Liesa abre vendas de ingressos de arquibancadas para o Carnaval do Rio de Janeiro

Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 12/02/2024
Viradouro - Foto: Marco Terranova/Riotur

Quem deseja garantir um lugar na arquibancada especial nos três dias de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, já podem comprar o ingresso  na plataforma oficial de vendas da Ticketmaster.

Para adquirir o ingresso, com preços a partir de R$ 200, sendo R$ 100 a meia, basta acessar o site do Rio Carnaval, clicar em Arquibancadas e acessar a plataforma de vendas. Em seguida, é só escolher o setor desejado e seguir os passos presentes na tela.

Cada CPF poderá adquirir até quatro ingressos por dia de desfile, sendo apenas uma meia-entrada. Todas as modalidades de vendas serão exclusivamente online.

Nessa etapa, a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa) disponibilizou cerca de 80% dos ingressos de arquibancadas especiais, em todos os setores comercializados diretamente. Os demais 20% foram vendidos por meio do Ingresso Sambista e do Passaporte Rio Carnaval, em março, e da pré-venda exclusiva para clientes do Mercado Pago, o banco digital oficial do Rio Carnaval 2026, até sexta-feira (11).

O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis primeiras colocadas retornando ao Sambódromo no dia 21 para festejar no Sábado das Campeãs.

As escolas de samba do Grupo Especial têm definidos, por sorteio, o dia e posição que vão desfilar nos três dias, na Marquês de Sapucaí:

Domingo, 15 de fevereiro

Acadêmicos de Niterói
Imperatriz Leopoldinense
Portela
Mangueira

Segunda-feira, 16 de fevereiro

Mocidade Independente
Beija-Flor
Viradouro
Unidos da Tijuca

Terça-feira, 17 de fevereiro

Paraíso do Tuiuti
Vila Isabel
Grande Rio
Salgueiro

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

Brasília (DF) 30/06/2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da Fazenda, Fernando Haddad e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira,  participa da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump.

“Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, após a inauguração do Novo Viaduto de Francisco Morato, em São Paulo, neste domingo (13).

Segundo Alckmin, o governo se reunirá nos próximos dias com o setor privado, e também está sendo analisada a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

“Os Estados Unidos têm conosco superávit na balança comercial, tanto de serviços quanto de bens. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm déficit na sua balança. E o Brasil e os Estados Unidos têm uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Então, não se justifica e o mundo econômico precisa de estabilidade e de previsibilidade”, disse Alckmin.

O líder norte-americano anunciou uma taxa de 50% sobre todos os produtos importados dos brasileiros. A informação foi feita por meio de uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As tarifas passam a valer a partir do dia 1º de agosto.

No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O presidente norte-americano também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos. Trump cita ainda supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e a violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar imediatamente!”, escreveu Trump.

IPI zero

Alckmin lembrou ainda do início da aplicação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) zero para o carro sustentável, medida anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, que retira o imposto do valor dos carros de entrada, ou seja, torna-os mais baratos.

“Isso pode reduzir o preço do carro de entrada em R$ 10.000, R$ 12.000. É uma medida importante que ajuda a população a ter acesso àquele carro mais barato e sustentável, um carro que não polui. Privilegia a eficiência energética, a questão da sustentabilidade e também é social”, disse Alckmin.

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (10) abrange veículos compactos produzidos no Brasil e com alta eficiência ambiental e integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado no ano passado, visando a descarbonização da frota automotiva do país, por meio de incentivos fiscais, especialmente em relação às alíquotas do (IPI).

Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83 gramas de gás carbônico (CO₂) por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem), se enquadrar em uma das categorias de carro compacto (veículo de entrada das marcas).

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos definidos, os jovens estão descobrindo que levantar pesos pode ser uma forma divertida de ficar forte e saudável. Mas será que é seguro para eles? Com tanta energia e vontade de se movimentar, é hora de descobrir também como a musculação pode ser uma aliada nessa fase da vida.

Para começar, fique tranquilo: os treinos são seguros e trazem benefícios para crianças e adolescentes, desde que sejam acompanhados por um profissional com a orientação certa para cada idade e nível de desenvolvimento. “O treinamento de força pode trazer melhorias na força muscular, resistência, composição corporal, saúde óssea e até mesmo na autoestima desses jovens. Fortalece ligamentos, tendões e musculatura, condicionamento físico e performance”, explica o professor do curso de Educação Física da Estácio, Hirlon Braga.

Segundo orientações da American Academy of Pediatrics, a criançada deve praticar atividade física por no mínimo 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana, adicionando cargas de acordo com a melhora da força muscular. “Indico começar pelo treinamento de resistência muscular que tem como principal objetivo fortalecer toda a musculatura do corpo, incluindo os músculos que estabilizam a coluna. Isso melhora a postura, reduz a sobrecarga nas articulações, alivia dores musculares e previne possíveis lesões”, ressalta o educador físico.

Por isso, na hora de se exercitar, lembre que a atenção deve ser redobrada com o volume, a carga, a intensidade dos treinos e a recuperação neuromuscular dos jovens na vida fitness. “O volume significa quantidade total de trabalho realizado no treino, incluindo o número de séries e repetições. A carga representa o peso ou resistência utilizada durante o exercício. A intensidade indica o grau de esforço ou dificuldade do exercício e a recuperação neuromuscular é o período necessário para que os músculos se recuperem após o treinamento”, finaliza Hirlon.

Prefeitura de Caruaru realiza reflorestamento em Serra dos Cavalos com apoio do Tiro de Guerra

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), realizou uma importante ação de reflorestamento no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos.

A ação teve como objetivo recuperar uma área degradada dentro da unidade de conservação e contou com o plantio de 200 mudas de árvores nativas em apenas duas horas. O trabalho foi realizado por 50 soldados do Tiro de Guerra de Caruaru, sob a coordenação do gerente de Sustentabilidade da SSB, João Gilberto Milanez.

“A preservação ambiental é uma prioridade da gestão. Caruaru pensa na arborização tanto urbana quanto rural e nos seus parques naturais, como forma de garantir qualidade de vida para as futuras gerações”, destacou João Gilberto.

Garanhuns dispara em índice de alfabetização na Rede Municipal de Ensino

O Ministério da Educação acaba de divulgar o índice de alfabetização nos municípios e estados do país, e Garanhuns tem muito a comemorar. Seguindo em tendência de alta, o município conquistou o índice de 69,75% em 2024. Em 2023 ficou com 52,3%, que já mostrava o avanço nos índices do município.

E mais. Com 69,75% em 2024, Garanhuns ficou bem acima da média nacional, que foi de 59,2%, e de Pernambuco, que registrou 60,79%. Com o resultado, Garanhuns antecipa a meta para o ano de 2027.

Em 2021 Garanhuns apresentou baixo percentual das crianças do 2º ano dos anos iniciais que não sabiam ler e escrever. Com os investimentos feitos e a priorização da educação no município, ampliando e construindo escolas, novo projeto pedagógico, implantação de ensino em tempo integral, inauguração de creches, Garanhuns iniciou a escalada na alfabetização, e já antecipava os resultados nas avaliações no município, sendo agora comprovados pelo Ministério da Educação do Governo Federal. Em 2024, os índices já mostravam a virada, com a grande maioria dos estudantes alfabetizados, na mesma faixa etária observada em 2021. O resultado mostra o compromisso dos professores com o projeto de ensino municipal, com dedicação e carinho ao trabalho com as crianças, e de todo o corpo funcional nas unidades escolares.

FIG:Com brega funk, rap e muito trap, o palco foi tomado por PV Calado, Anderson Neiff, Xamã e Matuê, na sexta-feira

A sexta-feira (11) foi de pura energia na Praça Mestre Dominguinhos com a segunda noite do Festival de Inverno de Garanhuns. Com o público estimado em mais de 80 mil pessoas, o evento mostrou a diversidade musical que marca o FIG 2025.

A programação teve início com o pernambucano PV Calado que chegou com um repertório animado, que deu o tom da festa logo de início. Na sequência, o brega funk tomou conta da praça com o show de Neiff. O artista colocou todo mundo para dançar com uma performance cheia de ritmo e presença. O sucesso foi tanto que o cantor já teve seu nome confirmado no FIG 2026.

Em seguida, Xamã subiu ao palco, trazendo hits que passeou por diferentes fases de sua carreira, e a plateia cantou junto do início ao fim. Encerrando a noite em grande estilo, Matuê levou a multidão à loucura com seus maiores sucessos. Ícone do trap nacional, o artista mostrou por que é um dos nomes mais influentes da cena atual.

Em entrevista, Matuê também refletiu sobre o crescimento do gênero no país: “A gente foi da água para o vinho. Falando culturalmente, temos muito mais relevância agora. Você vê artistas de trap dominando o top 10, fazendo parte do dia a dia do brasileiro em geral, seja na TV, na internet. Fomos da informalidade para grandes empresas, grandes selos, grandes gravadoras”.

O Festival de Inverno de Garanhuns segue até o dia 27 de julho com uma programação extensa e para todos os públicos. Neste sábado (12), a partir das 19:30, a Praça Mestre Dominguinhos recebe os shows de JAM 212, Marcelo D2 e Um Punhado de Bamba, Zeca Baleiro, Hungria e Nação Zumbi.

FIG 2025 deu início à programação de Cortejos em Garanhuns neste sábado (12)

A programação de cortejos do Festival de Inverno de Garanhuns teve início neste sábado (12), abrindo alas para uma série de manifestações culturais que vão ocupar as ruas da cidade durante todos os finais de semana do FIG 2025.

A largada foi dada com a Orquestra Frevo Art, às 15h, e o Maracatu Leão Vencedor de Carpina, às 16h. Os grupos saíram do Relógio das Flores e seguiram em desfile até o Parque Euclides Dourado, atravessando a Avenida Rui Barbosa com música, dança, arte e tradição popular.

A programação segue neste domingo (13), às 15h, com o Maracatu Baque Mulher. No fim de semana seguinte, o público pode conferir o tradicional Boi da Macuca no sábado (19) e o Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda no domingo (20). Já no sábado (26), tomam conta da avenida o Bloco da Saudade e a Troça Carnavalesca Mista John Travolta.

Os cortejos fazem parte da essência do Festival de Inverno de Garanhuns, celebrando a cultura popular e levando o espírito festivo para além dos palcos.

Diversidade de ritmos marca noite de sábado (12) no Festival de Inverno de Garanhuns

Do rap à MPB e do samba ao manguebeat, a terceira noite do 33º FIG foi marcada pela diversidade. O sábado (12) contou com shows de Jam 212, Marcelo D2, Zeca Baleiro, Hungria e Nação Zumbi.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prestigiou o Maior Festival Multicultural da América Latina. Em coletiva de imprensa, o ministro falou sobre os avanços buscados para Garanhuns: “Estamos trabalhando por uma série de investimentos de até R$ 20 milhões para o aeroporto de Garanhuns, buscando estimular os vôos noturnos”, declarou.

A noite começou com o repertório do Jam 212. A banda garanhuense mesclou hits que passeavam desde a música romântica, como “Leviana”, até o rock britânico com “Wonderwall”.

Em seguida, o samba encontrou o rap no show de Marcelo D2 e um Punhado de Bamba. O repertório celebrou as raízes do cantor, trazendo novas versões de clássicos do gênero e também de sua carreira.

Zeca Baleiro foi a atração seguinte no Palco Mestre Dominguinhos. O artista, lembrado pela diversidade de seu repertório, falou sobre a identidade que Festival de Inverno de Garanhuns traz consigo: “O Festival é uma celebração da diversidade cultural brasileira. É um evento que faz os públicos se encontrarem, ver a música com um olhar mais abrangente”.

O show de Hungria levou a multidão a cantar junto grandes sucessos como “Amor e Fé” e “Coração de Aço”, além de celebrar o forró e a variedade musical. Durante a apresentação, o prefeito Sivaldo Albino fez o anúncio de atrações confirmadas para o FIG 2026: Hungria e Jota Quest retornam ao palco da Praça Mestre Dominguinhos.

Encerrando a noite, Nação Zumbi levantou o público com a força do manguebeat. A banda, que inicia uma turnê pela Europa em celebração aos 30 anos do primeiro álbum, “Da Lama ao Caos”, mesclou seus grandes sucessos que proporcionam uma mistura única da musicalidade pernambucana.

Neste domingo (13), o Festival de Inverno terá uma noite dedicada ao pagode. Sambar e Love, Amor Eterno, Sorriso Maroto e Dilsinho encerram o primeiro fim de semana do Maior Festival Multicultural da América Latina.

Feijoada Society 2025: Um Retorno à Altura da Sua História com É O Tchan

A @feijoadasociety volta com tudo no dia 27 de setembro, em Caruaru! O retorno de um evento que marcou época, nascido como Feijoada do J, uma homenagem ao inesquecível colunista social Jotta Lagos, criador também do @forrosociety.

Thiago Lagos (@thiagolagosoficial) promete uma edição totalmente repaginada, cheia de novidades que serão reveladas ainda esta semana, junto com o lançamento oficial das vendas.

E pra começar com o pé direito, a primeira atração confirmada é ninguém menos que o É O TCHAN (@eotchanoficial).

Com mais de 30 anos de história, a banda ícone dos anos 90 e 2000 vai levantar o público com seus grandes sucessos: “Pau que Nasce Torto”, “Dança da Cordinha”, “A Nova Loira do Tchan” e muitos outros hits que marcaram gerações!

Prepare o look, convoque os amigos e se programe:

Quando: 27 de setembro

Porque a verdadeira Feijoada Society está de volta – e você não vai querer ficar de fora.

Vem aí uma edição histórica! ✨

#FeijoadaSociety2025 #ÉOTchan #Caruaru #ThiagoLagos #FeijoadaSociety #ForróSociety

Prefeitura de Caruaru aplica 68 doses de vacinas no primeiro dia da ação de vacinação nas férias

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, neste domingo (13), à ação itinerante de vacinação nas férias. A iniciativa ocorreu no Parque Ambientalista Severino Montenegro, das 9h às 15h, e aplicou um total de 68 doses de vacinas: 66 contra a Influenza (gripe) e 2 contra o Papilomavírus Humano (HPV).

A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município durante o mês de julho, aproveitando o período de recesso escolar e a circulação da população em espaços públicos. A vacinação seguirá até o dia 27, com aplicação dos imunizantes em diversos pontos estratégicos da cidade, como shoppings, supermercados, praças e parques.

Estão sendo ofertadas vacinas contra a Influenza, indicada para toda a população a partir dos seis meses de idade, e contra o HPV, destinada a adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

A ação é fundamental para prevenir doenças como a gripe, que pode causar complicações respiratórias graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades, e o HPV, vírus responsável por verrugas genitais e vários tipos de câncer, como de colo do útero, pênis, ânus e garganta.

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, além do CPF ou Cartão do SUS.

Confira os próximos locais, datas e horários da vacinação nas férias:

16/07 (quarta-feira) – Unicompra, das 9h às 15h;

18/07 (sexta-feira) – Caruaru Shopping, das 10h às 16h;

20/07 (domingo) – Polo Comercial, das 9h às 16h;

22/07 (terça-feira) – Shopping Difusora, das 10h às 16h;

24/07 (quinta-feira) – Bonanza da Av. Portugal, das 9h às 15h;

26/07 (sábado) – Parque de Diversões Santo Antônio, das 16h às 20h;

27/07 (domingo) – Praça da UNIQUE, das 16h às 19h30.