidade de dança que vai além da técnica. É uma linguagem de resistência, de autoconhecimento e liberdade. Essa formação em Caruaru é uma excelente oportunidade para que cada participante possa compreender o próprio corpo, respeitar seus ciclos e transformar a relação com a pelve”, afirma coreógrafa e dançarina.

Reconhecida como uma das pioneiras do Twerk no Brasil, Briê é criadora da primeira escola de Twerk em Pernambuco e responsável pela formação das primeiras professoras da modalidade em Recife. Integra a primeira geração de docentes de Twerk do país e ganhou reconhecimento internacional ao se tornar a primeira brasileira a representar o Brasil como jurada em um campeonato mundial da modalidade.

Nos dois primeiros módulos da formação, as participantes tiveram uma introdução ao Twerk, com foco em preparação e consciência corporal. Já as etapas finais aprofundam a relação entre corpo, movimento e conhecimento. O terceiro módulo é dedicado à anatomia pélvica, explorando sua estrutura e a conexão com os movimentos a partir de exercícios teóricos e práticos. No quarto módulo, o conteúdo se volta ao ciclo da pelve, investigando como o ciclo menstrual influencia o movimento e a energia corporal.

As aulas iniciaram em agosto e seguem acontecendo aos sábados durante o mês de setembro, no Domaine Estúdio de Dança. O projeto Formação em Twerk – Nível Básico é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, na categoria de Formação e Pesquisa Artístico-Cultural. Mais informações estão disponíveis no Instagram @twerk.caruaru.

Moraes proíbe agentes do GSI na escolta de deslocamentos de Bolsonaro

Brasília (DF) 14/09/2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de seu filho, Jair Renan, deixa hospital sob forte esquema de segurança, após passar por procedimentos.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (17) que a escolta de Jair Bolsonaro deve ser organizada pela Polícia Federal ou Polícia Penal do Distrito Federal, e não pelos agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que fazem a segurança pessoal do ex-presidente.

A medida foi tomada após o ministro cobrar esclarecimentos da Polícia Penal sobre a sobre a escolta que levou Bolsonaro para realização de um procedimento médico em um hospital de Brasília, no último domingo (14).

Por estar em prisão domiciliar, Bolsonaro deveria deixar o Hospital DF Star imediatamente. A determinação estava na decisão do ministro que autorizou o ex-presidente a sair de sua casa e comparecer ao hospital.

Contudo, ao deixar o hospital, Bolsonaro permaneceu parado, atrás de seu médico, que concedeu uma entrevista coletiva para explicar realização do procedimento e atualizar a situação da saúde do ex-presidente. Enquanto aguardava o término da entrevista, Bolsonaro foi ovacionado pelos apoiadores que o aguardavam na porta do hospital.

Nas informações enviadas ao ministro, a Polícia Penal disse que o deslocamento de Bolsonaro foi feito pelo GSI e que a corporação realizou apenas a escolta em conjunto com agentes da PF, que também participam do trabalho de monitoramento.

Ao analisar as informações, Moraes disse que os próximos deslocamentos devem ser realizados somente pela Polícia Penal e agentes da PF.

“Determino que todo o transporte, deslocamento e escolta de Jair Messias Bolsonaro deverá ser organizado, coordenado e realizado pela Polícia Federal ou Polícia Penal, conforme a necessidade da situação, sem a participação dos agentes do GSI, que permanecerão realizando a segurança dos familiares do custodiado”, decidiu.

O ministro ainda acrescentou que a medida é necessária para padronizar os deslocamentos da escolta.

“A necessidade de padronização dos deslocamentos, da segurança do custodiado e da garantia da ordem pública exige maior padronização, para se evitar os problemas ocorridos no último domingo, onde o desembarque e embarque foram realizados em local errado, ao ar livre e mediante diversas pessoas, o custodiado permaneceu por longo tempo assistindo uma improvisada entrevista coletiva de seu médico”, completou Moraes.

Prisão

Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação de Moraes.

A medida cautelar foi determinada no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, e o próprio Bolsonaro são investigados por atuarem junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, entre elas, o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky.

Na semana passada, por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e mais sete réus na ação penal da trama golpista pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Câmara restabelece voto secreto em PEC da Blindagem

Brasília (DF), 17/09/2025  - Câmara dos Deputados durante sessão plenária extraordinária semipresencial para votar destaques à proposta de emenda à Constituição (PEC 3/2021) que trata das prerrogativas parlamentares. A chamada PEC da Blindagem. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados restabeleceu, nesta quarta-feira (17), o voto secreto para autorizar a abertura de processos criminais contra deputados e senadores, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3 de 2021, a chamada da PEC da Blindagem.

Com 314 votos favoráveis e 168 contrários, a proposta estabelece que deputados e senadores somente poderão ser processados criminalmente após aval da Casa do parlamentar — Câmara ou Senado. O texto segue para o Senado.

O relator da PEC, deputado Claudio Cajado (PP-BA), apresentou emenda aglutinativa para retomar o texto original sobre o voto secreto, excluído durante a madrugada.

“Nós não temos dúvida alguma que a votação de ontem não espelhou o amplo posicionamento do plenário da Casa. A votação transcorreu após a meia-noite, muitos dos deputados, inclusive, me procuraram dizendo que estavam dormindo, que dormiram, inclusive, de forma inesperada”, justificou o relator.

Após aprovação do texto-base da PEC em 1º e 2º turno, o Plenário aprovou destaque que excluiu o voto secreto para autorização de ações penais e de prisão em flagrante por crime inafiançável contra deputados e senadores. Ao todo, 296 deputados haviam votado a favor do voto secreto, 12 a menos que o necessário para aprovar uma mudança na Constituição, que é de 308 votos.

Líderes do Novo, PSOL, PT e PSB criticaram a decisão de reincluir a possibilidade de voto secreto na PEC alegando que a Constituição não permite votar um mesmo tema na mesma sessão legislativa.

“Não dá para ser votado um destaque, o destaque ser derrotado e ser votado novamente. É isso que está acontecendo. Para nós, é uma afronta à Constituição. O Art. 60, parágrafo 5º, estabelece que a matéria constante de proposta de emenda rejeitada, ou havida por prejudicada, não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”, argumentou o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou o apelo de alguns líderes e defendeu que a apresentação da emenda aglutinativa tem apoio da maioria da Casa, tem precedente em votações anteriores e respeita o processo legislativo.

“Tal fato ressalta a legitimidade política, jurídica e regimental da emenda em análise. Na mesma seara, soma-se o fato de que os textos que dão suporte à aglutinação já foram todos aprovados, pelo referido quórum qualificado de três quintos, em primeiro turno, pelo Plenário desta Casa, o que demonstra existência de concordância política acerca do tema”, respondeu o deputado Motta.

Os líderes contrários prometeram recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.

O deputado Alberto Fraga (PL-DF) defendeu votar novamente a inclusão do voto secreto na PEC da Blindagem.

“No Parlamento se decide pela maioria, e a maioria concorda com o que vossa excelência fez. Por isso, é evidente que o PL vai ser contra a retirada de pauta, e nós vamos aprovar hoje o que vossa excelência está propondo [a reinclusão do voto secreto]”, afirmou o deputado.

Para a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), a proposta favorece a impunidade e os parlamentares corruptos.

“A nossa votação [pelo fim do voto secreto na PEC] daria transparência para a votação se um parlamentar segue preso ou não, por quaisquer crimes cometidos: ladroagem, assassinato, pedofilia, crime organizado. Vários têm chamado de PEC do crime organizado, porque, sim, cria uma blindagem que facilita facções criminosas”, afirmou.

O relator Claudio Cajado rebateu afirmando que a PEC é uma garantia para o exercício do mandato sem pressões indevidas e “perseguição política”.

“Não conte comigo, e tenho certeza com a grande maioria desse Parlamente, para dar imunidade para quem praticar crime. Essa história de que muitos estão falando de que a organização criminosa vai se instalar no Parlamento é uma falácia”, disse o parlamentar.

Voto secreto

O texto-base da PEC da Blindagem foi aprovado em 1º e 2º turno na noite dessa terça-feira por ampla maioria.

A PEC da Blindagem estabelece que deputados e senadores só podem ser processados criminalmente se a Câmara ou o Senado autorizarem a abertura de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) em até 90 dias após a apresentação da denúncia por qualquer tipo de crime.

Casos de prisão em flagrante por crimes inafiançáveis, como homicídio e estupro, também precisam de autorização da Casa do parlamentar em até 24 horas, também por votação secreta.

A proposta ainda concede foro especial no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com assento no Congresso Nacional. Pelas regras atuais, apenas tem acesso ao foro por prerrogativa de função no STF o presidente da República, o vice-presidente, deputados, senadores, ministros de Estado, integrantes de tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixadores.

A PEC da Blindagem ganhou força nas últimas semanas no contexto do julgamento e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.

Críticos apontam que a medida dificulta o processo contra deputados investigados por desvio de dinheiro público via emendas parlamentares.

Do outro lado, os defensores alegam que a PEC é uma proteção ao exercício do mandato parlamentar diante supostas “perseguições políticas” do Judiciário.

Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas

Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), um requerimento de urgência em favor do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto. Antes do encerramento da votação, parlamentares contrários à proposta gritaram palavras como “sem anistia”.

A decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários ocorrida mais cedo.

Há dois anos e meio, golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram as sedes dos Três Poderes por não aceitarem a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

O requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos. Com isso, o texto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento sem precisar passar pelas comissões.

Após anunciar o resultado, Motta afirmou que o país precisa ser pacificado.

“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes a frente e o país precisa andar”, disse.

Motta informou que designará um relator para o projeto nesta quinta-feira (18), para que ele articule um texto substitutivo “que encontre o apoio da maioria ampla da Casa”.

Anistia

De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto concede anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”.

Aliados de Bolsonaro defendem que a anistia alcance também o ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão, em julgamento concluído na semana passada.

Alunos da Guarda Municipal promovem doação de sangue em Caruaru

Ação reforça compromisso com a sociedade e valores de solidariedade durante o curso de formação

Alunos do curso de formação da Guarda Municipal, da turma Bravo, realizaram uma ação de doação de sangue na tarde desta quarta-feira (17), no Hemope Caruaru. Cerca de 40 alunos e alunas participaram da iniciativa, sendo que 20 se tornaram doadores.

O aluno GM Costa destacou a importância do gesto: “Doar sangue é de grande valia para aqueles que mais precisam. Essa ação também faz parte do nosso aprendizado, para que possamos servir a população de Caruaru com bravura desde já.”

O secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho, reforçou o valor da iniciativa. “Além de contribuir para salvar vidas, ações como essa fortalecem o espírito de cidadania e solidariedade dos nossos alunos, que são princípios fundamentais para qualquer agente da Guarda Municipal.”

A ação integra as atividades do curso de formação, mostrando que a Guarda Municipal não atua apenas na segurança, mas também no cuidado com a comunidade.

Prefeitura de Caruaru cria comitê para acompanhar ações voltadas à população em situação de rua

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), lançou, na manhã desta quarta-feira (17), o Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua – POP Rua. O encontro foi realizado no auditório da SAS e contou com a presença de representantes da gestão municipal, da sociedade civil e do Governo do Estado, além de pessoas atendidas nas unidades municipais e integrantes de movimentos sociais.

O comitê foi criado para que as políticas públicas voltadas à população em situação de rua sejam discutidas e construídas junto com quem vive essa realidade. A ideia é ouvir, dialogar e propor soluções que assegurem mais dignidade, inclusão e cidadania.

“Hoje é um marco. Falar de política pública para essa população é garantir direitos e visibilidade a quem muitas vezes é invisibilizado. Esse comitê é uma construção coletiva, espaço de escuta para transformar realidades e avançar em políticas públicas que promovam dignidade e qualidade de vida”, afirmou Katiuska Lopes, Secretária de Assistência Social e Combate à Fome.

O mecanismo vai funcionar de forma participativa, reunindo diferentes setores da sociedade para propor, acompanhar e avaliar ações. O modelo segue a Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7.053/2009), que estabelece a importância do controle social e da participação popular.

“Quero dizer o quanto o programa está me ajudando. A cada dia, minha situação melhora, tanto é que estou passando de uma situação de rua para, futuramente, uma situação familiar. Além disso, estou investindo no meu emprego, no meu curso e buscando a vida digna que todos nós merecemos. Agradeço a todos e muito obrigado”, afirmou Rodrigo Lopes, usuário do serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua Integral.

Com a criação do comitê, Caruaru dá um passo importante na construção de políticas públicas eficazes, reforçando o compromisso da gestão em garantir direitos e enfrentar as vulnerabilidades sociais.

Em anúncio de expansão da fábrica do Aché em Suape, governadora Raquel Lyra ressalta ações estaduais para garantir os investimentos e impacto na economia pernambucana

Em visita à fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos nesta quarta-feira (17), a governadora Raquel Lyra acompanhou o anúncio da expansão da unidade localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape e destacou o impacto de geração de emprego e renda para a economia pernambucana. No encontro, o presidente do grupo, José Vicente Marino, anunciou o aumento da capacidade produtiva da planta com investimento de R$ 267 milhões e previsão de geração de 3 mil empregos diretos e indiretos. A expansão vai permitir a fábrica produzir medicamentos estéreis, os injetáveis, de uso hospitalar e colírios, por exemplo. A gestora ressaltou ações do Governo do Estado para garantir esses investimentos em Pernambuco, como espaço fiscal e obras de infraestrutura viária.

Durante a visita, a gestora estadual conheceu a fabricação dos medicamentos sólidos, os setores de embalagem e a área de armazenagem. “O que nós vemos hoje acontecer de positivo no Estado, tem a ver com parcerias como essa aqui com o Aché. Temos buscado espaços fiscais para garantir investimentos concretos, atraindo investidores para assegurar o fechamento de um ciclo virtuoso, possibilitando, por exemplo, o maior crescimento do PIB estadual dos últimos 15 anos, de 4,9%, como aconteceu em 2024. Outras entregas como o Arco Metropolitano, gerarão uma contribuição ainda maior para o nosso desenvolvimento econômico”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A nova etapa da fábrica, já em construção, contempla uma área de 13.565 m² e dará início à produção desses medicamentos, ampliando a capacidade para 40 milhões de unidades de medicamentos estéreis por ano. De acordo com o grupo, a expansão traz o potencial de exportação para Estados Unidos e Europa dos medicamentos produzidos na planta pernambucana. A conclusão da nova obra está prevista para 2026.

“Esses são alguns dos exemplos de investimentos feitos pelo Aché que tornam essa fábrica motivo de tanto orgulho para nós pelo desenvolvimento que traz e impacto para tantas vidas, desde os empregos gerados até os pacientes que se beneficiam com os medicamentos produzidos”, frisou José Vicente Marino, presidente do Aché. O valor de R$ 267 milhões se soma a R$ 800 milhões já investidos pelo Aché em Pernambuco, totalizando R$ 1,67 bilhão.

Presente na agenda, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a importância da expansão da fábrica. “O Aché vai possibilitar a produção de medicamentos de alto valor agregado. Esse é um momento para comemorarmos, olhando com alegria para o futuro e para os próximos anos, já que esta é apenas uma das muitas expansões possíveis”, disse. Para o diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, a expansão consolida a presença do grupo empresarial em Pernambuco. “O investimento do Aché, incentivado pela política de atração de novos negócios da governadora Raquel Lyra, traz benefícios para toda a população, fortalecendo o ecossistema do complexo”, frisou.

O investimento anunciado pelo Aché se soma ao ambiente favorável de negócios consolidado em Pernambuco. Apenas em 2024, o Estado registrou crescimento do PIB de 4,9%, o maior dos últimos 15 anos, e mais de 62 mil empregos formais criados, colocando Pernambuco como o segundo maior gerador de postos de trabalho do Nordeste. Desde o início da atual gestão, já foram gerados mais de 136 mil empregos.