Caravana do Direito Animal chega a Ibirajuba com palestra de Anderson Correia para 300 estudantes

O pré-candidato a deputado estadual e vereador Anderson Correia (PP) promoveu mais uma edição da Caravana Direito Animal, que percorre diversos municípios pernambucanos com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos e o respeito aos animais. Desta vez, a iniciativa chegou à cidade de Ibirajuba, onde nesta sexta-feira (8) Anderson palestrou para cerca de 300 estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Moreira da Costa.

Durante o evento, o advogado animalista abordou temas relacionados à proteção animal de forma leve e séria, promovendo um debate importante para a formação de uma cultura de respeito e amor pelos animais. Anderson destacou a receptividade dos jovens e a importância de ações educativas nesse sentido. “A Caravana é um sucesso por onde passa, pois levamos o tema com muita leveza e seriedade, conscientizando todos que são alcançados por este projeto acerca dos direitos dos animais. É maravilhoso ver o interesse dos estudantes, que demonstram um caráter de respeito e amor pelos animais. Quero agradecer ao convite da gestão da EREM Manoel Moreira da Costa, que faz um trabalho excelente na promoção da educação”, afirmou.

A “Caravana Direito Animal” percorre diversas cidades pernambucanas e está aberta a convites de escolas públicas e privadas, câmaras municipais, faculdades e outras instituições interessadas. Para solicitar a presença do projeto, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (81) 97341-5825, canal oficial do gabinete do vereador. Reconhecido em todo o estado por sua atuação firme na defesa dos animais e pela proposição de políticas públicas na área, Anderson Correia reforça, com a Caravana, seu compromisso em formar uma nova geração mais consciente, empática e engajada com o bem-estar animal.

Abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025 é marcada por grande celebração cultural em Serra Negra, no município de Bezerros

A governadora Raquel Lyra prestigiou a abertura da festividade, que segue até este domingo (10)

O distrito de Serra Negra, em Bezerros, no Agreste Central, viveu uma noite histórica nesta sexta-feira (8), com a abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025. Prestigiada pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, a festa transformou as ruas e 10 polos culturais em um grande palco a céu aberto, com shows gratuitos e ações de cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, gastronomia e economia criativa. Após passar por Salgueiro, Triunfo e Buíque, o festival aportou na Serra reunindo moradores e turistas para celebrar as mais diversas expressões culturais do Estado.

“O Pernambuco Meu País é um festival que já se consolidou. Com ele não temos apenas shows musicais, ao longo de todo o dia acontecem apresentações de manifestações culturais, oficinas e ações que dão acesso a diversas linguagens artísticas, aproximando todos da cultura. Ele garante, também, que o empreendedorismo local possa gerar renda, especialmente na gastronomia, e que, por meio da arte, o nosso povo possa sobreviver”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O Festival Pernambuco Meu País também conta com o Rede PE, que leva serviços, formação e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, reforçando o compromisso de unir arte, cidadania e desenvolvimento social.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou o impacto positivo do festival no turismo local. “Aqui em Bezerros estamos registrando 100% de ocupação na rede hoteleira, com muitas pessoas procurando casas e chácaras para alugar. São turistas de outros estados e municípios subindo a Serra Negra para conhecer a nossa cultura e tradição”, enfatizou o titular da pasta.

Na noite desta sexta, o palco Pernambuco Meu País foi tomado por grandes nomes da música nacional, em uma mistura de diferentes estilos e gerações. Lia de Itamaracá encantou com a sua ciranda, a Banda Ave Sangria trouxe o rock psicodélico pernambucano, o Barão Vermelho fez o público cantar seus clássicos e Ana Carolina encerrou a programação com sua voz marcante e sucessos que emocionaram a plateia.

“Serão três dias com uma programação recheada, e o clima da região é um elemento a mais que torna tudo mais charmoso e pulsante. Serra Negra já é um local que recebe turistas regularmente e que, neste fim de semana, contará com uma agenda especial de atrações que já começaram por aqui”, pontuou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, chamou atenção para o impacto do festival no desenvolvimento das cidades do interior. “Com ações como esta nós conseguimos fomentar também o turismo, o desenvolvimento econômico dessas regiões, dar acesso à cultura às pessoas que normalmente não alcançam todas essas linguagens, além de valorizar os nossos artistas”, ressaltou. Entre os dias 8 e 10 de agosto, o palco Pernambuco Meu País também marca presença em Taquaritinga do Norte, compondo a programação do Festival Café Cultural 2025.

Nos três dias de festival em Bezerros, 390 agentes das forças de segurança – Polícia Militar (PMPE), Polícia Civil (PCPE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE), atuarão de forma integrada, assegurando a tranquilidade do evento.

“Estamos recebendo, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Pernambuco Meu País. Agradecemos a toda equipe do Governo do Estado que sabe de perto o que a cultura faz com o seu povo. Ficamos muito felizes em receber novamente grandes nomes da cultura pernambucana e nacional se encontrando aqui em Serra Negra”, celebrou a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino.

Estiveram presentes na festividade o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e João de Nadegi; os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe) e Padre Joselito (Gravatá); o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); além do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), João Baltar Freire.

Boteco Tio Luiz recebe Banda Sedutora e Paulinha Santos neste sábado (9)

O Boteco Tio Luiz será palco, neste sábado (9), de uma noite especial dedicada ao brega, com apresentações da Banda Sedutora e da cantora Paulinha Santos. O evento começa às 20h30 e o ingresso custa R$ 20.

Localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, em frente ao Caruaru Shopping, o Boteco Tio Luiz oferece um cardápio variado com petiscos e bebidas, além de promoções especiais: na compra de duas cervejas Amstel, a terceira é gratuita; e três “litrinhos” de Devassa saem por R$ 10.

A casa promete reunir público amante do brega romântico para uma noite de música ao vivo, gastronomia e diversão.l

Governo de Pernambuco lançará licitação do Aeroporto de Caruaru

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), lançará o edital de licitação para requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central. Essa é mais uma etapa para que as obras de modernização e ampliação possam acontecer.

“A requalificação do Aeroporto de Caruaru foi um compromisso assumido na nossa gestão e que ganha mais uma etapa agora. Também estamos cuidando do Aeroporto de Fernando de Noronha e avançando em outras inúmeras obras estruturais a partir da requalificação de estradas e de obras hídricas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O projeto prevê investimentos na pista de pouso e decolagem para o recebimento de aeronaves de maior porte, ampliação do pátio de aeronaves e construção de um novo estacionamento. A licitação traz a previsão de R$ 138 milhões investidos nas obras do aeroporto.

“O Aeroporto Oscar Laranjeira é uma entrega importante e estratégica da gestão Raquel Lyra, não só para Caruaru, mas para todo o Agreste e também para o nosso Polo de Confecções. Esse investimento é importante porque vai ampliar e modernizar a unidade, garantindo mais desenvolvimento econômico para toda a região”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Desde o início da gestão Raquel Lyra, os investimentos na unidade foram retomados. Entre eles, a instalação do balizamento noturno, melhorias na pista de pouso e decolagem, e reforço no sistema de combate a incêndio.

A unidade faz parte do sistema aeroportuário de Pernambuco e é primordial para o desenvolvimento econômico da região, bem como para o fortalecimento da aviação regional.

Raquel Lyra inaugura novas quadras poliesportivas no Recife; são mais de 200 equipamentos entregues pelo Juntos pela Educação

Quatro unidades nos bairros de Apipucos, Água Fria, Ibura e Jordão foram beneficiadas com a entrega

Fortalecendo as atividades educativas e esportivas da rede estadual de ensino, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (8), quatro quadras poliesportivas em escolas localizadas no Recife. A iniciativa faz parte do plano de requalificação da infraestrutura das escolas públicas, previsto no programa Juntos pela Educação. Desde janeiro de 2023, já foram construídos e requalificados 215 equipamentos. As entregas foram acompanhadas pela vice-governadora Priscila Krause.

Ao chegar nas escolas, a gestora recebeu homenagens e promoveu rodas de conversas com os alunos para ouvir suas demandas. “Com as quatro quadras entregues hoje, já somamos mais de 200 quadras em todo o Estado. Nós estamos atuando para garantir mais profissionais, com mais de 11 mil nomeações de profissionais da Educação, e trabalhado fortemente na melhoria da infraestrutura das escolas. Estamos reformando e entregando escolas e promovendo requalificação nas escolas que, por muito tempo, não receberam nenhum tipo de investimento. Mas os tempos mudaram e o Juntos pela Educação tem reestruturado a educação do Estado”, afirmou a governadora.

As unidades contempladas são: Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, no Ibura; Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Maria Rita da Silva Lessa, no Jordão; Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Cândido Duarte, em Apipucos; e a Escola Técnica Estadual (ETE) Alfredo Freyre, em Água Fria. Ao longo do mês de agosto, outras 16 quadras devem ser entregues e até o fim do ano, a rede chegará à marca de 250 quadras novas.

Com investimento total de R$ 3,5 milhões, as quatro quadras poliesportivas são devidamente cobertas e iluminadas e foram construídas assegurando segurança e funcionalidade para a realização de atividades esportivas e pedagógicas. A arquibancada instalada com espaço reservado para cadeirantes (PCD), conforme normas de acessibilidade. A demarcação esportiva do espaço possibilita a prática de futsal, vôlei e basquete.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a importância de espaços como estes para o desenvolvimento dos estudantes. “O impacto das novas quadras é grande porque existe a possibilidade da prática do esporte, além de criar um espaço de convivência. A quadra representa mais inclusão e a possibilidade do estudante, da gestão e da comunidade utilizarem de diversas formas”, disse.

Letícia Damasceno, 17 anos, é aluna da escola Professor Cândido Duarte e comemorou a entrega. “É uma realização para nós. Agora, podemos fazer as aulas de educação física num local adequado. É um marco e um dia muito feliz para nossa escola”, pontuou.

Já o professor de Educação Física, Luiz Carlos, apontou que há anos aguarda a quadra. “Sou funcionário da escola desde 2018, e essa quadra era um sonho antigo. Agora, temos um espaço seguro que vai trazer muito mais conforto aos nossos estudantes”, contou.

Presente nos eventos, o vereador do Recife Davi Muniz comentou sobre os investimentos realizados na educação do Estado. “Nunca vi um governo tão atuante na área da educação. Já são 215 quadras reformadas em Pernambuco. Só hoje, são quatro entregues, resultado dos mais de R$ 5 bilhões para a educação. E esse investimento vem transformando Pernambuco. Em pouco tempo, estamos vendo o que é gestão de verdade, com trabalho e presença”, comentou.

Acompanharam as entregas as secretárias Ivete Lacerda (Esportes), Joanna Figueirêdo (Justiça e Direitos Humanos), Juliana Gouveia (Mulher), o secretário Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire.

Alvoro e Gabriel Porto recebem homenagem Jaboatão

Álvaro e Gabriel Porto recebem título de cidadão de Jaboatão dos Guararapes

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto,

e o presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela, Gabriel Porto, receberam, nesta sexta-feira (08.08), o título de cidadão de Jaboatão dos Guararapes. Além deles, foram agraciadas outras seis autoridades.

Para o deputado, é um privilégio passar a ter cidadania de uma terra que foi palco de lutas históricas e é dona de uma riqueza cultural singular.

“Receber o título de cidadão de Jaboatão dos Guararapes, um município que tem imensa representatividade para a Região Metropolitana e para Pernambuco é, acima de tudo, uma honra”, disse Álvaro Porto.

Ele salientou ainda que a relação com Jaboatão vem de longe, e foi iniciada por meio do irmão Eduardo Porto, que é morador da cidade e ali atuou como delegado e vereador.

“Ao acompanhar o trabalho de Eduardo na Câmara e, depois, como deputado representante do município na Assembleia, fui me aproximando, conhecendo e passando a admirar e a gostar de Jaboatão”, observou.

Por sua vez, Gabriel, que é pré-candidato a deputado federal, destacou as parcerias firmadas com lideranças do município e afirmou estar grato por receber o título de cidadão.

“Aqui que comecei minha formação médica, iniciando minha trajetória profissional e humana. É neste solo que, com muito esforço e fé, ajudei a construir uma escola que hoje não apenas educa, mas também gera empregos e oportunidades. Tenho raízes neste município: minha família está entrelaçada com a história de Jaboatão”, disse, lembrando que o tio Eduardo Porto foi vereador do município e que os sogros são moradores de Jaboatão.

Álvaro e Gabriel agradeceram ao presidente da Câmara e aos componentes da Casa Vidal de Negreiros, destacaram o trabalho e a liderança de Belém e parabenizaram os vereadores pelo novo plenário. Asseguraram também que permanecerão trabalhando em favor de Jaboatão dos Guararapes e do bem-estar da população.

HOMENAGENS – A proposição dos títulos foi de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Getúlio Belém. A aprovação se deu de forma unânime. As homenagens marcaram também a inauguração das novas instalações da Casa Vidal de Negreiros.

De acordo com Belém, a honraria é um gesto simbólico, mas também o reconhecimento do compromisso dos agraciados com o desenvolvimento de Pernambuco e de Jaboatão. “Como presidente da Câmara, faço questão de valorizar quem soma forças pela nossa cidade e reforça, com ações, o respeito ao nosso povo”, afirmou.

Foram também agraciados a primeira-dama do município, Andréa Medeiros; o desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto; o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Francismar Pontes; o deputado estadual João Victor Queiróz do Nascimento (João de Nadegi); o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior; a promotora de Justiça Ana Luiza Figueiredo; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Rodrigo Novaes.

Marcaram presença o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros; a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; vereadores e lideranças de Jaboatão.

Mulheres do Hip Hop do interior do estado se reúnem neste domingo (10) para discutir políticas públicas

Neste domingo (10), Caruaru, no Agreste pernambucano, recebe a Conferência livre “Hip Hop do Interior em Movimento: Mulheres por Igualdade e Contra a Violência de Gênero”. O evento acontece a partir das 13h, na Secretária Municipal da Mulher, localizada no Edifício Corália Menezes, na Rua dos Expedicionários, nº 30, centro da cidade.

A iniciativa faz parte de um movimento nacional voltado à eleição de representantes, as chamadas delegadas, que irão defender propostas a serem priorizadas nas políticas públicas na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em Brasília no mês de setembro. As eleitas em todo território nacional vão contribuir para a Plataforma das Mulheres, elaborada pelo Ministério das Mulheres.

No encontro, poderão ser escolhidas até três nomes, conforme o número de participantes da conferência: a partir de 10, uma delegada pode ser escolhida; com 51, serão duas eleitas; e com 101, serão três.

A ocasião será a segunda conferência livre promovida pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop em Pernambuco (FNMH2PE), que realizou a reunião em Recife no último sábado, 2 de agosto. Dessa vez, a proposta é agregar integrantes do movimento do interior do Estado. Além de Caruaru, onde será sediado o evento, o coletivo espera receber mulheres de cidades como Garanhuns, Surubim, Pesqueira e Arcoverde.

A b-girl, comunicadora popular e uma das candidatas à delegada, Master Vênus, defende a importância de os territórios fora da Região Metropolitana do Recife (RMR) terem representação. “Nós que estamos em regiões descentralizadas, fora da capital, temos vivências diferentes. Por isso, precisamos desse espaço de debate para as mulheres do interior”.

A programação vai contar ainda com atividades culturais. Irão se apresentar as cantoras N.I.X. Machine, Marília Ferro e Quequel Santana; os grupos de dança Twerk Caruaru e Mulheriu Gang Crew e as dançarinas Niny Nascimento e Marisflora. A poesia vai ficar por conta de PK, Froyd, Tayna Cabocla e Saturno. Uma batalha de rima protagonizada por mulheres (Batalha do Pátio) completa o encontro, com set da DJ Gabiiiiiip (Gabriela Ambrósio). Além disso, as grafiteiras e artistas visuais Manda, Dan e Froyd expõe seu trabalho durante todo o evento.

*Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop em Pernambuco*

Iniciada em 2018 e retomada há pouco mais de dois anos, a FNMH2PE reúne fazedoras de cultura de Pernambuco ligadas aos cinco elementos do Hip Hop, debatendo pautas específicas da categoria e questões que afetam as mulheres em geral. Em 2025, o coletivo lançou a campanha “Mais Hip Hop, Menos Violência Contra a Mulher”, que conta com rodas de diálogo sobre violência de gênero, protocolo de acolhimento às vítimas e cartilha informativa já referenciada pelo Ministério das Mulheres.

Conferências

A 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres será realizada em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. O evento reunirá delegadas eleitas em conferências estaduais, municipais e livres em todo o país para apresentar propostas que formarão a Plataforma das Mulheres, documento que sistematiza as prioridades em políticas públicas defendidas pelas representantes. Para cada conferência, é possível eleger 1 delegada com 10 a 50 participantes, 2 delegadas com 51 ou mais, e até 3 delegadas com 101 ou mais, o que torna essencial a ampla mobilização feminina para garantir maior representatividade.

Serviço

Conferência Hip Hop do Interior em Movimento: Mulheres por Igualdade e Contra a Violência de Gênero

Quando: 10 de agosto, a partir das 13h

Onde: Edifício Corália Menezes, Rua dos Expedicionários, n 30, Secretaria da Mulher de Caruaru

Credenciamento no local

Gratuito

Jorge Quintino solicita recursos para ampliação do CAMPI em Caruaru

Vereador pede articulação junto ao Governo Federal para garantir mais investimentos no atendimento a estudantes com TEA

O vereador Jorge Quintino (PODE) formalizou um pedido ao deputado federal Fernando Monteiro, solicitando articulação direta com o Governo Federal por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde, para que sejam ampliados os recursos destinados para o atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Caruaru.

Os recursos serão destinados ao CAMPI – Centro de Referência Multidisciplinar Pedagógico e Inclusivo, que atua há mais de um ano com serviços para esse público.

Sobre o CAMPI:

O CAMPI é uma iniciativa pioneira que oferece atendimento especializado e multidisciplinar a alunos com TEA da rede municipal de ensino, além de suporte às famílias e escolas. O Centro ainda conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de áreas como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, entre outras.

Apenas no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 32 mil atendimentos, beneficiando 750 estudantes em Caruaru.

Caruaru encerra fase regional da Superliga C de Vôlei e reforça protagonismo no esporte

Caruaru foi palco, entre o domingo (03) e a quinta-feira (07), da fase regional – Nordeste 1 – da Superliga C de Vôlei Feminino. A competição reuniu cinco equipes, de Pernambuco, Alagoas e Bahia, movimentando o cenário esportivo da região, confirmando a cidade como referência na realização de grandes eventos.

Após cinco dias de disputas intensas, a equipe do Adas/PE sagrou-se campeã, somando 11 pontos. O Central Vôlei, representante de Caruaru, conquistou a segunda colocação, com 9 pontos, seguido pelo Salvador Vôlei (6 pontos), CRB/AL (4 pontos) e Clube Matense/BA (0 pontos).

Para o Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel, sediar a competição fortalece o projeto de Caruaru em consolidar-se como um centro esportivo de destaque nacional.

“Foi uma semana de muito voleibol e de valorização do esporte em nossa cidade. Receber equipes de diferentes estados e oferecer uma estrutura à altura mostra que Caruaru está preparada para eventos deste porte. Isso reforça o título que buscamos, de Cidade Americana do Esporte, e amplia o legado esportivo para nossa população”, destacou.

Com mais este evento de expressão, Caruaru reafirma sua posição estratégica no desenvolvimento esportivo regional e nacional, impulsionando o calendário local e fortalecendo a imagem da cidade como destino para grandes competições.

César Jacinto suicidou-se; veja laudo com exclusividade

O empresário do setor imobiliário e dentista César Jacinto, suicidou-se em um quarto de hotel na rua da Aviação, bairro Santana.

Segundo testemunhas, ele chegou ao local no dia 02 de julho. “Ele não era visto pelos funcionários do hotel desde o último dia 02 de agosto. Alguns hóspedes sentiram mau cheiro e informaram na recepção. Foi então que a polícia foi chamada”, disse um dos policiais militares.

o caruaruense foi encontrado com um cinto no pescoço e comprimidos em volta do corpo. Veja laudo: