Pernambuco conquista nota B+ na Capacidade de Pagamento e mantém excelência na qualidade da informação contábil

Pernambuco obteve destaque duplo na avaliação fiscal realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgada nesta quarta-feira (17). O Estado conquistou a nota B+ na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e, ao mesmo tempo, garantiu novamente a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), com índice de 97,17% de aproveitamento.

“Por meio do trabalho sério dos muitos homens e mulheres que fazem o Governo de Pernambuco, nós estamos conseguindo colocar as contas do Estado no azul, organizar a casa e, consequentemente, aumentar a nossa capacidade de entrega à população. Quando Priscila (Krause) e eu chegamos ao Palácio do Campo das Princesas encontramos o Executivo praticamente quebrado, mas esse jogo está virando. Com a confiança do Tesouro Nacional nós podemos contratar operações de crédito que estão levando desenvolvimento para cada recantinho da nossa terra, nos fazendo voltar a crescer sem deixar ninguém para trás”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O desempenho representa o melhor resultado do Estado desde a criação da metodologia da CAPAG, em 2016, e reafirma o compromisso da gestão pública pernambucana com a solidez fiscal, a transparência e a responsabilidade na condução das contas públicas.

A CAPAG avalia periodicamente a saúde financeira de estados e municípios a partir de três indicadores: Endividamento, Poupança Corrente e Liquidez Relativa. O relatório destaca que Pernambuco cumpriu integralmente as metas do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, incluindo três pontos centrais: Poupança Corrente, com indicador de 92,52% (meta atendida); Disponibilidade de Caixa Líquida, com mais de R$ 197 milhões, superando em quase quatro vezes o mínimo exigido; Despesa com Pessoal, mantida em 51,27% da Receita Corrente Líquida, bem abaixo do limite de 60%.

Esses indicadores também atestam o cumprimento integral das metas do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), como a adequada gestão da poupança corrente, a disponibilidade de caixa líquida em patamar seguro e a despesa com pessoal dentro dos limites legais. O desempenho da liquidez, em especial, contribuiu para assegurar o cumprimento das exigências previstas e reforçar a solidez do resultado final.

Outro ponto de destaque foi a realização de um leilão de pagamento de dívidas no valor de R$ 70 milhões, referente ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado, em junho de 2025, cumprindo exigência prevista na Lei Complementar nº 159/2017.

Além disso, Pernambuco manteve-se na elite nacional em qualidade da informação contábil, obtendo nota A no Ranking do ICF da STN, que avalia precisão, consistência e transparência dos dados enviados ao Siconfi. O desempenho superior a 95% reforçou a nota B+ na CAPAG, já que a metodologia incorpora o resultado do ranking de informações fiscais.

Com essa classificação, Pernambuco mantém plena elegibilidade para contratar operações de crédito com garantia da União. Entre elas, já está autorizada uma operação de R$ 1,5 bilhão para investimento em importantes obras de infraestrutura, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O resultado também amplia a capacidade do Estado para novos financiamentos a partir de 2026.

Para o secretário da Fazenda de Pernambuco, o desempenho simboliza a seriedade da atual gestão. “Esse resultado reflete a seriedade da gestão da governadora Raquel Lyra e o empenho de toda a equipe da Secretaria da Fazenda, que tem trabalhado com disciplina e compromisso. Mais do que uma conquista técnica, essa classificação mostra que estamos construindo um Estado mais equilibrado, capaz de investir no presente e garantir um futuro mais sustentável para os pernambucanos.” destacou.

Rock na Calçada celebra 10 anos com programação que une rock e rap no Recife Antigo

Festival destaca atrações da cena autoral pernambucana e anuncia DJ Ari Falcão na discotecagem em vinil

Dez anos depois de sua estreia, o Festival Rock na Calçada (RNC) volta ao coração do Recife Antigo para reafirmar sua vocação como espaço de resistência, experimentação e difusão da música independente no Nordeste. A edição comemorativa acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, na Rua da Moeda, e traz duas novidades: o protagonismo da cena rap, com shows de Vampira081, Frenezzi MC, Schnneider, MC Fantasma e Dandara MC, e a participação do DJ Ari Falcão, referência da discotecagem em vinil no Recife.

“É celebração, resistência e memória viva de uma década do Rock na Calçada. Este ano, além do rock and roll, reforçamos nosso compromisso em fomentar a cena rap nordestina, que também é parte fundamental da cultura urbana. Ter MCs e DJ Ari Falcão no lineup mostra como o festival continua conectado com a rua e com quem produz música autoral no presente”, afirma Du Lopes, coordenador do festival.

A programação reunirá ainda artistas de diferentes gerações e estilos como Milton Raulino, Lodo Groove, Telefunkens, Gomes e Ego Eris.

*A força do rap no Rock na Calçada*

A partir das 21h, o Rock na Calçada reunirá cinco vozes que simbolizam a potência do rap nordestino e fazem uso da palavra ritmada e poética. Natural de Maceió (AL) e radicado em Pernambuco desde 2023, o MC Fantasma construiu sua trajetória com letras de protesto e conscientização. Além da música, atua em frentes sociais e culturais, levando o hip hop às escolas e ajudando artistas a se profissionalizarem.

Poeta de Igarassu (PE), Vampira081 conquistou notoriedade nas batalhas de rima com versos certeiros que unem emoção, denúncia e coragem. Aos 19 anos, é uma das vozes mais promissoras do rap local.

Criado em Olinda (PE), Schnneider iniciou a carreira em 2012 no freestyle. Ex-integrante do coletivo Do Código Clã, segue carreira solo com DJ HTTP. Com influências que vão de Cordel do Fogo Encantado a Tyler, the Creator, lançou trabalhos como o EP Degradê (2023). “É uma honra estar na line up do festival de dez anos do Rock na Calçada, trazendo a cena do Recife e do underground”, ressalta o MC.

Do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, Frenezzi mistura amor, festa e realidade em suas letras. Desde 2022 lançou singles como Diálogo, Drip de Favela e N!ke, além do EP Entre o Inferno & o Céu (2025).

Mulher preta e lésbica de Abreu e Lima (PE), Dandara MC iniciou carreira em 2018 com Por todas as Dandaras. Já se apresentou em eventos como Expo Preta, Fenearte e Festival das Juventudes, e prepara um EP audiovisual homônimo.

*DJ Ari Falcão nos intervalos*

A discotecagem da noite será conduzida por DJ Ari Falcão, com um set especial de rock 100% vinil. Reconhecido por defender a cultura da mídia física, coleciona mais de 3 mil discos e desenvolve projetos como Cadê Meu Disco Voador?, Vinil For All e Samba n’Agulha. No RNC, assume os intervalos a partir das 20h, mantendo a Rua da Moeda em movimento.

*Outras atrações do RNC 10 anos*

Lodo Groove – Criada em 1996, no auge do movimento mangue, a Lodo Groove renasce após mais de duas décadas. A banda retorna com alfaias elétricas, guitarras percussivas e o pulsar urbano do manguebeat em versão atualizada, reafirmando a força da tradição reinventada e ressignificada pela cidade. O grupo se apresenta no palco do Rock na Calçada a partir das 18h.

Milton Raulino – Cantor, compositor e ator, Milton Raulino trilha desde 2016 um caminho entre teatro e música. Seus singles Suave (2023), Sem Perder (2024) e Comparsa (2024) marcam o início de uma trajetória que se amplia com o álbum Quem é do mar, ama, previsto para novembro. Sua performance une a canção brasileira a influências do pop eletrônico dos anos 70 e 80.

Telefunkens – Fundada em 2024, a Telefunkens é um projeto instrumental que mistura afrobeat, funk setentista, jazz e samba-rock. O resultado é uma música vibrante e dançante, construída a partir da diversidade de trajetórias dos músicos, que já passaram por bandas de rock, metal, stoner, noise e manguebeat.

Gomes – Cantor e compositor pernambucano, Gomes faz seu show às 23h, uma mistura de música eletrônica com ritmos tropicais em produções que transitam entre brega, reggaeton, UK garage e funk. Revelado pelo selo Zelo Estúdio, foi destaque do RADAR Spotify Brasil 2024. O álbum Puro Transe marca sua estreia e consolida sua pesquisa sonora no diálogo entre Nordeste e mundo.

Ego Eris – Encerrando a noite, às 0h, a Ego Eris traz um mergulho sombrio nas ruas de Recife, com sonoridade que une post-punk, darkwave e psicodelia. Formada por Breno Romero (voz), Marc Nero (guitarra e voz) e Astroblack (baixo), a banda cria um universo particular, onde cadência e obscuridade se transformam em catarse coletiva.

*Uma década dedicada à música independente*

O Rock na Calçada segue com seu propósito inicial de difundir a música autoral produzida em Pernambuco e no Nordeste, além de reverenciar nomes do rock nacional e internacional em apresentações gratuitas em espaços públicos.

A edição comemorativa conta com apoio institucional da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura.

*Para acompanhar as novidades, siga o Instagram @rocknacalcada.*

*SERVIÇO:*

Festival Rock na Calçada 2025 – 10 anos

Sexta-feira (19), a partir das 18h

Rua da Moeda, Bairro do Recife – PE

Acesso gratuito

Mais informações: linktr.ee/rocknacalcada | Instagram @rocknacalcada

*Programação do Rock na Calçada 2025 – 10 anos:*

18h – Lodo Groove

19h – Milton Raulino

20h – Telefunkens

21h – Vampira081, Frenezzi MC, Schnneider, MC Fantasma e Dandara MC

23h – Gomes

0h – Ego Eris

*DJ Ari Falcão nos intervalos a partir das 20h

SESI-PE prorroga prazo de inscrição para edital com 690 bolsas de estudo gratuitas

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) prorrogou até esta sexta-feira (19/09) o prazo de inscrições para o processo seletivo que oferece 690 bolsas de estudo integrais para 2026, destinadas ao Novo Ensino Médio ou ao Projeto Inova Médio. As vagas contemplam estudantes com até 17 anos completos até 31 de dezembro de 2025. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde também está disponível o edital completo. Para Caruaru e Belo Jardim, estão sendo disponibilizadas 45 e 30 vagas, respectivamente.

As provas acontecerão no dia 19 de outubro de 2025 e os processos seletivos serão realizados por avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. De acordo com a unidade ofertante, os alunos poderão optar pelos itinerários formativos de Aprofundamento, Ensino Médio Integrado e Inova Médio.

Os estudantes que escolherem o itinerário formativo V (Formação Técnica e Profissional), poderão realizar, em parceria com o SENAI-PE, os cursos de Eletromecânica; Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Eletrotécnica; Logística; e Informática para Internet. No Projeto Inova Médio, metade das vagas será reservada para mulheres, com o objetivo de aumentar a representatividade da mulher dentro dessa área.

Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes de trabalhador da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.

Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas por unidade:

Araripina – 40

Belo Jardim – 30

Cabo – 80

Camaragibe – 30

Caruaru – 45

Escada – 35

Goiana – 90

Ibura – 45

Moreno – 80

Paulista – 40

Petrolina – 90

Vasco – 85

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Vereador Jorge Quintino propõe criação de Plantão Psicológico nas escolas municipais de Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou, na Câmara Municipal de Caruaru, um requerimento solicitando a implantação de um *Plantão Psicológico em todas as escolas da rede municipal*. A proposta prevê a presença de um profissional de Psicologia ao menos uma vez por semana em cada unidade escolar, para oferecer acolhimento e atendimento emergencial.

Para o vereador, a medida é vista como necessária diante do aumento dos casos de ansiedade, depressão, crises de pânico e outras demandas emocionais que afetam estudantes, professores e servidores. _“A escola precisa ser também um espaço de cuidado. Muitos alunos e profissionais estão em sofrimento, e não podemos fechar os olhos para isso. O plantão psicológico é uma medida simples, mas que pode salvar vidas e transformar realidades”,_ afirmou o vereador.

A iniciativa também usou como respaldo uma legislação federal aprovada em 2019 que estabelece que estados e municípios devem garantir a atuação desses profissionais nas escolas, de modo a fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, além de possuir caráter preventivo, podendo evitar o agravamento de quadros emocionais tanto de alunos como de professores.

O projeto agora segue para análise das comissões.

Cinema São Luiz celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com sessão gratuita de Seu Cavalcanti

Também em cartaz a edição 2025 do Festival Cine Maré e no domingo haverá sessão de O Último Azul e a mostra Panoramas do Horror Nordeste

Celebrado em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será homenageado no Cinema São Luiz com a realização de uma sessão gratuita do filme pernambucano “Seu Cavalcanti”, dirigido por Leonardo Lacca. A exibição acontece no próximo domingo (21), às 16h, e será totalmente acessível, incluindo audiodescrição, interpretação em Libras diretamente na tela e legendas descritivas. A entrada é por ordem de chegada até a lotação da sala. A sessão é organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco em parceria com o Cinema São Luiz.

A rota de lazer, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco (SJDH) em parceria com o Cinema São Luiz, reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão, levando usuários do PE CONDUZ da RMR, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Timbaúba, que serão conduzidos de suas casas para o cinema. E também será aberta e gratuita para qualquer pessoa com deficiência e acompanhante.

Além disso, entra em cartaz no sábado (20), a o Festival Cine Maré 2025, festival e plataforma de desenvolvimento de projetos, celebrando a existência da sua 2ª edição. A entrada é gratuita e a primeira atividade começa às 14h30, abrindo com as rodas de conversa. À noite, a partir das 18h, ocorre a estreia de cinco filmes de ficção, todos de curta-metragem e incentivados pelo Cine Maré.

O Festival Cine Maré junta realizadoras, realizadores, produtoras, produtoras, artistas e público da arte e das culturas popular, negra e indígena, sobretudo das periferias da Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo um ambiente de formação, troca, visibilidade e celebração.

“Vai ser um fim de semana recheado no São Luiz, com sessões gratuitas, que tratam de temas importantes com o Cine Maré, trata de questões relacionadas a produção do cinema negro e periférico, tem também uma sessão com a acessibilidade total de Seu Cavalcanti, além de continuarmos com os filmes infantis como o novo Bambi, que faz uma releitura do clássico do desenho animado, só que agora em ação real com animais. A programação oficial, todos podem conferir no nosso perfil do Instagram”, detalha e convida para o para o @cinemasaoluizpe, o programador e curador do Cinema São Luiz, Pedro Severien.

“O Cine Maré nasceu para democratizar o acesso ao cinema, formar realizadoras e realizadores a partir de suas vivências e potencializar narrativas periféricas que muitas vezes ficam invisíveis. É mais do que um laboratório, é um movimento de transformação social e cultural”, contextualiza a diretora geral Tássia Seabra.

Ainda no domingo (21), o templo do cinema pernambucano recebe uma sessão de “O Último Azul”, filme vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim do diretor Gabriel Mascaro. A sessão contará com a participação gratuita dos participantes dos Jogos da Pessoa Idosa.

Finalizando o fim de semana do São Luiz, acontece a “Panoramas do Horror no Nordeste”, com curadoria do crítico Queops Negronski, e a exibição de sete curtas-metragens de terror que exploram a estética, mitos e inquietações da região Nordeste do Brasil.

*Confira a programação completa:*

Sábado | 20 de setembro de 2025

Cine Maré

14h30 – Roda de conversa | Do lado de fora da tela: barreiras e resistências do cinema periférico

15h30 – Roda de conversa | Protagonismo em construção: narrativas negras e periféricas no cinema

18h – Mostra competitiva dos curtas-metragens:

Besta Fubana (Dir. Artia)

Sinopse: Elizabeth carrega em sua mala de couro o que tem de mais delicado, carrega em seu corpo feridas de um passado duro e a esperança de um recomeço mais leve, carrega no coração a sua sentença e na lua o seu algoz. Encontra na espuma do mar o acalanto de Severino, mas a noite a neblina densa que forma um Homem de Fumaça lhe ronda e insistem em levá-la de volta ao sua fera interior.

Retrato Falado (Dir. Maria Rocha)

Sinopse: Após perderem a casa onde moravam em um incêndio, mãe e filho buscam reconstruir um lar. Enquanto a mãe está focada em conseguir uma geladeira, o menino tenta resgatar o retrato da avó perdido nas chamas.

Atribulado: Uma história de Amor, Crime e Brega (Dir. HoodBob)

Sinopse: No início dos anos 2000, Fúba, jovem negro camelô de CDs na Dantas Barreto e vocalista de uma banda de brega, enfrenta a dureza da vida nas periferias do Recife enquanto alimenta sonhos de mudar sua história. Criado pela avó, ex-cantora das primeiras gerações do brega, ele luta para escapar do destino trágico dos pais, perdidos para o crime e as drogas. Entre romances intensos, amizades de rua, praia e palco, sua trajetória ganha um novo rumo quando duas oportunidades transformadoras surgem ao mesmo tempo. Uma crônica ficcional que traduz a essência quente, tumultuada e vibrante da cidade, no compasso acelerado do brega, ritmo que pulsa como identidade e resistência.

Receptáculo (Dir. Isadora Clemente)

Sinopse: Adélia, uma jovem negra, consegue seu primeiro estágio em uma empresa de tecnologia através de um programa de cotas. Após uma recepção calorosa no primeiro dia, ela logo se depara com a hostilidade velada e o isolamento por parte de seus colegas brancos. Enquanto sua angústia cresce, uma misteriosa criatura parecida com um casulo, começa a se desenvolver dentro do banheiro interditado da empresa, crescendo à medida que o sofrimento de Adélia se intensifica.

Ecos do Tempo (Dir. Renato Izaias)

Sinopse: No coração do Ibura, em Recife, um jovem se vê entre dois tempos: o presente marcado pela luta cotidiana e um futuro distópico em que inteligências artificiais controlam narrativas e silenciam comunidades inteiras. Ecos do Tempo costura afrofuturismo, poesia e ancestralidade para revelar a potência da memória coletiva e da espiritualidade periférica como forças capazes de atravessar séculos. Entre o real e o onírico, o filme é uma fábula sobre resistência, identidade e a urgência de preservar nossas vozes diante do esquecimento imposto.

Domingo | 21 de setembro de 2025

11h – Bambi, uma Aventura na Floresta – Meia para todos (R$ 5) – Livre

Sinopse: Desde seus primeiros passos, o jovem cervo Bambi se encanta com o mundo à sua volta, guiado pela ternura e sabedoria de sua mãe, que lhe ensina as lições essenciais para sobreviver na floresta. Bambi descobre a amizade com os outros animais e se apaixona por Faline, mas sua vida muda drasticamente quando perde a mãe para os caçadores.

14h – O Último Azul – R$ 10 e R$ 5 – 14 anos (Sessão gratuita para os participantes dos Jogos da Pessoa Idosa)

Sinopse: Tereza tem 77 anos, mora numa cidade industrializada na Amazônia e é convocada oficialmente pelo governo a se mudar para uma colônia habitacional compulsória. Lá, os idosos “desfrutam” de seus últimos anos de vida, enquanto a juventude produtiva do país trabalha sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, ela embarca numa jornada pelos rios e afluentes da região para realizar um último desejo, algo que pode mudar seu rumo para sempre.

16h – Seu Cavalcanti – Gratuita – Livre (Sessão com acessibilidade em libras, audiodescrição e LSE)

Filme pernambucano de 2024, dirigido por Leonardo Lacca, com 85 minutos de duração.

Cópia com acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas

Domingo (21/09) às 16h no Cinema São Luiz.

18h – Panoramas do Horror no Nordeste – Gratuita – 16 anos

Onze minutos (Hilda Lopes) 17’

Sinopse: Elisa precisa ir ao aeroporto. É noite e, no caminho, obstáculos vividos por quem é

Pop Ritual (Mozart Freire) 19’

Sinopse: Padre João prende um vampiro e o visita para um regime de experimentos científicos e estranhezas. Com o passar do tempo, os encontros se tornam uma alucinada relação entre o erótico e o sobrenatural, uma relação obsessiva de vida e de morte entre corpos

Sob a Pele (Daniel Bandeira) 20’

Um casal se reencontra para um acerto de contas. Quando as palavras não saem, os corpos é que falam.

Casa Cheia (Caco Nigro) 15’ Ação de deixar uma coisa, uma pessoa, uma função, um lugar: abandono da família; abandono do posto; abandono do lar. Esquecimento, renúncia: abandono de si mesmo.

Cova Aberta (Ian Abé) 20’

Os cacos de Roberta viajam pela BR230 até encontrar uma criatura mais atormentada que ela. A fim de enganar a própria dor, Roberta oferece socorro para garota. Isso fará com que ela experimente um sentimento diferente. O medo da morte.

Tchau e Benção (Daniel Bandeira) 9’

Musica tocando, coisas na caixa e ela a caminho. Tudo pronto para o fim.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Yuri Euzébio | +55 81 99513-3200

Luiz Apolinário | +55 81 99385- 1343

http://www.cultura.pe.gov.br

http://instagram.com/culturape

http://facebook.com/culturape

http://flickr.com/fundarpe

http://youtube.com/secultpe

Ministro Wolney Queiroz se disponibiliza para colaborar com CPMI do INSS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), se disponibilizou para prestar depoimento e deve ser ouvido na condição de convidado da CPMI do INSS, no próximo dia 9.

Wolney confirmou a ida ao colegiado para prestar esclarecimentos, depois de ter enviado um ofício, antes de ontem, com datas que está à disposição para ir falar aos senadores e deputados membros da CPMI.

“Eu já estive no Senado, onde participei de oitiva que durou mais de cinco horas. Já fui na Câmara e será um prazer voltar ao Congresso Nacional para participar dessa CPMI e ajudar com informações que sejam úteis para a CPMI e para a sociedade brasileira”, afirmou Wolney, durante o programa “Bom Dia, Ministro”, desta quinta-feira.

Falsos Profissionais de Educação Física são autuados pelo CREF12/PE por exercício ilegal da profissão

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) autuou dois falsos profissionais que atuavam ilegalmente na área de Educação Física no município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Estado.

A primeira ocorrência foi registrada na noite da quarta-feira, 17 de setembro, quando uma pessoa realizava preparação física em uma praça da cidade sem possuir registro profissional. No dia seguinte, quinta-feira (18), outra autuação foi feita em uma academia local, onde uma mulher oferecia serviços de treinamento, alimentação e até reposição hormonal, possivelmente com o uso de esteroides, divulgados por meio das redes sociais.

As irregularidades foram identificadas após denúncias recebidas pelo Departamento de Fiscalização, que reforça o compromisso do CREF12/PE no combate ao exercício ilegal da profissão e na defesa da sociedade. Ambos os casos foram encaminhados ao Ministério Público para responsabilização criminal, além das medidas administrativas cabíveis no âmbito do Conselho.

O CREF12/PE esclarece, mais uma vez, que para trabalhar em qualquer área (escola pública ou privada, academia, condomínio, praça, parque, praia, hospital, quartel, preparação física, funcional, saúde pública ou privada, esportes, etc) da Educação Física é obrigatório e imprescindível a regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF).

“As pessoas que trabalham sem registro no CREF respondem criminalmente por exercício ilegal da profissão (art. 47 da Lei 3688/41) e crime contra as relações de consumo (art. 7º, VII, da Lei 8137/90), por induzir o consumidor ou usuário a erro, ao oferecer serviços de Educação Física sem cumprir as formalidades legais, ainda nos Arts. 66, 67 e 68 da Lei 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC), cumulado com multa de 1 (uma) a 5 (cinco) anuidades do Sistema CONFEF/CREFs (Art. 5º-G. VI e Art. 5º-H. § 2º da Lei 9696/98)” explica o advogado e presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE).

O CREF12/PE utiliza Drones para filmar e fotografar, em alta resolução, ajudando no trabalho dos Agentes de Orientação e Fiscalização (que usam câmeras corporais). Todo o material é encaminhado ao Tribunal de Contas, Ministério Público (Estadual e da União), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e governos (federal, estadual e municipal) sobre exercício ilegal da profissão, condições de ciclovias, calçadas, academias, escolas, quadras, pistas, condomínios, parques, praias, praças, piscina, etc.

Qualquer cidadão pode denunciar irregularidades relacionadas ao exercício ilegal da profissão ou funcionamento inadequado de academias (e demais pessoas jurídicas). As denúncias devem ser feitas exclusivamente por meio do site da autarquia: www.cref12.org.br/denuncia

UNINASSAU Caruaru promove “Trote Legal” e incentiva solidariedade entre estudantes

Campanha arrecada alimentos, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru realiza mais uma edição do “Trote Legal”, uma iniciativa que busca substituir o tradicional trote estudantil por uma ação de solidariedade e cidadania. O objetivo é promover a integração dos alunos de forma positiva e responsável, incentivando-os a participar de atividades que gerem impacto social na comunidade. A campanha, já consolidada como tradição na instituição, reforça o compromisso da universidade com a formação de profissionais éticos e engajados.

Neste segundo semestre, os calouros de todos os cursos são convidados a colaborar na arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza. As doações serão destinadas a organizações sociais e abrigos da cidade, previamente selecionados pela equipe de responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior. A iniciativa ganha destaque pela sua relevância na construção de um ambiente acadêmico mais humano e solidário.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Ana Teresa Marques, ressalta a importância da ação. “O ‘Trote Legal’ vai além de uma simples campanha. É a oportunidade de mostrar aos nossos novos alunos que a vida universitária também envolve empatia, colaboração e responsabilidade com o próximo. Acreditamos no poder transformador da educação, e tudo começa com pequenos gestos de solidariedade”, afirma.

A campanha segue até o dia 30 de setembro e o Centro Universitário conta com a participação de todos os alunos, professores e colaboradores. Os postos de coleta estão disponíveis no campus e no NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante. As entregas podem ser feitas das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h.

Governadora Raquel Lyra doa sangue e reforça investimento de R$ 8 milhões em reformas para o Hemope

Primeira chefe do Executivo estadual a doar sangue, a gestora endossou a campanha “Sangue Novo: proteção além das ruas” dos novos soldados da PM

Em um ato de solidariedade, a governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (18), da campanha “Sangue Novo: proteção além das ruas”, que leva os novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ao Hemope para doar sangue. A iniciativa deve reunir até 500 doações até o fim de setembro, fortalecendo os estoques e mostrando que proteger vidas vai além das ruas. Durante o ato, a governadora — primeira chefe do Executivo a doar sangue na unidade — destacou a importância do gesto e falou dos investimentos estruturais no hemocentro.

“A doação traz essa sensação de que estamos salvando vidas. Em algumas visitas que fiz a hospitais, escuto muitos relatos de cirurgias adiadas em razão da falta de estoque de sangue. Então, doar sangue é de grande importância. Aqui no Hemope, fui super bem acolhida, a doação é fácil, rápida e indolor. Esse prédio tem cerca de 50 anos, portanto, tem uma estrutura mais antiga. Serão investidos mais de R$ 8 milhões na reforma e manutenção do prédio para que as pessoas possam vir aqui com mais conforto e para que todos os trabalhadores possam ser melhor cuidados”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a relevância da mobilização da tropa recém-incorporada. “Temos uma emoção enorme de estar aqui junto com os ‘laranjinhas’, que estão fazendo uma campanha linda de doação de sangue. Mais ainda, porque a governadora Raquel Lyra foi a primeira governadora do Estado a doar sangue aqui. Isso mostra o compromisso com a gestão e com as pessoas de cada canto desse estado. A gente vai aumentar a quantidade de sangue disponível para ajudar quem precisa, com a doação dos novos policiais e de cada um que vem aqui regularmente doar”, disse.

O investimento de R$ 8 milhões para manutenção e reforma do hemocentro tem foco em melhorias estruturais como mudanças na subestação, fiação e canos. “Isso demonstra o quanto o Hemope tem sido enxergado pelo Governo do Estado. Isso tem sido demonstrado por meio do melhoramento do parque tecnológico e tudo o que está por vir. Que esse exemplo se perpetue e atinja milhares de pernambucanos, para que a gente consiga captar mais doadores”, destacou a presidente do Hemope, Raquel Santana.

Entre os novos policiais, o soldado Maycon Pereira, de 28 anos, destacou a emoção de participar da campanha. “Ajudar tantas pessoas traz uma sensação muito importante. Saber que, além de estar contribuindo com a segurança pública, também estamos contribuindo com a área da saúde é um orgulho muito grande”, declarou.

A ação foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede.

Polícia Federal prende, na Itália, mulher foragida que mandou matar marido em Pernambuco

A Polícia Federal em Pernambuco através do Núcleo de Cooperação Internacional confirma, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, a prisão de uma foragida brasileira na cidade de Pisa na Itália no último sábado (13/09).

A prisão no exterior foi efetuada em decorrência da Difusão Vermelha realizada pela Polícia Federal no dia 11/09/2025, que consiste em um instrumento de cooperação policial internacional que têm como objeto exclusivo a localização e prisão de foragidos no exterior, para posterior processo de extradição quando passou a ser procurado nos 192 países que compõe a Organização Internacional de Polícia Criminal – OIPC. Após sua prisão pelas autoridades italianas, ela foi colocada à disposição do Tribunal de Apelação de Florença.

Foragida por um homicídio qualificado ocorrido há 20 anos (14/08/2025), ela foi condenada por mandar matar o ex-marido, na estrada de barro de Jaguarana, no bairro Maranguape em 2005. A brasileira se encontrava foragida desde 2019 quando foi condenada pelo Tribunal do Júri da cidade de Paulista/PE.

Após sua prisão, o Núcleo de Cooperação Jurídica Internacional da Policia Federal em Pernambuco trabalha na transferência em tempo hábil para o país – a depender da celeridade do processo de deportação levado a efeito pelas autoridades americanas – não se descartando o início de processo de extradição, medidas que visam apresentar o foragido de forma célere à Justiça brasileira.