Exposição “Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso” homenageia Arraes e Eduardo na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (06/08), data em que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) celebra seus 78 anos de fundação, foi aberta a exposição _”Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso”_ , que traz aos corredores do Câmara dos Deputados o legado das lutas de Miguel Arraes e Eduardo Campos. A mostra, aberta ao público, reforça o reconhecimento nacional à contribuição de dois líderes à política brasileira.

A abertura foi bastante prestigiada e contou com a presença dos filhos e bisnetos dos homenageados, o presidente nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos; e o deputado federal e líder do PSB na Câmara, Pedro Campos, além de diversas lideranças políticas do parlamento e da cena política nacional.

Em sua fala, o presidente nacional do PSB, o prefeito do Recife João Campos, ressaltou a importância da história de Arraes e de Eduardo para Pernambuco e para o Brasil. “Fazer essa homenagem a dois grandes homens públicos brasileiros, num momento onde o Brasil precisa conhecer e enaltecer suas boas referências é algo que inspira.Todos os dias, na minha cidade e no meu estado, tenho a oportunidade de ouvir pelo menos um testemunho sobre Eduardo e Arraes. Nos altos de Casa Amarela, do Ibura, na periferia do Recife, é impressionante como anos se passaram desde que eles se foram, mas a presença de quem fez bem feito em vida, não tem morte que tire do coração das pessoas. Viva Arraes, viva Eduardo! ”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Pedro Campos ressaltou a importância de ter Arraes e Eduardo como referência, sobretudo num período de constantes ameaças à democracia. “No momento desafiador que a nossa democracia vive, no momento desafiador que os nossos conjuntos progressistas do campo da esquerda vivem, não só no Brasil, mas no mundo todo, eu tenho certeza que as lições de Arraes e Eduardo nos ajudam muito a gente a enfrentar essa caminhada e esse momento. A defesa inegociável da nossa democracia, fazer da política um instrumento para transformar a vida das pessoas, sobretudo as que mais necessitam, e construir consensos necessários para o Brasil avançar são legados que nos inspiram”, afirmou Pedro.

O presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, enalteceu em sua fala a história dos dois homens da maior importância da política pernambucana, brasileira e do Partido Socialista Brasileiro. “Há homens que não passam. São sementes que a terra guarda e o tempo rega. Arraes plantou firmeza. Eduardo semeou coragem. E ambos seguem vivos naquilo que inspiram”, afirmou Siqueira.

EXPOSIÇÃO – Por meio de imagens, documentos e registros históricos, a mostra relembra o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos — avô e neto que marcaram gerações com seu compromisso com a democracia, a inclusão social e a transformação do estado pernambucano.

Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, é lembrado por sua trajetória de resistência à ditadura militar e por políticas públicas voltadas para os mais pobres, como os programas de Educação Rural e apoio ao pequeno agricultor. Eduardo Campos, ex-governador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, deu continuidade ao legado de lutas de Arraes, modernizando a gestão pública e promovendo avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura, sendo responsável por implementar políticas como o Marco Legal, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, o Programa Espacial, o Programa Nuclear Brasileiro e diversos investimentos na área tecnológica do país, como as Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

A exposição é realizada até o dia 15 de agosto, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília e tem visitação gratuita.

Pernambuco mantém liderança na malha aérea do Nordeste em agosto

O Aeroporto Internacional dos Guararapes se mantém como o principal hub aéreo da Região Nordeste no mês de agosto de 2025. A previsão, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 5.858 voos, entre pousos e decolagens. Uma média de 189 operações por dia.

Mesmo em um mês tradicionalmente marcado pela baixa estação, Pernambuco segue à frente de capitais como Salvador e Fortaleza na oferta de conectividade aérea. Os dados foram divulgados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e Empetur.

“A liderança do estado na aviação do Nordeste, mesmo em baixa estação, mostra que estamos no rumo certo. Isso é resultado do esforço conjunto, liderado pela governadora Raquel Lyra, que vem impulsionando o turismo como vetor de desenvolvimento. Pernambuco segue voando alto”, avalia Kaio Maniçoba, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

A malha internacional também continua sendo a maior da região, com 246 voos previstos ao longo do mês, reforçando a posição estratégica de Pernambuco na conexão com destinos da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Entre os destaques estão voos diretos para Lisboa, Madrid, Porto, Santiago, Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Assunção e Orlando. Em agosto, o Aeroporto do Recife ofertará 936.061 assentos. A empresa Gol Linhas Aéreas apresentou crescimento de 8,37% na oferta de assentos em relação a agosto de 2024, seguida pela Latam, com 2,95% de aumento.

Inserção do PSDB critica governo estadual, ressalta independência da Alepe, destaca presença feminina e busca novos filiados

O PSDB de Pernambuco veicula, nesta quarta-feira (06.08), propaganda partidária de TV e rádio em que convida cidadãos a se filiar ao partido,

crítica o governo de Raquel Lyra (PSD), destaca a importância da participação feminina e ainda enfatiza o papel da legenda no fortalecimento da autonomia da Assembleia Legislativa, por meio da liderança do presidente estadual da sigla, deputado Álvaro Porto.

Num comercial de 30 segundos, as mensagens são transmitidas aos ouvintes e telespectadores por Álvaro Porto, Gabriel Porto, presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela, e por Cristiane Moneta, presidente do PSDB Mulher-PE, primeira suplente de deputada federal e Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Procon Recife.

“Pernambuco enfrenta o abandono da saúde, educação e segurança, mas a Assembleia Legislativa está de pé, independente, defendendo o povo e fiscalizando o governo”, inicia o deputado, que é presidente da Alepe. Já Gabriel destaca que liderar com firmeza é uma marca do PSDB, “um partido que tem história e compromisso com o Brasil e Pernambuco e não tem medo de se renovar”, diz. Por sua vez, Moneta destaca que a participação das mulheres na política é essencial. “Com coragem, vamos construir juntos um futuro maus justo”, frisa ela. A inserção é encerrada com um convite à filiação.

Estas são as primeiras inserções de propaganda partidária veiculadas pelo PSDB-PE desde que o deputado assumiu a presidência estadual da sigla, em abril último. Desde lá, Álvaro Porto tem trabalhado para reestruturar a legenda, atrair novos filiados e preparar candidaturas para a disputa eleitoral de 2026. No dia 10 de setembro, nova rodada de comerciais vai ao ar.

Prefeito Rodrigo Pinheiro acompanha último dia de aula da segunda fase dos aprovados no concurso de Agentes de Trânsito

Nessa terça-feira (5), o prefeito Rodrigo Pinheiro esteve na Escola de Governo de Caruaru, acompanhando a aula de conclusão da segunda fase dos alunos do curso de formação dos Agentes de Trânsito da Autarquia de Mobilidade de Caruaru aprovados em concurso público. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal parabenizou a todos os aprovados e desejou boa sorte aos novos servidores públicos.

“Estamos nesta reta final e nós sabemos do esforço de cada um, que não é de hoje. Já há muito tempo que vocês estudavam, almejavam o concurso público que a gente teve a oportunidade de fazer e continua fazendo o maior concurso público da história de Caruaru”, enfatizou.

Rodrigo Pinheiro também destacou que os investimentos realizados na área de trânsito contribuem para o desenvolvimento de Caruaru no tocante da mobilidade urbana e da chegada de novos empreendimentos à Capital do Agreste. Além disso, o gestor da Capital do Forró apontou que os investimentos na segurança viária ajudaram a reduzir o número de sinistros e infrações de trânsito e são essenciais para a conscientização dos caruaruenses: “A gente vem tendo um controle muito maior e é muito mais tranquilo, prova disso foi o São João. Foi o São João que teve o trânsito mais tranquilo da história aqui de Caruaru apesar do grande fluxo de veículos no período junino. Tudo isso é fruto de sinalização, fruto do trabalho de quem já faz parte aqui da AMC”, finalizou.

ESCOLA DE GOVERNO – A Escola de Governo da Prefeitura de Caruaru teve um papel fundamental na formação dos futuros agentes de trânsito. O espaço abrigou as atividades de formação desenvolvidas durante mais de um mês – etapa necessária e prevista no concurso para a aprovação dos futuros servidores municipais.

A capacitação, que conta com o apoio do Governo Municipal, se soma a inúmeras outras iniciativas, coordenadas ou realizadas com a contribuição direta ou indireta da Escola de Governo, que buscam levar qualificação para os servidores municipais e aprimorar a atuação deles nos respectivos setores da Prefeitura de Caruaru.

Prefeitura de Caruaru promoveu oficinas lúdicas em Riacho Doce durante o 6º FestCine Itaúna

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), promoveu uma série de oficinas lúdicas e educativas na comunidade de Riacho Doce, na zona rural do município, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, como parte da programação do 6º FestCine Itaúna – Festival Internacional de Cinema de Itaúna.

As atividades foram realizadas através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), com uma tenda interativa montada em frente à Capela São Joaquim, onde foram desenvolvidas ações voltadas ao público infantil, como pintura de rosto, jogos, confecção de estandarte temático, além da distribuição de materiais informativos e a divulgação de canais de denúncia de violações de direitos.

A iniciativa integrou o calendário permanente do AEPETI, que atua na sensibilização, prevenção e combate ao trabalho infantil, além de sensibilizar sobre outras violações de direitos de crianças e adolescentes, como negligência, abuso, exploração sexual e a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

“O objetivo do festival é difundir o audiovisual, sair do centro da cidade e transformar a zona rural de Caruaru em uma sala de cinema a céu aberto. Quando os estudantes se veem na tela, se inspiram a criar novas produções”, disse o realizador do FestCine Itaúna, Paulo Conceição.

Desde 2013, o AEPETI estrutura suas ações em cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; e Monitoramento. Em Caruaru, o programa tem presença constante em feiras livres e eventos de grande porte, como o São João, a Semana Santa, o Pré-Carnaval e datas simbólicas como o 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil) e o 12 de junho (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil).

O trabalho desenvolvido pelo programa em Caruaru tem recebido reconhecimento nacional: em 2023, o município conquistou o 1º lugar no ranking estadual do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI), do Ministério da Cidadania, coo também em 2024, se colocando nesse lugar em dois anos consecutivos.

Prefeitura de Caruaru promove ações do Agosto Dourado com foco no fortalecimento da amamentação

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres, uma programação especial em alusão ao Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O mês é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde de bebês e mães, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde, famílias e toda a rede de cuidado.

A cor dourada foi escolhida por representar o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento completo que contribui para o desenvolvimento saudável da criança e oferece benefícios também para a saúde da mãe. Além de promover, proteger e apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e a continuação de forma complementar até os dois anos ou mais, ampliando o acesso à informação, o apoio às lactantes e o reconhecimento do leite materno como primeira vacina do bebê.

A programação na Maternidade Santa Dulce inclui:

Rodas de conversa com gestantes e puérperas (Roda Dourada); Palestras com especialistas em aleitamento materno; Visitas de vinculação com as gestantes da Atenção Primária à Saúde (APS); Capacitações interativas durante as internações; Momento ecumênico de gratidão com mães e bebês; Distribuição do Kit Dourado da Amamentação, com orientações práticas, protetor de seio, paninho de boca e informações sobre a rede de apoio, além de depoimentos de mães.

13 e 14 de agosto – Roda Dourada com puérperas, palestras com profissionais da saúde e entrega de folders informativos.

18 de agosto – Orientação interativa para puérperas.

19 e 20 de agosto – Oficinas sobre mitos e verdades da amamentação, alimentação da lactante e cuidados com as mamas.

25 de agosto – Culto ou momento ecumênico com mães, roda de conversa e entrega de kits.

As ações envolvem uma equipe multiprofissional formada por enfermeiras obstetras, psicólogas, fonoaudiólogas, especialistas em aleitamento, preceptores e graduandos das instituições parceiras.

Importância do aleitamento materno:

Para o bebê: fornece todos os nutrientes necessários, protege contra infecções e reduz o risco de doenças.

Para a mãe: auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e ovário, além de promover vínculo afetivo com o bebê.

Como participar?

Informar-se: Busque informações confiáveis sobre os benefícios e desafios da amamentação.

Apoiar: Incentive e acolha mães lactantes no ambiente familiar, de trabalho e social.

“Pernambuco Meu País” chega com Barão Vermelho e Ana Carolina, na Serra Negra, em Bezeros

O Festival Pernambuco Meu País sobe a Serra Negra, em Bezerros, com uma invasão de cultura para aquecer as ruas. Por lá, grandes shows de diversas gerações da música brasileira e pernambucana, da ciranda de Lia de Itamaracá ao agito do BaianaSystem, passando pela psicodelia do Ave Sangria à voz marcante de Ana Carolina, além os clássicos do Barão Vermelho, Cátia de França, Tássia Reis, Mago de Tarso, Teatro Mágico e o projeto Frevo Mulher, com Elba Ramalho, Nena Queiroga, Gaby Amarantos e Roberta Sá. Durante os três dias, serão mais de 10 polos e ações que tomam conta de todos os cantos do distrito, com cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, economia criativa, gastronomia e outras expressões culturais e artísticas. No mesmo fim de semana, o Palco Pernambuco Meu País também aporta em Taquaritinga do Norte, no Festival Café Cultural. 

Na véspera da abertura, na quinta-feira (7), a chegada da Trupe Pernambuco Meu País convida a cidade de Bezerros para o festival, tomando as ruas do distrito de Serra Negra com um grupo de artistas trazendo circo, dança, música, poesia e teatro. A partir da sexta-feira (8), começam as atividades no Palco Pernambuco Meu País, montado no Pátio de Eventos de Serra Negra, com dias de ciranda, rock, hip-hop,MPB em um grande caldeirão de ritmos para esquentar as noites da serra. A cultura popular pernambucana também marca presença por lá, com apresentações do Clube Carnavalesco Vassourinhas e o Afoxé Alafin Oyó.

A abertura do palco fica com o Espetáculo Pernambuco Meu País, um portal que se abre para a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana. Deste portal saem as veias culturais que nos compõem como povo pernambucano: as diversas tradições espalhadas pelo nosso Estado. A dramaturgia é cantada e tocada ao vivo, com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado. Já os intervalos serão comandados por DJs na tradicional agitação cultural do Som na Rural, novidade desta edição.

Por Serra Negra, na sexta-feira (8), também desfilará o Cortejo Brincantes de Pernambuco, com a beleza da nossa cultura popular encantando por onde passa. Farão parte os grupos Boi Faceiro, Caboclinho 7 Flechas, Carnaval de Zé Puluca, Folcpopular, Maracatu Baque Solto Leão Coroado, Maracatu Nação Camaleão e Urso Cangaçá de Água Fria. Os artistas que carregam a nossa identidade têm seu espaço garantido no País das Culturas Populares, montado ao lado da Igreja São Francisco Xavier. Ainda terá muita música nos Países das Matrizes do Forró e da Música. Também estará presente no festival o Rede PE, com serviços, formação e orientações de órgãos do Estado para o público do festival.

“Estamos muito felizes em retornar para Serra Negra, em Bezerros, com o Pernambuco Meu País, um lugar onde o festival foi tão maravilhoso no ano passado, com as ruas tomadas pela nossa cultura durante todos os dias. É com essa mesma energia que retornaremos a movimentar a serra com arte das mais diversas linguagens, usando o calor da nossa cultura popular combinado com o que há de melhor na música brasileira atual para esses dias de evento”, que prometem ser tão incríveis como foram na edição passada”, declara a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. 

“O Festival Pernambuco meu País volta à Serra Negra para proporcionar à população local e turistas dias cheios de magia, uma imersão na riqueza cultural pernambucana, nas suas diversas linguagens”, complementa a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

TAQUARITINGA DO NORTE

No mesmo fim de semana, o Governo do Estado, por meio da política pública de cultura Pernambuco Meu País, também estará presente na 6ª edição do Festival Café Cultural, somando forças com a tradicional festa da cidade agrestina que movimenta a cidade todos os anos. Por lá, as apresentações no palco começam na quinta-feira (7) e seguem até domingo (10). Os shows serão de nomes como Claudia Leitte, Fundo de Quintal, Marcelo Falcão, Ana Carolina, Limão com Mel, Carla Alves, Almir Rouche e outras atrações. 

Toda a relação completa de atividades ofertadas e cobertura das ações podem ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape. 

Após demissão da Sudene, Danilo fala em “custo político” por defender Transnordestina em Pernambuco

STF autoriza saídas temporárias de ex-deputado Daniel Silveira para tratamento de saúde

Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou saídas temporárias ao ex-deputado federal Daniel Silveira da unidade prisional onde cumpre pena para realizar sessões de fisioterapia após uma cirurgia no joelho. A decisão foi tomada no âmbito da Execução Penal (EP) 32.

Silveira poderá deixar a unidade prisional por até 30 dias para tratamento em uma clínica em Petrópolis (RJ). Cada saída deve ser comunicada previamente ao STF, com a informação sobre data e horário dos atendimentos, devendo ser comprovados no prazo máximo de 24 horas após sua realização.

A autorização atende a um pedido da defesa. A Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos (Seapam), onde Silveira está preso, informou ao STF que não dispõe de estrutura física, equipamentos nem equipe de saúde para garantir os cuidados necessários.

Em julho, o ministro Alexandre já havia permitido que Silveira fosse submetido à cirurgia. Segundo laudo médico, o procedimento visava aliviar dores e instabilidades causadas por um trauma no joelho, resultado de uma lesão esportiva sofrida há cerca de cinco anos.

Condenação

Em 2022, Daniel Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito e tentativa de interferência em processo judicial. Atualmente, cumpre pena em regime semiaberto. Em dezembro, o livramento condicional concedido anteriormente foi revogado após o descumprimento das condições impostas pelo Supremo.

OAB-SP critica uso da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Brasília (DF), 10/06/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, criticou, em nota técnica, nesta terça-feira (5) o uso da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a entidade, a aplicação da lei “fere o Direito Internacional, na medida em que atenta contra a soberania nacional, fere o princípio da independência do Judiciário e da não-intervenção nos assuntos internos, bem como a aplicação extraterritorial de leis pró-direitos humanos”.

A Lei Magnitsky foi aplicada no dia 30 de julho contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. LINK 1 O dispositivo da legislação norte-americana é usado para punir aqueles que supostamente violam direitos humanos no exterior. A medida determina o bloqueio de bens e contas bancárias sob jurisdição dos Estados Unidos.

A OAB-SP ressalta que “aplicar a Lei Magnitsky a um juiz da Suprema Corte de outro país, deturpa o propósito da lei em específico e do sistema de sanções contra violações de direitos humanos”.

A nota, assinada pelo presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-SP, Thiago de Souza Amparo, critica o que seria o uso político da lei.

“Impor sanções, de forma desproporcional, contra um magistrado por atos judiciais, devidamente validados pelo sistema judicial interno, configura intimidação institucional em violação ao princípio internacional de independência do judiciário, previsto em tratados dos quais o Brasil é parte, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos [Pacto de San José da Costa Rica] e o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP), reforçada em resoluções da ONU”.

A OAB-SP critica ainda que o “uso seletivo de mecanismos de sanção, voltados sobretudo a adversários políticos ou países do Sul Global, evidencia um preocupante duplo na aplicação do regime internacional de direitos humanos”.

“Tal prática deslegitima os instrumentos multilaterais e os princípios universais que deveriam fundamentá-los, convertendo-os em ferramentas de intervenção geopolítica”.