DataFolha: 61% rejeitam candidatos que prometam livrar Bolsonaro

Conselho Federal de Odontologia alerta sobre riscos do morango do amor

Brasília (DF), 02/08/2025 - Morando do amor.
Foto: Receitas já/Divulgação

Popular nas redes sociais como “morango do amor”, o bombom de morango envolvido em calda de caramelo pode trazer riscos à saúde dos dentes. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) alertou na última semana que alimentos duros e pegajosos podem quebrar dentes, além de danificar próteses e aparelhos ortodônticos.

“Além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, que incluem desde profissionais ensinando a fazer a receita até celebridades saboreando a sobremesa, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais. Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce”, alertou, em comunicado.

A orientação é, em caso de acidente, buscar um consultório odontológico para que seja realizado o atendimento de urgência. O CFO também elencou pontos de atenção para que o “morango do amor” possa ser consumido com segurança.

Cuidados especiais

Para evitar fraturas ao morder o doce, é possível escolher as partes mais finas do caramelo. Durante a mastigação, a pessoa deve usar os molares (os dentes de trás) que são mais fortes e possuem a função de triturar os alimentos.

“O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos”, orientou o CFO.

Como a receita ainda tem alto índice de açúcar, o conselho alerta para o risco de cáries. “A vilã dos sorrisos é provocada pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes”, informou.

“Escove os dentes logo após ingerir o morango do amor, com atenção especial à limpeza interdental. É fundamental que sejam removidos todos os resíduos, especialmente do caramelo que é mais grudento e pode permanecer alojado na superfície dental”, explicou.

Por fim, pacientes com facetas, próteses fixas ou removíveis e aparelhos ortodônticos não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. A orientação é buscar por receitas parecidas, sem incluir o caramelo.

“Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral”, alertou o conselho.

Segundo semestre no STF terá trama golpista e novo presidente

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana os julgamentos do segundo semestre com a previsão de concluir a análise das ações sobre a trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

Além disso, o semestre também será marcado por mudanças na presidência da Corte. Em setembro, o ministro Edson Fachin vai suceder a Luís Roberto Barroso no comando do tribunal.

Também está previsto um desfecho para o caso Marielle Franco, sete anos após o assassinato da vereadora.

A primeira sessão de julgamento no plenário após o recesso de julho será na próxima quarta-feira (6). A Corte deve analisar a constitucionalidade da lei do estado do Rio de Janeiro que autoriza o transporte de pets de assistência emocional nas cabines de voos operados no estado.

Na sexta-feira (1°), durante a cerimônia de abertura dos trabalhos do plenário, os ministros fizeram uma defesa conjunta da Corte e do ministro Alexandre de Moraes após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções financeiras contra Moraes, com base na Lei Magnitisky, norma norte-americana que prevê a aplicação de restrições financeiras para quem é considerado violador de direitos humanos.

Golpe

Em setembro, a Primeira Turma da Corte deve decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados serão condenados pela tentativa de golpe de Estado no país para reverter o resultado das eleições de 2022. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi dividida em quatro núcleos.

O núcleo 1, que tem como réu Bolsonaro e seus aliados, é o mais adiantado. A PGR já fez o pedido de condenação dos acusados.

A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do Bolsonaro e os demais réus trama golpista ocorra em setembro.

O julgamento dos núcleos 2, 3 e 4 deve ocorrer até dezembro deste ano.

Caso Marielle

O caso Marielle também pode ser julgado no segundo semestre deste ano.

Em maio, a PGR pediu ao Supremo a condenação dos acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Na manifestação, a procuradoria defendeu a condenação do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, o major da Policia Militar Ronald Alves de Paula e o ex-policial militar Robson Calixto, assessor de Domingos.

Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime.

Rivaldo Barbosa teria participado dos preparativos da execução do crime. Ronald é acusado de realizar o monitoramento da rotina da vereadora e repassar as informações para o grupo. Robson Calixto teria entregue a arma utilizada no crime para Lessa.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Nos depoimentos prestados durante a instrução, os acusados negaram participação no assassinato.

Novo presidente

Em setembro, Luís Roberto Barroso deixará a presidência do STF após cumprir mandato de dois anos. O ministro Edson Fachin ocupará o cargo. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A data da posse ainda não foi marcada.

Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Nas férias de julho, a dentista Tuanny Monteiro Noronha, de Brasília, viajou com o marido para o Paraguai e a Argentina. Nos dois países vizinhos, algo em comum com o dia a dia ao qual ela já está habituada no Brasil: o pagamento de contas por meio do Pix, o sistema instantâneo de transações financeiras preferido dos brasileiros.

O modelo, criado pelo Banco Central e implantado em 2020 no Brasil, está se disseminando rapidamente em outros países por meio de soluções oferecidas por empresas privadas, especialmente as chamadas fintechs, instituições especializadas em serviços financeiros e tecnologia.

“No Paraguai, em quase todos os lugares aceitavam, nas lojas grandes aceitavam sempre”, conta a odontóloga sobre a experiência vivida em Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, e é reconhecida como um grande centro internacional para compras de produtos eletrônicos.

“Lá eu já sabia que o Pix estava difundido porque fui com o objetivo de realizar compras, mas a presença é quase total mesmo, mais de 90% das lojas”, relata.

Já em Buenos Aires, capital argentina, Tuanny conta que quase todos os restaurantes por ela visitados também oferecem a possibilidade do pagamento via Pix. “Eram poucos que não tinham essa opção.”

Brasília (DF), 01/08/2025 - Tuanny Noronha preferiu pagar compras e refeições no Pix durante a viagem com o marido, Rodrigo Noronha, por Paraguai e Argentina.
.
Foto: Tuanny Noronha/Arquivo pessoal
Tuanny Noronha preferiu pagar compras e refeições no Pix durante a viagem com o marido, Rodrigo Noronha, ao Paraguai e Argentina – Foto: Tuanny Noronha/Arquivo pessoal

A rigor, o Pix não permite transferências internacionais diretamente para contas bancárias de outros países, apenas entre contas abertas no Brasil.

Mas, ao menos desde 2023, e, principalmente no último ano, o uso do Pix como meio de pagamento no exterior está sendo viabilizado a partir de parcerias diretas entre fintechs brasileiras, que oferecem a chave Pix, e empresas credenciadoras, também chamadas de adquirentes, que são aquelas instituições financeiras responsáveis pelas maquininhas de pagamento de cartão de crédito e débito.

“Funciona assim: o lojista pega a maquininha, digita o valor em moeda local, em pesos argentinos, por exemplo, se você estiver em um estabelecimento desse país vizinho, e o QR Code do Pix sai na tela. A pessoa escaneia o QR Code do Pix e o valor é automaticamente convertido para o real de forma instantânea, com o IOF [Imposto sobre Operações Financeiras] já embutido”, conta o empresário Alex Hoffmann, CEO e cofundador da PagBrasil, empresa de Porto Alegre especializada em processamento de pagamentos digitais.

“E aquele valor que aparece no QR Code da maquinha, já em real, é o valor final da compra pelo cliente. Ou seja, o câmbio é totalmente garantido no ato do pagamento, diferente, por exemplo, do cartão de crédito, onde tu faz uma compra e não sabe qual é o valor da cotação que vai ser convertida porque é a cotação da data do fechamento da fatura”, acrescenta Hoffmann.

Serviço intermediário

Para o Pix funcionar no exterior é necessário que as duas pontas da transação – o usuário recebedor e usuário pagador – tenham contas em instituições participantes do Pix no Brasil e conta em real ou, alternativamente, um estabelecimento do exterior pode receber por meio de um prestador de eFX (facilitadoras de pagamentos internacionais). Nesse caso, o usuário pagador efetua um Pix por meio de sua conta no Brasil para este agente eFX, que então procede com uma remessa internacional para o estabelecimento, de forma instantânea. É justamente esse o serviço ofertado pela PagBrasil e outras empresas que atuam nesse mercado e que têm ajudado a expandir o uso do Pix fora do Brasil.

“Com a notoriedade do Pix e sua ampla adoção pela população brasileira, tem sido cada vez mais comum as instituições ofertarem soluções voltadas ao mercado internacional. Já vemos o Pix sendo aceito nessa formatação em diversos locais como Chile, Argentina, Estados Unidos, Portugal, França, entre outros”, afirma o Banco Central.

“Entretanto, nos modelos que atualmente envolvem o Pix em transações com outros países, o Pix é utilizado tão somente em um estágio da transação [doméstico]”, complementa a assessoria do BC.

A instituição ainda não tem planos de criar um Pix internacional, o que demanda adoção de complexos tratados internacionais com diferentes países, mas há estudos para conectar a rede Pix com o sistema Nexus, uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo Banco de Compensações Internacionais (o Banco Central dos bancos centrais) para viabilizar transferências rápidas de recursos entre países.

Rápido e prático

Usado por cerca de 75% da população brasileira, o que dá cerca de 160 milhões de pessoas, o Pix é disparado o principal método de transferência de recursos entre contas. Desde o ano passado, segundo dados do próprio BC, ele responde por quase metade do total de transações de pagamento realizadas no Brasil, muito à frente de pagamentos com cartões de crédito ou débito, por exemplo.

“Como não é seguro hoje em dia circular com dinheiro em espécie, o uso do Pix facilita, inclusive no exterior”, observa Tuanny Noronha.

Outra opção recorrente de uso do Pix fora do país acontece por meio de empresas financeiras que oferecem serviços de transferência internacional de dinheiro e conta multimoeda. Neste caso, o usuário faz um pagamento Pix que gera crédito nessa conta internacional, em que é possível escolher diferentes moedas, utilizando o câmbio internacional, e gastar na forma de cartão digital de débito, usando o aplicativo instalado no celular.

Brasília (DF), 01/08/2025 - Em viagem a Paris, a jornalista Verônica Soares usou o Pix para comprar crédito em reais e trocar por euro em plataforma digital

Foto: Verônica Soares/Arquivo pessoal
Em viagem a Paris, a jornalista Verônica Soares usou o Pix para comprar crédito em reais e trocar por euro em plataforma digital – Foto: Verônica Soares/Arquivo pessoal

A jornalista Verônica Soares, que também mora no Distrito Federal, está de férias em Paris, capital da França, e realizou transações em Pix para a sua própria conta em um desses aplicativos multimoeda.

“O Pix facilitou muito a dinâmica da conversão do real para o euro. Na primeira vez que estive aqui, tive que trocar o real por euro numa casa de câmbio no Brasil para trazer para a viagem. Agora, faço um pix da minha conta do meu banco convencional para um aplicativo, e converto instantemente para o euro, sem precisar passar por casa de câmbio. Tudo muito prático e rápido, usando o celular para fazer os pagamentos”, destaca a comunicadora.

Expansão do Pix

Alex Hoffmann, da PagBrasil, conta que a ideia do Pix Internacional surgiu quando ele foi passar um réveillon em Punta del Este, o balneário mais famoso do Uruguai, há dois anos. “O público lá nessa época é 80% formado por brasileiros. Fazia muito sentido ter possibilidade do uso do Pix como meio de pagamento”. Poucos meses depois, o serviço já estava em operação no país vizinho e hoje está bastante disseminado por lá, segundo o empresário.

Panamá, 25/07/2025 - Loja em aeroporto do Panamá com cartaz que fala sobre aceitar pagamento Via PIX para brasileiros. Foto: Marcelo Brandão/Agência Brasil
Loja em aeroporto do Panamá aceita pagamentos via Pix – Foto: Marcelo Brandão/Agência Brasil

Na capital argentina e no Paraguai, em locais como lojas de departamento, restaurantes, feiras, bares e diversos pontos com alto fluxo de turistas brasileiros, também é certo encontrar a opção de pagamento no Pix, conta Hoffmann. Mas o modelo já se expandiu para países como Espanha, Portugal, França, Chile, Panamá e, mais recentemente, os Estados Unidos (EUA).

Na maior economia do planeta, a PagBrasil e a Verifone anunciaram há poucas semanas um acordo para oferecer a modalidade de pagamento via Pix com conversão em tempo real de dólar para o real.

“A Verifone é a maior adquirente dos Estados Unidos. Ela tem 75% dos lojistas dos grandes lojistas americanos, processa US$ 8 trilhões por ano.”

O objetivo é aproveitar a gigantesca presença de visitantes brasileiros nos Estados Unidos todos os anos. Só no ano passado, o número de turistas do Brasil que viajaram aos EUA chegou a 1,9 milhão, segundo dados do Escritório Nacional de Viagens e Turismo do país norte-americano. Esse número deve ultrapassar 2 milhões de visitantes este ano, com gastos superando a marca de US$ 4,9 bilhões.

A expectativa é que, nos locais mais procuradores pelos brasileiros nos EUA, como Flórida e Nova York, a opção de pagamento via Pix deverá estar cada mais disseminada, sobretudo em grandes lojas e parques temáticos.

Sistema “imparável”

Recentemente, o presidente norte-americano, Donald Trump, determinou a abertura de investigação contra o Brasil por supostas práticas desleais, incluindo como alvo justamente o modelo de transações do Pix. A medida, no entanto, dificilmente deve parar o avanço dessa tecnologia, avalia Alex Hoffmann.

“Eu não consigo ter uma bola de cristal, mas eu acredito e espero que não haja interferências nisso, porque a gente está falando de ingresso de divisas nos EUA. Então, se o governo norte-americano for pragmático, ele vai ver que nós estamos incentivando o turismo de brasileiros viajando pros Estados Unidos e gastando lá com Pix”, argumenta.

“E não tem como parar a história. O Pix é imparável pela qualidade dele. É o sistema de transferências e de pagamento mais versátil do mundo. O Pix tem essa camada de transferência, mas ele também é QR Code no ponto de venda, é Pix automático agora, para pagamento com recorrência. Dá para pagar por aproximação e, em breve, vai ter o Pix garantido que vai permitir parcelamento, como acontece com cartões de crédito. Não tem nenhum sistema de transações no mundo mais abrangente e melhor que este”, completa Hoffmann.

 

China habilita 183 empresas brasileiras a exportar café para o país

São Paulo - 17/07/2025  Festival do Vale do Café. Foto: Cristina Indio do Brasil

A China habilitou 183 novas empresas brasileiras de café a exportar o produto para o país. O anúncio foi feito pela Embaixada da China no Brasil nas redes sociais. Segundo a publicação, a medida tem validade de cinco anos e entrou em vigor a partir de 30 de julho, mesmo dia em que os Estados Unidos assinaram a ordem que oficializou o tarifaço contra o Brasil.

Durante a semana, uma postagem já trazia números do produto no mercado chinês. As importações líquidas de café no país cresceram 13,08 mil toneladas entre 2020 e 2024. E o potencial de crescimento é medido pelo fato de que o consumo per capita é de 16 xícaras/ano, muito abaixo da média global de 240. “O café vem conquistando espaço no dia a dia dos chineses”, comemora a publicação.

O Ministério da Agricultura e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) ainda não se manifestaram sobre o assunto.

O anúncio ocorre em um momento de incertezas para os exportadores do produto. O governo de Donald Trump anunciou que, a partir de 6 de agosto, a exportação do café brasileiro para os Estados Unidos passará a ser taxada em 50%.

Os Estados Unidos são o principal destino das exportações do produto. Em 2024, eles importaram cerca de 23% de café brasileiro, especialmente da variedade arábica, insumo essencial para a indústria local de torrefação.

Nos seis primeiros meses de 2025, as exportações de café para os EUA totalizaram 3.316.287 sacas de 60 quilos. Enquanto o país lidera as compras do produto, a China ocupa a décima colocação nesse ranking. No mesmo período, foram exportadas 529.709 sacas de 60 quilos para o país asiático. Um número 6,2 vezes menor do que o volume vendido aos EUA. Os dados são do Cecafé.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), os produtores brasileiros poderão ser forçados a redirecionar parte de sua produção para outros mercados. Isso deverá exigir “agilidade logística e estratégia comercial para mitigar os prejuízos à cadeia produtiva nacional”.

Tarifaço
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou, na quarta-feira (30), a proposta de taxação de produtos brasileiros comercializados com os EUA. Mas a Ordem Executiva trouxe cerca de 700 exceções, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis.

O café não entrou nessa lista de exceções. Com isso, logo após o anúncio de Trump, o Cecafé disse que vai seguir em tratativas para que o café seja incluído na lista de produtos brasileiros que vão ficar de fora da taxação.

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Brasília (DF), 01/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da entrega simultânea de 1.876 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Casa, em cerimônia virtual no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil não deve abrir mão de procurar viabilizar uma alternativa ao dólar como moeda para fazer comércio internacional, afirmou neste domingo (3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso sobre o tarifaço de 50% que os Estados Unidos (EUA) impuseram contra o país. Cerca de 36% das exportações brasileiros foram taxadas pela Casa Branca.

“Eu não vou abrir mão de achar que a gente precisa procurar construir uma moeda alternativa para que a gente possa negociar com os outros países. Eu não preciso ficar subordinado ao dólar”, afirmou o presidente brasileiro.

Apesar de os EUA não citarem diretamente a substituição do dólar no comércio global como motivo para taxação do Brasil, analistas têm apontado que essa proposta em discussão no Brics está por trás da ação de Donald Trump.

Durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro (RJ), entre 6 e 7 de julho, Trump fez críticas ao bloco e prometeu retaliar países que substituam o dólar no comércio. O uso do dólar como moeda internacional concede uma vantagem competitiva para os EUA na economia global.

Em convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília, Lula destacou que o Brasil não quer desafiar os EUA, mas que o país tem interesses estratégicos que precisa defender. O presidente afirmou que o Brasil não é uma “republiqueta” e que quer negociar em igualdade de condições.

“Os EUA são muito grande, é o país mais bélico do mundo, é o país mais tecnológico do mundo, é o país com a maior economia do mundo. Tudo isso é muito importante. Mas nós queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Nós temos interesses econômicos e estratégicos. Nós queremos crescer. E nós não somos uma republiqueta. Tentar colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável. É inaceitável”, avaliou.

Lula fez referência às críticas dos EUA ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, um dos motivos apontados por Trump para taxar o Brasil.

Relações diplomática

O presidente brasileiro, por outro lado, acrescentou que o governo segue aberto a negociações com os EUA e que, apesar de o país norte-americano não ter mais a mesma importância econômica que já teve para o Brasil, as relações diplomáticas devem ser preservadas.

“O Brasil hoje não é tão dependente como já foi dos Estados Unidos. O Brasil tem uma relação comercial muito ampla no mundo inteiro. A gente está muito mais tranquilo do ponto de vista econômico. Mas, obviamente, que eu não vou deixar de compreender a importância da relação diplomática com os Estados Unidos, que já dura 201 anos”, afirmou.

Lula disse ainda que o governo vai trabalhar para defender as empresas e os trabalhadores afetados pelo tarifaço enquanto deixa a porta aberta para negociações com a Casa Branca.

“Vamos dizer o seguinte, ‘olha, quando quiser negociar, as propostas estão na mesa. Aliás, já foram apresentadas propostas pelo [vice-presidente] Alckmin e pelo [ministro das relações exteriores] Mauro Vieira. Então, é simplesmente isso”, finalizou.

Negociações

Após a formalização do tarifaço, a Secretaria de Tesouro dos EUA entrou em contato com o Ministério da Fazenda para iniciar negociações. Na última sexta-feira (1º), o presidente Donald Trump disse que está disposto a conversar com o presidente Lula.

Segundo Haddad, o governo deve anunciar, nos próximos dias, um pacote de medidas com linhas de crédito para empresas afetadas pelo tarifaço de Trump.

Festividade dos 380 anos da Batalha das Tabocas recebe público recorde após revitalização do Parque Histórico

Em comemoração aos 380 anos da Batalha do Monte das Tabocas, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão realizou, neste domingo (3), uma série de atividades que marcaram um dos episódios mais importantes da história do Brasil colonial. A batalha, ocorrida em 3 de agosto de 1645, representou uma expressiva vitória das forças luso-brasileiras contra a ocupação holandesa em Pernambuco, sendo considerada o marco inicial da Insurreição Pernambucana.

Entre os destaques da edição deste ano estiveram a 45ª Corrida das Tabocas, o 4º Passeio Ciclístico e a tradicional procissão de Nossa Senhora de Nazaré, que saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Água Branca, com destino ao Monte. No local, os participantes acompanharam uma missa campal presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.

A estrutura do local também passou por uma reorganização detalhada para melhor receber os visitantes. O Parque Histórico foi revitalizado e ganhou novos atrativos, como parques infantis, tirolesa, trilhas ecológicas e áreas de convivência. Além disso, a festividade do Três de Agosto teve uma movimentação intensa de público e contou com as apresentações de Amor em Canto e Jack Farra. Pela segunda vez no evento, Ricardo Diego, auxiliar de almoxarifado, notou a diferença: “Está bem organizado aqui e nem parece a mesma coisa de quando eu vim pela primeira vez há uns anos. Fiz a trilha hoje, foi cansativo, mas gostei bastante”, salientou.

A solenidade oficial e o hasteamento das bandeiras ocorreram em frente ao Centro Municipal Educacional Pedagógico Batalha das Tabocas (CMEP). Entre as diversas autoridades presentes, como o prefeito Paulo Roberto, o vice Edmo Neves e a deputada federal Iza Arruda, a comitiva foi integrada também pelo coronel André Azevedo, o tenente-coronel Pereira (Comando Militar do Nordeste e 14º Batalhão de Infantaria Motorizado) e o coronel da reserva André Monteiro, diretor do Museu Militar do Forte do Brum.

Em meio aos discursos do momento solene, o gestor da cidade enfatizou o resgate feito para enaltecer a importância da passagem da data. “Com a força e a garra do povo, hoje a cidade tem esse parque histórico sendo resgatado na sua área física. Temos que carregar essa alegria e o sentido de pertencimento, preservando a história e nos preparando para o futuro. Desta maneira, temos o orgulho de dizer que somos vitorienses, que nascemos em Vitória de Santo Antão, uma terra que tem nome e sobrenome”, concluiu Paulo Roberto.

Calçada da Avenida Lourival José da Silva fica livre para circulação de pedestre e compradores na Feira da Moda de Caruaru

Dando continuidade ao conjunto de melhorias implantadas no entorno da Feira da Moda de Caruaru, a Secretaria Executiva do Parque 18 de Maio realiza, a partir desta semana, a realocação dos ambulantes que atuavam na Avenida Lourival José da Silva para a área localizada por trás do Polo Gastronômico e a área livre ao lado da Feira do Artesanato.

A ação foi planejada com antecedência e os ambulantes envolvidos foram devidamente notificados nas semanas anteriores, conforme prevê o processo de ordenamento do espaço público. Inclusive, no último sábado (2), alguns ambulantes se anteciparam e já começaram a comercializar nas novas áreas.

As novas localidades foram devidamente preparadas para receber os ambulantes com segurança e visibilidade, garantindo a continuidade das atividades sem prejuízos para a categoria, permitindo também a circulação dos frequentadores da feira e o tráfego dos veículos.

“A medida atende a um pedido dos feirantes, que reivindicavam melhorias no local, assim como já aconteceu com a realocação dos ambulantes que antes ficavam nas ruas Miguel de Sena e Rui Limeira Rosal. A mudança na Avenida Lourival José da Silva tem como principal objetivo a desobstrução da via, que agora conta com estacionamento rotativo, contribuindo para a mobilidade e a organização do fluxo de pessoas e veículos”, destacou o secretário Executivo do Parque 18 de Maio, Manoel Júnior.

6º Festival Café Cultural começa nesta segunda (04) em Taquaritinga do Norte

De 4 a 10 de agosto, Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, transforma-se no centro da cultura, música e cafeicultura com o 6º Festival Café Cultural. O evento, que já é um marco no calendário nordestino, promete atrair cerca de 200 mil visitantes com uma programação que celebra os cafés especiais da cidade, a diversidade musical e a inclusão social. Com destaque para os produtores locais, o festival combina tradição, inovação e acessibilidade, projetando a cidade como referência nacional em turismo cultural e gastronômico.

Camarote da Acessibilidade

Pela primeira vez, o Festival Café Cultural apresenta o Camarote da Acessibilidade, um espaço inovador projetado para Pessoas com Deficiência (PCDs), localizado na Praça Central, onde ocorrem os shows principais de 7 a 10 de agosto. Equipado com rampa de acesso, banheiros acessíveis e estrutura pensada para conforto e segurança, o camarote reforça o compromisso do evento com a inclusão.

As inscrições para o camarote estão abertas até 5 de agosto, com vagas limitadas. Interessados devem comparecer à Secretaria de Ação Social (das 8h às 13h) ou contatar o número (81) 99102-2049, apresentando RG, CPF, laudo médico com CID (para PCDs), título de eleitor ou cartão do CadÚnico e comprovante de residência. Acompanhantes devem apresentar a mesma documentação, exceto o laudo.

*Palco Principal*

O Palco Principal, montado na Padre Otto Sailler, recebe grandes nomes da música brasileira, garantindo shows inesquecíveis de 7 a 10 de agosto:

*7 de agosto:* Carla Alves, Maria Clara e Limão com Mel

*8 de agosto:* Mari e Rayane, Katia Cilene e Tayara Andreza

*9 de agosto:* Marcelo Falcão, Ana Carolina e Claudia Leitte

*10 de agosto:* Almir Rouche, Fundo de Quintal e Michelle Andrade

*Polo Cultural*

O Polo Cultural, na Praça Antônio Pereira, oferece programação diversa que exalta a identidade local:

*7 de agosto:* Raízes Nordestinas (16h) e Saulo Nascimento (18h).

*8 de agosto:* Orquestra PSUI (16h) e Bardigão (18h).

*9 de agosto:* Pagode do Roma (16h) e Nível 5 (18h).

*10 de agosto:* Orquestra Serrana (13h).

Oficinas

De 4 a 9 de agosto, o festival promove oficinas técnicas gratuitas voltadas para produtores, especialistas e entusiastas do café, realizadas em espaços como o Sítio Café Gameleira, Sítio São Braz, APROTAQ, Relembrando Café da Vovó e o Pavilhão dos Cafeicultores. A programação inclui:

*4 de agosto:* Abertura oficial (9h, Grêmio Dom Luiz de Brito) e oficina “Manejo de Cafezais” com Dr. Álvaro Eugênio (14h, Sítio Café Gameleira).

*5 de agosto:* “Doenças no Cafezal e Plantas Daninhas” com Prof. Dr. André Xavier (9h) e mesa-redonda sobre manejo e controle biológico (14h), ambas no Sítio Café Gameleira.

*6 de agosto:* “Planejamento e Gestão da Pós-Colheita” com Rodrigo de Pádua (9h, Sítio São Braz) e “Princípios Fundamentais da Torra” com Aloísio Bezerra (14h, APROTAQ).

*7 de agosto:* “Análise Sensorial do Café” com Rodrigo de Pádua (9h, Relembrando Café da Vovó) e debate sobre “Mercado do Café e Cafeterias” (14h, Pavilhão dos Cafeicultores).

*8 de agosto:* Oficina Interativa KOAR com Alan Cavalcanti (9h e 14h, Pavilhão dos Cafeicultores).

*9 de agosto:* Mesas-redondas sobre “Marketing e Rotulagem” (9h) e “Mulheres da Cafeicultura” (14h), ambas no Pavilhão dos Cafeicultores.

*Rua do Café*

A Rua do Café é o ponto alto para os amantes da bebida. No Pavilhão dos Cafeicultores, os visitantes podem degustar e comprar cafés especiais, além de produtos derivados, conhecendo de perto o trabalho dos produtores locais. O espaço reforça a posição de Taquaritinga do Norte como referência na cafeicultura nacional, unindo sabor, história e inovação.

*Um Evento para Todos*

O 6º Festival Café Cultural é mais do que um evento: é uma celebração da identidade de Taquaritinga do Norte, unindo música, gastronomia, conhecimento e inclusão. Com uma programação diversa e gratuita, o festival promete movimentar a economia local, atrair turistas e visitantes, consolidando a cidade como um destino imperdível no agreste pernambucano.

Em despedida da presidência do PT, Humberto Costa destaca conquistas e alerta: “a eleição de 2026 será a mais importante da nossa história”

Em um evento marcado pela presença de importantes lideranças do Partido dos Trabalhadores, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Humberto Costa se despediu da presidência nacional do PT neste domingo (3). Humberto assumiu o comando do partido após a deputada Gleisi Hoffmann deixar o cargo para ocupar a vaga de ministra das Relações Institucionais.

Durante seu discurso, o senador fez um balanço de sua passagem pela presidência da legenda, exaltando o engajamento da militância no Processo de Eleições Diretas (PED) e reforçando o protagonismo do partido na defesa da democracia. “O PT é o único partido do Brasil que escolhe diretamente seus dirigentes. Realizamos o maior PED da história e mostramos, mais uma vez, a força da nossa base militante”, afirmou.

Humberto destacou que o principal desafio do partido agora é se preparar para as eleições de 2026. “A extrema direita continua viva e disposta a tudo para destruir os valores democráticos. O negacionismo ainda circula com força. A mentira e o ódio tentam se impor sobre a verdade e a solidariedade. Temos pela frente uma eleição presidencial decisiva: a eleição das nossas vidas. Será uma batalha entre civilização e barbárie”, declarou.

O senador também ressaltou a importância da continuidade do projeto político liderado por Lula, defendeu o enraizamento do partido na vida do povo e agradeceu à militância e à direção nacional pela confiança. “Saio com o sentimento de dever cumprido. Deixo um PT forte, unido e preparado para os desafios que virão”, concluiu.

No lugar de Humberto, assume a presidência do partido o ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro Edinho Silva. Na sua fala, o senador destacou a legitimidade da nova direção e reforçou seu apoio à condução de Edinho neste novo ciclo da legenda.

Presente ao evento, o presidente Lula elogiou a “delicadeza e a responsabilidade” de Humberto ao assumir a presidência do PT em um momento de transição política do partido. Lula também destacou a importância da bancada no Congresso Nacional e defendeu a importância de eleger nomes ligados ao partido no Senado nas próximas eleições. “Nós precisamos fazer uma eleição em 26 e fazer uma maioria de senadores. Nós temos que prestar atenção nisso”, alertou o presidente.