Lula homologa três novas terras indígenas no Ceará

06/8/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de homologação de terras indígenas. Palácio do Planalto, Brasília – DF.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologou nesta quarta-feira (6) três terras indígenas no Ceará. Ele assinou as portarias com o reconhecimento das áreas no último dia da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que reuniu em Brasília cerca de 5 mil participantes de cerca de 100 povos de todo o Brasil.

As terras homologadas foram as seguintes: Pitaguary, Lagoa da Encantada e Tremembé de Queimadas. Lula afirmou que o reconhecimento das áreas ancestrais devolverá a autonomia aos povos originários das regiões.

“Agora é criar condições para que vocês possam fazer o uso que acharem melhor daquela terra e poderem continuar criando a família de vocês”, declarou Lula. “Vocês precisam aproveitar que nós estamos no governo. Eu tenho certeza que nós somos a melhor chance que os povos indígenas deste país têm para conquistar as suas terras”, acrescentou.

Com os novos atos, subiu para 16 o total de terras indígenas homologadas desde 2023. Segundo o Palácio do Planalto, o governo superou o compromisso firmado no período de transição que previa 14 áreas homologadas.

As três novas terras indígenas estão incluídas no acordo de cooperação técnica assinado em 2023 entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o governo do Ceará. A homologação é a última fase do processo de demarcação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que começou em 2024, e antecede o registro em cartório das áreas em nome da União.

Ao assinar as portarias, Lula elogiou a resistência dos povos indígenas diante da lentidão dos processos de demarcação. “Vocês, com paciência, sofrem, passam necessidade, passam frio, sofrem calor, passam fome e não desistem. É uma coisa que me dá muito orgulho: a capacidade que vocês têm de resistir neste país”, declarou.

A ministra Sônia Guajajara classificou as homologações como “mais um momento histórico e importante da gestão do presidente Lula”. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, defendeu que as políticas indigenistas tenham continuidade. “No seu governo, presidente, avançamos na demarcação e no reconhecimento do papel da Funai.”

Detalhamento

Habitada por cerca de 290 indígenas da etnia Tremembé, a Terra Indígena Tremembé de Queimadas fica no município de Acaraú. A terra indígena foi declarada de posse permanente do povo citado por uma portaria do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União em abril de 2013.

Estendendo-se pelos municípios de Maracanaú, Pacatuba e Maranguape, a Terra Indígena Pitaguary abriga 2.940 indígenas do povo Pitaguary. A posse permanente tinha sido declarada em dezembro de 2006.

Habitada por 340 indígenas Jenipapo-Kanindé, a Terra Indígena Lagoa Encantada fica no município de Aquiraz. A posse permanente tinha sido declarada em fevereiro de 2011.

Polícia Federal realiza apreensão de canetas de emagrecimento

A Polícia Federal deu cumprimento nesta quarta-feira (06/08), por volta das 6h, a 01 (um) Mandado de Busca e Apreensão em desfavor de uma suspeita de 48 anos, residente no Bairro de Parnamirim-Recife/PE-(não possui antecedentes criminais).

O Mandado de busca foi expedido pela 13ª Vara da Justiça Federal-PE e as investigações tiveram início através de denúncias recebidas pelo site da Polícia Federal (Comunica PF – https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crime), que davam conta de que a suspeita estaria comercializando Mounjaro por meio de sua rede social, medicamento também conhecido como caneta de emagrecimento, mas indicada para o tratamento de diabetes.

Ao chegar no local, os policiais federais conseguiram localizar e arrecadar não apenas caixas de MOUNJARO (Tirzepatide), mas também algumas unidades do medicamento RETATRUTIDE (também utilizando por quem deseja perder peso), que ainda se encontra em fase de estudos clínicos, não tendo sido liberado pela ANVISA, tratando-se, portanto, de produto proibido no Brasil. O crime investigado é o contido no artigo 334-A, § 1º, inciso II do Código Penal (Contrabando), cuja pena varia de 2 a 5 anos de reclusão.

Ação da Polícia Federal e Receita Federal apreende 1kg de ecstasy

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, prendeu em flagrante, nesta semana, um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu em Recife-PE, durante operação de vigilância relacionada ao combate ao tráfico interestadual de entorpecentes.

As investigações apontaram que uma encomenda contendo drogas sintéticas seria entregue, via Correios, em um endereço situado no bairro da Madalena. Com base nas informações, as equipes federais montaram campana no local e realizaram a abordagem no momento da entrega. Ao verificar o conteúdo da caixa, foram encontrados cerca de 1.000 comprimidos de ecstasy – substância entorpecente de alto poder estimulante.

Além da droga, foram apreendidos apetrechos utilizados para estampar a marca do produto ilícito, além de aparelhos. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Recife/PE, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Após os procedimentos de praxe, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e apresentado à audiência de custódia, onde teve a prisão preventiva decretada. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Gilmar Mendes ironiza cancelamento de visto dos EUA

Brasília (DF), 08/01/2025 - Foto feita em 12/12/2024 - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante entrevista para a Agência Brasil.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou nesta quarta-feira (6) a decisão do governo do presidente Donald Trump que cancelou o visto de entrada de ministros da Corte nos Estados Unidos.

Durante o lançamento do livro Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade, escrito pelo próprio ministro, o decano no STF disse que a democracia constitucional envolve limites e “não há soberanos”.

“Nós temos falado em nossos desafios institucionais. Eu já tive a oportunidade de dizer que poderia estar contando [isso] em Roma, Paris e Lisboa, agora não em Washington”, disse o ministro, provocando risos da plateia.

Mais cedo, Gilmar Mendes reafirmou apoio a Moraes, que é o relator das ações penais sobre a trama golpista ocorrida no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No mês passado, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que determinou a revogação dos vistos de Moraes, seus familiares e “aliados na Corte”.

Em seguida, o governo Trump anunciou a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes. A norma norte-americana prevê a aplicação de restrições para quem é considerado violador de direitos humanos.

Dólar fecha abaixo de R$ 5,50 pela primeira vez em quase um mês

Dólar

A entrada em vigor da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos não interferiu no mercado financeiro nesta quarta-feira (6). O dólar fechou abaixo de R$ 5,50 pela primeira vez em quase um mês. A bolsa de valores subiu mais de 1% e atingiu o maior nível em duas semanas.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (6) vendido a R$ 5,463, com recuo de R$ 0,043 (-0,78%). Exceto na primeira hora de negociação, a cotação operou em baixa e fechou próxima às mínimas do dia.

No menor nível desde 8 de julho, a moeda norte-americana caiu 2,46% apenas nos quatro primeiros pregões de agosto. Em 2025, a divisa recua 11,6%.

O mercado de ações teve um dia de ganhos. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 134.568 pontos, com alta de 1,04%. Subindo pela terceira vez seguida, com alta de 1,59% na semana, o indicador está no nível mais alto desde 23 de julho.

Apesar de o tarifaço do governo Donald Trump passar a valer hoje, o dólar continuou a cair com o aumento das chances de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) cortará os juros a partir de setembro. Nesta quarta-feira, uma diretora regional do Fed disse que os juros básicos nos Estados Unidos devem cair nos próximos meses.

Juros menores em economias avançadas estimulam a migração de capitais especulativos para países emergentes, como o Brasil. Nem a imposição de uma tarifa adicional de 25% para a Índia pelo governo Trump reverteu a queda do dólar.

Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito

06/8/2025 - Hugo Motta preside sessão plenária após obstrução do plenário da Câmara dos Deputados por parlamentares de oposição

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), abriu a sessão plenária na noite desta quarta-feira (6), por volta das 22h30, após um longo período de obstrução e protestos por parlamentares da oposição. Motta criticou a ação dos deputados e disse que as manifestações têm que obedecer o regimento da Casa.

“O que aconteceu entre o dia de ontem e hoje com a obstrução dos trabalhos não faz bem a esta casa. A oposição tem todo o direito de se manifestar, de expressar sua vontade. Mas tudo isso tem que ser feito obedecendo o nosso regimento e a nossa Constituição. Não vamos permitir que atos como esse possam ser maiores que o Plenário e do que a vontade dessa Casa”, disse Motta.

Parlamentares da oposição estão desde ontem (6) obstruindo os plenários do Senado e da Câmara dos Deputados em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles também querem que seja pautada a anistia geral e irrestrita aos condenados por tentativa de golpe de Estado no julgamento da trama golpista, assim como o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Mota disse que os parlamentares não podem priorizar interesses pessoais ou eleitorais.

“Nesta casa mora a solução das construções para o nosso país, que tem que estar sempre em primeiro lugar, e não deixarmos que projetos individuais, pessoais ou até eleitorais possam estar à frente daquilo que é maior que todos nós, que é nosso povo que tanto precisa das nossas decisões”.

O presidente da Câmara pediu diálogo e respeito, mas garantiu firmeza da presidência da Casa.

“Sempre lutarei pelas nossas prerrogativas e pelo livre exercício do mandato. E o exercido do mandato se dá no respeito àquilo que para nós é inegociável, que é o direito de cada um exercer o direito à fala, a se posicionar, e de quem preside a casa de presidir os trabalhos”.

Obstrução

Ao chegar no plenário da Câmara, Motta teve dificuldades de assumir sua cadeira na Mesa Diretora, por obstrução de alguns parlamentares, especialmente os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS).

Mais cedo, o Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados decidiu realizar sessão presencial do Plenário na noite desta quarta-feira (6) às 20h30, mas os parlamentares de oposição demoraram para liberar o espaço para a realização da sessão. O Plenário está ocupado desde ontem por deputados da oposição, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Suspensão

Conforme nota da Secretaria-Geral da Mesa, qualquer conduta que tenha por finalidade impedir ou obstaculizar as atividades legislativas sujeitarão os parlamentares ao Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

O regulamento prevê a apresentação, pela Mesa Diretora, de representação dirigida ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pedindo a suspensão cautelar de mandato de deputado pelo período de seis meses por quebra de decoro.

Conselho Tutelar

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Reimont (PT-RJ) apresentou uma denúncia ao Conselho Tutelar sobre a presença da filha da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) no plenário, que é um bebê de colo. Segundo o deputado, a conduta suscita preocupações quanto à segurança da criança, “que foi exposta a um ambiente de instabilidade, risco físico e tensão institucional”

“Fui chamada pelos colegas e tive que vir com a minha bebê. Será que vão tirar a gente à força?”, questionou a deputada Júlia Zanatta, sentada na cadeira do presidente da Casa, Hugo Motta.

Senado

Mais cedo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou que a sessão deliberativa do Senado desta quinta-feira (7) seja realizada em sistema remoto. Segundo ele, a decisão tem o objetivo de garantir o funcionamento da Casa e impedir que a pauta legislativa seja paralisada por causa da obstrução do plenário do Senado por parlamentares da oposição.

Inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco são prorrogadas

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prorrogou, até as 23h de 11 de agosto, as inscrições para o concurso público de servidores(as) da instituição. O último certame, realizado em 2017, nomeou 2480 candidatos(as) aprovados(as). As inscrições estão sendo feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Confira a publicação feita no Diário de Justiça eletrônico (DJe) desta quarta-feira (6/8).

Além da prorrogação da inscrição, também foram alterados os períodos para upload dos documentos para a Função de Jurado, Nome Social, Atendimento Especial e Atestado/Laudo Médico (Pessoas com Deficiência-PCD; e para upload dos documentos, fotos e vídeo do Procedimento de Heteroidentificação – Negros, que seguem até as 23h do dia 11 de agosto. Já o pagamento das inscrições pode ser feito até 12 de agosto. Os(as) candidatos(as) que precisarem corrigir dados cadastrais no site do IBFC têm das 10h de 12 de agosto até as 17h de 14 de agosto para realizar o procedimento.  

No momento da inscrição, o(a) candidato(a) deverá optar pelo cargo/função e localidade (polo) a que vai concorrer, dentro das opções oferecidas no edital e não será admitida qualquer alteração após a efetivação da inscrição. As vagas são para cadastro de reserva dos seguintes cargos: Analista Judiciário – APJ, Função Judiciária; Analista Judiciário – APJ, Apoio Especializado/Analista de Sistemas; Oficial de Justiça – OPJ; Técnico Judiciário – TPJ, Função Judiciária; e Técnico Judiciário – TPJ Apoio Especializado/Programador de Computador. Já os polos são: Recife (prova em Recife); Região Metropolitana I (prova na RM I); Região Metropolitana II (prova na RM II); Mata Norte/ Agreste (prova em Carpina); Mata Sul/ Agreste (prova em Caruaru); Agreste/Sertão (prova em Arcoverde); Sertão (prova em Petrolina). 

As provas serão aplicadas em datas diferentes para os cargos de nível médio (21 de setembro) e nível superior (28 de setembro), o que permite a inscrição para um cargo de nível médio e um cargo de nível superior, se assim desejar. A prova objetiva contará com o total de 15 questões de conhecimentos gerais valendo 0,5 cada questão e a prova de conhecimentos específicos serão 45 questões valendo um ponto cada. Já a prova discursiva será realizada na mesma data e horário da prova objetiva, sendo composta de 1 (uma) questão de conhecimentos específicos constante no Anexo III do Edital 01/2025

Conheça os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco; Caruaru contemplada com Boi Tira Teima

Resultado do 20º Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV–PE) – Edição 2025 saiu nesta quarta-feira (06/08)

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou nesta quarta-feira (06/08) o resultado do 20º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE). Com a escolha de mais dez mestres, mestras e grupos, o Estado passa a ter 115 Patrimônios Vivos registrados, de diferentes regiões. A eleição ocorreu, nesta manhã, em reunião presencial do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE), na Academia Pernambucana de Letras (APL).

 

Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são: Dona Maria Viúva (Maracatu de Baque Solto  -Glória do Goitá, Zona da Mata), Boi Tira-Teima (Bumba Meu Boi – Caruaru, Agreste), Mestra Mariquinha do Samba de Coco (Samba de Coco – Tupanatinga, Agreste), Maestro Edson Rodrigues (Frevo – Música – Recife, RMR), Mestra Joana Cavalcante (Maracatu de Baque Virado – Recife, RMR), Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (Maracatu de Baque Virado – Recife, RMR), Dona Dá (Carnavalesca – Olinda, RMR), Mestre Lourenço (Artesanato de Palha – Goiana – Zona da Mata Norte), Terezinha do Acordeon (Matrizes do Forró – Recife, RMR) e Xirumba Amorim (Fotografia – Olinda, RMR). Na reunião, na qual foram eleitos os dez novos Patrimônios Vivos, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural fez a leitura dos critérios e diretrizes que foram norteadores para a difícil missão da avaliação das candidaturas e escolha dos contemplados.

 

“Com grande alegria nós acompanhamos a eleição dos mais novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, Estado pioneiro nessa política de preservação e que chega ao número de 115 titulações. Além do reconhecimento, essas pessoas e grupos culturais assumem a responsabilidade de transmitir seus saberes e tradições às gerações do presente e futuro”, celebra a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.

 

SOBRE OS NOVOS PATRIMÔNIOS

 

1. Boi Tira Teima

Criado em 1922, o grupo de Bumba Meu Boi é símbolo da cultura popular caruaruense. Liderado por Mestre Gerson e, posteriormente, por sua esposa Dona Lindaura e o filho Mestre Roberto Gercino, mantém viva a tradição centenária com ações educativas e socioculturais. Atua em festivais e escolas, com destaque para seus projetos formativos e o recente reconhecimento como Ponto de Cultura.

 

2. Dona Dá

Nascida no Recife em 1938, tornou-se figura central do Carnaval olindense. Recebeu o título de Cidadã Olindense por sua contribuição à folia e à cultura local. É símbolo da ligação afetiva e cultural entre as cidades-irmãs Recife e Olinda.

 

3. Dona Maria Viúva

Mestra do Maracatu Estrela da Tarde, fundado em seu terreiro em 1977. Sua vida é dedicada à preservação do maracatu de baque solto e à transmissão de saberes tradicionais através da oralidade e da vivência coletiva. Liderança respeitada, é referência viva da cultura afro-indígena pernambucana.

 

4. Mestra Mariquinha

Guardião do Samba de Coco, dança desde a infância. Após a morte dos primeiros mestres, tornou-se a principal liderança da manifestação em Tupanatinga. Com memória afiada e vasto repertório oral, ensina e inspira novas gerações, mesmo com saúde fragilizada.

 

5. Maestro Edson Rodrigues

Instrumentista e regente, é autor do clássico frevo “Duas Épocas” (1965). Fundador da Banda Municipal do Recife, foi homenageado no documentário Sete Corações. Professor, arranjador e incentivador de novos músicos, é uma das maiores referências do frevo pernambucano.

 

6. Maracatu Nação Raízes de Pai Adão

Fundado em 1998 por descendentes de Pai Adão no Terreiro Obá Ogunté, representa a fusão entre o maracatu e a religiosidade afro-brasileira. Mantém viva a tradição Yorubana há nove gerações, com forte atuação comunitária e sociocultural.

 

7. Mestra Joana Cavalcante

Primeira mulher a liderar uma Nação de Maracatu (Encanto do Pina). Fundadora do movimento feminista Baque Mulher, promove cultura, empoderamento e resistência por meio da arte. Atua nacional e internacionalmente com oficinas, apresentações e projetos sociais voltados à juventude e às mulheres negras.

 

8. Mestre Lourenço

Artesão da fibra da Cana Brava, aprendeu sozinho a confeccionar cestos e utensílios. É referência no artesanato pernambucano e fundador de técnicas que sustentam sua família há décadas. É Mestre Artesão desde 2013 e símbolo de resistência e criatividade.

 

9. Terezinha do Acordeon

Pioneira entre mulheres sanfoneiras, começou a tocar ainda na infância. Gravou dez discos, participou de turnês internacionais e fundou o Bloco Sanfona do Povo. Liderança no forró, atua também em projetos beneficentes e é maestrina da Orquestra Sanfônica de Pernambuco.

 

10. Xirumba Amorim

Fotógrafo, cronista e artista plástico, documenta há mais de 50 anos o cotidiano e as lutas sociais do povo nordestino. Com exposições nacionais e internacionais, sua obra é uma crônica visual da realidade brasileira. Mesmo enfrentando problemas de saúde, segue ativo e comprometido com a arte e a memória coletiva.

 

HISTÓRIA – Pernambuco foi o primeiro Estado a implantar efetivamente uma política de registro das tradições culturais populares e de valorização dos detentores desses conhecimentos tradicionais. A Lei Estadual nº 12.196, de 2 de maio de 2002, instituiu a concessão do título de Patrimônio Vivo do Estado Pernambuco (RPV-PE), que prevê o pagamento de uma pensão vitalícia para os mestres e/ou grupos culturais, selecionados por meio de edital público, lançado anualmente.

 

Como contrapartida, constitui dever do Patrimônio Vivo participar de programas de ensino e de aprendizagem de seus conhecimentos e técnicas organizados pela Secretaria Estadual de Cultura. Desta forma tem-se a garantia de que os saberes de um povo não se extingam, com a morte de um mestre ou grupo da arte de fazer, mas que se perpetue, com seus alunos e aprendizes.

 

Quando passou a vigorar ficou estabelecido que a cada ano deveriam ser registrados três novos nomes. Em 2016, em virtude do aumento significativo de inscrições para concorrer ao RPV-PE, houve a necessidade de ampliar o número de bolsas concedidas. Assim a Lei nº 15.944, de dezembro de 2016, aumentou de três para seis o número de bolsas anuais outorgadas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana.

 

É indiscutível que a Lei de Registro do Patrimônio Vivo significa um grande avanço das políticas públicas para salvaguardar os patrimônios culturais de natureza imaterial do Estado. Ao longo dos últimos anos o incremento das inscrições de candidaturas em todas as regiões de Pernambuco levou à necessidade de ampliar mais uma vez o número de bolsas concedidas. A Lei nº 17.489, de 25 de novembro de 2021, aumentou de seis para dez o quantitativo máximo de candidatos contemplados no RPV-PE.

INOVA PE: governadora Raquel Lyra anuncia instalação do Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD), no Recife Antigo

O parque tecnológico do Recife Antigo irá receber um novo equipamento que oferta formação tecnológica, estímulo ao empreendedorismo e geração de negócios. Com iniciativa do Inova PE, o Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD) será instalado com um investimento total de R$ 18,5 milhões, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Porto Digital. Nesta quarta-feira (6), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço autorizando a obra de requalificação do edifício histórico localizado na rua Dona Maria César, nº 70, no Recife Antigo. O prédio onde será instalado o NERD faz parte do conjunto de iniciativas para revitalizar equipamentos no centro da capital.

“Estamos no coração do Recife para o lançamento de um sonho de todos aqueles que fazem o ecossistema de tecnologia e inovação, que é o NERD, um núcleo de empreendedorismo e formação. Agradeço ao presidente do Porto Digital, Pierre Lucena e ao Finep, por essa parceria. Estamos em um momento de crescimento da nossa economia e esse núcleo irá permitir que a nossa mão de obra possa ser qualificada de maneira eficiente, com formação empreendedora, para alcançar os mercados que estão postos no mundo e olham para Pernambuco de maneira diferenciada”, destacou Raquel Lyra.

O prédio foi cedido pelo Governo do Estado ao Porto Digital para execução e gestão do equipamento. As obras de requalificação terão início ainda este mês, com previsão de conclusão em maio de 2026. O equipamento irá funcionar como o hub operacional da estratégia de desenvolvimento de empresas do Porto Digital. O NERD será o ponto de encontro dos diversos públicos do ecossistema de inovação: de estudantes a interessados em trabalhar na área de tecnologia, a empreendedores, empresários e executivos.

A iniciativa faz parte do programa Inova PE que está investindo mais de R$1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o Estado. “O NERD está dentro do nosso eixo de empreendedorismo inovador. Iremos trabalhar com novas soluções e ideias, formação de talentos e conexão com o mercado de trabalho. O espaço vem com o objetivo de formar pessoas na área de tecnologia no centro do Recife e preparar talentos para atuarem de onde quiserem”, explicou a titular da Secti, Mauricélia Montenegro.

Quando estiver em funcionamento, o NERD irá ofertar educação empreendedora através de um programa imersivo para jovens, incubação para startups em estágio inicial e a geração de negócios, promovendo a participação em feiras setoriais e atraindo investidores, por exemplo. “Esse é o projeto que vai permitir que as empresas se conectem ainda mais e desenvolvam seus negócios, fortalecendo o território do Porto Digital. Chegamos à conclusão de que precisamos formar mais negócios, expandir os que já existem e atrair mais empresas. Esse espaço tem exatamente esse propósito”, comentou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

O evento contou com a participação dos secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Juliana Gouveia (Mulher), Renata Borba, presidente da Fundarpe e Ana Luíza Ferreira, presidente da Adepe. O professor e co-fundador do Porto Digital, Silvio Meira, o diretor financeiro da Finep, Márcio Stefanni e Murilo Guerra, Superintendente do Sebrae.

F

Expansão da Heineken reflete o avanço econômico de Pernambuco, ressalta a governadora Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (6), da inauguração de novas linhas de produção do Grupo Heineken, localizado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A ampliação, que contou com investimento de R$ 1,2 bilhão, vai triplicar a capacidade produtiva da planta, que se torna a maior produtora da marca Amstel no Nordeste. A cerimônia confirma o crescimento econômico do Estado. Segundo dados do Novo Caged divulgados nesta semana, Pernambuco gerou 5.179 novos empregos com carteira assinada em junho e já acumula mais de 25 mil vagas formais criadas no primeiro semestre de 2025.

“Vivemos hoje o melhor crescimento e desenvolvimento econômico dos últimos 15 anos em nosso Estado. Tivemos a alegria de poder consolidar, mais uma vez, a ampliação de investimentos no nosso polo cervejeiro através da empresa Heineken, parceira do nosso Estado. Anunciaram em 2023 um investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão e cumpriram a promessa. O que a gente tem feito aqui em Pernambuco é melhorar o ambiente de negócios, garantir segurança jurídica e infraestrutura para permitir que negócios como esse possam ser ampliados, e a gente virar hub do Nordeste e do Brasil, sendo referência em sustentabilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A unidade de Igarassu tem desempenhado um papel relevante para a geração de empregos na região. Durante o período de obras, a unidade gerou 700 postos de trabalho e, agora, com a conclusão, mais de 130 posições permanentes foram criadas. A empresa conta, atualmente, com 1.200 colaboradores em Pernambuco.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou a importância estratégica de apoiar empresas já instaladas no Estado. “Entendemos logo no começo da nossa gestão que as grandes empresas que já operam aqui conhecem nossa gente e a logística, são os melhores canais para que a gente atraia novos investimentos. Ouvimos esses grupos e ajustamos as normas para destravar esses investimentos”, ressaltou o titular da pasta. A empresa conta com incentivos do Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe).

A unidade de Igarassu é estratégica para abastecer outros mercados-chave do Nordeste, como o Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe. O CEO da Heineken, Maurício Giamellaro, afirmou que Pernambuco oferece segurança jurídica, seriedade e parceria ao setor privado, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento.

“Pernambuco sempre abraçou as indústrias, em especial a Heineken, oferecendo segurança jurídica, econômica e seriedade nas relações. Quando a iniciativa privada percebe que tem as condições necessárias para se desenvolver, o investimento acontece e essa é a prova do trabalho que estamos realizando em parceria com o Governo de Pernambuco”, afirmou Maurício Giamellaro.

A expansão da unidade também reforçou os investimentos em sustentabilidade, com a redução de 30% no consumo de água por meio de tecnologia mais eficiente, a instalação de caldeiras de biomassa e o aumento de 45% na linha de garrafas retornáveis, tornando Igarassu a planta com a maior linha de garrafas retornáveis da Heineken no Brasil.

“Eu tenho certeza de que o meu povo, que trabalha aqui hoje é acolhido. A empresa não só gera emprego e renda, como também cria novas oportunidades”, complementou a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos.