Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira (14)

Brasília (DF) 11/07/2025 O ministro da Educação, Camilo Santana, se reúne num café da manhã com jornalistas para falar sobre alfabetização Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente começam na segunda-feira (14), exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo termina no dia 25 deste mês.

Nesta sexta-feira (11), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que tem boas expectativas para o número de docentes interessados em participar da primeira edição da prova, que poderá ser usada em concursos e seleções estaduais e municipais em 2026, como etapa única ou complementar de entrada no magistério público. Santana deu a informação ao divulgar o índice de alfabetização de 2024 no país,

O ministro destacou a adesão de mais de 80% dos estados à prova, apelidada de CNU dos Professores, em 2025, e citou os objetivos da PND, como parte da estratégia do Programa Mais Professores para o Brasil do governo federal.

“Vai ser um passo importante para reconhecer e melhorar a qualidade dos profissionais nas redes da educação básica brasileira; uniformizar e garantir que os municípios dos estados brasileiros possam ter critérios mais padronizados de seleção dos seus professores, que esse exame possa ser uma etapa importante para os municípios”, afirmou Santana.

Taxa de inscrição

De acordo com o edital da prova, o valor da taxa de inscrição é R$ 85.

Os participantes da PND que tiverem o pedido de isenção da taxa de inscrição negado devem interpor recurso para contestar a decisão do Inep até esta sexta sexta-feira (11). O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND.

Sobre a PND
A Prova Nacional Docente 2025 será aplicada pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal em 26 de outubro e terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas.

A chamada CNU dos Professores não substitui o processo seletivo das redes.

Os gestores das redes públicas de ensino que aderiram voluntariamente à prova, em junho, poderão usar o resultado dos participantes como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores, e também aplicar etapas adicionais na seleção, como provas práticas e avaliação de títulos.

Aprendizes de Bolsonaro

Bets mudam vaquejadas no Nordeste e transformam vaqueiros em influencers

Bolsonaro: tarifa de Trump não me alegra mas anistia trará paz

Liesa abre vendas de ingressos de arquibancadas para o Carnaval do Rio de Janeiro

Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 12/02/2024
Viradouro - Foto: Marco Terranova/Riotur

Quem deseja garantir um lugar na arquibancada especial nos três dias de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, já podem comprar o ingresso  na plataforma oficial de vendas da Ticketmaster.

Para adquirir o ingresso, com preços a partir de R$ 200, sendo R$ 100 a meia, basta acessar o site do Rio Carnaval, clicar em Arquibancadas e acessar a plataforma de vendas. Em seguida, é só escolher o setor desejado e seguir os passos presentes na tela.

Cada CPF poderá adquirir até quatro ingressos por dia de desfile, sendo apenas uma meia-entrada. Todas as modalidades de vendas serão exclusivamente online.

Nessa etapa, a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa) disponibilizou cerca de 80% dos ingressos de arquibancadas especiais, em todos os setores comercializados diretamente. Os demais 20% foram vendidos por meio do Ingresso Sambista e do Passaporte Rio Carnaval, em março, e da pré-venda exclusiva para clientes do Mercado Pago, o banco digital oficial do Rio Carnaval 2026, até sexta-feira (11).

O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis primeiras colocadas retornando ao Sambódromo no dia 21 para festejar no Sábado das Campeãs.

As escolas de samba do Grupo Especial têm definidos, por sorteio, o dia e posição que vão desfilar nos três dias, na Marquês de Sapucaí:

Domingo, 15 de fevereiro

Acadêmicos de Niterói
Imperatriz Leopoldinense
Portela
Mangueira

Segunda-feira, 16 de fevereiro

Mocidade Independente
Beija-Flor
Viradouro
Unidos da Tijuca

Terça-feira, 17 de fevereiro

Paraíso do Tuiuti
Vila Isabel
Grande Rio
Salgueiro

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

Brasília (DF) 30/06/2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da Fazenda, Fernando Haddad e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira,  participa da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump.

“Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, após a inauguração do Novo Viaduto de Francisco Morato, em São Paulo, neste domingo (13).

Segundo Alckmin, o governo se reunirá nos próximos dias com o setor privado, e também está sendo analisada a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

“Os Estados Unidos têm conosco superávit na balança comercial, tanto de serviços quanto de bens. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm déficit na sua balança. E o Brasil e os Estados Unidos têm uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Então, não se justifica e o mundo econômico precisa de estabilidade e de previsibilidade”, disse Alckmin.

O líder norte-americano anunciou uma taxa de 50% sobre todos os produtos importados dos brasileiros. A informação foi feita por meio de uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As tarifas passam a valer a partir do dia 1º de agosto.

No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O presidente norte-americano também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos. Trump cita ainda supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e a violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar imediatamente!”, escreveu Trump.

IPI zero

Alckmin lembrou ainda do início da aplicação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) zero para o carro sustentável, medida anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, que retira o imposto do valor dos carros de entrada, ou seja, torna-os mais baratos.

“Isso pode reduzir o preço do carro de entrada em R$ 10.000, R$ 12.000. É uma medida importante que ajuda a população a ter acesso àquele carro mais barato e sustentável, um carro que não polui. Privilegia a eficiência energética, a questão da sustentabilidade e também é social”, disse Alckmin.

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (10) abrange veículos compactos produzidos no Brasil e com alta eficiência ambiental e integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado no ano passado, visando a descarbonização da frota automotiva do país, por meio de incentivos fiscais, especialmente em relação às alíquotas do (IPI).

Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83 gramas de gás carbônico (CO₂) por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem), se enquadrar em uma das categorias de carro compacto (veículo de entrada das marcas).

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos definidos, os jovens estão descobrindo que levantar pesos pode ser uma forma divertida de ficar forte e saudável. Mas será que é seguro para eles? Com tanta energia e vontade de se movimentar, é hora de descobrir também como a musculação pode ser uma aliada nessa fase da vida.

Para começar, fique tranquilo: os treinos são seguros e trazem benefícios para crianças e adolescentes, desde que sejam acompanhados por um profissional com a orientação certa para cada idade e nível de desenvolvimento. “O treinamento de força pode trazer melhorias na força muscular, resistência, composição corporal, saúde óssea e até mesmo na autoestima desses jovens. Fortalece ligamentos, tendões e musculatura, condicionamento físico e performance”, explica o professor do curso de Educação Física da Estácio, Hirlon Braga.

Segundo orientações da American Academy of Pediatrics, a criançada deve praticar atividade física por no mínimo 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana, adicionando cargas de acordo com a melhora da força muscular. “Indico começar pelo treinamento de resistência muscular que tem como principal objetivo fortalecer toda a musculatura do corpo, incluindo os músculos que estabilizam a coluna. Isso melhora a postura, reduz a sobrecarga nas articulações, alivia dores musculares e previne possíveis lesões”, ressalta o educador físico.

Por isso, na hora de se exercitar, lembre que a atenção deve ser redobrada com o volume, a carga, a intensidade dos treinos e a recuperação neuromuscular dos jovens na vida fitness. “O volume significa quantidade total de trabalho realizado no treino, incluindo o número de séries e repetições. A carga representa o peso ou resistência utilizada durante o exercício. A intensidade indica o grau de esforço ou dificuldade do exercício e a recuperação neuromuscular é o período necessário para que os músculos se recuperem após o treinamento”, finaliza Hirlon.

Prefeitura de Caruaru realiza reflorestamento em Serra dos Cavalos com apoio do Tiro de Guerra

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), realizou uma importante ação de reflorestamento no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos.

A ação teve como objetivo recuperar uma área degradada dentro da unidade de conservação e contou com o plantio de 200 mudas de árvores nativas em apenas duas horas. O trabalho foi realizado por 50 soldados do Tiro de Guerra de Caruaru, sob a coordenação do gerente de Sustentabilidade da SSB, João Gilberto Milanez.

“A preservação ambiental é uma prioridade da gestão. Caruaru pensa na arborização tanto urbana quanto rural e nos seus parques naturais, como forma de garantir qualidade de vida para as futuras gerações”, destacou João Gilberto.

Garanhuns dispara em índice de alfabetização na Rede Municipal de Ensino

O Ministério da Educação acaba de divulgar o índice de alfabetização nos municípios e estados do país, e Garanhuns tem muito a comemorar. Seguindo em tendência de alta, o município conquistou o índice de 69,75% em 2024. Em 2023 ficou com 52,3%, que já mostrava o avanço nos índices do município.

E mais. Com 69,75% em 2024, Garanhuns ficou bem acima da média nacional, que foi de 59,2%, e de Pernambuco, que registrou 60,79%. Com o resultado, Garanhuns antecipa a meta para o ano de 2027.

Em 2021 Garanhuns apresentou baixo percentual das crianças do 2º ano dos anos iniciais que não sabiam ler e escrever. Com os investimentos feitos e a priorização da educação no município, ampliando e construindo escolas, novo projeto pedagógico, implantação de ensino em tempo integral, inauguração de creches, Garanhuns iniciou a escalada na alfabetização, e já antecipava os resultados nas avaliações no município, sendo agora comprovados pelo Ministério da Educação do Governo Federal. Em 2024, os índices já mostravam a virada, com a grande maioria dos estudantes alfabetizados, na mesma faixa etária observada em 2021. O resultado mostra o compromisso dos professores com o projeto de ensino municipal, com dedicação e carinho ao trabalho com as crianças, e de todo o corpo funcional nas unidades escolares.

FIG:Com brega funk, rap e muito trap, o palco foi tomado por PV Calado, Anderson Neiff, Xamã e Matuê, na sexta-feira

A sexta-feira (11) foi de pura energia na Praça Mestre Dominguinhos com a segunda noite do Festival de Inverno de Garanhuns. Com o público estimado em mais de 80 mil pessoas, o evento mostrou a diversidade musical que marca o FIG 2025.

A programação teve início com o pernambucano PV Calado que chegou com um repertório animado, que deu o tom da festa logo de início. Na sequência, o brega funk tomou conta da praça com o show de Neiff. O artista colocou todo mundo para dançar com uma performance cheia de ritmo e presença. O sucesso foi tanto que o cantor já teve seu nome confirmado no FIG 2026.

Em seguida, Xamã subiu ao palco, trazendo hits que passeou por diferentes fases de sua carreira, e a plateia cantou junto do início ao fim. Encerrando a noite em grande estilo, Matuê levou a multidão à loucura com seus maiores sucessos. Ícone do trap nacional, o artista mostrou por que é um dos nomes mais influentes da cena atual.

Em entrevista, Matuê também refletiu sobre o crescimento do gênero no país: “A gente foi da água para o vinho. Falando culturalmente, temos muito mais relevância agora. Você vê artistas de trap dominando o top 10, fazendo parte do dia a dia do brasileiro em geral, seja na TV, na internet. Fomos da informalidade para grandes empresas, grandes selos, grandes gravadoras”.

O Festival de Inverno de Garanhuns segue até o dia 27 de julho com uma programação extensa e para todos os públicos. Neste sábado (12), a partir das 19:30, a Praça Mestre Dominguinhos recebe os shows de JAM 212, Marcelo D2 e Um Punhado de Bamba, Zeca Baleiro, Hungria e Nação Zumbi.