Ferreira Costa: farra de pisos e cerâmicas movimenta o mercado no Nordeste com alta de 25% na demanda, estoque recorde e entrega imediata

O mercado de pisos e cerâmicas vive um dos seus melhores momentos no Nordeste. Em 2025, a procura por revestimentos cresceu 25%, impulsionada por reformas residenciais, novos empreendimentos imobiliários e maior investimento das famílias na valorização dos

lares. Surfando essa onda de crescimento, uma das maiores distribuidoras da região lança a campanha “Farra de Pisos e Cerâmicas”, oferecendo o maior estoque do Nordeste — mais de 2 milhões de metros quadrados disponíveis para pronta entrega, com mais de 1.500 modelos e preços especiais em até 10 vezes sem juros.

Além da agilidade e variedade, o grande destaque da campanha são as opções para todos os estilos e ambientes. Em um cenário onde obras não podem parar, a combinação de estoque pronto, variedade e boas condições de pagamento se transforma no diferencial competitivo

que mais atrai consumidores e profissionais da construção civil.

Entre as principais tendências em pisos e cerâmicas em 2025 estão os porcelanatos em grandes formatos, que criam ambientes mais sofisticados e com menos rejuntes aparentes. A madeira engenheirada segue em alta, unindo estética e resistência — ideal para quem

busca aconchego em salas e quartos. Já para áreas úmidas, como cozinhas, banheiros e áreas gourmet, as cerâmicas com acabamento acetinado e tecnologia antideslizante garantem segurança sem abrir mão da beleza.

O estilo industrial segue em alta, com pisos cimentícios ou que imitam concreto queimado sendo cada vez mais procurados. Outra forte tendência é o uso de pisos hexagonais e cerâmicas com formatos geométricos, que dão personalidade a lavabos e cozinhas. Em ambientes

externos, como varandas, decks e jardins, a aposta são os pisos rústicos com resistência térmica e acabamento antiderrapante.

Para quem quer modernizar com praticidade, os pisos vinílicos e laminados continuam como ótimas soluções. São fáceis de instalar, versáteis e confortáveis, ideais para apartamentos ou reformas rápidas sem quebra-quebra. Já quem busca um toque retrô pode investir em cerâmicas tipo ladrilho hidráulico, muito usadas em cozinhas e lavabos para criar pontos de destaque e charme visual.

Com tanta diversidade disponível, é possível combinar funcionalidade e estética com segurança. Segundo a Anamaco, o Nordeste tem sido a região com maior percepção de crescimento no setor de materiais de construção. No Ceará, por exemplo, o avanço do setor imobiliário

em cidades como Eusébio, Maracanaú e Aquiraz exige pronta entrega e variedade de modelos para atender às especificações dos projetos.

A “Farra de Pisos e Cerâmicas” se firma como a maior campanha do segmento no Nordeste, focando em resolver as principais dores de quem está construindo ou reformando: falta de estoque, altos custos e prazos demorados. A empresa oferece tudo à pronta entrega,

com condições acessíveis e mais de 1.500 modelos disponíveis — tudo para garantir que nenhuma obra pare por falta de piso.

Mais do que uma ação promocional, a campanha representa uma resposta concreta às necessidades do mercado: quem constrói precisa de soluções completas, com variedade, qualidade, preço justo e agilidade. E é exatamente isso que a farra oferece.

Morte de Arijaldo Carvalho: secretário de Imprensa de Caruaru emite nota

Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Arijaldo Carvalho, referência na comunicação não apenas localmente, como também em todo o estado de Pernambuco.

Arijaldo tinha 67 anos e atuou por décadas em grandes grupos, como o Sistema Jornal do Commercio, Diários Associados e Rede Som Zoom Sat. Ele também marcou seu nome como publicitário com a fundação da Revista Movimento.

Desejo meus sentimentos a toda a família, por esta perda irreparável, e peço que Deus conforte a todos neste momento de dor. Tenho certeza que o legado de Arijaldo será sempre lembrado, para além da área da comunicação.

Thiago Azevedo

Secretário de Comunicação de Caruaru

Morte Arijaldo Carvalho: Rodrigo Pinheiro emite nota

NOTA DE PESAR – RODRIGO

Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do publicitário Arijaldo Carvalho.

Com uma trajetória marcante de quase cinco décadas, Arijaldo deixa um legado importante em Pernambuco marcado pela sua criatividade e amor à comunicação.

Neste momento de dor, me solidarizo com familiares, amigos e colegas de profissão. Que Deus conforte o coração de todos.

Rodrigo Pinheiro,
Prefeito de Caruaru.

Caruaru sedia capacitação da Defesa Civil de Pernambuco sobre sistema de alertas à população

Caruaru foi sede, na manhã desta quinta-feira (31), de uma capacitação promovida pela Defesa Civil de Pernambuco sobre o sistema “Defesa Civil Alerta”. O encontro, realizado no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, reuniu servidores municipais e representantes de órgãos ligados à gestão de riscos e desastres.

A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais sobre o uso da plataforma, que permite o envio de alertas por SMS à população em situações de risco, como fortes chuvas, deslizamentos ou alagamentos. A ferramenta é essencial para ampliar a prevenção e garantir uma resposta mais ágil diante de possíveis emergências.

A escolha de Caruaru como sede do encontro reforça o protagonismo do município na estruturação de políticas públicas voltadas à proteção e defesa civil. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, tem investido na modernização dos protocolos e no fortalecimento das ações preventivas para proteger a população, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade climática.

“Caruaru tem se destacado em Pernambuco como uma cidade que prioriza a segurança e o bem-estar da sua população. A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro tem feito investimentos contínuos na área de defesa civil, e essa capacitação demonstra nosso compromisso em estar preparados para agir com rapidez e eficiência em situações de risco”, afirmou o secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho.

Já o gerente de Proteção e Defesa Civil de Caruaru, Mário Revorêdo, ressaltou a importância da ferramenta: “O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia que aproxima ainda mais o poder público da população. Com ele, conseguimos avisar com antecedência sobre riscos e salvar vidas com atitudes preventivas”.

Tarifaço de Trump: Raquel Lyra emite nota em nome do Governo de Pernambuco

Comunicado à imprensa

A recente medida tarifária decretada pelos Estados Unidos gera instabilidade e pode afetar as relações comerciais com Pernambuco. Desde o primeiro momento, o Governo, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem acompanhando a situação e vem dialogando, junto à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), com os setores produtivos que serão afetados.

A prioridade máxima do Governo de Pernambuco é proteger os milhares de empregos que dependem do dinamismo da economia do Estado, atuando ao lado do setor produtivo.

Diante das consequências do decreto divulgado pelos Estados Unidos ontem, quarta-feira (30), o Governo de Pernambuco solicitou o apoio do Governo Federal em três frentes principais.

A primeira é a disponibilização, via Banco do Nordeste do Brasil (BNB), de linhas emergenciais de crédito para os setores diretamente afetados, com condições especiais de carência, prazos e taxas.

A segunda é a adoção de medidas compensatórias, como o incentivo à diversificação de mercados internacionais, a facilitação de acesso a países parceiros e políticas de apoio à exportação.

E, por último, a terceira é a proteção e promoção dos interesses dos setores produtivos do Nordeste brasileiro na interlocução com os Estados Unidos.

Na próxima terça-feira, 05 de agosto, a governadora Raquel Lyra estará em Brasília, juntamente com todos os governadores do Nordeste, para uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar desse assunto.

O Governo de Pernambuco não medirá esforços para assegurar que os interesses de Pernambuco sejam defendidos.

Em Jaboatão dos Guararapes, governadora Raquel Lyra entrega chaves de mais 61 residências a famílias beneficiadas pelo Morar Bem PE – Entrada Garantida

“Foram 13 anos morando de aluguel, mas agora vou pagar por algo que é meu”, disse com emoção a técnica de enfermagem Angela Agnes, nesta quarta-feira (30), no Condomínio Villa das Laranjeiras, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Ela faz parte de uma das 61 famílias beneficiadas pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida no residencial, que tiveram as chaves dos imóveis entregues pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. A iniciativa estadual concede subsídio de R$ 20 mil a famílias de baixa renda para aquisição do primeiro imóvel.

“As construtoras têm confiado no nosso projeto e lançado novos empreendimentos, que chegam justamente na vida daquelas pessoas que mais precisam e que jamais teriam condição de ter uma poupança para dar entrada no financiamento da casa própria. Com o Morar Bem PE nós combatemos o déficit habitacional do Estado entregando moradia digna para a população, como estamos fazendo aqui em Jaboatão”, disse a governadora Raquel Lyra.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, o programa tem transformado a vida de muitas famílias pernambucanas. “Hoje nós estamos entregando apartamentos a 61 pessoas, em sua maioria mulheres. Elas podiam pagar a parcela de um financiamento, mas não tinham como dar entrada, por isso que esse sonho ficava tão distante. Pernambuco nunca teve um programa em que o Governo do Estado investisse dinheiro, mas hoje nós temos mais de R$ 300 milhões previstos em orçamento anualmente para habitação de interesse social e isso faz toda a diferença”, afirmou a secretária.

O presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, destacou que Jaboatão é, hoje, o terceiro município que mais financiou imóveis dentro do Morar Bem – Entrada Garantida . “Só aqui já são mais de 1.800 unidades contempladas. No Estado, são 12.500 famílias beneficiadas”, cravou o gestor. As moradias entregues em Jaboatão foram construídas pela MRV Engenharia.

O prefeito Mano Medeiros celebrou a parceria com o Estado e destacou a importância de políticas públicas que chegam à ponta. “O Morar Bem dá dignidade à população. Jaboatão hoje está em uma fase de expansão dessa política habitacional e o Governo do Estado chega para somar”, declarou o chefe do Executivo municipal.

“Gostaria de parabenizar o Governo de Pernambuco por um projeto como esse, que realiza o sonho de muitas famílias, que é a casa própria. Esses R$ 20 mil conseguem transformar a vida de muita gente”, afirmou o deputado federal André Ferreira, presente no evento.

Também compareceram à entrega o secretário Hercílio Mamede (Casa Militar); o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire, além do superintendente executivo de Varejo na Caixa Econômica Federal no Recife, Jefferson Silva.

*MORAR BEM PE* – O Morar Bem PE – Entrada Garantida é uma das frentes do maior programa de habitação da história de Pernambuco. Lançado em 2023, ele já aprovou o cadastro de mais de 12 mil famílias em todo o Estado. Para famílias com renda de até dois salários mínimos, o apoio estadual de até R$ 20 mil é somado a até R$ 55 mil do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) federal, viabilizando a compra de imóveis sem entrada em grande parte dos casos.

Além da Entrada Garantida, o Morar Bem PE também atua com regularização fundiária, reforma de moradias, retomada de obras paradas e novos contratos, sempre com foco na dignidade e no direito à cidade para quem mais precisa.

A Lei Magnitsky, Moraes e os limites da justiça internacional: estamos diante de punição ou interferência?

Por Brenno Ribas, docente de Direito constitucional do UniFavip Wyden, advogado especialista em direito eleitoral

A notícia de que os Estados Unidos aplicaram a *Lei Magnitsky* contra o ministro do STF Alexandre de Moraes caiu como uma bomba no cenário político brasileiro. Para muitos, a pergunta imediata foi: o que é essa lei? E por que um magistrado brasileiro, em pleno exercício de suas funções, foi alvo de um dos instrumentos mais duros da política externa americana?

A *Lei Magnitsky* tem uma origem trágica e simbólica. Foi criada inicialmente em 2012 para punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado *Sergei Magnitsky*, que havia denunciado um esquema bilionário de corrupção no Estado russo. Ele foi preso, torturado e morreu na cadeia. A comoção gerou uma resposta inédita: os Estados Unidos criaram uma legislação para bloquear bens e aplicar sanções a qualquer estrangeiro acusado de graves violações de direitos humanos ou corrupção sistêmica.

Com o tempo, a lei foi ampliada e passou a ter alcance global. De lá para cá, foi usada contra militares de Myanmar, autoridades chinesas, oligarcas russos e envolvidos no assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Até aqui, parece uma medida justa e até necessária diante da impunidade em muitos países. Mas… e quando essa lei é usada contra um ministro da Suprema Corte de um país democrático?

É exatamente esse o ponto delicado que envolve o caso de Alexandre de Moraes. Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, ele teria conduzido uma “campanha opressiva” contra adversários políticos, em especial aliados de Jair Bolsonaro, como parte de uma “caça às bruxas”. O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, acusou Moraes de abusar do poder para censurar e prender opositores — o que justificaria, na visão americana, as sanções.

Mas será que esse discurso se sustenta?

A atuação de Moraes tem sido, sem dúvida, firme e polêmica. Ele lidera inquéritos que investigam milícias digitais, tentativas de golpe e ataques ao Estado democrático de direito. Em outras palavras, age no marco legal brasileiro, com respaldo de decisões colegiadas e sob o controle de um sistema jurídico independente. Não estamos falando de um ditador, nem de um chefe de polícia secreta, mas de um ministro da mais alta corte do país, em um regime constitucional.

Aplicar uma sanção como essa a um juiz de Suprema Corte abre um precedente perigoso, O gesto não só fere o princípio da soberania nacional, mas coloca em xeque a própria credibilidade dos Estados Unidos como defensores da democracia. Afinal, ao punir Moraes por suas decisões judiciais, os EUA não estão, na prática, pressionando o Judiciário brasileiro a se alinhar politicamente com o governo Trump e seus aliados no Brasil?

Esse episódio revela algo maior: a Lei Magnitsky, embora tenha uma base legítima, pode ser usada de forma seletiva e politizada. E isso é preocupante. Porque quando uma lei internacional se transforma em ferramenta geopolítica, ela perde força moral e se transforma em instrumento de disputa ideológica.

Sim, é fundamental que abusos de direitos humanos sejam punidos — e que corruptos não encontrem refúgio financeiro no exterior. Mas isso precisa ser feito com critérios objetivos, com base em organismos multilaterais, como a ONU ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos. E não com decisões unilaterais que mais parecem retaliação política.

No fim das contas, a pergunta que fica é: a Lei Magnitsky está servindo à justiça ou à política? No caso de Moraes, tudo indica que os interesses políticos falaram mais alto. E isso coloca em risco a credibilidade de uma legislação que, em tese, deveria proteger os direitos humanos — e não ser usada como arma em disputas ideológicas internacionais.

6º Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte anuncia programação com oficinas gratuitas

O Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte, chega à sua 6ª edição em 2025 com uma programação vasta e gratuita, voltada para o fortalecimento da cafeicultura local. Entre os dias 4 e 9 de agosto, o evento reunirá especialistas, produtores e entusiastas do café em oficinas técnicas, mesas-redondas e degustações, promovendo conhecimento e inovação no setor. As inscrições, limitadas, seguem abertas até 1º de agosto.

Realizado pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da SETURDE, SEAP, FUNTART, com apoio da Katu Soluções Estratégicas, SEBRAE, FUNDARPE, Secretaria de Turismo e Lazer e Governo de Pernambuco, além do patrocínio da Aposta Ganha, o festival destaca o potencial da região como polo produtor de cafés especiais. As atividades ocorrerão em locais, como o Sítio Café Gameleira, Sítio São Braz – Café Maroca, APROTAQ, Relembrando Café da Vovó e o Pavilhão dos Cafeicultores.

Programação

A abertura oficial está marcada para 4 de agosto, às 9h, no Grêmio Dom Luiz de Brito, com uma cerimônia que dará o tom do evento. No mesmo dia, às 14h, o engenheiro agrônomo Dr. Álvaro Eugênio conduzirá a oficina “Manejo de Cafezais” no Sítio Café Gameleira, abordando técnicas para otimizar a produtividade.

Na terça-feira, 5 de agosto, o Prof. Dr. André Xavier, da UFRPE, ministrará, às 9h, a oficina “Doenças no Cafezal e Plantas Daninhas”, seguida, às 14h, por uma mesa-redonda sobre Manejo, Prevenção e Controle biológico, com participação de Álvaro Eugênio e André Xavier, ambos no Sítio Café Gameleira.

No dia 6, o foco será a pós-colheita e a torra. Às 9h, o Prof. Rodrigo de Pádua, Licensed Q-grader, comandará a oficina “Planejamento e Gestão da Pós-Colheita” no Sítio São Braz – Café Maroca. À tarde, às 14h, Aloísio Bezerra, mestre de torra, compartilhará os “Princípios Fundamentais da Torra” na APROTAQ.

A programação segue na quinta-feira, 7 de agosto, com a oficina “Análise Sensorial do Café (Degustação)”, às 9h, ministrada por Rodrigo de Pádua no Relembrando Café da Vovó. Às 14h, Gabriel Althoff, Allan Cavalcante e Romoaldo Souza debaterão o “Mercado do Café e Cafeterias” no Pavilhão dos Cafeicultores.

Na sexta-feira, 8 de agosto, o barista Alan Cavalcanti conduzirá a Oficina Interativa KOAR, com sessões às 9h e 14h, focada em Cafés Filtrados e Degustação Guiada, também no Pavilhão dos Cafeicultores. Encerrando as oficinas, no sábado, 9 de agosto, teremos duas mesas-redondas: às 9h, Dr. Helder Lima e Romoaldo Souza abordarão “Marketing e Rotulagem”; às 14h, as mulheres da APROTAQ, com participação de Romoaldo, discutirão Mulheres da Cafeicultura, ambas no Pavilhão dos Cafeicultores.

Inscrições

As inscrições estão abertas até 1º de agosto e podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Agricultura (Rua Padre Berenguer, 69, Centro), no site da prefeitura de Taquaritinga do Norte, ou pelo formulário disponível na bio do Instagram da Prefeitura. As vagas são limitadas, e a organização recomenda que os interessados garantam sua participação o quanto antes.

Serviço:

O quê:Oficinas Técnicas no 6º Festival Café Cultural – Taquaritinga do Norte

Quando:4 a 9 de agosto de 2025

Inova PE: Governadora Raquel Lyra lança editais que destinam R$ 22 milhões à ciência, inovação e desenvolvimento regional

Em mais uma iniciativa no programa Inova PE, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (30), três editais que totalizam R$ 22 milhões em investimentos para ciência, inovação e desenvolvimento regional. Dois dos editais integram o Programa Institutos Pernambucanos de Ciência, Tecnologia e Inovação (IPECTIs), com R$ 4 milhões cada para projetos sobre o combate à violência e à neurodiversidade na infância e juventude. O terceiro edital destina R$ 14 milhões à modernização e ampliação de laboratórios multiusuários e à preservação de acervos científicos. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente na solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas.

“Investir em ciência, tecnologia e inovação é prioridade no nosso governo. Somente na Facepe, saímos de um orçamento de R$ 70 milhões e já estamos em R$ 120 milhões, além de programas e ações que nós estamos lançando para aplicar inovação em diversas áreas, como segurança pública, educação e saúde. Tudo isso envolvendo a concepção de que a gente não transforma o Estado da noite para o dia, é preciso planejamento, capacidade de trabalho e investir naquilo que é certo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os dois editais que integram o IPECTIs têm como foco a formação de redes cooperativas e multidisciplinares, capazes de integrar academia, setor produtivo e sociedade civil em torno de desafios estratégicos para o desenvolvimento de Pernambuco. As linhas de pesquisa estão sendo elaboradas em articulação com as secretarias estaduais de Defesa Social e Saúde, a fim de garantir que as soluções propostas estejam alinhadas aos desafios reais do território. Atualmente, o Estado já conta com dois IPECTIs em andamento, nas áreas de Energias Renováveis e Descarbonização e Cidades Inteligentes e Resilientes.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, detalhou que esses editais fazem parte do programa Inova PE, que prevê um investimento de R$ 1 bilhão na área. “Desde então, já foram destinados mais de R$ 50 milhões apenas em editais. Isso demonstra que o desenvolvimento econômico e as transformações que queremos para Pernambuco só serão possíveis com a ciência, a tecnologia e a inovação como pilares centrais”, ressaltou.

O terceiro edital, voltado ao apoio à manutenção e ampliação de laboratórios multiusuários e acervos científicos, tem a proposta de garantir melhores condições para a realização de pesquisas de alto impacto, oferecendo serviços especializados para a comunidade científica, empresas e a sociedade, além de preservar acervos relevantes para a memória científica de Pernambuco. Da totalidade dos recursos, 30% serão destinados a instituições localizadas no interior do Estado e 30% para mulheres.

“Tivemos o apoio integrado de várias secretarias do Estado e, assim, construímos editais consistentes que vão atender diversas demandas da pesquisa e da sociedade pernambucana”, frisou a presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Fernanda Pimentel.

As propostas submetidas ao terceiro edital deverão se enquadrar em uma das quatro faixas de financiamento disponíveis, com prazo de execução de até 24 meses. A Faixa A prevê recursos de até R$ 1 milhão para aquisição e manutenção de equipamentos, enquanto a Faixa B destina até R$ 500 mil para o mesmo fim. Já a Faixa C contempla exclusivamente a manutenção de equipamentos, com limite de R$ 200 mil. Por fim, a Faixa D é voltada à acreditação de laboratórios, também no valor de R$ 200 mil.

Presente na solenidade, o deputado estadual Antônio Moraes destacou os avanços promovidos pela atual gestão em diversas áreas. “Eu nunca vi um governo conseguir fazer o que essa gestão tem feito em todas as áreas. Pernambuco tem sido atendido de forma igualitária e hoje não há um segmento que não esteja recebendo investimentos”, pontuou o parlamentar.

Essas chamadas públicas estarão disponíveis no site da Facepe (www.facepe.br) e são voltadas a pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação sediadas em Pernambuco.

Também participaram da solenidade a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti; a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel; e o gerente-geral de Polícia Científica, Wagner Bezerra.

Bruna Vieira lança no Recife o novo livro “_De Volta para Mim_”

Na noite desta terça-feira (29), a Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista, no Recife, recebeu um público entusiasmado para o lançamento de De Volta para Mim, novo livro da escritora mineira Bruna Vieira. O evento reuniu fãs vindos de diferentes estados do Nordeste e marcou a primeira vez que a autora falou sobre a obra em todo o Brasil.

Entre os presentes estavam leitores que acompanham Bruna desde o início da carreira, em 2008, como o fã-clube Gangue da Bru, além de famílias inteiras que compartilharam gerações de afeto pela literatura da autora — incluindo uma avó, uma mãe e uma neta que fizeram questão de prestigiar o momento. O lançamento teve início com um debate mediado pela influenciadora pernambucana Joicy Tay, também fã de longa data de Bruna. Após a conversa, o público participou de uma sessão de autógrafos e fotos que reforçou o clima de proximidade e afeto entre a escritora e seus leitores.

Essa foi a quarta vez que Bruna esteve na capital pernambucana, mas o retorno ganha significado especial, a última visita havia acontecido há dez anos. Agora, aos 30, ela retorna para compartilhar não apenas um livro, mas também reflexões pessoais que atravessam sua própria jornada de amadurecimento. “Não sou mais alguém tentando controlar o movimento das coisas, sou parte dele. Também não estou mais em busca de certezas. O que me interessa mesmo são as possibilidades. E desde então escolhi aprender o máximo possível sobre mim, mesmo não sendo o caminho mais fácil. Esse papo todo de autoconhecimento com leveza não existe. Pois o amor vem sempre primeiro, mas em suas variações”, afirmou a autora durante o encontro.

O público, que lotou o espaço, trouxe histórias que reforçam a importância de Bruna Vieira para a literatura jovem contemporânea. Uma das leitoras, que viajou mais de 100 quilômetros de Caruaru até Recife apenas para participar do evento, contou a emoção de estar diante da escritora: “Bruna falou com o coração aberto sobre o processo de escrever e se reencontrar, com sua história, com suas emoções e com as pessoas ao redor. Foi lindo ouvi-la falar especialmente sobre a importância da amizade feminina, tema que também aparece na jornada da Anita, a protagonista de seus livros. No encontro, Bruna foi generosa em cada resposta, acolhedora em cada gesto.”

De Volta para Mim é o capítulo final da trilogia iniciada com De Volta aos Quinze e De Volta aos Sonhos, que conquistou milhares de leitores ao abordar com sensibilidade a transição da adolescência para a vida adulta. Na nova obra, Anita, a protagonista, aparece aos 30 anos, agora como fotógrafa inquieta que viaja à Itália em busca de respostas e reencontros. Entre memórias, traumas e descobertas, a narrativa explora com humor, leveza e emoção temas como amizade, luto, saúde mental e diversidade.

O sucesso da trilogia também extrapolou as páginas e conquistou as telas: a adaptação De Volta aos 15, estrelada por Maísa, João Guilherme e Larissa Manoela, tornou-se fenômeno na Netflix, chegando ao topo das produções mais assistidas globalmente na semana de estreia da terceira temporada. Com mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais e uma carreira literária consolidada, Bruna Vieira reafirma seu lugar como uma das vozes mais influentes da literatura jovem no Brasil. E, pelo que se viu na Livraria do Jardim, seu reencontro com os leitores do Nordeste foi celebrado com a mesma intensidade das emoções que ela transforma em histórias.