Agrestina recebe exposição fotográfica “Retratos da Nossa Gente”

A Escola de Referência em Ensino Médio Professor José Constantino, em Agrestina, recebe nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, a exposição fotográfica “Retratos da Nossa Gente”, assinada pelo fotógrafo Jônata Daniel.

O trabalho do fotógrafo busca retratar figuras populares e o dia a dia sob diferentes nuances da vida no município. O olhar humanizado do trabalho imprime as mais diversas expressões do povo agrestinense, ressaltando suas peculiaridades e eternizando seus traços e o seu cotidiano. Além de contribuir para a valorização e construção da memória viva e latente do município. O trabalho apresenta registros inéditos de pessoas anônimas da cidade e de comunidades rurais de Agrestina.

A “Retratos da Nossa Gente” está sendo realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professor José Constantino como parte das comemorações do aniversário da instituição e da Semana do Estudante. E segue aberta ao público até a sexta-feira, 15 de agosto. O trabalho está disponível para visitação durante o horário de funcionamento da escola e a entrada é gratuita.

A exposição fotográfica Retratos da Nossa Gente recebeu o incentivo da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e o apoio do Ministério da Cultura.

UFPE comemora 198 anos no dia 11 de agosto

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora, no próximo dia 11, o marco de 198 anos de história, numa referência à fundação da Faculdade de Direito do Recife em 1827, o curso mais antigo da instituição e um dos pilares do Ensino Superior no Brasil. Ao longo destes anos, a instituição se destaca pela qualidade no seu ensino, pesquisa e inovação, reunindo, em sua comunidade acadêmica 35 mil estudantes de graduação e de pós-graduação, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos. A UFPE conta atualmente com três campi (Recife, Vitória, Caruaru), oferecendo 105 cursos de graduação, e está se instalando em Sertânia, no Sertão do Estado, onde mais quatro cursos funcionarão já a partir de setembro deste ano. Para marcar a data, está sendo lançado um selo comemorativo ao aniversário.

Vários eventos estão sendo realizados para marcar o aniversário. Ontem (6), houve um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPE no Teatro Santa Isabel. No dia 11, às 9h, será celebrada missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local que sediou as primeiras turmas do curso jurídico, que deu origem à FDR e à UFPE. À noite, às 18h, será visitada a exposição “A Faculdade de Direito do Recife retratada em textos e imagens”, no hall de entrada principal da FDR. A mostra, formada por documentos históricos da instituição, pode ser vista até o próximo dia 22, das 7h30 às 20h. Às 18h30, no Salão Nobre da FDR, haverá uma cerimônia conjunta que marca três datas simbólicas para a história do Direito no país: o aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, o lançamento do Projeto 200 Anos da FDR e a formalização da volta da sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) para o prédio da faculdade, onde o instituto iniciou suas atividades há mais de 170 anos.

Já no dia 12, às 17h, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea será palco para o Coro de Câmara de Campina Grande, que apresentará o ciclo Cancioneiro Atlântico, do compositor potiguar Danilo Guanais. Fundado em 2010, o Coro é reconhecido nacional e internacionalmente por valorizar a música brasileira e nordestina. Já se apresentou nos EUA, França e Portugal, e agora integra a turnê “Vozes Ancestrais”, com apoio da Funarte, via Projeto Pixinguinha. Estará sob a regência do maestro Vladimir Silva. A entrada é gratuita.

Vitória de Santo Antão celebra o Dia dos Pais com a Noite da Boêmia na Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária (Ponto de Partida), em Vitória de Santo Antão, foi o cenário, neste sábado (09/08), de uma programação especial em comemoração ao Dia dos Pais: a Noite da Boêmia. O evento reuniu o público para prestigiar apresentações que mesclaram romantismo, emoção e nostalgia.

Subiram ao palco a banda VR3, Altemar Dutra Júnior, Augusto César Filho e João Caverna e Edilma, que apresentaram repertórios repletos de sucessos. Além dos shows, empreendedores da cidade aproveitaram o momento para vender produtos. “Esse novo espaço aqui ficou muito bom para eventos. Desde que inaugurou, toda vez que tem alguma coisa aqui eu venho prestigiar e vender meus produtos”, destacou Maria da Conceição, empreendedora da cidade.

Durante o evento, o prefeito Paulo Roberto destacou a importância de promover momentos que celebrem a família e valorizem a cultura local. “Esta noite é uma homenagem a todos os pais vitorienses. É também um momento para celebrarmos a música e o encontro entre as pessoas. Seguiremos trabalhando para oferecer à nossa população eventos que fortaleçam os laços afetivos e a identidade cultural da nossa cidade”, afirmou.

Dia do Advogado: Tradição, Transformação e Desafios no Mundo Digital

Por João Américo Rodrigues de Freitas

O Dia do Advogado não é apenas uma data comemorativa, mas também um momento de reflexão sobre o papel da advocacia na sociedade contemporânea. Embora a profissão carregue séculos de tradição e importância histórica, as últimas décadas impuseram mudanças profundas que desafiam a forma como o direito é praticado e percebido.

O avanço acelerado das tecnologias da informação — especialmente a internet e a inteligência artificial —, a desregulamentação de mercados, a facilidade de acesso a dados e a crescente internacionalização dos negócios remodelaram o cenário jurídico. Hoje, o advogado não atua apenas na esfera local: ele precisa lidar com demandas globais, legislações estrangeiras e novas áreas que surgem na interseção entre direito, tecnologia e economia. Além disso, para que a advocacia seja bem exercida, é fundamental que seus profissionais estejam interconectados em um mundo cada vez mais digital.

Essas transformações colocam em questão a legitimidade, a posição e o poder historicamente exercidos pela advocacia. O cliente moderno é mais informado, tem acesso direto a legislações, jurisprudências e modelos contratuais, e exige soluções rápidas, eficientes e personalizadas — com comunicação na velocidade de um clique. Nesse contexto, o advogado que não se adapta corre o risco de ver seu espaço reduzido.

Por outro lado, o novo cenário abre oportunidades. A tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, pode ampliar a eficiência, democratizar o acesso à justiça e aproximar o profissional de seus clientes. Ferramentas de automação, inteligência artificial e gestão digital de processos já fazem parte do cotidiano de muitos escritórios e departamentos jurídicos, permitindo que o advogado concentre esforços em atividades de maior valor agregado, como a análise estratégica e a negociação de soluções complexas.

No entanto, a essência da advocacia permanece: a defesa intransigente dos direitos, a busca pela justiça e a mediação de conflitos. É essa missão que sustenta a relevância da profissão, mesmo em um mundo em constante transformação.

Celebrar o Dia do Advogado, portanto, é reconhecer essa dupla identidade: a tradição que preserva princípios fundamentais e a inovação que garante a sobrevivência e o fortalecimento da profissão no futuro. O desafio é equilibrar esses dois mundos, mantendo a ética, a qualidade e o compromisso com a sociedade, sem deixar de avançar na mesma velocidade em que o mundo muda.

João Américo Rodrigues de Freitas

Advogado.

“O Brasil em Guerra – Memória, Coragem e Luta contra o Fascismo” é tema de discussão e roda de conversa em Caruaru

Evento gratuito, promovido pelo Instituto Cultural Maiêutica, acontece neste domingo (10/08), a partir das 15h, no Cine-Auditório Dra. Janice Valença, na CULTURAL Livraria e Cafeteria

 

No ano em que se comemora os 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, o Instituto Cultural Maiêutica, em parceria com a CULTURAL Livraria e Cafeteria, promove, neste domingo (10/08), uma discussão seguida de roda de conversa sobre um fato específico deste momento histórico. “O Brasil em Guerra – Memória, Coragem e Luta contra o Fascismo” é o tema de uma discussão que será ministrada por Lucas Correia, vice-coordenador da Liga Pernambucana de Ciências Criminais, a partir das 15h, no Cine-Auditório Dra. Janice Valença. A entrada é gratuita.

 

Lucas Correia é um entusiasta sobre os acontecimentos que mudaram os rumos do mundo, a partir de setembro de 1945, quando foi proclamado o fim da batalha. Ele destaca que o momento expositivo vai ser uma “oportunidade de contextualização da época, dos motivos para a entrada do nosso país na guerra, as formas que o Brasil participou, as principais batalhas e o legado deixado à época e para os dias atuais, dando ênfase à ideia de combate ao fascismo”.

 

Além de vice-coordenador da Liga Pernambucana de Ciências Criminais, o estudante de Direito pela UPE – Campus Arcoverde integra a regional pernambucana da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB-PE).

 

“Será um debate muito pertinente, pois temos em curso uma atuação preocupante do neofascismo em todo o mundo. As palavras de Lucas Correia certamente nos farão compreender ainda mais a importância de estarmos sempre atentos às investidas de políticos e aliados da extrema-direita, principalmente em nosso país”, afirma Rita Valença, idealizadora da CULTURAL Livraria e Cafeteria, barista e delegada de Polícia Civil aposentada.

 

Serviço: Discussão e Roda de Conversa com o tema “O Brasil em Guerra – Memória, Coragem e Luta contra o Fascismo”

Palestrante: Lucas Correia (vice-coordenador da Liga Pernambucana de Ciências Criminais)

Data: 10 de agosto (domingo)

Hora: a partir das 15h

Local: Av. Assis Chateaubriand, 131-A, Maurício de Nassau – Caruaru

Entrada gratuita

Informações pelo telefone (81) 3046-2808

Parque Pinheirão aparece entre os nove melhores projetos de caminhabilidade, em premiação nacional

Resultado, divulgado nesta sexta (8), coloca Caruaru em posição de destaque como única cidade pernambucana na lista

O Parque Linear José Pinheiro dos Santos Filho, conhecido como Parque Pinheirão, aparece entre os nove melhores projetos que concorreram ao 3º Prêmio Cidade Caminhável (2025). O resultado, divulgado há pouco, destaca Caruaru como único município de médio porte de Pernambuco entre os nove melhores colocados, e um dos poucos do Nordeste. 

Promovido pelo Instituto Caminhabilidade, o prêmio busca reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas em municípios brasileiros que tenham contribuído para a melhoria da caminhabilidade. Entre os critérios analisados, estão pontos como a priorização do caminhar; o potencial de impacto; a participação social; a colaboração e a inovação. 

“É com imensa alegria e gratidão que recebemos o Prêmio Cidade Caminhável 2025. Este reconhecimento é reflexo do compromisso coletivo que temos com o bem-estar da nossa população, da valorização dos espaços públicos e da mobilidade urbana sustentável”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Andrews Melo. 

 

O prêmio destaca o protagonismo da Prefeitura de Caruaru em fazer investimentos que transformem a realidade da população. O espaço premiado está localizado na Vila Padre Inácio. “Investir em uma cidade mais caminhável, é investir na saúde, na convivência e na qualidade de vida de todos. Seguimos firmes trabalhando por uma Caruaru cada vez mais humana, acessível e acolhedora”, celebra Andrews Melo

Governo de Pernambuco lança edital do processo seletivo para a segunda turma de Residência Intersetorial em Primeira Infância

Foi publicado nesta sexta-feira (8) o Edital para o processo de seleção e admissão de bolsistas para a segunda turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância do Governo de Pernambuco, executada em convênio firmado entre a Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco (EGAPE). As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/SbM9oK2zcwxagwBCA, até o dia 31 de agosto. Serão ofertadas 150 vagas para servidores que atuam na área da Primeira Infância, em Pernambuco, na condição de técnicos e/ou gestores. Deste total, 20% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, oriundos de povos e comunidades tradicionais ou pessoas com deficiência.

Para participar da seleção, é necessário ser servidor ou empregado público da administração pública do Poder Executivo no âmbito estadual e municipal, com atuação em Pernambuco e na área da Primeira Infância. Também é pré-requisito ser graduado nas áreas de ciências humanas, sociais ou saúde, com diploma em curso reconhecido pelo MEC. “Pernambuco tem a honra de ter lançado de forma pioneira este curso no Brasil. Acabamos de realizar a formatura da primeira turma, com 101 formandos, 53 projetos elaborados, 45 municípios participantes e mais de 500 mil crianças, de 0 a 6 anos, impactadas em todo o estado. O nosso desejo, que reflete o da governadora Raquel Lyra, é que possamos multiplicar esses números e avançar cada vez mais no aprimoramento das políticas públicas voltadas para a primeira infância do nosso estado”, frisou a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.

O Edital está disponível no site da UPE (www.upe.br/editais). O candidato deverá enviar, por meio do link mencionado, os documentos comprobatórios solicitados no edital. O processo de seleção será procedido por uma Comissão de Seleção composta por profissionais da Universidade de Pernambuco (UPE). A homologação e divulgação do resultado final da seleção será no dia 22 de setembro e o início das aulas está previsto para o dia 06 de outubro de 2025.

Residência Intersetorial em Primeira Infância:É uma iniciativa inédita no Brasil, focada em formar profissionais de nível superior nas áreas de saúde, educação e assistência social, com objetivo de capacitá-los para atuar como técnicos e gestores em políticas públicas intersetoriais voltadas para a primeira infância em Pernambuco. O Programa tem carga horária de 740 horas, distribuídas em 13 componentes curriculares a serem realizados no formato de Educação a Distância (EAD), 240 horas de Atividades Complementares e 120 de elaboração e execução do projeto de intervenção e um momento presencial ao final do curso para socialização dos projetos construídos e executados nos espaços profissionais dos participantes do curso. A duração prevista do Curso é de 12 meses, de outubro de 2025 a setembro de 2026, para a complementação dos créditos e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Formatura: Nesta quinta-feira (7), a governadora Raquel Lyra comandou a solenidade de formatura dos primeiros 101 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social que concluíram a primeira turma do programa pioneiro, que uniu teoria e prática na qualificação dos profissionais que atuam nos territórios com foco no cuidado integral à primeira infância.

“(Raquel Lyra) é perseguida de forma desumana por atores políticos locais, mesquinhos, pequenos, com o único objetivo de tentar impedir que o seu governo avance”, diz Mendonça Filho

O deputado federal Mendonça Filho, do União Brasil, concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. Ele falou sobre a atuação e desempenho da governadora Raquel Lyra, do PSD, com quem ele mantém uma sólida aliança política/eleitoral.

Segundo Mendonça, ele tem plena confiança no trabalho de Raquel Lyra. “Ela é uma pessoa séria e trabalhadora, que muitas vezes é perseguida de forma desumana por atores políticos locais, mesquinhos, pequenos, com o único objetivo de tentar impedir que o seu governo avance, mas ela está se saindo cada vez melhor”, disse ele.

O deputado frisou ainda que Raquel tem feito um governo ‘verdadeiramente de mudança e que está sintonizado com o povo’. “Fiz uma pesquisa recente onde sua avaliação positiva já supera a negativa. Ela enfrentou dificuldades no começo de sua gestão, em razão da ‘herança’ deixada pelas gestões do PSB, mas agora ela está bem e cada vez mais forte”.

Em encontro do Esfera no Recife, governadora Raquel Lyra apresenta ações diante do tarifaço e destaca avanços na infraestrutura

Durante o painel Esfera Infra, a gestora ressaltou plano emergencial para manter produção e ampliar destinos internacionais para produtos pernambucanos

No seminário Esfera Infra que debateu infraestrutura no cenário nacional, realizado neste sábado (9) no Recife, a governadora Raquel Lyra destacou as ações do Governo de Pernambuco para enfrentar os impactos do pacote de sobretaxas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Entre as medidas analisadas e estruturadas pela gestão estadual, estão apoio logístico ao setor produtivo, operações de crédito para compensação e abertura de novos mercados, como Europa e China, para escoar a produção.

O chamado tarifaço atinge diretamente a fruticultura irrigada e o setor sucroalcooleiro do Estado, especialmente no Sertão do São Francisco e na Zona da Mata. Durante o painel com o tema “Potência Nordeste”, que foi dividido com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a gestora Raquel Lyra ressaltou que Pernambuco tem mantido um diálogo permanente com o governo federal, incluindo reuniões com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para construir soluções emergenciais que evitem prejuízos à produção e ao emprego.

“Temos dois pontos importantes, que é a questão da distribuição do açúcar e da manga, ambos com janela aberta para exportação. São 120 mil empregos diretos gerados a partir da fruticultura irrigada, por exemplo. Estamos trabalhando muito, junto com o governo federal, acreditando na força do diálogo para que essa safra não se perca e os empregos sejam mantidos na ponta, quer com subvenção, quer com novas oportunidades de mercado. É nosso compromisso com o setor produtivo e é nosso compromisso com os trabalhadores da agricultura de Pernambuco”, destacou a governadora.

Desde o início do anúncio da taxação pelos Estados Unidos, a governadora abriu um grupo de trabalho na gestão para conversar com os setores econômicos e criar o plano de soluções para evitar maiores impactos.

Também presente no painel “Potência Nordeste”, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, comentou os desafios enfrentados pelo estado em decorrência do tarifaço. “Estamos buscando luz das ferramentas do estado para poder mitigar esses impactos. O sal, por exemplo, é uma cadeia produtiva muito importante no Rio Grande do Norte. De forma que, medidas estão em curso, ao mesmo tempo em que estamos nesse diálogo com o governo federal”, afirmou Fátima Bezerra.

*INFRAESTRUTURA* – Ainda no evento, a governadora Raquel Lyra apresentou iniciativas e investimentos em infraestrutura que vêm sendo realizados em Pernambuco para ampliar a competitividade e atrair novos negócios.

As ações incluem a dragagem do porto interno e externo de Suape, modernização de aeroportos e avanços em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. “A nossa concessão da Compesa está próxima de sair, ao mesmo tempo em que estamos trabalhando para a retomada das obras da Transnordestina, que em breve estarão acontecendo aqui no estado, e realizando obras importantes no Porto de Suape e em aeroportos pernambucanos. Queremos garantir novos investimentos para uma região que é solução para o Brasil, diante do seu potencial logístico, da geração de energia limpa e da sua colocação geográfica estratégica”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Caruaru City estreia em casa no Campeonato Pernambucano A2

O Caruaru City vai estrear em casa no Campeonato Pernambucano da Série A2. O Leopardo inicia sua caminhada pela volta à elite do futebol estadual contra o Vitória, no dia 30 de agosto, às 15h, no estádio Antônio Inácio de Souza, o Vera Cruz, em Caruaru.

A Federação Pernambucana de Futebol divulgou, nesta sexta-feira (8), a tabela com todos os jogos da primeira fase da competição. O Caruaru City está no Grupo A do campeonato e fará oito jogos na primeira fase, em sistema de ida e volta. Além do Vitória, o clube irá enfrentar Águia de Cumarú, Porto e Ypiranga.

O Campeonato Pernambucano Série A2 deste ano terá 10 equipes na disputa. Apenas o campeão garantirá vaga na primeira divisão no próximo ano. Na primeira fase, os clubes serão divididos em dois grupos, jogando entre si em partidas de ida e volta. Avançam às semifinais os dois melhores dois melhores de cada grupo. De acordo com a FPF, as semifinais e a final serão em jogos únicos e contarão com o uso do VAR.

O Caruaru City vem forte com a preparação. A equipe caruaruense começou os trabalhos no início do mês de julho e vai em busca do objetivo de ser o representante de Caruaru na Série A1 do Campeonato Pernambucano em 2026.

*Ingresso grátis:* O Caruaru City iniciou uma campanha para lotar o estádio Vera Cruz na estreia do clube no Campeonato Pernambucano, no dia 30, contra o Vitória. A diretoria do Leopardo vai garantir ingresso grátis para os torcedores que fizerem o cadastro no plano ‘O Clube de Todos’, através do site caruarucity.com.br/sejasocio

*Novos uniformes:* O Caruaru City marcou para o próximo dia 19 deste mês a apresentação dos novos uniformes para o estadual. O Clube irá realizar um jantar para sua torcida, no Restaurante Maricai. A pulseiras podem ser adquiridas no site loja.caruarucity.com.br e também pelo whatsapp (81) 9 9799-6460.